Enfermagem

Na linha de frente do combate à pandemia, Enfermagem está no rol de profissões mais valorizadas nos próximos anos

Na linha de frente do combate à pandemia, Enfermagem está no rol de profissões mais valorizadas nos próximos anos
Atuação dos enfermeiros chamou a atenção da sociedade para a importância deste profissional (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Enfermagem se depara com um desafio que talvez tenha sido o maior das últimas décadas: a pandemia de Covid-19. A situação exigiu uma resposta rápida dos profissionais, que, ao se colocar na linha de frente do combate ao coronavírus, passaram a chamar mais a atenção, afinal, são os enfermeiros que estão em contato direto com os pacientes, tanto os suspeitos quanto os confirmados com a doença. Devido também ao protagonismo da Enfermagem nos últimos tempos, a profissão tem passado por uma valorização maior e assim, figura com destaque entre as carreiras do futuro.

Sabemos que a Enfermagem não pode ser resumida ao atendimento a pacientes. Vale lembrar que no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) há mais de 140 especialidades profissionais registradas. Assim, além do cuidado direto com as pessoas, o profissional da área pode gerenciar equipes, orientar grupos de trabalho e atuar como pesquisador ou professor, por exemplo.

Mas neste material, vamos focar nos aprendizados e oportunidades que a Covid-19 trouxe para esta carreira. Para isso, conversamos com a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc e ex-coordenadora das Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC), Ioná Vieira Bez Birolo.

Segundo Ioná, o profissional de Enfermagem está 24 horas do dia, os 365 dias do ano ao lado do paciente em todos os lugares onde há o cuidado em saúde. “Ele não recua momento algum e está preparado técnica e cientificamente para atuar na linha de frente, como tem acontecido ao longo da pandemia”. A seguir, a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc traz um panorama atual da profissão e perspectivas para o pós-pandemia.  

Agência de Comunicação da Unesc – Quais têm sido os desafios da área nos últimos meses?

Professora Ioná Vieira Bez Birolo – A Enfermagem enfrentou e ainda enfrenta os desafios inerentes a pandemia, como o caráter desconhecido da doença, a falta e em alguns casos o desconhecimento do uso dos EPIs, o medo do contágio, o distanciamento, criar habilidades para utilizar novas ferramentas de comunicação e lidar com as perdas de pacientes e com a situação da família.

Mas os enfermeiros tiveram também o desafio de estar onde ninguém gostaria de estar, de enfrentar o desconhecido sem ter a certeza de que eles e os familiares estariam em segurança. Há ainda as condições dos locais de atendimento e da sobrecarga de trabalho. Estes profissionais precisam administrar o tempo todo o sentimento de impotência diante de um cenário com muitos fatores desconhecidos e complicadores.

Agecom – A pandemia trouxe mais visibilidade à Enfermagem?

Professora – Sabíamos que em 2020 a profissão estaria em evidência, pois foi o ano definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Ano Internacional da Enfermagem, mas não esperávamos que junto com este reconhecimento viria tão importante atuação do enfermeiro em um momento pandêmico. O cenário atual aumentou muito a visibilidade e o respeito para com a Enfermagem em todo o mundo, que mesmo com todas as campanhas possíveis, provavelmente não ocorreria.

Com a pandemia, a sociedade passou a enxergar a Enfermagem, falar sobre a profissão, elogiar, agradecer e aplaudir os profissionais. 

Agecom – Então podemos afirmar que haverá uma valorização maior da Enfermagem no pós-pandemia?

Professora – Acreditamos que sim e esperamos que a sociedade continue reconhecendo a Enfermagem como a profissão essencial ao cuidado e à saúde de todos e em todos os lugares. Esperamos que no pós-pandemia os profissionais conquistem novos direitos e possam atuar cada vez mais e melhor em prol da comunidade.

Agecom – Neste contexto, qual a importância de profissionais qualificados para atender a população?

Professora – O mundo do trabalho depende de profissionais qualificados. São estes que impulsionam o fortalecimento da profissão e a qualidade da assistência com seu preparo técnico e científico, pensamento crítico reflexivo, aptidão para empreender, pesquisar e multiplicar boas práticas assegurando uma assistência de Enfermagem segura, livre de danos e com excelência.

Agecom – Como a Unesc pode colaborar com esta qualificação?

Professora – Com sua estrutura física excelente, professores qualificados e proposta pedagógica inovadora, a Unesc forma enfermeiros generalistas com competência (habilidades, atitudes e conhecimento) para gerenciar as equipes de Enfermagem e desenvolver cuidado de excelência.

Como ingressar

O curso de Enfermagem da Unesc está com matrículas abertas para ingresso neste primeiro semestre de 2021. Os interessados em conhecer de perto a estrutura da Universidade ou mais detalhes sobre o curso podem entrar em contato por meio do site unesc.net, pelo telefone (48) 3431-4500 ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de janeiro de 2021 às 09:02
Compartilhar Comente

Unesc forma farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e pedagogos nesta segunda-feira

Unesc forma farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e pedagogos nesta segunda-feira
Maratona de Cerimônias de Colação de Grau Especiais marca última semana de atividades na Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira / Reprodução) Mais imagens

A segunda-feira (21/12) foi de intensa celebração. Isso porque a Universidade formou nesta data quatro turmas de graduandos nos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Pedagogia. Em cerimônias de Colação de Grau Especiais virtuais a tarde e à noite os formandos formalizaram seus juramentos e tiveram seus graus outorgados.

Sob os olhares de pais, familiares, amigos, professores, homenageados e das paraninfas Flávia Karine Rigo e Luciane Bisognin Ceretta, respectivamente, os novos profissionais puderam celebrar a conquista do diploma de graduação.

Mesmo que de forma virtual as cerimônias mais uma vez foram recheadas de emoção. Com juramentos, agradecimentos e discursos, as noites foram completas com as falas das oradoras Gabrielly Ricken e Julia Maragno Pagnan, representantes dos cursos de Farmácia e Fisioterapia, e Bruna Alves Gabriel e Nathalia Duarte da Silva, graduandas dos cursos de Nutrição e Pedagogia.

Ser escolhida como paraninfa das turmas em momento de tamanho significado, para a reitora, lhe deixa lisonjeada. “Vivenciamos ao longo desse ano intensos momentos de modo que chegar ao fim de 2020 compartilhando com vocês este lindo momento me enche o coração de afeto e me motiva a seguir em frente nessa encantadora tarefa”, destacou.

O significado da solene celebração, conforme Luciane, vai muito além dos muros da Universidade. “Esta cerimônia é ato no qual, por delegação, conferimos os graus aos novos profissionais, mas é também uma prestação de contas à sociedade, a mesma que criou a Universidade e recebe como retorno excelentes profissionais”, acrescentou.

Nesta terça-feira (22/12) a Unesc finaliza a maratona de formaturas com cerimônias que marcarão a conquista dos graduandos dos cursos de Psicologia, Letras, Ciências Biológicas, Geografia, Direito, Medicina, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Artes Visuais, Matemática e Educação Física.

Todas as transmissões podem ser assistidas no canal da Unesc TV no YouTube:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2020 às 20:21
Compartilhar Comente

Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem em 2020 - Coren/SC



Em 16/12/2020 - foi a solenidade de entrega do Prêmio Profissional Destaque dos profissionais de enfermagem de SC. Concedido pelo nosso Conselho de Enfermagem de SC. E neste ano quem  recebeu esse prêmio foi a nossa colega, a Enfermeira e Professora do Curso de Enfermagem “Ana Regina Losso” , e foi entregue pela conselheira Iona Vieira Bez Birolo, também professora e Coordenadora do nosso curso, e pela presidente do Coren - SC a Helga Bresciani. Premio merecido a nossa colega, por todos os trabalhos desenvolvidos em Saúde Mental no nosso município e região. 
 

Por: Curso de Enfermagem 17 de dezembro de 2020 às 20:39
Compartilhar Comente

ATP realizada na Clínica Escola de Enfermagem da Unesc

ATP realizada na Clínica Escola de Enfermagem da Unesc
Mais imagens



Entre várias ATP do nosso curso de enfermagem, tivemos varias ATP realizadas na Clínica Escola de Enfermagem da Unesc. Sempre respeitando todos os protocolos orientados pela Sala de situação da Unesc. E tivemos muitos retornos de agradecimento e elogios da população que estiveram na clínica e receberam assistência de nossos acadêmicos e professores. 
 

Por: Curso de Enfermagem 17 de dezembro de 2020 às 20:36
Compartilhar Comente

Final ATP de Saúde Mental


Nesta semana terminaremos as ATP de Saúde Mental na Oitava Fase. 
Mesmo em Pandemia, grupos destas atividades realizaram muitas ações com o público desta área. Entre várias ações, até horta comunitária foi incentivada . 
 

Por: Curso de Enfermagem 17 de dezembro de 2020 às 20:34
Compartilhar Comente