Enfermagem

Unesc promove atividades no Verão Mais do Balneário Rincão

A Unesc iniciou neste sábado as atividades do Verão Mais, projeto realizado em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão e Jornal A Tribuna. O projeto iniciou às 7h30 deste sábado (05/01), na estrutura montada à beira-mar, próximo ao Verdão. O tempo nublado não afastou os veranistas que foram participar de atividades como circuito funcional, zumba, cabo de guerra, atendimentos de saúde, vôlei, distribuição de brindes, entre outras ações.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, com atividades das 7h30 às 12h, e das 15h às 19h. Quem circulou pela estrutura montada na beira da praia, elogiou a iniciativa. "Nós ouvimos a propaganda e viemos aproveitar. Foi muito bom, fiz zumba, cabo de guerra e ainda ganhamos brindes", conta a veranista Adriana Pereira. Já Fabiana Felisberto Nepomuceno, que mora no Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa. "Foi muito bom. Não perdi uma atividade. Vim com a mãe, tia, e a família toda".

Além das atividades esportivas, as crianças que foram ao local puderam participar de brincadeiras na cama elástica, mesa para pinturas e recreação que foram comandadas por professores e alunos da Universidade e dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Educação Física e profissionais da prefeitura de Balneário Rincão.

A coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, afirma que o grupo de trabalho do projeto está se preparando para oportunizar uma boa experiência para quem passar pelo local. “Estamos em uma sinergia muito boa para fazer o melhor”.

Confira as atividades do primeiro final de semana: 

Programação Unesc na Praia do Rincão dias 05 e 06 de janeiro.

Período da Manhã

07h30: Caminhada orientada;

09h em diante; 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

09h30 às 10h30 : circuito funcional;

09h30, 10h30, 11h30: cabo de guerra com sorteio de brindes;

09h45, 10h45, 11h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

11h: Zumba

 Período da Tarde: 

15h em diante: 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

15h45, 16h45, 17h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

16h30 às 17h30 : circuito funcional;

17h: * Zumba (somente no sábado);

16h, 17h, 18h: cabo de guerra com sorteio de brindes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de janeiro de 2019 às 08:57
Compartilhar Comente

Evento aborda os Desafios da Enfermagem em Atenção Primária

Evento aborda os Desafios da Enfermagem em Atenção Primária
Profissionais das três microrregiões do Sul catarinense estiveram reunidos na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Enfermeiros e profissionais da atenção primária da Amurel, Amrec e Amesc estiveram reunidos nesta terça-feira (6/11), no campus da Unesc, para o encontro “Desafios da Enfermagem em Atenção Primária”, realizado pelo Coren (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina). O evento marcou o início dos encontros que o Coren realizará, até o fim de 2018, em quatro cidades do Estado com o objetivo de reunir gestores e profissionais para abordar a PNAB (Política Nacional de Atenção Básica), oportunizar trabalhos em grupos e levantar propostas em nível local, regional e estadual que serão encaminhadas para as conferências de saúde.

Pela manhã, uma mesa redonda debateu a Política Nacional de Atenção Básica, com a participação da presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, da gerente de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, Carmen Delziovo, e do assessor do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Willian Westphal.

No período da tarde foram realizados trabalhos em grupo com a presença de facilitadores para definir propostas que foram validadas ao final do encontro, após a apresentação dos grupos.


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2018 às 16:52
Compartilhar Comente

Ações Setembro Amarelo - Professora Ana Losso

E setembro amarelo terminou, mas temos que continuar trabalhando na prevenção, não paramos aqui. 
A nossa professora Ana Losso, sempre fazendo o melhor, e muito envolvida em todos os espaços. Escolas, igrejas, grupos, ONGS, entre outras tantas.... 
 

Por: Curso de Enfermagem 01 de outubro de 2018 às 09:35
Compartilhar Comente

Reunião de Colegiado e Chá de Bebê

27/09/18 - Reunião de colegiado do Curso de Enfermagem, após a reunião comemoramos o “Chá de Bebe” do Professor Jacks Soratto.

Daqui  3 semanas chega a Bianca!!

Por: Curso de Enfermagem 01 de outubro de 2018 às 09:28
Compartilhar Comente

Parto humanizado é debatido em congresso nacional na Unesc

Parto humanizado é debatido em congresso nacional na Unesc
Evento ocorre durante esta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebe nesta terça-feira (12/6) a segunda etapa regional do 4º Congresso Nacional do Parto Humanizado. O encontro reúne profissionais de saúde, doulas, gestores públicos e demais pessoas envolvidas na humanização do parto e do nascimento. A conferência de abertura “Políticas Públicas para a Humanização do Parto e do Nascimento: História, Desafios e Perspectivas”, foi feita pela médica e professora doutora em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais, Sonia Lansky.

O evento encerra às 18 horas desta terça-feira (12/6) e na programação está prevista ainda uma discussão em grupo sobre “O modelo de atenção obstétrica e neonatal integral baseado nos direitos e nas evidências científica, desafios para o SUS e atenção privada: o papel de cada nível de atenção da rede”.

O Congresso iniciou em Blumenau e além de Criciúma vai passar por Joinville, Chapecó, Florianópolis e Lages. Em todas as seis etapas regionais, os participantes podem participar do 2º Congresso de Fotografia e Vídeo de parto. As atividades são propostas pela deputada Ana Paula Lima e estão sendo realizados pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), através da Escola do Legislativo e do Comissão de Saúde.

Segundo Ana Paula, o congresso tem sido cenário de discussões férteis a respeito do tema “Humanização do Parto e do Nascimento”, e em Santa Catarina, por meio da união de profissionais e simpatizantes do coletivo do parto humanizado, tem protagonizado ações como a Lei da Doula, a Lei da Violência Obstétrica e também a Comissão de Parto Domiciliar Planejado da Abenfo. “Nos encontros, fazemos uma abordagem sobre as políticas públicas de nascimento. Como é a realidade de cada local em um momento tão especial. Sensibilizar sobre esse momento tão importante na vida da mulher e da sociedade”, afirma a deputada.

A presidente da ABEn/SC (Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina), Mágada Tessmann, lembra que é interessante a discussão em nível acadêmico e com a população. “É importante que possamos discutir e fazer trocas de experiência sobre o parto humanizado. O evento de hoje é um grande passo nesse sentido”.

Ioná Bez Birolo, coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, parabenizou a iniciativa e comentou sobre a importância do debate. “Precisamos desse momento de discussão, assim, na universidade e com a presença de profissionais da saúde, com relatos de experiências exitosas, de como o nascer se transformou em nossa sociedade contemporânea”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, acolheu os participantes e lembrou que a Unesc é uma Instituição parceira de ações e discussões de temas pertinentes para a sociedade, como parto humanizado. “A nossa Universidade desenvolve projetos voltados para a comunidade, e a mulher também está contemplada em iniciativas como o Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar), que dá suporte com uma equipe multiprofissional para as gestantes e mães e aos bebês”, comenta.

Na abertura do evento, o vereador de Içara e médico, Lauro Nogueira, falou sobre a importância de discussões como as do congresso; o diretor executivo do Hospital Socimed e responsável pela implementação da maternidade Ninho, Fernando Antonio Viegas Delgado, falou sobre a experiência com o parto humanizado no hospital em Tubarão e a coordenadora da Saúde da Mulher do Município de Criciúma e professora do curso de Enfermagem da Unesc, Marly Spiazzi, falou sobre a realidade do município relacionada ao tema. 

O 4º Congresso Nacional do Parto Humanizado e o 2º Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto contam com apoio da Adosc (Associação de Doulas de Santa Catarina), Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), Abenfo-SC (Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), FURB (Universidade Regional de Blumenau), IELUSC (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC) e Coren-SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2018 às 13:19
Compartilhar Comente