Central do Estudante

Unesc cria cartilha interna de prevenção e inicia retomada gradual das atividades essenciais

Unesc cria cartilha interna de prevenção e inicia retomada gradual das atividades essenciais
São serviços considerados indispensáveis para a Instituição e sem possibilidade de trabalho remoto (Foto: Arquivo/Unesc)tarina (Foto: Arquivo/Unesc) Mais imagens

A Unesc iniciou a retomada gradual do atendimento aos públicos interno e externo, seguindo medidas preventivas que garantem a segurança de quem circula pelo campus. São serviços considerados indispensáveis para a Instituição e sem possibilidade de trabalho remoto. Ao visitar a Universidade, para qualquer finalidade, deve-se obrigatoriamente utilizar máscara e seguir as  diretrizes de proteção elaboradas pela Instituição, disponíveis para leitura e download aqui. O processo de retorno ao campus teve início com a volta da Centac (Central de Atendimento ao Estudantes), no dia 13 de abril, e da Biblioteca Professor Eurico Back, nesta segunda-feira (20/4). 

Conforme a gerente administrativa do Campus e coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a retomada da presença na Instituição, além de estar alinhada a iniciativas internas, segue as orientações do Governo de Santa Catarina. “A Instituição está preparada, com todas as medidas de higienização sendo cumpridas e álcool em gel distribuídos em todos os espaços, incluindo nas entradas de salas de aula. Além dos cuidados, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) tem abastecido os setores de atendimento ao público com protetores faciais e outras iniciativas estão sendo elaboradas para garantir a segurança de todos”, garante.

Cuidados individuais e coletivos no campus

Quem visitar a Instituição também encontrará produções visuais informativas espalhadas por todos os espaços, com o objetivo de zelar pela segurança e prevenção. O foco da campanha são cuidados individuais e coletivos, como:

  • Lavar as mãos frequentemente, usando água e sabonete líquido ou fricção das mãos com álcool em gel 70%; 
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com o antebraço ou lenço descartável e lave as mãos em seguida; 
  • Manter os ambientes de trabalho ventilados e um distanciamento mínimo de 1,50 metros entre os espaços ocupados por cada um; 
  • Não permitir aglomerações nos setores; 
  • Se houver filas, respeitar a distância de 2 metros entre cada pessoa; 
  • Realizar eventos, palestras, workshops, treinamentos utilizando plataformas virtuais (Skype, hangouts, EAD etc.; 
  • Se possível, utilizar o viva voz do telefone, evitando contato com do telefone com a boca; 
  • Não tocar boca, nariz, olhos sem antes higienizar as mãos com água e sabão; 
  • Não compartilhar objetos pessoais, dentre eles: copos, canudos, talheres, alimentos, maquiagem, canetas, celulares; 
  • Não retornar ao trabalho em casos de sintomas gripais e acionar o SOS Unesc Covid-19 para orientações - Canal de comunicação online para esclarecimento de dúvidas e orientações: (48) 99183-8663;

O material também conta com orientações para vestimentas, utilização de bebedouros, consumo de alimentos nos refeitórios, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e higienização de objetos. “É hora de ter consciência. Se cada um puder contribuir, logo sairemos desta situação. É de grande importância que nossos públicos interno e externo sigam as recomendações, protegendo ele próprio e sua família”, completa Mira. 

A cartilha de prevenção utilizada na Universidade teve a colaboração do Sesmt, Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção à Saúde do Trabalhador), NEPST (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador) e PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva), com participação externa do MPT (Ministério Público do Trabalho).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de abril de 2020 às 15:31
Compartilhar Comente

Unesc retoma atendimento ao estudante de forma presencial

Unesc retoma atendimento ao estudante de forma presencial
Indicação segue sendo os canais de comunicação pela internet (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Centac (Central de Atendimento ao Estudante) da Unesc retomou, nesta segunda-feira (13/3), o atendimento ao estudante de forma presencial. Com atividades suspensas desde o dia 17 de março, por decorrência da pandemia, o contato entre estudante e Universidade migrou para as ferramentas virtuais, que seguem em atividade. 

Segundo a coordenadora da Central, Juliana Lora, a Universidade já realiza todos os atendimentos de rotina no local e segue diretrizes de higiene para a segurança dos funcionários e acadêmicos. “No momento a procura por atendimento tem um grande foco na negociação de mensalidades, por conta da flexibilização, e no Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina). O estudante que optar pelo atendimento presencial estará em um ambiente seguro, com todas as recomendações de prevenção sendo seguidas”, afirma.

Cadastro do Uniedu pode ser concluído até domingo 

Os acadêmicos da Unesc têm uma nova data para concluir a entrega de documentos do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina. Os contemplados para a próxima fase das categorias Artigo 170, Fumdes (Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior) e Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) podem concluir o processo até domingo (20/4), de forma presencial ou no e-mail uniedu@unesc.net.

Atendimento online


Ainda com a retomada nas atividades presenciais, a preferência segue sendo o acesso às ferramentas virtuais. A Central de Atendimento ao Estudante atende nos contatos (48) 9 9908-0269 e (48) 99978-5360 por meio da ferramenta WhatsApp. Outras alternativas são o e-mail centac@unesc.net e o telefone (48) 3431-2545.

De forma presencial, o local atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de abril de 2020 às 16:25
Compartilhar Comente

Sanitarista: profissional aliado à saúde da comunidade

Sanitarista: profissional aliado à saúde da comunidade
Mais imagens

Na semana em que se celebra o Dia do Sanitarista, conheça mais sobre a especialidade que atua diretamente com a  Saúde Coletiva e a formação que a Unesc oferece na área

Um profissional capacitado com conhecimento e experiência capazes de analisar de forma completa a saúde pública local, elencando ações prioritárias e propondo as melhores soluções e alternativas diante do cenário no qual está inserido. Esse é o Sanitarista, profissional de extrema importância em todos os níveis de serviços e que tem o dia 2 de janeiro como data na qual é celebrada sua função. 

Reconhecendo o inestimável poder de transformação de tal papel na sociedade, a Unesc, desde 2015, conta com o PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva). O Programa oferece o Mestrado Profissional na área, dividido em três linhas de pesquisa. 

O resultado diferenciado do trabalho do profissional Sanitarista, conforme a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, se dá por meio da competência para pesquisa e análise crítica nos temas da epidemiologia aplicada, a promoção da saúde, educação e gestão do trabalho, tudo isso de forma a melhorar o serviço de saúde coletiva oferecido à comunidade. 

De acordo com Cristiane, profissionais de diversas áreas, que desempenham ou tenham interesse em desempenhar atividades na área da saúde podem fazer o mestrado profissional, não se restringindo apenas aos profissionais com formação na área da saúde.

Resultados práticos 

Ao longo dos primeiros cinco anos de atividades, nos quais mais de 60 profissionais foram formados, os resultados dos estudos e trabalhos realizados pelo Programa já beneficiaram inúmeras pessoas. 

Conforme a coordenadora, os pesquisadores, docentes e egressos do PPGSCol vêm desenvolvendo uma série de atividades com impacto para a saúde coletiva da região Sul do estado. 

“Nossos docentes e egressos desempenham trabalhos tanto na gestão dos serviços de saúde quanto na assistência direta ao usuário do serviço de saúde. Desse modo as vivências, discussões e pesquisas realizadas durante o mestrado permitem ofertar cuidado mais qualificado ao usuário de saúde, implementação de novas estratégias de gestão, organização e reorganização de serviços de saúde”, destaca. 

Ainda de acordo com Cristiane, entre os assuntos que já foram temas de trabalhos realizados pelo PPGSCol estão a avaliação de recursos diagnósticos em odontologia, análise de demandas a partir das chamadas realizadas ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), segurança do paciente na atenção primária em saúde, panorama do casos de HIV, série de pesquisas e intervenções na área de saúde do trabalhador, entre outros. Tais estudos, conforme Cristiane, têm gerado evidências científicas a partir da realidade da saúde coletiva  da região Sul do estado de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa - AICOM UNESC

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de janeiro de 2020 às 14:10
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: http://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente