Central do Estudante

Sanitarista: profissional aliado à saúde da comunidade

Sanitarista: profissional aliado à saúde da comunidade
Mais imagens

Na semana em que se celebra o Dia do Sanitarista, conheça mais sobre a especialidade que atua diretamente com a  Saúde Coletiva e a formação que a Unesc oferece na área

Um profissional capacitado com conhecimento e experiência capazes de analisar de forma completa a saúde pública local, elencando ações prioritárias e propondo as melhores soluções e alternativas diante do cenário no qual está inserido. Esse é o Sanitarista, profissional de extrema importância em todos os níveis de serviços e que tem o dia 2 de janeiro como data na qual é celebrada sua função. 

Reconhecendo o inestimável poder de transformação de tal papel na sociedade, a Unesc, desde 2015, conta com o PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva). O Programa oferece o Mestrado Profissional na área, dividido em três linhas de pesquisa. 

O resultado diferenciado do trabalho do profissional Sanitarista, conforme a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, se dá por meio da competência para pesquisa e análise crítica nos temas da epidemiologia aplicada, a promoção da saúde, educação e gestão do trabalho, tudo isso de forma a melhorar o serviço de saúde coletiva oferecido à comunidade. 

De acordo com Cristiane, profissionais de diversas áreas, que desempenham ou tenham interesse em desempenhar atividades na área da saúde podem fazer o mestrado profissional, não se restringindo apenas aos profissionais com formação na área da saúde.

Resultados práticos 

Ao longo dos primeiros cinco anos de atividades, nos quais mais de 60 profissionais foram formados, os resultados dos estudos e trabalhos realizados pelo Programa já beneficiaram inúmeras pessoas. 

Conforme a coordenadora, os pesquisadores, docentes e egressos do PPGSCol vêm desenvolvendo uma série de atividades com impacto para a saúde coletiva da região Sul do estado. 

“Nossos docentes e egressos desempenham trabalhos tanto na gestão dos serviços de saúde quanto na assistência direta ao usuário do serviço de saúde. Desse modo as vivências, discussões e pesquisas realizadas durante o mestrado permitem ofertar cuidado mais qualificado ao usuário de saúde, implementação de novas estratégias de gestão, organização e reorganização de serviços de saúde”, destaca. 

Ainda de acordo com Cristiane, entre os assuntos que já foram temas de trabalhos realizados pelo PPGSCol estão a avaliação de recursos diagnósticos em odontologia, análise de demandas a partir das chamadas realizadas ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), segurança do paciente na atenção primária em saúde, panorama do casos de HIV, série de pesquisas e intervenções na área de saúde do trabalhador, entre outros. Tais estudos, conforme Cristiane, têm gerado evidências científicas a partir da realidade da saúde coletiva  da região Sul do estado de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa - AICOM UNESC

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de janeiro de 2020 às 14:10
Compartilhar Comente