Enfermagem

Unesc apresenta dados de pesquisa relacionada à Covid-19 em Siderópolis

Unesc apresenta dados de pesquisa relacionada à Covid-19 em Siderópolis
Estudo avaliou a prevalência de Covid-19 na população adulta da cidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os resultados da pesquisa aplicada pela Unesc em Siderópolis com foco na avaliação da prevalência de Covid-19 na população adulta da cidade foram apresentados, na tarde desta quinta-feira (29/10), para as lideranças municipais. Os números, resultado das 587 coletas de sangue analisadas, apontaram que 9,4% das pessoas testadas já tiveram a infecção por coronavírus, divididas entre as que já estavam curadas e as que ainda enfrentavam a doença na data da testagem.

A pesquisa, liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e realizado em parceria com os cursos de Biomedicina e Enfermagem da Unesc e a Secretaria Municipal de Saúde de Siderópolis, foi realizada por uma equipe multiprofissional em visitas domiciliares realizadas de 14 de setembro a 22 de outubro.

A equipe de pesquisadores é formada pelas professoras do PPGSCol e do curso de Enfermagem, Cristiane Damiani Tomasi e a reitora Luciane Bisognin Ceretta; pelo coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza; pela coordenadora adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostim e pela professora do PPGSCol, epidemiologista, Vanessa Iribarrem Avena Miranda. O grupo é integrado ainda por acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da Unesc.

Entre os profissionais que integraram a equipe que realizou a pesquisa de campo esteve o acadêmico da 9ª fase do curso de Enfermagem, Alessander Possoli, morador de Siderópolis. Para ele, a oportunidade foi recompensadora. “Considero uma oportunidade de grande valia, pois nos proporcionou novas experiências e vivências nesta área e agregou em nossa formação. Pude colaborar na construção de novas estratégias de combate à Covid-19 e posteriormente a diminuição da transmissão da minha própria cidade”, pontuou.

Em prol da comunidade

A utilização da expertise da Universidade em prol de pesquisas como esta, para a reitora da Unesc, é colocar a Instituição à serviço daquela que é o seu foco: a comunidade. “Nossa equipe de pesquisadores é altamente competente e conta com estratégias metodológicas bem elaboradas e de reconhecimento nacional. O resultado apresentado mostra dados claros e confiáveis que serão fundamentais para análises de ações imediatas e futuras”, acrescentou Luciane.

Na avaliação do prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, Alemão, os dados apontados pela Universidade são de grande valia para o município. “Temos que continuar vigilantes e preparados para uma segunda onda que, como está acontecendo na Europa, pode nos atingir. Vamos extrair dados e sugestões da pesquisa que irão nos ajudar a proteger a população de Siderópolis”, destacou.

Realidade do município

Ao receber esses, que foram os primeiros resultados da pesquisa, conforme Cristiane Tomasi, a prefeitura passa a contar com dados essenciais na formulação de estratégias de enfrentamento e organização dos serviços.

O panorama apresentado na pesquisa, conforme Cristiane, retrata exclusivamente o cenário da cidade. “Apesar de estarmos numa mesma região, cada localidade tem sua peculiaridade. Nós poderíamos replicar o estudo em outros municípios e aí poderíamos ver se na região o resultado se comporta do mesmo modo”, esclareceu.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 16:09
Compartilhar Comente

Ação dia da criança



12/10/20 - as acadêmicas Bárbara Scussel e Natália Silveira da Décima fase, em seus Estágios de ESU III, realizaram, junto a equipe de saúde da UBS, Ação do dia da Criança.
 

Por: Curso de Enfermagem 22 de outubro de 2020 às 19:38
Compartilhar Comente

Ação Outubro Rosa - ESU III



Neste mês de outubro acadêmicas da 10 fase do Curso de Enfermagem na disciplina de ESU III, realizaram uma grande Ação em UBS do município de suas práticas assistenciais, sobre “outubro Rosa”, como também realizaram várias coletas do Exame do Preventivo de Colo Uterino. Foi permitido as acadêmicas Bárbara Scussel e Natalia Silveira, muito autonomia e independência. 
 

Por: Curso de Enfermagem 22 de outubro de 2020 às 19:35
Compartilhar Comente

Ações em outubro rosa



02/10/20 - a acadêmica Lygia da décima fase participa junto a equipe na AB, em ações em prol ao outubro rosa, em UBS de Araranguá. 
 

Por: Curso de Enfermagem 06 de outubro de 2020 às 17:59
Compartilhar Comente

Educação em Saúde



02/10/20 - Nas educações em saude da Décima fase, além do cuidado as pessoas que vem ao serviço, também se pensa no Cuidado ao Cuidador. 
Varias Ações são desenvolvidas pelos nossos acadêmicos. 
 

Por: Curso de Enfermagem 06 de outubro de 2020 às 17:53
Compartilhar Comente