Farmácia

Qualificação em profissões na área da saúde é oportunidade para carreira de sucesso

Qualificação em profissões na área da saúde é oportunidade para carreira de sucesso
Mais imagens

As carreiras na área da saúde apresentam amplas oportunidades de atuação em todo o território nacional e internacional, além de perspectivas promissoras para o crescimento profissional. Por essa razão, os cursos dessa área são altamente procurados, atraindo um grande número de concorrentes em busca das vagas disponíveis.

Na Unesc, a ampla variedade de cursos pode abrir portas para uma carreira bem-sucedida no mundo do trabalho. Segundo um levantamento feito em 2020 pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), seis dos 15 cursos mais procurados por estudantes são da área da saúde, representando 36,1% do total. 

Conforme o levantamento, o aumento da expectativa de vida da população é um fator que gera uma maior demanda por serviços na área da saúde, resultando em um aumento significativo no número de vagas de emprego disponíveis. À medida que as pessoas vivem mais, surge a necessidade de profissionais especializados e capacitados para garantir uma boa qualidade de vida, mesmo em idade avançada. Diante desse cenário, as possibilidades de atuação são amplas e variadas.

Segundo a pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni, os desdobramentos recentes da pandemia impulsionaram uma demanda urgente e crescente por assistência médica. Essa situação cria uma oportunidade promissora para aqueles que desejam entrar na área e seguir uma carreira sólida nesse campo em expansão. “A pandemia afetou praticamente todos os setores e trouxe novas tendências para o mercado de trabalho”, enfatiza.

Dentre os cursos da área da saúde ofertados pela Unesc estão: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Todas em sintonia com as práticas mais modernas e eficientes da área. 

Empregabilidade

Graziela destaca que os profissionais da área da saúde encontram um mercado com alto índice de empregabilidade, oferecendo bons salários e diversas oportunidades. Em relação aos salários, as profissões mais bem pagas de acordo com a seção de salários da plataforma Indeed são: Medicina; Odontologia; Enfermagem e Farmácia.

“Os futuros profissionais da saúde, tanto atuando individualmente como em equipes multidisciplinares, desempenham um papel fundamental na prestação de serviços. Eles oferecem cuidados abrangentes em consultórios, unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais, priorizando o bem-estar integral daqueles que necessitam de assistência”, comenta Graziela, lembrando os espaços oferecidos pela Instituição aos acadêmicos.

Laboratórios de ponta

A Unesc se destaca pelos seus laboratórios de última geração, que promovem a integração entre os acadêmicos e os tornam protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Dentro do ecossistema oferecido pela Instituição, destaca-se a metodologia chamada de Graduação Multi, modelo que proporciona espaços diferenciados para fomentar a criatividade e a colaboração entre os estudantes, desde as primeiras fases da graduação.

A oferta de mais de 150 mil atendimentos anuais nas Clínicas Integradas, por exemplo, colabora não só com os municípios de toda a região que têm pacientes atendidos na Unesc, mas beneficia famílias inteiras e colabora na prática dos estudantes da área. “Proporciona aos acadêmicos um contato prático desde as fases iniciais de sua formação. Essa abordagem dinâmica e conectada ao mercado resulta em uma visão abrangente e prepara-os para lidar com problemas complexos por meio de experiências significativas”, pontua Graziela.

“Contamos com uma infraestrutura completa que atende todas as necessidades dos estudantes da área da saúde. Nosso currículo é integrado entre todos os cursos, promovendo a multidisciplinaridade no cotidiano dos acadêmicos, preparando-os para se tornarem profissionais de saúde que enxergam o ser humano como um todo. Além disso, nossos professores têm experiência tanto no mercado de trabalho externo como internamente, o que garante que a realidade do dia a dia na área da saúde esteja presente no aprendizado dos nossos alunos”, enfatiza a pró-reitora.

Outro equipamento que integra a metodologia Graduação Multi é o Centro de Realidade Mista Antônio Carlos Althoff. O espaço tecnológico proporciona experiências diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem, interligando saberes e compartilhando experiências.

O Centro usa parte do ambiente real e parte do espaço virtual, tornando, assim, uma experiência mais interativa e imersiva. Na prática, os futuros profissionais, podem realizar treinamento em simulações cirúrgicas, além de obterem capacitações para uso de equipamentos altamente complexos, por meio das aulas com óculos de realidade mista.

Portas abertas para a transformação

Em mais de cinco décadas de existência, a Unesc já formou em torno de 50 mil pessoas, possuindo, atualmente, 15,5 mil acadêmicos; 57 cursos de graduação e 51 cursos de Pós-Graduação, sendo 38 especializações; oito mestrados e cinco Doutorados, além do Colégio Unesc; da Unesc Tec e da Unesc Virtual, com ensino na modalidade EAD e nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo (48) 3431 4500 (Whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h de segunda a sexta-feira. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2023 às 14:00
Compartilhar Comente

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia
Evento segue até quarta-feira com programação especial para acadêmicos da área Mais imagens

A noite gelada desta segunda-feira (12/06) no campus da Unesc foi o cenário para a abertura da 5ª Jornada Integrada da Saúde da Instituição. O evento, que reúne professores e acadêmicos de todos os cursos da área da saúde, neste ano tem a temática “Saúde 4.0: inovação e tecnologia a favor dos professionais e suas consequências”. A programação segue com atrações especiais até quarta-feira (14/06).

Para abrir o evento já em grande estilo a palestra da noite foi conduzida pelo professor doutor Jacks Soratto, abordando a temática central escolhida para a Jornada. De forma descontraída, Jacks demonstrou aos acadêmicos presentes as formas como a tecnologia e novas ferramentas podem colaborar para um atendimento mais dinâmico, porém não conseguem substituir a presença de um profissional de saúde com olhar atento.

Olhar atento e apurado ao novo

Para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, é uma felicidade e uma satisfação acompanhar o interesse pelo estudo do atendimento com olhar “multi”. “Todos nós somos formados por uma série de pecinhas que precisam ser analisadas como um todo. É muito bonito ver como o olhar ampliado ao conceito de saúde proporciona um atendimento mais amplo, mais humano e preparado para ver esse paciente como um ser humano por completo. Perceber todas essas dimensões, suas complexidades e a forma como a inovação e a tecnologia podem acrescentar nesse processo, é fundamental”, comentou.

A coordenadora da comissão organizadora do evento, a acadêmica Lívia Giordani Gonçalves aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes, a gestão universitária e aos apoiadores da Jornada. “Nos dedicamos para oferecer aos estudantes mais um momento de muito aprendizado conectado com as demandas atuais. Esperamos que todos aproveitem esta oportunidade e desfrutem do evento”, apontou.

Ainda na oportunidade, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriela Minhos, parabenizou os colegas pelo empenho na organização da Jornada, entregou uma homenagem à comissão responsável pelo evento e fez questão de, acompanhando a pró-reitora, chamar a atenção para a importância dos debates realizados em torno da temática do projeto estadual de Universidade gratuita.

“Enquanto Comunitária, nossa Unesc precisa defender esses recursos destinados a instituições sem fins lucrativos. Defender isso é defender a manutenção das bolsas de muitos de nós e, mais do que isso, defender o reflexo da força da Universidade diretamente na comunidade, com Extensão, com Pesquisa, com atendimento em saúde e tudo mais que enxergamos diariamente ao estar aqui”, pontuou Gabriela.

Representando o prefeito Clésio Slavaro, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, prestigiou a abertura oficial do encontro e enalteceu a importância do contato acadêmico com assuntos que já são realidade no cenário local e mundial. “Na pandemia, por exemplo, precisamos lidar com algo que até então não fazia parte da nossa rotina, a telemedicina. A partir disso, no entanto, conseguimos implantar, em parceria com a Unesc, um serviço que foi fundamental para os criciumenses e segue sendo um diferencial para a cidade”, relembrou, parabenizando a Universidade e as lideranças estudantis pela iniciativa.

Programação intensa

Nesta terça-feira (13/06) a agenda da 5ª Jornada Integrada da Saúde contará com a palestra “Impactos das Cirurgias Bariátricas nos tempos atuais”, às 19h30, com o presidente da Unimed Criciúma e cirurgião Leandro Avany Nunes. Na sequência, ainda na noite de terça-feira, às 20h30, a palestra “Distúrbios do sono e consequências” terá como convidado o fundados do Núcleo de Odontologia do Sono, Luiz Gustavo Martins.

Na noite de quarta-feira (14/06) quem comanda o palco são as convidadas Rosimeri Vieira e Ritele Silva, abordando a “Importância do empreendimento profissional” e a “Depressão e bournout e seus impactos na vida acadêmica, respectivamente, às 19h30 e 20h30. Todas as palestras serão realizadas no Auditório Ruy Hülse.

Nas tardes dos dois dias haverá ainda oficinas divididas sobre uso e descarte correto de medicamento, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos, além de abordagem acerca da humanização da saúde.

Confira mais fotos em:

noticias.unesc.net/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2023 às 22:05
Compartilhar Comente

Curso de Farmácia recebe Presidente do Conselho Regional da área

Curso de Farmácia recebe Presidente do Conselho Regional da área
Marco Koerich conheceu detalhes da atuação da graduação em projetos como Farmácia Solidária e Farmácia Escola (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Lideranças do curso de graduação em Farmácia da Unesc receberam, nesta quinta-feira (04/05), o Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC), Marco Koerich. O encontro serviu para que a liderança estadual pudesse conhecer de perto a atualizar-se sobre números referentes ao atendimento da comunidade nos projetos ligados ao curso.

Conforme Koerich, a visita foi produtiva. “Especialmente por ouvir sobre o impacto positivo na sociedade e, principalmente, na formação dos acadêmicos graduados em Farmácia pela Unesc”, destacou.

Para a coordenadora do curso, Sílvia Dal Bó, é de extrema importância a forma com que a Universidade se relaciona com os agentes envolvidos nas diferentes áreas. “Temos o prazer de apresentar nossa estrutura, nossos números e relatos que vêm de professores e acadêmicos, além da própria comunidade, sobre o cenário que envolve o curso de Farmácia na Unesc. Isso porque sabemos que a estrutura e a equipe que temos são referência no estado”, pontuou.

Um dos destaques da conversa, de acordo com a coordenadora do projeto Farmácia Solidária, foi a metodologia utilizada nas ações que envolvem todos os alunos que passam pela graduação. “São 17 anos de um projeto sólido, estruturado e de extrema credibilidade. Da criação até hoje, todos os acadêmicos que formados pela Unesc tiveram a experiência de passar pela Farmácia Solidária. Isso lhes oferece uma bagagem extremamente diferenciada”, acrescentou, informando ainda que o curso conta com  farmacêutico em tempo integral na Farmácia Solidária e o espaço também possui certificado de regularidade técnico emitido pelo CRF.

Após a visita ministrou aula para a turma da primeira fase da disciplina Ciências Farmacêuticas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de maio de 2023 às 09:13
Compartilhar Comente

Farmácia Solidária: “É um projeto lindo que serve de exemplo para o Brasil”, afirma conselheira federal

Farmácia Solidária: “É um projeto lindo que serve de exemplo para o Brasil”, afirma conselheira federal
Mais imagens

Criada em 2006, a Farmácia Solidária, setor integrado às Clínicas Integradas da Unesc, é mais um serviço da Universidade que impacta positivamente toda a região Sul catarinense. Benefício à comunidade que é comprovado pelos números: somente em 2022 foram R$ 1,6 milhão em medicamentos doados, R$ 2,2 milhões de remédios arrecadados e aproximadamente 20 mil atendimentos realizados.

Tudo isso foi apresentado à conselheira federal de Farmácia, Hortência Salett Muller Tierling, durante visita ao local nesta quarta-feira (22/03). “A minha impressão foi ótima porque, além de ter a presença de um farmacêutico durante todo o horário de atendimento, há o apoio técnico e a ligação direta com a Universidade para avaliar os medicamentos, fazendo triagem e análise, sempre que necessário. É um projeto lindo que serve de exemplo para o Brasil. Já vimos outros projetos, mas que não têm este trabalho conjunto com a  Universidade e pode servir de referência para projetos de lei estadual ou federal”, enfatiza.

A Farmácia Solidária possui uma profissional responsável, três estagiários fixos e quatro bolsistas de extensão. Conta ainda com professores que supervisionam diretamente cerca de 180 alunos do curso de Farmácia que ao longo de cada ano atuam no setor desenvolvendo atividades como triagem, registro de medicamentos no sistema, controle de qualidade, entre outros.

“É um projeto que nasceu por meio de parcerias, inclusive apresentado ao Conselho de Farmácia para regulação, e hoje temos o privilégio de ter a Hortência, ex-presidente do Conselho Regional nos representando no Conselho Federal, para conhecer de perto. Recebê-la na Unesc significa levar as ideias e as estratégias da Farmácia Solidária para outro âmbito de discussão. Ficamos felizes com a visita e pensamos que, a partir disso, surgem novas ideias para fortalecer a Farmácia em âmbito nacional”, destaca a coordenadora da Farmácia Solidária, professora Indianara Reynaud Toreti.

Desde a sua criação, há quase 20 anos, já passaram pelo setor mais de mil alunos do curso de Farmácia que, formados, atuam na região. 

“Percebemos que o impacto social de uma Universidade Comunitária como a nossa é muito grande. Somos uma Instituição que investe na própria operação, por isso temos a Farmácia Solidária, as Clínicas Integradas, estamos todos os dias nas comunidades promovendo atendimentos totalmente gratuitos, entre tantas outras ações”, destaca a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes.

Segurança

Hortência salienta que a preocupação com a Farmácia Solidária por parte da Universidade é perceptível. “Isso dá uma segurança maior ao paciente, pois sabemos que, às vezes, o medicamento pode não ter sido armazenado de maneira correta na residência, ficando exposto à umidade ou incidência solar, o que pode diminuir a sua qualidade. Mas todo este aparato técnico, esta análise dos professores junto aos acadêmicos de Farmácia e com os farmacêuticos, gera maior segurança ao usuário que tanto necessita e que, às vezes, não encontra no Sistema Único de Saúde, ou não tem condições de adquirir em farmácias. Fiquei surpreendida positivamente com o que foi apresentado”, pontua.

Hortência, que visitou a Farmácia ao lado do conselheiro federal suplente, Otto Quintino Júnior, esteve também esteve na Universidade para proferir palestra para acadêmicos, professores e egressos do curso de Farmácia. Na ocasião, ela abordou o tema “Consultório Farmacêutico: aspectos legais para a sua implantação”.

O nascimento da Farmácia Solidária

A Farmácia Solidária é uma causa nobre desde o seu nascimento. A ideia foi do integrante da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes, que também atuava no Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e no Instituto Médico Legal (IML). “Durante a verificação dos óbitos eu percebia que em algumas residências haviam as receitas, mas não tinham os medicamentos. Em outras casas, via muitos remédios. Então passei a pensar em como fazer chegar os medicamentos que sobravam para aqueles que não têm condições. Na época, a Cruz Vermelha era vinculada à Unidade Básica de Saúde do bairro Pinheirinho e levava para lá, mas havia aqueles que não eram padronizados na rede de saúde, então procurei a Unesc na busca por regularizar isso”, recorda Fernandes.

Mais informações: gera

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2023 às 13:08
Compartilhar Comente

Acadêmicos e colaboradores da Unesc ganham novo espaço de convivência

Acadêmicos e colaboradores da Unesc ganham novo espaço de convivência
Mais imagens

Os 15,5 mil acadêmicos e os mais de 1,5 mil colaboradores da Unesc ganharam uma nova estrutura pensada no bem-estar. O Espaço Conviver, localizado ao lado do Bloco S, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (17/03), com a presença de estudantes e colaboradores.

Na estrutura a comunidade acadêmica pode interagir, fazer as refeições e repousar entre os intervalos das aulas ou do trabalho. O espaço, que recebeu investimento de R$ 420 mil, faz parte das muitas obras previstas e realizadas durante o último período de férias.

“No decorrer de seus 55 anos, a Unesc ampliou o seu tamanho de modo significativo, multiplicando os espaços espalhados pelo campus. No Bloco S, onde inauguramos este espaço, se reúnem os cursos da área da saúde, de Engenharia Civil e Administração, com uma grande concentração de estudantes e também de colaboradores. Ao mesmo tempo que construímos espaços para o trabalho e para os estudos, também precisamos de locais para a convivência. Este espaço tem esta finalidade: nele, os estudantes e colaboradores podem aquecer a sua refeição, ouvir uma boa música, repousar, dialogar, conviver uns com os outros. Ficou um local bonito, leve, contemporâneo e do tamanho da importância que as pessoas têm na nossa Universidade”, destaca a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin, destaca a filosofia da Unesc focada na humanização dos espaços e que esta é a primeira etapa, pois há a possibilidade de ampliação. “A nossa reitora sempre sentiu a necessidade de espaços de acolhimento aos acadêmicos. Esta estrutura foi idealizada por ela antes mesmo da pandemia. É uma primeira etapa e já pensamos em projetar a continuidade até com restaurantes”, cita.

Especialmente projetado

Entre outras coisas, a estrutura conta com mobiliário, microondas, tudo pensado e projetado com todo o cuidado. “Pensamos em um local próximo a circulação principal, do bloco S. Como arquitetas, projetamos com carinho e com o compromisso de que seja apropriada à proposta. É uma obra de 100 metros quadrados, feita com estrutura metálica, bem moderna e humanizada com mobiliário colorido e alegre”, explica a arquiteta do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc (DPI), Suelen Santos.

Em nome dos colaboradores, que também têm acesso ao Espaço Conviver, a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Mariléia Maciel,Marileia, aponta para os sentimentos de alegria em presenciar a inauguração. “É um lugar de acolhimento, de bem-estar, pensando em qualidade de vida para acadêmicos e colaboradores. É uma conquista fantástica. Há alguns anos sonhávamos com esta estrutura e hoje vimos ela ser concluída. O sentimento é de gratidão à gestão da Universidade”, fala.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriela Minhos, também prestigiou a inauguração oficial e reforçou a importância do espaço. “É um local muito importante para que os acadêmicos possam interagir e também fazer as suas refeições. O Espaço vem para agregar ao movimento que a nossa Unesc faz de sempre acolher o acadêmico da melhor maneira possível”, diz.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de março de 2023 às 13:40
Compartilhar Comente