UNACET - Ciências, Engenharias e Tecnologias

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Projeto transforma resíduos de tecido em artigos de viagem artesanais

Projeto transforma resíduos de tecido em artigos de viagem artesanais
Ação é uma parceria entre o curso de Design, La Moda e Afasc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Em seus 40 anos de caminhada pelo mundo do artesanato, esse será o seu maior desafio. Ana Luiza Paes, já desenvolveu diversas peças, mas nunca havia participado de parcerias com outras áreas que resultassem em um produto único, para um nicho específico. Ela faz parte do grupo de artesãs da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma), que junto com a empresa La Moda e o curso de Design de Produtos da Unesc, traz uma proposta inovadora e sustentável, transformando resíduos de tecidos em artigos de viagens.

O projeto nasceu por conta de uma demanda trazida pela La Moda até a Unesc. Por serem estampas exclusivas, que não podem ser revendidas, as sobras de tecido eram descartadas. Devido ao grande volume de material, algo precisava ser feito. “Hoje nós descartamos uma quantidade significativa de tecidos, e para solucionar o problema, um desafio foi lançado. O projeto vai reduzir o impacto ambiental, gerar renda para as artesãs, além de gerar o desenvolvimento profissional dos acadêmicos de Design da Unesc”, comentou a coordenadora de RH da La Moda, Carolinga Warmeling Guislandi.

Artigos de Viagem

Lançado o desafio, empresa, universidade, estudantes e artesãs iniciaram o processo de trabalho. Entre os produtos apresentados nos encontros, que iniciaram em maio deste ano, foram escolhidos artigos de viagem. Os acadêmicos passaram então a criar objetos que fossem úteis, que pudessem facilitar o processo de deslocamento, tanto na organização das bolsas e malas, quanto no conforto do transporte.

Almofadas com suporte ergonômico, bolsas, porta óculos, identificador de malas, nécessaires, chinelos confortáveis, entre outros itens, estão em processo de desenvolvimento entre os alunos, como a Camila Guizzo, que após realizar uma pesquisa e encontrar as dificuldades do público alvo, resolveu criar um case para notebook. “Com esse modelo, a pessoa não precisa retirar o case para usar ou carregar o notebook. Além de ter uma estética sofisticada, o produto também traz praticidade”, ressaltou a aluna.

A ação ocorre entre os 24 estudantes da segunda fase, por meio da disciplina “Introdução ao Design 2”, ministrada pelos professores Felipe Kanarek e Ubiratan Napoleão. Segundo o coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth, a aproximação com a iniciativa privada traz grandes benefícios para o curso e a Universidade. “Essa interação cria um laboratório de ideias e experiências dentro do curso. Além disso, as empresas percebem os potenciais que existem entre os nossos estudantes, muitos já trabalham em empresas parceiras”, comentou.

Junto à comunidade

A Afasc possui mais de mil artesãs, organizadas em grupos de produção. Para a presidente, Adriana Salvaro, a oportunidade traz novos caminhos. “Elas vão aprimorar ainda mais o trabalho por meio dessas novas formas de se fazer artesanato. O contato com os alunos também é interessante, ele proporciona a união de quem está começando junto a experiência das artesãs”, comentou.

A artesã Ana Luiza também ressaltou essa troca. “Juntos nós vamos conseguir criar produtos mais bem elaborados. Eles aprendem com a gente e nós aprendemos com eles, tem sido uma experiência diferente e extremamente positiva”, comentou.

Próximos passos

Após as artesãs confeccionarem os protótipos dos 24 desenhos e modelos feitos pelos estudantes, eles serão levados para a aprovação da La Moda. Os protótipos devem ficar prontos até o final de outubro, para serem aprovados em novembro. A produção deve iniciar após a finalização desse processo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 17 de outubro de 2017 às 17:57
Compartilhar Comente

Construindo solidariedade e conhecimentos

Construindo solidariedade e conhecimentos
Alunos visitaram obra, participaram de palestra e realizaram doações de alimentos Mais imagens

Os alunos do curso de Engenharia Civil da Unesc tiveram uma semana movimentada pelo conhecimento e pela solidariedade. Na última sexta-feira (13/10) os estudantes vivenciaram o dia a dia de profissionais durante visita técnica em uma obra, em Jaguaruna, e receberam conhecimentos durante uma palestra com o engenheiro Marlon Weingartner, das empresas Saint Gobain, Quartzolit e Weber. No sábado o Centro Acadêmico do curso realizou a doação de 500 quilos de alimentos.

Conhecimento

A visita buscou mostrar na prática as técnicas e materiais na construção do sistema steel frame, um novo modelo totalmente sustentável que não utiliza tijolos e concreto, apenas aço galvanizado. O processo foi acompanhado por acadêmicos da oitava fase e pelos professores Jorge Henrique Piva e Elaine Guglielmi Pavei Antunes.

Já a troca de conhecimentos durante a noite foi promovida com o tema “Patologias mais frequentes em Sistemas de Revestimento Cerâmico”. Marlon Weingartner trouxe reflexões sobre as patologias mais frequentes, suas causas, origens e atitudes preventivas que devem ser realizadas pelos profissionais.

Solidariedade

Além do conhecimento, os alunos também arrumaram tempo para a solidariedade. As doações ocorreram na Paróquia Santo Agostinho, no Rio Maina. Os alimentos foram arrecadados durante a quarta Gincana de Engenharia Civil e vão ser entregues as famílias carentes da região.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 17 de outubro de 2017 às 15:35
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia mostra como a Matemática está em tudo

Semana de Ciência e Tecnologia mostra como a Matemática está em tudo
Oitava edição do evento segue até sexta-feira com diversas atividades (Fotos: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Já está aberta a toda comunidade a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, o maior evento institucional da Universidade que propõe a troca de conhecimento e muita integração com diversas atividades. É na SCT que está sendo exibido todo conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de ofertado espaço para que a comunidade exponha suas ideias.

A abertura oficial ocorreu na noite desta segunda-feira (16/10), no Auditório Ruy Hülse, que esteve lotado para prestigiar ainda a apresentação do Coral Unesc e a palestra “A Matemática está em tudo”, com o professor doutor Ademir Damazio.

A reitora da Unesc, Luciane Cereta, destacou a importância da SCT para valorizar a educação. “Este é o maior evento da Unesc, que reune diversas áreas e, portanto, precisa ser vivenciado. Temos empenhado todos os esforços possíveis para o desenvolvimento da educação porque acreditamos que o conhecimento muda um país e direciona a encontrar soluções para os problemas de toda uma sociedade. Acreditamos que as ciências, as tecnologias, a cultura e a educação são fundamentais para o investimento em um ensino de qualidade”, frisou.

A coordenadora da SCT, Gisele Coelho Lopes, agradeceu a todos os presentes e envolvidos na organização citando o propósito da SCT para a troca de informações e experiências em várias áreas de conhecimento. “Há uma intensa socialização, pois há a divulgação de projetos de relevância social. Nos surpreende e muito a participação da comunidade que vem trazer a sua ideia inovadora. Na Feira de Ciências, por exemplo, são mais de 200 crianças que visitarão os estandes. Já o Talento Musical irá reunir os mais variados talentos na música e dança, dentre as diversas atividades. É um evento de grande relevância social com 938 inscrições e até sexta-feira esperamos mais. Foram 754 trabalhos aprovados e isso significa um acréscimo de mais de 20% do que ano anterior”, afirmou.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembrou o desenvolvimento da SCT nesses oitos anos. “Fui o primeiro coordenador e não posso deixar de relatar a evolução que tivemos ao longo das edições, o que é fruto do trabalho coletivo. Todas as conquistas da Unesc serão comemoradas nesta semana. A Matemática está em tudo e é fácil perceber na engenharia, na contabilidade. Se tivermos um olhar mais apurado, que é o que a SCT propõe, ela está em todas as áreas, até na arte. Nossa Universidade é grande porque todos a fazem ser grande”, analisou Montedo.

A presidente da APG (Associação de Pós-Graduandos da Unesc), Tatiane Belletini, citou que a SCT propicia a chance de expor todo o trabalho realizado de forma próxima e de fácil acesso. “Para que possamos dividir com toda comunidade, não só acadêmica, mas em geral. Cada vez mais a SCT tem se expandido na troca de informações e é muito rico e louvável o que a Unesc propicia na construção do conhecimento”.

Também participaram da abertura o vice-reitor Daniel Preve; os pró-reitores: de Ensino de Graduação, Indiana Becker e de Administração e Finanças, Thiago Fabris; os diretores de UNAs (Unidades Acadêmicas): CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Ramos Nicoleit; CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Miguelangelo Gianezini; HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus; SAU (Ciências da Saúde) Mira Dagostin e o presidente do DCE, Marcos Machado.

Expectativa de mais de 10 mil pessoas


A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas passem pelo campus até esta sexta-feira (20/10) quando encerra esta oitava edição. A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como tema “A Matemática está em tudo”. Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

As inscrições para alguns minicursos seguem abertas até esta sexta-feira e podem ser feitas diretamente no local, que fica em frente a Reitoria. Para quem já se inscreveu o credenciamento é realizado também no próprio espaço.

O espaço da SCT ainda conta com food trucks com um cardápio bem variado que vai desde crepe, hambúrguer e coxinhas, a batata recheada e milk shakes.

Mais informações link

Texto: Talise Freitas - Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 16 de outubro de 2017 às 21:49
Compartilhar Comente

Está aberta a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Está aberta a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Evento segue até sexta-feira com diversas atividades (Foto: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Já está aberta a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, o maior evento institucional da Universidade. A expectativa é de que mais de dez mil pessoas passem pelo campus até sexta-feira (20/10) quando encerra o evento. Será exibido todo conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de ofertado espaço para que a comunidade exponha suas ideias.

A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como tema “A Matemática está em tudo”. Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

As inscrições para alguns minicursos seguem abertas até sexta-feira e podem ser feitas diretamente no local. Para quem já se inscreveu o credenciamento é realizado também no próprio espaço.

Atividades paralelas

Quem aproveita a movimentação para fomentar a economia são os trabalhadores locais na Feira da Economia Solidária, que une artesãos, feirantes e agricultores. Margarete Justi e Sandra Ávila há anos usam o espaço da Unesc para venda de artesanato e aproveitam a SCT para incrementar as vendas.

“Estamos aqui todas as quartas e quando recebemos o convite para estar na SCT não pensamos duas vezes porque sentimos resultado e o pessoal valoriza o nosso trabalho”, conta Sandra. Elas comercializam materiais decorativos, roupas, acessórios e produtos de bazar em geral.

O espaço da SCT também conta com food trucks com um cardápio bem variado que vai desde crepe e hambúrguer a coxinhas e batata recheada.

Mais informações no link

*Texto: Talise Freitas - Ápíce Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 16 de outubro de 2017 às 19:12
Compartilhar Comente

Conhecimento e inovação na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Conhecimento e inovação na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Evento ocorre de segunda a sexta-feira no campus universitário (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vai receber pessoas de diversos municípios nesta semana, para a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). De segunda a sexta-feira (16 a 20/10), a Universidade apresenta o conhecimento produzido por alunos e professores em ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de dar espaço para que a própria comunidade exponha suas ideias. A expectativa é a de que mais de 2.000 pessoas circulem pelo campus, transformado em um ambiente de integração com diferentes atividades.

A SCT abrange as mais diversas áreas de conhecimento como ciências, tecnologias, engenharias, humanidades, educação, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas. Ela é o maior evento institucional da Unesc e ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como tema “A Matemática está em tudo”.

Serão cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão. Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira da Inovação, Feira de Ciências, Innovation Bootcamp, Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

A professora Gisele Coelho Lopes, que integra a comissão organizadora da SCT, lembra ainda que tem a Feira da Economia Solidária, visando a contribuição para o desenvolvimento regional com a presença de artesãos, feirantes e agricultores expondo seus produtos. “A Unesc tem investido de forma significativa em recursos durante o ano para que coloque em prática a essência da Universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. E é durante a Semana de Ciência e Tecnologia que professores e acadêmicos divulgam seus trabalhos e podem socializar aquilo que fazem durante todo ano. É o evento ideal para que a comunidade conheça de perto o que é feito e o tamanho da Unesc, que tem uma dimensão que, somente quem a vive todos os dias, sabe o quão ela é importante para a comunidade”, afirma.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembra a importância de um evento como este, promovido pela Universidade que cria um ambiente favorável para que o conhecimento seja disseminado para a sociedade. “A ciência e a tecnologia estão presentes na nossa vida.  A ciência é a arte do conhecimento e a tecnologia é a aplicação deste conhecimento. Já a pesquisa é uma forma de expor como o conhecimento gera resultados e este conjunto está em tudo, nos celulares, nas roupas, medicamentos, prédios, pontes. A Unesc, como uma Universidade Comunitária, está pautada no ensino, pesquisa e extensão e nos cabe divulgar nossas ações”, salienta.

Noventa atividades inclusas


Serão 90 atividades inclusas na Semana de Ciência e Tecnologia, não abrangendo somente a comunidade acadêmica, mas a comunidade em geral. Montedo observa que a cada ano aumenta o número de participantes. Nesta oitava edição são 884 inscritos nas mais diversas graduações, resultando em mais de 700 trabalhos a serem apresentados. “Alguns são específicos, mas há um grande rol de atividades que ocorrem paralelamente. Esses trabalhos não tem uma validade, não são pontuais. Não são também só trabalhos de cunho específico ou tecnológico, mas de extensão e pesquisa que interagem com toda sociedade no sentido de desenvolver algo positivo a ela”, considera o pró-reitor.

A partir das 14 horas de segunda-feira (16/10), a SCT já estará de portas abertas para toda comunidade, porém às 19 horas ocorre, no Auditório Ruy Hülse, a abertura oficial com a palestra sobre a temática desta oitava edição. “A palestra é com o nosso professor doutor Ademir Damásio, reconhecido nacionalmente por seu trabalho e pesquisa na área de matemática”, conta Montedo.

As inscrições para algumas atividades específicas ainda estão abertas para participação.

Mais informações no link 

Texto: Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 15 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente