Enfermagem

Acadêmicas de Enfermagem antecipam formatura para levar conhecimentos adquiridos na Unesc à Itália

Acadêmicas de Enfermagem antecipam formatura para levar conhecimentos adquiridos na Unesc à Itália
Colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (05/05) na reitoria com a presença de familiares e amigos (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista e desejar é o primeiro passo para o crescimento. Todo esse apetite é que o não falta para as concluintes do curso de Enfermagem da Unesc, Mariana Carolina de Lima Mendes, de 25 anos e Rafaelly Silva da Rosa, de 29 anos. Elas estavam na expectativa para a formatura já que receberam uma proposta para iniciar carreira em outro país. O ato de colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (5/5) na reitoria com direito a juramento e toga. Familiares das duas formandas acompanharam, emocionados, a sessão especial que foi presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

As gaúchas saíram de sua terra natal com um grande desejo: o cuidar e o olhar para o outro e foi no caminho da Enfermagem que veio esse desejo. Mas esse trajeto recheado de carinho e empatia estava apenas começando. As duas tinham formatura agendada para o final de julho, só que tiveram que antecipar. O motivo: partem para mais uma etapa: atuar como enfermeiras no hospital localizado na cidade de Veneza, na Itália. Elas já sabem que na bagagem levam, além de coragem e determinação, terão muitos desafios.

As duas estavam fazendo estágio na Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Luzia quando receberam a proposta. “Lá, vocês encontrarão novas oportunidades revestidas de desafios e vocês terão dias bons e difíceis. Mas é na dificuldade que criamos musculatura. É preciso consistência e frequência. A academia da vida vai permitir experiência quando vocês permitirem passar por ela”, sublinhou a pró-reitora.

Conforme Gisele, o ingrediente primordial será a persistência. “Não desanimem na primeira dificuldade que encontrarem. Tenham sempre a convicção de que estão ali porque escolheram estar e é ali que encontrarão o caminho para vocês se prepararem e tornarem profissionais melhores”, aconselhou.

Para Gisele, nesses novos tempos, o profissional que se destaca é aquele que permite desafiar-se. “Vocês têm o compromisso de transformar a vida das pessoas que passarão por vocês, de construir grandes e lindas histórias. Independentemente das circunstâncias que encontrarem, persistam e se ancorem nos grandes mestres que deixaram aqui, mas que estão conectados com vocês em tempo real para o suporte necessário. Planejem-se, organizem-se e arrisquem-se porque o mundo precisa de pessoas corajosas, líderes e que sejam capazes de fazer a diferença independentemente do lugar onde estejam ”, sublinhou.

As formandas vão atuar no Ospedale San Raffaele Arcangelo e o início das atividades está previsto para a segunda quinzena de junho. “O enfermeiro tem a essência do cuidar. É o toque, a sensibilidade. Vocês saem daqui com muita bagagem para excelente trabalho. Estamos orgulhosos de fazermos parte da história de vocês”, finalizou a professora Valdemira Santina Dagostin, que representou o curso na cerimônia.

Novos caminhos

Mariana é natural de Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul. Veio da cidade gaúcha em busca de aspirações. Acompanhada do namorado, agora esposo, Eduardo Mengue Scheffer, eles viram na Unesc o lugar ideal para as experiências e vivências. Scheffer acabou de se formar em Engenharia Química, na Universidade. “Estou muito orgulhoso e vou dar todo o suporte necessário. É uma grande conquista”, comemorou ele, que estava na colação de grau.

“Foi bem difícil chegar até aqui, mas sempre fui atrás do que almejava. Estamos num momento de muita felicidade e agradecimento. A Unesc foi importante em todos os sentidos, desde todo o processo de graduação quanto agora nesta nova oportunidade. A nossa formatura seria no final de julho, mas como veio a proposta aproveitei e tive todo respaldo da Universidade. Estou ansiosa para essa nova etapa”, contou Mariana.

Rafaelly Silva da Rosa é natural de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul e salientou que a Unesc foi uma grande base de ensino e oportunidades. “Os professores nos deram apoio e vão seguir nos dando todo o respaldo. Estou contente e grata por ter conseguido antecipar a minha formatura para não perder a oportunidade. Já tivemos reunião com o diretor do hospital e com enfermeiros de lá. Agora só estamos aguardando a documentação ficar pronta”, relatou.

Inicialmente as duas irão morar numa casa dentro do próprio hospital e nos primeiros meses terão um professor para contribuir nos novos desafios e no aprimoramento da língua italiana.

Familiares emocionados

Na cerimônia de posse as duas jovens estavam com seus familiares e amigos. Emocionados, eles contaram a expectativa para esta etapa da vida delas. Jocelaine Gonçalves da Silva é mãe da Raffaely e disse estar muito orgulhosa com essa nova experiência da filha. “Vai servir para agregar ao currículo e para novas oportunidades. Temos que estar perto e dar todo apoio. É difícil para os familiares, mas teremos a internet que também vai amenizar a saudade”, enfatizou.

O pai da Mariana, Sidilon Mauricio Ferreira Mendes disse estar muito orgulhoso de toda a trajetória da caçula. “Vamos sentir saudades, mas a tecnologia vai nos permitir até almoçar ou jantar juntos. Vamos dar todo o apoio e estaremos sempre torcendo para que suas conquistas sejam alcançadas”, descreveu. A mãe, Márcia Claudete de Lima Mendes também estava presente.

Texto: Daniela Savi/Agecom/Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de maio de 2022 às 20:09
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de conquistas

Noite marca celebração de conquistas
Colação de grau especial em gabinete reuniu 92 graduandos, familiares e amigos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (10/8) mais 92 profissionais entraram para a lista de egressos da Unesc. Em emocionante cerimônia no Auditório Ruy Hülse, a Universidade formou acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.

Na colação de grau especial em gabinete os graduandos viveram momentos especiais com direito a beca, capelo e certificado entregues um a um no palco. A cada nome chamado foi possível observar olhos marejados na plateia, lotada de familiares e amigos cheios de orgulho pelas conquistas dos graduandos.

Em seu discurso, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, responsável pela condução da cerimônia, destacou a alegria de celebrar tantas conquistas. “Vivemos hoje a celebração de vitórias. Vitórias de cada um de vocês, assim como de seus pais, professores e também da Universidade, que mais uma vez proporcionou o ensino de excelência”, comentou.

Conforme a diretora, com a responsabilidade de cada um a partir de agora atuando como profissionais nas áreas escolhidas, os formandos devem lembrar que a ética, em todos os setores, está além da formação técnica. “Vocês têm o conhecimento e a instrução da Universidade para atuarem, mas o êxito em suas profissões será alcançado apenas com dedicação e comprometimento com a profissão e tudo o que ela envolve e da atitude diante desses conhecimentos. Tenham empatia e principalmente muito amor a cada ação realizada”, completou.

Sonho realizado

Entre os acadêmicos que agora estão formados pela Universidade está a jovem Mariana Lopes Acordi, de 26 anos. Ela foi a única mulher formada na noite desta sexta-feira no curso de Tecnologia em Jogos Digitais. Com seu espaço devidamente conquistado, Mariana afirma que foi natural a convivência com os colegas da turma e que se sente muito feliz em celebrar essa conquista.

Conforme Mariana, a escolha do curso se deu pelo gosto pelos jogos desde muito pequena. “Isso sempre fez parte da minha vida e quando conheci o curso não tive dúvidas de que queria me qualificar nessa área”, comentou. A jovem ainda não trabalha no ramo, mas já desenvolve projetos por conta própria e pretende ainda colocar em prática tudo o que aprendeu na Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de agosto de 2018 às 21:28
Compartilhar Comente

Graduandos vivem momentos especiais em formatura em gabinete

Graduandos vivem momentos especiais em formatura em gabinete
Unesc formou oficialmente, na noite desta quinta-feira (9/8) 72 novos profissionais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O mercado de trabalho ganhou oficialmente, na noite desta quinta-feira (9/8) 72 novos profissionais qualificados pela Unesc divididos nas áreas de Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Uma cerimônia especial de colação de grau em gabinete marcou a conquista dos acadêmicos, que puderam comemorar com a família e os amigos a grande realização do sonho da graduação.

A jovem Angela Caroline Beretta, de 22 anos, foi uma das graduandas que exibiu grandes sorrisos compartilhados com seus convidados ao longo do evento. Ela concluiu o curso de Biomedicina e teve comemoração em dose dupla nesta semana. “Na segunda-feira recebi a notícia de que fui aprovada para a bolsa do mestrado em Ciências da Saúde também aqui na Unesc. Mais um sonho se tornando realidade e que vamos comemorar hoje”, afirmou.

O responsável por conceder o grau a cada um dos acadêmicos foi o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. Em seu discurso o professor alertou para a melhor utilização da liberdade que os profissionais terão a partir de agora. “Desta noite em diante vocês estarão em pleno exercício da profissão, tendo uma liberdade diferente, pois não precisarão mais do acompanhamento e orientação dos professores. Lembrem-se que liberdade presume sempre o aumento de responsabilidade, pois isso é o mais importante”, comentou.

Ainda em suas palavras, Thiago salientou as três características que considera fundamentais para o sucesso profissional. “São elas a educação, o planejamento e a proatividade. Tenho plena convicção de que se vocês estão aqui é porque estão preparados para seguir em frente e encarar esses desafios. Agora são vocês que irão transformar sonhos em possibilidades e possibilidades em realidade para as suas vidas. A Unesc estará sempre de portas abertas porque é, foi e sempre será a nossa Universidade”, completou.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de agosto de 2018 às 21:27
Compartilhar Comente

Formandos 2016 - 2

Formandos 2016 - 2
Mais imagens

A turma 2016 – 2 já está se formando neste semestre e pararam para fazer a foto oficial de formatura. 

Parabéns ao grupo!

 

Por: Dep. Curso de Enfermagem 30 de setembro de 2016 às 18:54
Compartilhar Comente