Enfermagem

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Acadêmicos e professores da Unesc participam de ação de conscientização na praça Nereu Ramos

Acadêmicos e professores da Unesc participam de ação de conscientização na praça Nereu Ramos
Mais imagens

Acadêmicos e professores do curso de Enfermagem da Unesc marcaram presença na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, para uma ação de extrema importância: o Reanimação Cardiopulmonar (RCP Day) - Suas Mãos Podem Salvar Vidas. Em parceria com a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o evento, que correu na manhã deste sábado (25/11), teve como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de aprender as técnicas de reanimação cardiorrespiratória.

A iniciativa buscou oferecer à comunidade a oportunidade de aprender os procedimentos corretos para realizar a reanimação cardiorrespiratória de maneira eficaz. “Esses procedimentos são fundamentais para a sobrevivência, gerando resultados positivos para pacientes em situações de emergência que necessitam e aguardam o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, mencionou a coordenadora da clínica de Enfermagem, professora Zoraide Rocha.

A moradora do bairro Sangão, a aposentada Arlete Alessio Duminelli, fez questão de marcar presença no evento com o intuito de ampliar seus conhecimentos. Ela compartilhou que, recentemente, passou por uma situação delicada com um conhecido que teve uma crise convulsiva. Esse episódio a levou a refletir sobre a importância de saber agir em casos de emergência.

"Considero esta iniciativa extremamente relevante e valiosa. Ao participar, adquiri mais conhecimento para agir prontamente e salvar uma vida, especialmente em situações de engasgo", afirmou.

“Esta iniciativa é extremamente valiosa para a comunidade em geral, os profissionais da saúde e os estudantes. Infelizmente, muitas vezes testemunhamos situações adversas devido à falta de conhecimento. Hoje, aqui, temos uma oportunidade não só de aprender, mas também de compartilhar e disseminar o conhecimento adquirido para ajudar outros", enfatizou Zoraide.

“O RCP Day veio de uma necessidade levantada pelas nossas equipes que fazem o atendimento pré-hospitalar. Muitas vezes, os pacientes não estão sendo assistidos como deveriam, e a gente sabe que a RCP precoce dá uma sobrevida muito maior para esses pacientes acometidos de uma parada cardiorrespiratória”, destaca o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Durante o evento, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e os acadêmicos de Enfermagem conduziram oficinas práticas de RCP gratuitamente para a população. 

A ação também contou com a colaboração do Instituto Maria Schmitt (Imas) e Gerência de Educação em Urgências (Gereu).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2023 às 14:59
Compartilhar Comente

Unesc promove diálogo sobre o Diabetes

Unesc promove diálogo sobre o Diabetes
Mais imagens

O Auditório Ruy Hulse foi palco de um importante bate-papo promovido pela Unesc, por meio do curso de Enfermagem, dedicado à discussão sobre o Diabetes e seu impacto na vida cotidiana. O evento, que ocorreu na noite desta terça-feira (14/11), contou com a participação de estudantes, professores e convidados.

O destaque da noite foi a presença do educador físico, educador em diabetes, ultramaratonista e autor do livro “100maratonas: mais do que correr, uma visão de vida”, Emerson Bisan, que compartilhou sua experiência vivenciando o Diabetes tipo 1 e abordou a relevância de viver sem limitações mesmo diante do diagnóstico.

A troca de experiências e saberes foi enriquecida pela presença dos convidados Karina Manarin e Marcelo Raupp, que também compartilharam suas vivências pessoais com a doença, desde os desafios até os avanços nos tratamentos.

Bisan, reconhecido por completar sua centésima maratona, expressou sua satisfação em estar presente no evento. “Estar aqui hoje é a realização de um sonho. Escolhi a corrida e um ano após o diagnóstico do diabetes completei minha maratona”, disse. Em 2019, ele foi eleito o melhor atleta com diabetes pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), reforçando a importância da superação e do cuidado constante no enfrentamento da condição.

Karina, que convive com o diabetes há 44 anos, ressaltou a evolução dos tratamentos ao longo do tempo, enquanto Marcelo lembrou do impacto emocional ao receber o diagnóstico.

De acordo com a SBD, o diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O Diabetes tipo 1, por sua vez, atinge entre cinco a 10% do total de indivíduos diagnosticados, envolvendo mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes.

Compromisso

Ainda durante o encontro, a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, destacou a relevância do evento e enfatizou o compromisso da Unesc com a pesquisa e tratamento do diabetes, enquanto a coordenadora do curso de Enfermagem Paula Zugno ressaltou o trabalho do Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar (PAMGC), destacando a noite como um momento de especial importância para a troca de informações e experiências.

Presente também no evento, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, reforçou a importância da saúde pública, ressaltando as três premissas fundamentais: prevenção, promoção e tratamento, e como esses fatores são essenciais para a qualidade de vida dos portadores de diabetes.

“O evento foi marcado por um diálogo aberto e franco, onde se evidenciou a importância de compartilhar experiências para uma compreensão mais ampla e humana do Diabetes, ressaltando a importância do cuidado, da informação e da promoção da saúde na comunidade”, finalizou Paula. A mediação do diálogo encontro foi comandada pela professora Liliana Dimer.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2023 às 22:01
Compartilhar Comente

Pacientes do grupo AVEnCER recebem informações sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero

Pacientes do grupo AVEnCER recebem informações sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero
Mais imagens

A Unesc promoveu um evento significativo para pacientes que participam do grupo terapêutico destinado a usuários do serviço de saúde da Instituição, conhecido por AVEnCER. Durante o encontro, que ocorreu na última semana, nas Clínicas Integradas da Universidade, foram abordados temas essenciais relacionados à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, por meio de uma abordagem de educação em saúde e prática de cuidados.

Segundo a fisioterapeuta Bruna Matos, a iniciativa foi possível graças à parceria estabelecida entre os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Unesc. “Durante o evento, as pacientes receberam informações essenciais sobre a prevenção dessas doenças, conscientizando-as com relação à importância da detecção precoce e dos exames regulares”, disse.

Ao final da palestra, as pacientes vivenciaram práticas integrativas, que envolveram a aplicação de auriculoterapia, um método de acupuntura que estimula pontos específicos da orelha para promover o equilíbrio do corpo. Essa parte do evento foi realizada em colaboração com o curso de Fisioterapia.

“Por meio de eventos como este, a Instituição contribui para a conscientização e a melhoria da qualidade de vida das pacientes do Grupo AVEnCER e de toda a comunidade”, finalizou o coordenador do Centro Especializado em Reabilitação (CER) II, Aires Mondardo Junior.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2023 às 14:13
Compartilhar Comente

Clínica Escola de Enfermagem da Unesc aplica cerca de 1.200 doses de vacinas no 28º GAC

Clínica Escola de Enfermagem da Unesc aplica cerca de 1.200 doses de vacinas no 28º GAC
Mutirão envolveu mais de 60 pessoas entre professores e acadêmicos do curso de Enfermagem (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de outubro de 2023 às 15:46
Compartilhar Comente