Enfermagem

Jogos Escolares movimentam o Colégio Unesc esta semana

Jogos Escolares movimentam o Colégio Unesc esta semana
Atividades ocorrem durante toda a semana (Foto: Leonardo Ferreira e Luan Aléssio) Mais imagens

Uma competição está movimentando o Colégio Unesc esta semana. Trata-se dos Jogos Escolares 2017, que reúnem mais de dez modalidades esportivas, integração e muitos sorrisos em um evento que iniciou nesta segunda-feira (11/9) e segue até sexta-feira (15/9).

Com a temática de comemoração dos 25 anos do Colégio, o evento busca promover, por meio do ensino das práticas pedagógicas da Educação Física, a aprendizagem das atividades e a integração entre os alunos, professores, pais e funcionários.

A coordenadora do Colégio, Daiana Silveira Colombo Dieter, conta que os Jogos são um dos eventos mais esperados do ano. “É aguardado pelos alunos e pelos professores. Conseguimos explorar todo o complexo esportivo da Universidade, envolvendo desde as provas de natação até as provas de atletismo. Mas a peça fundamental são os ensinamentos de respeito”, comenta.

25 anos de história

Daiana ressalta ainda o histórico de edições dos Jogos, que proporcionaram muito conhecimento em diversas áreas do esporte, e a história do Colégio. “Conseguimos oferecer uma grande diversidade de modalidades ano após anos, muitas medalhas e troféus. Neste ano, eles também marcam os 25 anos de história do Colégio”, ressaltou.

Além das competições, os Jogos também promovem atividades de solidariedade, artísticas e novas amizades. Integração que é destacada pela aluna do nono ano Samira Dagostin. “Estão sendo dias diferentes e gostei muito das provas de handebol e futsal, mas o melhor até agora foi que nos aproximamos de pessoas que não conhecemos e surgiram até novas amizades. Acho importante estimular este contato e também o esporte na nossa idade”, destacou.

Provas e parcerias


O evento tem o apoio dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Unesc durante as provas de basquete, vôlei, futebol, velocidade, revezamento, salto em distância, mãe de rua, futebol de sabão, queimada sabão, esconde-esconde, arremesso de peso, pega-pega, dodgebol, pique bandeira e uma Gincana de encerramento.

“Os cursos estão ajudando na organização e na arbitragem. A Educação Física participa diretamente nos jogos e a Enfermagem garante os primeiros socorros caso ocorram imprevistos”, contou o professor de Educação Física e coordenador dos Jogos, Marcio Just Evaldt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 13 de setembro de 2017 às 16:21
Compartilhar Comente

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril
A publicação apresenta os melhores cursos do país (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem 18 cursos recomentados pelo GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Este é o 14º ano consecutivo que a publicação reconhece os investimentos e a busca pela qualidade do ensino na Universidade. Esta semana, a Editora Abril divulgou a avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia 2016 e que constará no GE Profissões Vestibular 2017, que passa a circular a partir de 14 de outubro.

A Universidade teve os seguintes cursos estrelados pelo GE: Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Secretariado Executivo.

Lançado a cada ano, o GE avalia e apresenta, segundo os critérios da Editora Abril, os melhores cursos do país. O objetivo da publicação é oferecer subsídios aos estudantes na escolha de uma profissão e as opções de universidades para a realização dos cursos.

Segundo a Pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, a universidade também apresenta excelentes resultados nos processos de avaliação externa, com conceitos que variam de 4 a 5, demonstrando a excelência no ensino, pesquisa e na extensão. “Os índices dos cursos de graduação apresentados pelo GE oportunizam aos estudantes uma escolha segura dos cursos de graduação para a construção de sua carreira profissional”, afirma a pró-reitora.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 18:05
Compartilhar Comente

Pamsi realiza ações com enfoque na saúde da mulher e do homem

Pamsi realiza ações com enfoque na saúde da mulher e do homem
Ações foram realizadas na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

A saúde da mulher e do homem foi destaque nas atividades do Pamsi (Programa de Atenção Multidisciplinar a Saúde do Idoso) da Unesc no mês de outubro. Cento e vinte idosos de Criciúma e região participaram de ações realizadas nesta quarta-feira (28/10) e dia 21 de outubro.

Na primeira data, houve uma atividade de promoção e prevenção do câncer de próstata, qualidade de vida e manutenção da saúde e roda com dinâmica no grupo, valorizando a autoestima. O evento foi alusivo ao “Novembro Azul”, mês dedicado a saúde do homem.

Já no dia 21 de outubro, os cursos de Enfermagem e Psicologia realizaram o evento “Saúde da Mulher”, com orientações para a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, além de atividades com dança circular e de valorização do “ser idoso”, com a  participação de alunas do curso de Educação Física. A ação foi alusiva ao "Outubro Rosa".

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de outubro de 2015 às 20:29
Compartilhar Comente

Unesc apoia 1ª Meia Maratona de Criciúma

Unesc apoia 1ª Meia Maratona de Criciúma
Evento reuniu cerca de 700 competidores (Fotos: Jussi Moraes/Lucas Sabino/Antonio Rozeng) Mais imagens

A cidade “acordou” com um movimento diferente na manhã de domingo (27/9). Tudo por conta da 1ª Meia Maratona de Criciúma, que mobilizou 1,5 mil pessoas, entre organização, apoio e atletas. O evento teve a largada às 7h30min, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, com provas de 5 km, 10 km e 21 km disputadas por aproximadamente 700 pessoas. A Meia Maratona teve o apoio da Unesc e a participação de 68 alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, acompanhados de professores. Alguns deles correram e outros, prestaram atendimento aos competidores.

A Universidade também fez parte do percurso de quem correu a prova dos 21 km. A Meia Maratona homenageou Gundo Steiner, um dos pioneiros das corridas em Criciúma. Ele foi presidente da OAB, além de ter sido o primeiro presidente eleito da Academia Criciumense de Letras.

O evento foi realizado pelo governo municipal, promovido pela Fátima Esportes, organizado pela Pro Runner – Equipe Santiago Mendonça, e contou com o apoio da Fundação Municipal de Esportes, Unesc, ASTC (Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma), Polícia Militar e 28º GAC.

Percursos

5 km: Saída no Parque das Nações e retorno no Posto Angeloni na Avenida Centenário.
10 km: Saída no Parque das Nações, primeiro retorno no Posto Angeloni e segundo retorno na Rodoviária.
21 km: Saída no Parque das Nações, primeiro retorno no Posto Angeloni, segundo retorno na Unesc até o Parque das Nações.

Classificação geral

21km Feminino

1º Luciane de Medeiros
2º Carolina Conceição
3º Gisel Loncoman
4º Gizeli Zilli
5º Monica Bialecki

21km Masculino


1º Claudinei Ribeiro
2º Guilherme Gonçalves
3º Felipe Costa da Silva
4º Leandro Barbosa
5º Sidney Espindola

10 km Feminino


1º Aline de Souza
2º Rosa Maria de Souza
3º Sheila Cechin
4º Bruna Mondardo
5º Tayrini da Silva

10km Masculino

1º Patricio Macedo
2º Leonardo Pereira
3º Ronaldo Castro
4º Jean de Oliveira
5º Helvio Comin

5km Feminino

1º Daiane Furlan
2º Gisele Basquiroto
3º Sidinéia Duarte
4º Larissa da Silva Lucio
5º Maiara Wessler

5km Masculino

1º Tiago Alexandre
2º Jeovane de Oliveira dos Santos
3º Vitor Barbosa
4º Rodinei Niero
5º Alan Santiago

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de setembro de 2015 às 14:59
Compartilhar Comente

Coordenadores de curso e adjuntos tomam posse

Coordenadores de curso e adjuntos tomam posse
Entrega das portarias ocorreu na tarde desta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Reitoria empossou na tarde desta quarta-feira (5/8) os coordenadores e coordenadores adjuntos que ficarão pelos próximos três anos à frente dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Materiais, Biomedicina, Gestão em Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Engenharia Química, Fisioterapia e Matemática.

O reitor Gildo Volpato agradeceu aos professores pela disponibilidade de assumirem a coordenação dos cursos. “É um desafio, um compromisso que vocês firmaram. Nós só temos que agradecer e nos colocar a disposição para o que vocês precisarem”, afirmou Volpato lembrando que um dos papeis dos empossados era fomentar o trabalho nas três dimensões da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, também agradeceu a desejou sucesso aos coordenadores  e comentou que será um período de aprendizado, troca de experiências e crescimento.

O professor Volmar Madeira, falou em nome dos empossados e desejou sucesso aos colegas. “Nós estamos aqui como coordenadores e adjuntos, mas não fazemos nada sozinhos. É um trabalho em equipe e um dos pontos mais importantes para que as coisas caminhem como devem é manter o espírito de união”.

O diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, falou em nome dos diretores de UNA e colocou as Unidades Acadêmicas à disposição dos empossados, mencionando a importância do diálogo constante entre os coordenadores e adjuntos e as UNAs.

As pró-reitoras de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Soratto; o chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri, e a diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências Engenharias e Tecnologias), Ângela Picininni, também participaram da cerimônia.

Empossados:


Biomedicina – coordenadora: Caroline Calice da Silva.
Enfermagem – coordenadora: Valdemira Dagostim; adjunta: Ioná Bez Birolo.
Engenharia de Materiais – coordenadora: Angela Arnt; adjunto: Paulo Roberto da Silva.
Engenharia Química – coordenador: Michael Peterson; adjunto: Agenor De Noni Junior.
Fisioterapia – coordenador: Eduardo Ghisi Victor; adjunta: Ariete Minetto.
Gestão em Recursos Humanos – coordenador: Volmar Madeira; adjunta: Michele Schneider.
Matemática – coordenadora: Ledina Lentz Pereira; adjunta: Elisa Netto Zanette.
Processos Gerenciais – coordenador: Volmar Madeira; adjunta: Michele Schneider.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de agosto de 2015 às 19:39
Compartilhar Comente