Farmácia

Jornada de Farmácia da Unesc comemora 20 anos do curso

Jornada de Farmácia da Unesc comemora 20 anos do curso
Evento iniciou nesta quarta-feira com a participação de profissionais e estudantes (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As comemorações dos 20 anos do curso de Farmácia da Unesc iniciaram nesta quarta-feira (23/9), com uma programação especial. A Jornada Acadêmica do curso vai celebrar as duas décadas de construção do conhecimento na área e de formação de profissionais e pesquisadores em um evento totalmente virtual e com a participação de professores, estudantes, egressos e profissionais renomados no mercado. A Jornada segue até esta sexta-feira (25/9) e terá a participação de nomes como o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, na noite de quinta-feira (24/9). As atividades realizadas ao longo de todos os períodos serão transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube e ministradas por profissionais convidados.

As temáticas escolhidas para a semana são variadas e abrangem grande parte das áreas ligadas à Farmácia. Entre os assuntos abordados estão plantas medicinais, empreendedorismo, alimentos, técnicas específicas da área, transformação digital e cosméticos.

A palestra de abertura do evento abordou “Os serviços farmacêuticos e sua linha do tempo: Da aferição de pressão ao espaço de atendimento clínico”, com a participação do acadêmico do curso e sócio proprietário da Drogaria CrisFarma, Crispim Inácio; da farmacêutica, especialista em Farmacologia e em Saúde Coletiva e professora da Unesc, Bruna Wessler e do farmacêutico e especialista em Farmacologia e em Neurociências do Desenvolvimento e Excelência Humano, Filipe Chagas. A acadêmica da terceira fase do curso, Thifanny Fernandes, foi a mediadora da palestra virtual.

A manhã ainda teve debates com os temas “A atuação do farmacêutico como perito bioquímico” e “O que faz o farmacêutico analista clínico?”.

Formação de qualidade

Ao longo dos seus 20 anos, o curso da Unesc já graduou 887 profissionais farmacêuticos, que atuam em diversas áreas na região, de laboratórios, farmácias até indústrias. Vários dos egressos da Unesc se destacam como docentes e pesquisadores, inclusive nacionalmente.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti ressalta a importância da formação de profissionais de qualidade para atuarem e contribuírem com a assistência farmacêutica. “O curso de Farmácia da Unesc se manteve inovador e vem se desenvolvendo não apenas em infraestrutura, mas em pessoal, o que é de extrema importância, afinal, são as pessoas que constroem cotidianamente o curso de Farmácia e a Universidade, que crescem porque cada um deixa a sua contribuição”.

A coordenadora do curso, Juliana Lora, reforça as características de transformação e renovação que o curso possui. “Hoje temos curso que aborda várias áreas de atuação do profissional e a Jornada está trazendo justamente isso. Para nós é uma alegria saber que construímos uma trajetória tão grandiosa e ela só se fez possível porque temos um time incrível de professores e acadêmicos. Esta Jornada virtual e com tantas presenças brilhantes é a prova de que somos capazes de nos reinventarmos”.

A coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Farmácia, Angela Rossato, lembra que o curso é articulado com as demandas da sociedade e da profissão. “O resultado é reflexo do todo: acadêmicos apaixonados, professores dedicados, coordenação empenhada, apoio da Instituição e um lindo trabalho que nossos egressos fazem não só na região, mas em nível nacional e mundial”.  

A presidente do Centro Acadêmico de Farmácia, Gabrielly Ricken Silva, também deu as boas-vindas aos participantes do evento e salientou a importância da união para a realização da Jornada. “ A Jornada foi pensada com muito carinho para celebrar esses 20 anos de história do curso que impacta positivamente a vida de muitas pessoas”.

A programação da Jornada pode ser conferida de forma detalha no site Even3, mesmo endereço no qual devem ser realizadas as inscrições.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2020 às 15:21
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica comemora uma década de atividades da Farmácia Escola da Unesc

Jornada Acadêmica comemora uma década de atividades da Farmácia Escola da Unesc
Evento ocorrerá até esta quinta-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os 10 anos da Farmácia Escola da Unesc estão sendo comemorados esta semana, ao longo da 19ª Jornada Acadêmica do curso de Farmácia. O evento, que ocorrerá de terça a quinta-feira (29 a 31/10), teve um momento especial na manhã desta quarta-feira (30/10), com direito a depoimentos de acadêmicos, professores e profissionais da área sobre o trabalho da Farmácia Escola, bolo e parabéns a você para marcar a primeira década de atividades do local, que atende cerca de 3.500 pessoas por mês.  

A Farmácia Escola foi inaugurada em 15 de setembro de 2009 e desempenha um importante papel social no munícipio de Criciúma, fornecendo medicamentos e orientação farmacêutica aos pacientes em tratamento de doenças crônicas e/ou raras. O local proporciona ainda, um ambiente para a formação dos futuros farmacêuticos do curso de Farmácia da Unesc, integrando o ensino e o serviço em situação real.

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, afirmou que o trabalho da Farmácia Escola tem um reflexo na vida de pessoas que passam por problemas de saúde delicados. “Vocês que que trabalham ou vão trabalhar na área da saúde, imaginem o quanto nós temos que ser humanos e ter responsabilidade sobre cada paciente. Qualquer erro de avaliação, de tratamento e resultados pode impactar em uma vida. A responsabilidade é muito grande, mas a satisfação de ver a evolução do quadro da pessoa é indescritível”. Casagrande ainda citou a oportunidade que a Unesc proporciona aos seus estudantes, por meio da Farmácia Escola, aliar teoria e prática e da importância dessa parceria entre Universidade e poder municipal para a saúde.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, participou da criação da Farmácia Escola e agradeceu ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria de Saúde de Criciúma pela parceria nas atividades desenvolvidas pela Universidade. “Falar de Farmácia Escola para mim é motivo de alegria e emoção. Quando a gente pensou nela, a proposta foi trazer o modelo em parceria com as secretarias municipal e estadual. Não foi fácil, porque a Farmácia Escola desafia e desacomoda. Trabalhar com a vida real é mais difícil, mas agrega muito a formação. É no desacomodar que aprendemos. É com sentimento que ganhamos experiência”, afirma Indianara.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Zavadil, salientou que o SUS (Sistema Único de Saúde) não apenas salva vidas, mas oportuniza possibilidades de trabalho e experiências para profissionais. “Se não tivermos o SUS, teremos dificuldade de realizar o trabalho em saúde e em saúde pública. E debater esse tema durante o evento é muito importante para colaborar com as políticas públicas”.

A coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Lora, lembrou que mesmo que a época o MEC (Ministério da Educação) não exigisse que os cursos de graduação tivessem um espaço como a Farmácia Escola, a Unesc sempre entendeu esses locais como um importante espaço de formação acadêmica e de contribuição com a qualidade de vida da comunidade. “Isso vai refletir na sociedade quando tivermos profissionais com a marca Unesc atuando de maneira diferenciada no mercado. A gente faz a diferença lá fora porque aqui dentro temos oportunidade de desenvolver competências que vão além do conhecimento técnico. A Farmácia Escola proporciona esse cenário”.  

A supervisora de Estágios da Farmácia Escola da Unesc, Larissa Oliveira de Batista, ressaltou o orgulho que a equipe do local tem. “São 10 anos de uma construção diária. Paramos e refletimos sobre a nossa prática, que é construída a várias mãos. Equipe técnica, usuários, que são nossa maior motivação, e setor público. Nossos alunos têm o privilégio de poder lidar com o cenário real do SUS, trabalhar com diferentes patologias e públicos, atuar no uso racional de medicamentos e fazer a diferença na vida das pessoas”.

O momento de comemoração ainda contou com a presença do presidente do Centro Acadêmico de Farmácia da Unesc, Igor Colombo e da representante da comissão organizadora da Jornada Acadêmica, Bruna Giassi Wessler, que deram as boas-vindas e agradeceram pelo empenho de acadêmicos e professores na realização da Jornada.

Jornada Acadêmica


Os trabalhos da Jornada Acadêmica seguiram nesta quarta-feira com a mesa-redonda “Atuação do Farmacêutico no SUS: Realidades e Desafios”, com a participação da servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Terra de Areia, Rio Grande do Sul, Patrícia Bobsin Teixeira Flores; com o responsável pela Assistência Farmacêutica de Içara, Fabrício Pagani Possamai; com a responsável técnica pela Farmácia Escola da Unesc, Heby Valnier Mariano; com a gestora da Assistência Farmacêutica de Criciúma, Queli Cristina Bitencourt Sostisso Seifert e com a coordenadora da Assistência Farmacêutica de Urussanga, Gabriela Peraro Cemin. A mesa-redonda foi mediada pela professora Larissa Oliveira de Batista.

A 19ª Jornada Acadêmica tem como tema “Farmacêutico: Um mundo de possibilidades” e apresenta e debate as inúmeras possibilidades que a profissão oferece em diferentes cenários de prática. Entre as atividades promissoras que estão em destaque no mercado atual, que serão abordadas durante a jornada, estão a saúde coletiva, as práticas integrativas e complementares, análises clínicas e empreendedorismo.

Saiba mais

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de outubro de 2019 às 15:43
Compartilhar Comente

Farmacêuticos falando sobre saúde e meio ambiente!

PPGCA discute Saúde e Meio Ambiente em programa na Rádio Som Maior.
Mesa composta pelas Professoras farmacêuticas Dra. Patrícia Amaral e Dra. Silvia Dal Bo que atuam nesta linha de Pesquisa. Contribuindo com a temática também estiveram presente o Farmacêutico Renar Francioni Pacheco(Mestrando/PPGCA) e a Mestre Marília Schutz Borges (Professora do Curso de Farmácia e Doutoranda/PPGCA) que pesquisam nesta área de conhecimento. 

Por: Juliana Lora 06 de maio de 2019 às 17:45
Compartilhar Comente

Farmacêutica Pesquisadora da Unesc recebe premiação internacional

Os trabalhos realizados no Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc ganharão visibilidade internacional no próximo mês no Congresso Internacional de Esquizofrenia (International Congress on Schizophrenia Research - ICOSR). A responsável pelo destaque é a pesquisadora Alexandra Zugno, vencedora do Global Schizophrenia Award, prêmio oferecido pela primeira vez pela Sociedade Internacional de Esquizofrenia.

Alexandra atua no Laboratório desde 2008 e já orientou 23 mestrados e oito doutorados, além de ter 60 artigos publicados na área. A pesquisadora possui amplo currículo com graduação em Farmácia, habilitação em Análises Clínicas, graduação em Bioquímica, mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atualmente, sua linha de pesquisa tem foco no comportamento e na neuroquímica em modelos animais de esquizofrenia. O objetivo geral do estudo é identificar riscos associados ao desenvolvimento do transtorno e sugerir possíveis intervenções. Conforme Alexandra, o trabalho realizado no laboratório faz parte de uma rede que se junta a todo conhecimento gerado no mundo. “Cada um vai contribuindo com uma pecinha no grande quebra-cabeça. Todo conhecimento que se produz através da pesquisa é publicado com a intenção de se unir a outros e, assim, gerar uma evolução que traga benefícios para a sociedade”, completa.

Por: Juliana Lora 06 de maio de 2019 às 17:43
Compartilhar Comente

Farmacêutica Jade, professora da Farmácia e pesquisadora!

 Professora Jade de Oliveira do curso de Farmácia e os mestrandos Matheus Rodigues e Mariane Matias na pauta sobre as pesquisas sobre mal de Parkinson da UNESC!

Por: Juliana Lora 06 de maio de 2019 às 17:39
Compartilhar Comente