Central do Estudante

Unesc cria cartilha interna de prevenção e inicia retomada gradual das atividades essenciais

Unesc cria cartilha interna de prevenção e inicia retomada gradual das atividades essenciais
São serviços considerados indispensáveis para a Instituição e sem possibilidade de trabalho remoto (Foto: Arquivo/Unesc)tarina (Foto: Arquivo/Unesc) Mais imagens

A Unesc iniciou a retomada gradual do atendimento aos públicos interno e externo, seguindo medidas preventivas que garantem a segurança de quem circula pelo campus. São serviços considerados indispensáveis para a Instituição e sem possibilidade de trabalho remoto. Ao visitar a Universidade, para qualquer finalidade, deve-se obrigatoriamente utilizar máscara e seguir as  diretrizes de proteção elaboradas pela Instituição, disponíveis para leitura e download aqui. O processo de retorno ao campus teve início com a volta da Centac (Central de Atendimento ao Estudantes), no dia 13 de abril, e da Biblioteca Professor Eurico Back, nesta segunda-feira (20/4). 

Conforme a gerente administrativa do Campus e coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a retomada da presença na Instituição, além de estar alinhada a iniciativas internas, segue as orientações do Governo de Santa Catarina. “A Instituição está preparada, com todas as medidas de higienização sendo cumpridas e álcool em gel distribuídos em todos os espaços, incluindo nas entradas de salas de aula. Além dos cuidados, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) tem abastecido os setores de atendimento ao público com protetores faciais e outras iniciativas estão sendo elaboradas para garantir a segurança de todos”, garante.

Cuidados individuais e coletivos no campus

Quem visitar a Instituição também encontrará produções visuais informativas espalhadas por todos os espaços, com o objetivo de zelar pela segurança e prevenção. O foco da campanha são cuidados individuais e coletivos, como:

  • Lavar as mãos frequentemente, usando água e sabonete líquido ou fricção das mãos com álcool em gel 70%; 
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com o antebraço ou lenço descartável e lave as mãos em seguida; 
  • Manter os ambientes de trabalho ventilados e um distanciamento mínimo de 1,50 metros entre os espaços ocupados por cada um; 
  • Não permitir aglomerações nos setores; 
  • Se houver filas, respeitar a distância de 2 metros entre cada pessoa; 
  • Realizar eventos, palestras, workshops, treinamentos utilizando plataformas virtuais (Skype, hangouts, EAD etc.; 
  • Se possível, utilizar o viva voz do telefone, evitando contato com do telefone com a boca; 
  • Não tocar boca, nariz, olhos sem antes higienizar as mãos com água e sabão; 
  • Não compartilhar objetos pessoais, dentre eles: copos, canudos, talheres, alimentos, maquiagem, canetas, celulares; 
  • Não retornar ao trabalho em casos de sintomas gripais e acionar o SOS Unesc Covid-19 para orientações - Canal de comunicação online para esclarecimento de dúvidas e orientações: (48) 99183-8663;

O material também conta com orientações para vestimentas, utilização de bebedouros, consumo de alimentos nos refeitórios, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e higienização de objetos. “É hora de ter consciência. Se cada um puder contribuir, logo sairemos desta situação. É de grande importância que nossos públicos interno e externo sigam as recomendações, protegendo ele próprio e sua família”, completa Mira. 

A cartilha de prevenção utilizada na Universidade teve a colaboração do Sesmt, Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção à Saúde do Trabalhador), NEPST (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador) e PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva), com participação externa do MPT (Ministério Público do Trabalho).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de abril de 2020 às 15:31
Compartilhar Comente

Unesc retoma atendimento ao estudante de forma presencial

Unesc retoma atendimento ao estudante de forma presencial
Indicação segue sendo os canais de comunicação pela internet (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Centac (Central de Atendimento ao Estudante) da Unesc retomou, nesta segunda-feira (13/3), o atendimento ao estudante de forma presencial. Com atividades suspensas desde o dia 17 de março, por decorrência da pandemia, o contato entre estudante e Universidade migrou para as ferramentas virtuais, que seguem em atividade. 

Segundo a coordenadora da Central, Juliana Lora, a Universidade já realiza todos os atendimentos de rotina no local e segue diretrizes de higiene para a segurança dos funcionários e acadêmicos. “No momento a procura por atendimento tem um grande foco na negociação de mensalidades, por conta da flexibilização, e no Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina). O estudante que optar pelo atendimento presencial estará em um ambiente seguro, com todas as recomendações de prevenção sendo seguidas”, afirma.

Cadastro do Uniedu pode ser concluído até domingo 

Os acadêmicos da Unesc têm uma nova data para concluir a entrega de documentos do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina. Os contemplados para a próxima fase das categorias Artigo 170, Fumdes (Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior) e Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) podem concluir o processo até domingo (20/4), de forma presencial ou no e-mail uniedu@unesc.net.

Atendimento online


Ainda com a retomada nas atividades presenciais, a preferência segue sendo o acesso às ferramentas virtuais. A Central de Atendimento ao Estudante atende nos contatos (48) 9 9908-0269 e (48) 99978-5360 por meio da ferramenta WhatsApp. Outras alternativas são o e-mail centac@unesc.net e o telefone (48) 3431-2545.

De forma presencial, o local atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de abril de 2020 às 16:25
Compartilhar Comente