Enfermagem

Enfermagem na Unesc: 22 anos de excelência na formação de profissionais de saúde

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de janeiro de 2024 às 15:16
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Acadêmicos e professores da Unesc participam de ação de conscientização na praça Nereu Ramos

Acadêmicos e professores da Unesc participam de ação de conscientização na praça Nereu Ramos
Mais imagens

Acadêmicos e professores do curso de Enfermagem da Unesc marcaram presença na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, para uma ação de extrema importância: o Reanimação Cardiopulmonar (RCP Day) - Suas Mãos Podem Salvar Vidas. Em parceria com a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o evento, que correu na manhã deste sábado (25/11), teve como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de aprender as técnicas de reanimação cardiorrespiratória.

A iniciativa buscou oferecer à comunidade a oportunidade de aprender os procedimentos corretos para realizar a reanimação cardiorrespiratória de maneira eficaz. “Esses procedimentos são fundamentais para a sobrevivência, gerando resultados positivos para pacientes em situações de emergência que necessitam e aguardam o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, mencionou a coordenadora da clínica de Enfermagem, professora Zoraide Rocha.

A moradora do bairro Sangão, a aposentada Arlete Alessio Duminelli, fez questão de marcar presença no evento com o intuito de ampliar seus conhecimentos. Ela compartilhou que, recentemente, passou por uma situação delicada com um conhecido que teve uma crise convulsiva. Esse episódio a levou a refletir sobre a importância de saber agir em casos de emergência.

"Considero esta iniciativa extremamente relevante e valiosa. Ao participar, adquiri mais conhecimento para agir prontamente e salvar uma vida, especialmente em situações de engasgo", afirmou.

“Esta iniciativa é extremamente valiosa para a comunidade em geral, os profissionais da saúde e os estudantes. Infelizmente, muitas vezes testemunhamos situações adversas devido à falta de conhecimento. Hoje, aqui, temos uma oportunidade não só de aprender, mas também de compartilhar e disseminar o conhecimento adquirido para ajudar outros", enfatizou Zoraide.

“O RCP Day veio de uma necessidade levantada pelas nossas equipes que fazem o atendimento pré-hospitalar. Muitas vezes, os pacientes não estão sendo assistidos como deveriam, e a gente sabe que a RCP precoce dá uma sobrevida muito maior para esses pacientes acometidos de uma parada cardiorrespiratória”, destaca o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Durante o evento, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e os acadêmicos de Enfermagem conduziram oficinas práticas de RCP gratuitamente para a população. 

A ação também contou com a colaboração do Instituto Maria Schmitt (Imas) e Gerência de Educação em Urgências (Gereu).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2023 às 14:59
Compartilhar Comente

Unesc promove diálogo sobre o Diabetes

Unesc promove diálogo sobre o Diabetes
Mais imagens

O Auditório Ruy Hulse foi palco de um importante bate-papo promovido pela Unesc, por meio do curso de Enfermagem, dedicado à discussão sobre o Diabetes e seu impacto na vida cotidiana. O evento, que ocorreu na noite desta terça-feira (14/11), contou com a participação de estudantes, professores e convidados.

O destaque da noite foi a presença do educador físico, educador em diabetes, ultramaratonista e autor do livro “100maratonas: mais do que correr, uma visão de vida”, Emerson Bisan, que compartilhou sua experiência vivenciando o Diabetes tipo 1 e abordou a relevância de viver sem limitações mesmo diante do diagnóstico.

A troca de experiências e saberes foi enriquecida pela presença dos convidados Karina Manarin e Marcelo Raupp, que também compartilharam suas vivências pessoais com a doença, desde os desafios até os avanços nos tratamentos.

Bisan, reconhecido por completar sua centésima maratona, expressou sua satisfação em estar presente no evento. “Estar aqui hoje é a realização de um sonho. Escolhi a corrida e um ano após o diagnóstico do diabetes completei minha maratona”, disse. Em 2019, ele foi eleito o melhor atleta com diabetes pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), reforçando a importância da superação e do cuidado constante no enfrentamento da condição.

Karina, que convive com o diabetes há 44 anos, ressaltou a evolução dos tratamentos ao longo do tempo, enquanto Marcelo lembrou do impacto emocional ao receber o diagnóstico.

De acordo com a SBD, o diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O Diabetes tipo 1, por sua vez, atinge entre cinco a 10% do total de indivíduos diagnosticados, envolvendo mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes.

Compromisso

Ainda durante o encontro, a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, destacou a relevância do evento e enfatizou o compromisso da Unesc com a pesquisa e tratamento do diabetes, enquanto a coordenadora do curso de Enfermagem Paula Zugno ressaltou o trabalho do Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar (PAMGC), destacando a noite como um momento de especial importância para a troca de informações e experiências.

Presente também no evento, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, reforçou a importância da saúde pública, ressaltando as três premissas fundamentais: prevenção, promoção e tratamento, e como esses fatores são essenciais para a qualidade de vida dos portadores de diabetes.

“O evento foi marcado por um diálogo aberto e franco, onde se evidenciou a importância de compartilhar experiências para uma compreensão mais ampla e humana do Diabetes, ressaltando a importância do cuidado, da informação e da promoção da saúde na comunidade”, finalizou Paula. A mediação do diálogo encontro foi comandada pela professora Liliana Dimer.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2023 às 22:01
Compartilhar Comente

Pacientes do grupo AVEnCER recebem informações sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero

Pacientes do grupo AVEnCER recebem informações sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero
Mais imagens

A Unesc promoveu um evento significativo para pacientes que participam do grupo terapêutico destinado a usuários do serviço de saúde da Instituição, conhecido por AVEnCER. Durante o encontro, que ocorreu na última semana, nas Clínicas Integradas da Universidade, foram abordados temas essenciais relacionados à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, por meio de uma abordagem de educação em saúde e prática de cuidados.

Segundo a fisioterapeuta Bruna Matos, a iniciativa foi possível graças à parceria estabelecida entre os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Unesc. “Durante o evento, as pacientes receberam informações essenciais sobre a prevenção dessas doenças, conscientizando-as com relação à importância da detecção precoce e dos exames regulares”, disse.

Ao final da palestra, as pacientes vivenciaram práticas integrativas, que envolveram a aplicação de auriculoterapia, um método de acupuntura que estimula pontos específicos da orelha para promover o equilíbrio do corpo. Essa parte do evento foi realizada em colaboração com o curso de Fisioterapia.

“Por meio de eventos como este, a Instituição contribui para a conscientização e a melhoria da qualidade de vida das pacientes do Grupo AVEnCER e de toda a comunidade”, finalizou o coordenador do Centro Especializado em Reabilitação (CER) II, Aires Mondardo Junior.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2023 às 14:13
Compartilhar Comente