Farmácia

aulas práticas no curso de Farmácia UNESC

Por: Juliana Lora 06 de maio de 2019 às 17:17
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão Quinta do Chá no Município de Siderópolis - SC!

O municipio de Siderópolis terá um serviço de plantas medicinais vindo de um projeto do curso de Farmácia UNESC! 


Hoje foi o dia de conversar com o prefeito e demais lideranças do município para dar início as atividades em

parceria com a UNESC e a Prefeitura Municipal! 

Fitoterapia na Atenção Primária! 

 

Por: Juliana Lora 06 de setembro de 2018 às 17:58
Compartilhar Comente

Jornada de Farmácia reúne profissionais e estudantes na Unesc

Jornada de Farmácia reúne profissionais e estudantes na Unesc
Evento ocorre até esta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais, professores e estudantes participam até esta quinta-feira (16/8) 18ª Jornada Acadêmica de Farmácia que traz debates com tema central “Farmácia Comercial: O ampliar de horizontes da atuação farmacêutica”. A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira (14/8), e trouxe quatro momentos com palestras e mesa-redonda.

A palestra “CRF: Conselho Regional de Farmácia e suas atribuições”, ministrada pela farmacêutica pós-graduada em Saúde Pública, inspetora da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e vice-presidente do CRF de Santa Catarina, Hortência Salett Muller Tierling, marcou o início dos debates.

“Principais Legislações Sanitárias aplicadas à Farmácia”, foi a palestra seguinte, ministrada pela graduada em Farmácia e Bioquímica, pós-graduada em Vigilância Sanitária e a fiscal da Vigilância Sanitária Criciúma, Giovana Remi Barbosa, e a pela farmacêutica e bioquímica e fiscal da Vigilância Sanitária de Criciúma, Cecília Citadin.

O primeiro período de atividades da Jornada ainda contou com a palestra “O caminho do proprietário até tornar-se farmacêutico”, com o profissional de Farmácia Mateus Carlos Emerin e com uma roda de conversa com a pró-reitora Acadêmica da Unesc, profissional de Farmácia, e doutora em Ciências da Saúde, Indianara Reynaud Toreti.

Os encontros da Jornada ocorrerão nos períodos matutino (8 horas às 11h50) e noturno (18h50 às 22 horas) e vão abordar assuntos como farmácia comercial, legislação sanitária, marketing, atribuições do CRF (Conselho Regional de Farmácia) e farmácia clínica.

Temas atuais


Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Lora, a escolha dos assuntos a serem debatidos partiu das necessidades também sentidas pelos estudantes, que participaram ativamente de todo o processo que culminou na Jornada.

“A gente sabe que a profissão farmacêutica tem muitos segmentos, mas a que mais emprega profissionais é a farmácia de dispensação. Em torno de 80% atua nessa área. Só esse número já justifica escolha do tema, mas temos os alunos têm uma preocupação maior. Sabem que as atribuições na farmácia comercial vão muito além da dispensação do medicamento e inclui a parte burocrática, atender as regras da Vigilância Sanitária, da Anvisa, do CRF e que esses serviços precisam ser oferecidos com excelência de qualidade. Por isso chamar profissionais que estejam em conselhos, órgãos como Vigilância Sanitária e que já tenham uma trajetória positiva na área da dispensação. Isso só vem a fortalecer e qualificar o evento”, afirma.

A representante da comissão organizadora da Jornada, Jade Oliveira, agradeceu o empenho dos estudantes na realização do evento. “Aproveitem as palestras e os minicursos. Eles foram feitos pensando em vocês”, comenta a professora.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Farmácia Alexander Fleming, Higor Teixeira Colombo, agradeceu pela participação dos estudantes na organização da Jornada e falou sobre a importância de eventos como este para a formação profissional.

O vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Lucas Gonçalves, reforçou o apoio do DCE em eventos que tenham como objetivo agregar e ampliar o conhecimento.

Mais informações

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2018 às 17:05
Compartilhar Comente

Ampliação da atividade do farmacêutico é tema de Jornada Acadêmica na Unesc

Ampliação da atividade do farmacêutico é tema de Jornada Acadêmica na Unesc
Orientação por meio de consultas farmacêuticas é uma das novidades na área (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais, professores e estudantes estarão reunidos na Unesc entre os dias 14 e 16 de agosto para debater assuntos como farmácia comercial, legislação sanitária, marketing, atribuições do CRF (Conselho Regional de Farmácia) e farmácia clínica. O encontro ocorrerá nos períodos matutino (8 horas às 11h50) e noturno (18h50 às 22 horas) durante a 28ª Jornada Acadêmica de Farmácia que terá como tema central “Farmácia Comercial: O ampliar de horizontes da atuação farmacêutica”.

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia da Jornada, na coordenação do curso de Farmácia, localizada na sala 8 do Bloco S. As discussões serão realizadas por profissionais renomados no mercado e na área acadêmica. A abertura do evento na parte da manhã ocorre às 8 horas, e à noite, às 19h20, no Auditório Ruy Hülse, com a palestra “CRF: Conselho Regional de Farmácia e suas atribuições”, ministrada pela presidente do CRF de Santa Catarina, Hortência Salett Muller Tierling.

A Jornada tem a organização do CA (Centro Acadêmico) de Farmácia Alexander Fleming e da coordenação do curso.

Ampliando possibilidades


A formação em Farmácia habilita o profissional para três grandes áreas de atuação: Fármacos e Medicamentos; Alimentos e Análises Clínicas/Toxicológicas. Elas englobam 78 subáreas. Segundo o presidente do CA, Higor Teixeira Colombo, baseada nas possibilidades que o profissional tem, a programação da Jornada foi pensada para ajudar a ampliar o olhar do graduando e dos profissionais farmacêuticos para além da dispensação e devida orientação, mas também para toda a parte de fiscalização e marketing.

“Neste ano o evento irá abordar além da farmácia comercial propriamente dita, os órgãos que a norteiam e a forma como é feito o marketing delas. Vale salientar que a farmácia clínica será também abordada em nossa programação, pois é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço, devido à sua grande importância em relação à dispensação de medicamentos, acompanhamento, monitoramento do paciente, além da avaliação do tratamento, sinais e sintomas”, explica Colombo.

Farmácia clínica

A coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, explica que o atendimento clínico pelo farmacêutico é algo ainda pouco realizado pelos profissionais, mas que vem ganhando espaço há três anos como possibilidade de atuação além das atividades tradicionais como dispensação de medicamentos, gerenciamento da farmácia e controle de estoques e receitas. “O profissional está habilitado para realizar consulta farmacêutica, onde vai analisar a medicação utilizada pela pessoa. Alguns medicamentos não podem ser tomados no mesmo horário, pois vão interferir no tratamento que a pessoa está fazendo para um outro problema, por exemplo. E o farmacêutico tem o conhecimento sobre a ação das substâncias no organismo e vai poder orientar e tirar dúvidas, além de acompanhar o tratamento”, afirma.

Programação e mais informações

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2018 às 16:11
Compartilhar Comente

Análises toxicológicas

Por: Juliana Lora 13 de julho de 2018 às 11:38
Compartilhar Comente