Farmácia

Evento "Doar é o Melhor Remédio" vai levar informações e atendimentos de saúde para a comunidade

Evento
Evento faz parte das atividades alusivas ao Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Farmácia Solidária, a Cruz Vermelha e a Equipe Multi-institucional levarão para a comunidade informações sobre o uso racional de medicamentos e sobre a importância de doar remédios que não estão sendo utilizados, além de realizam atendimentos e orientações em saúde para a população. No dia 11 de maio, das 8 às 12 horas, ocorrerá o evento “Doar é o Melhor Remédio”, no Salão Paroquial do bairro Mina do Mato, em Criciúma, com a participação de professores e estudantes da Unesc e profissionais de saúde.

No bairro, serão desenvolvidas atividades, como ponto de coleta e saída de campo para recolher doações de agasalhos e medicamentos, e a Feira da Saúde, com auriculoterapia, bingo, dinâmicas, liberação miofascial, stands com profissionais da saúde e zumba.

Doar é o Melhor Remédio” faz parte das ações alusivas ao Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de maio de 2019 às 17:16
Compartilhar Comente

Unesc realiza ação sobre o uso racional de medicamentos

Unesc realiza ação sobre o uso racional de medicamentos
Comunidade acadêmica pode doar remédios e receber orientações (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores, alunos, funcionários da Unesc e pessoas da comunidade que passarem pela Universidade nesta sexta-feira (3/5), receberão orientações sobre a maneira correta de utilizar medicamentos, poderão ainda doar remédios para a Farmácia Solidária ou mesmo deixar produtos que estejam impróprios para uso, para que sejam devidamente descartados. A ação alusiva ao Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio, ocorrerá das 18 às 21h30 no Bloco XXI-B e no Bloco R e é uma iniciativa do curso de Farmácia da Unesc.

Segundo a professora do curso, Bruna Giassi Wessler, o objetivo é levar informações sobre armazenamento e descarte correto de medicamentos, fazer a entrega de material informativo confeccionado para adultos e para crianças sobre os perigos do mau uso de remédios, além de coletar doações para Farmácia Solidária, que funciona nas Clínicas Integradas da Unesc. “Uso racional é ter o medicamento correto, para a pessoa certa, na dose certa e que seja tomado no horário correto. Hoje temos uma sociedade com elevados índices de automedicação”, afirma Bruna.

A professora da Unesc comenta ainda que o fato de se ter remédios sobrando em casa colabora com a automedicação. “Podemos acabar utilizando sem realmente ter necessidade, o que pode causar problemas e interações com outro medicamento que já esteja sendo usado”, alerta Bruna, lembrando ainda do cuidado que se deve ter ao tomar medicamentos que não sejam indicados por profissionais habilitados para tal. “O que é bom para uma pessoa não necessariamente será bom para outra”.  

Além desta sexta-feira, os interessados em entregar medicamentos para a Farmácia Solidária podem fazer a sua doação nas Clínicas Integradas e na Biblioteca Professor Eurico Back, no campus da Universidade, ou levar até a Unidade Básica de Saúde de seu bairro. Todos os remédios recebidos passarão por triagem antes de serem ou não disponibilizados para doação. A Farmácia Solidária recebe ainda medicamentos impróprios para o uso e realiza o devido descarte dos produtos.

Doar é o melhor remédio

As ações pelo Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos seguem no dia 11 de maio. Das 8 às 12 horas, ocorrerá o evento “Doar é o melhor remédio”, no Salão Paroquial do bairro Mina do Mato, em Criciúma.

No bairro serão desenvolvidas atividades, como ponto de coleta e saída de campo para recolher doações de agasalhos e medicamentos, e a Feira da Saúde, com auriculoterapia, bingo, dinâmicas, liberação miofascial, stands com profissionais da saúde e zumba.

O evento é uma realização Cruz Vermelha e Equipe Multi-Institucional de Criciúma.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de maio de 2019 às 14:24
Compartilhar Comente

Projeto Fitoterapia Racional encerra atividades de 2018 com revisão do aprendizado e elaboração de apostila

Projeto Fitoterapia Racional encerra atividades de 2018 com revisão do aprendizado e elaboração de apostila
Encontro ocorreu na Unesc e reuniu agentes da Pastoral da Saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Reunir o conhecimento popular das agentes da Pastoral das Saúde com o conhecimento científico da Universidade para promover a saúde e o bem-estar da população, por meio do uso de plantas medicinais, é o foco do projeto “Fitoterapia Racional: Aspectos Taxonômicos, Agroecológicos, Etnobotânicos e Terapêuticos”. Realizado há 18 anos, por meio da parceria entre Unesc e Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma, o projeto de extensão envolve 450 agentes da Pastoral, divididos em cerca de 30 grupos que atuam entre Lauro Müller e Passo de Torres. Nesta terça-feira (11/12), realizou-se o encerramento das atividades de 2018, com uma revisão das plantas estudadas ao longo do ano e uma confraternização.

As trocas de informações com as agentes da Pastoral da Saúde ocorrem todos os meses, quando professores e estudantes do curso de Ciências Biológicas e Farmácia da Unesc recebem o grupo para estudar uma planta. O último encontro do ano marcou também a finalização de uma apostila que será distribuída às lideranças da Pastoral das regiões da Amesc e Amrec. Posteriormente, a apostila servirá de apoio para os encontros realizados com as demais agentes da pastoral, que multiplicam a informação. Este documento compila as informações botânicas, etnobotânicas, agroecológicas, farmacológicas e terapêuticas advindas do contexto popular, tradicional e científico das plantas medicinais estudadas. 

“São 10 plantas estudadas ao longo do ano. Estudamos da origem do uso popular até as pesquisas científicas que estão sendo feitas, como usar, as indicações, contraindicações, restrições de uso. A partir do momento que começamos a participar, nós nos fortalecemos. Os agentes sabem identificar as plantas, mas a parceria no projeto agregou muito ao conhecimento tradicional que já possuíam. Isso faz com que estejamos melhor qualificados para fazer o nosso trabalho. O conhecimento popular aliado ao científico faz com que nossa fala tenha mais credibilidade ainda”, afirma a coordenadora da Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma, Maria Rosa Fernandes Mendes.

Segundo ela, o projeto ainda conseguiu documentar o que até então era repassado por meio das gerações, pela tradição oral. “Os agentes são comprometidos e sabem da importância de participar e aprender cada vez mais. Eles estão repassando o conhecimento e ajudando a perpetuá-lo na comunidade”.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora do curso de Farmácia da Unesc, Angela Erna Rossato, ele agrega um valor inestimável tanto para a comunidade como para a Universidade pois além do saber popular sinalizar potenciais espécies para estudos científicos, há o registro destas informações, que uma vez compiladas, estarão disponíveis para as gerações futuras. “Há ainda a inserção do acadêmico com demandas da comunidade, vivenciando na prática os aspectos da profissão. O projeto agrega pesquisa, ensino e extensão, pois várias demandas instigam pesquisas, na forma de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Pesquisa Científica) e PIC (Programa de Iniciação Científica), além de dissertações e teses, também agregam conhecimento às disciplinas de Botânica, Farmacognosia e Fitoterapia vinculadas ao curso de Farmácia da Unesc”, afirma.

Nos encontros na Unesc, os participantes do projeto podem visitar o Horto Florestal, onde além de exemplos de uso e cultivo das plantas, eles podem identificar cada espécie por meio do tato, visão e olfato.

Associação Catarinense de Plantas Medicinais

Ainda na terça-feira, a Universidade recebeu a visita de membros da ACPM (Associação Catarinense de Plantas Medicinais) para uma reunião e posse da nova diretoria. A ACPM possui 18 anos e tem entre os membros da nova gestão (que ficará quatro anos à frente da entidade), representantes da Unesc.

Nova diretoria
Kátia Mara Batista - Presidente
Fernando Hellmann - Vice-presidente
Karen Berenice Denez - Primeira Secretaria
Angela Erna Rossato - Segunda Secretária (Professora da Unesc)
Jaci Helena Perottoni - Primeira Tesoureira
Antônio de Miranda Wosny - Segundo Tesoureiro
Vanilde Citadini Zanette - Coordenação de Eventos e Divulgação (Professora da Unesc)
Maique Weber Biavatti - Coordenação de Ciência e Tecnologia
Patrícia de Aguiar Amaral - Coordenação de Relações Internacionais (Professora da Unesc)

Conselho Fiscal
César Paulo Semionato
Angélica Garcia Couto
Alésio dos Passos Santos

Suplentes do Conselho Fiscal
Marilda Souza Velho
Maria Rosa Mendes
Tony de Carlo Vieira

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de dezembro de 2018 às 13:59
Compartilhar Comente

Professores e estudantes da Unesc participam de ação de cidadania em Criciúma

Professores e estudantes da Unesc participam de ação de cidadania em Criciúma
Atendimentos na área da saúde foram realizados neste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O fim de semana de alunos e professores da Unesc foi marcado por mais uma oportunidade de interação com a comunidade regional. Durante a manhã e tarde deste sábado (10/11), representantes dos cursos de Enfermagem, BiomedicinaMedicina, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia realizaram atendimentos e deram orientações para quem passou pela loja do supermercado Angeloni da Avenida Centenário. A ação teve o objetivo de levar inclusão social e fortalecimento da cidadania, além de disponibilizar serviços gratuitos e informações nas áreas de assistência, saúde, educação, cultura e lazer para a população.

A acadêmica da primeira fase de Medicina Lais Burato, afirma que se surpreendeu com a resposta da comunidade em sua primeira experiência em uma ação comunitária. “Eles foram muito receptivos e conseguimos passar várias orientações. Esse contato com a comunidade é muito importante e quero participar mais vezes. É um pouco do que vamos viver no nosso dia a dia profissional”, afirma a estudante.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, todos os finais de semana a Universidade participa em algum tipo de ação comunitária. “Essa parceria com o Sesc e Angeloni é muito produtiva não só para nossos alunos, mas para a contribuição que uma Universidade Comunitária como a nossa pode dar à região. As pessoas procuram muito o que nós oferecemos. A Universidade se tornou referência pelo seu comprometimento com a comunidade, pela formação de excelência e pelo protagonismo na região”, afirma.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, parcerias como as que resultam em ações como de sábado colaboram para o engrandecimento da participação da Unesc na comunidade. E os benefícios disso vêm para todos os envolvidos: do aluno que participa e agrega conhecimento para a sua formação profissional e cidadã até a pessoa que é atendida.

A iniciativa do Angeloni e do Sesc conta com a parceria de ONGs (Organizações Não-Governamentais) e empresas da região, da Unesc, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Famcri (Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente de Criciúma).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de novembro de 2018 às 17:22
Compartilhar Comente

Unesc participa de ação comunitária em Urussanga

Unesc participa de ação comunitária em Urussanga
Evento contou com a participação de 50 pessoas da Universidade (Fotos: Jessica Pereira – Assessoria de Imprensa de Urussanga / Divulgação) Mais imagens

A Unesc participou, na manhã de sábado (27/10), de uma ação social promovida pela Administração Municipal de Urussanga e da Secretaria de Saúde do município. A ação fez alusão as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento ocorreu na Praça Anita Garibaldi e contou com a participação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e do Programa de Residência Multiprofissional.

A ação tinha como objetivo a promoção da conscientização e a importância da prevenção. Entre os serviços prestados estiveram aferição da pressão arterial, orientação de medicamentos, auriculoterapia e ginástica laboral.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de outubro de 2018 às 16:31
Compartilhar Comente