Farmácia

Parceria com prefeitura de Criciúma possibilita a oferta de mais de um milhão e meio de reais em bolsas de estudo na Unesc

Parceria com prefeitura de Criciúma possibilita a oferta de mais de um milhão e meio de reais em bolsas de estudo na Unesc
Robson Preto Cardoso, de 46 anos, e a família vivem momento de realização graças à possibilidade oferecida pelo Município Mais imagens

O sonho de cursar a graduação em Farmácia surgiu na vida de Robson Preto Cardoso, de 46 anos, ainda muito jovem. Aos 11 anos, quando precisou trabalhar para ajudar a família de origem humilde na cidade de Cornélio Procópio, Paraná, foi como balconista de uma farmácia que ele encontrou uma forma de renda e, mal sabia o então menino, uma profissão promissora para toda a vida. Atualmente, aos 46 anos, Robson construiu uma carreira na área comercial ligada à indústria farmacêutica e dá os sonhados passos para a formação técnica na graduação de Farmácia da Unesc. Além de estar em sala de aula realizando seu sonho, Robson tem o orgulho de ter a filha como colega, influenciada pela paixão do pai. Eles estão entre as centenas de criciumenses que realizam o sonho da primeira graduação graças ao montante de mais de R$1,5 milhão investidos em Bolsa de Estudos pela Prefeitura Municipal de Criciúma na Universidade.

Gabriela, de 19 anos, cresceu vendo o pai se dedicar ao ramo farmacêutico e, assim como ele, acredita nas inúmeras portas que se abrem com a formação acadêmica na área. Para o pai, a realização é completa e as perspectivas de futuro, imensuráveis. “Trabalhando há tantos anos nessa área eu vejo as oportunidades que ela oferece e desejo isso para a minha filha. Já que não tive condições de estudar lá atrás, quero agora aproveitar a oportunidade que a Unesc e a prefeitura oferecem e conquistar meu diploma. Quem se interessa encontra a oportunidade que precisa aqui”, garante.

O caçula da família, João Gabriel, tem 17 anos e já pensa na carreira profissional que quer seguir. Ao contrário do pai e da irmã, o garoto não demonstra interesse pelo ramo farmacêutico, mas já sabe onde vai buscar a realização de uma formação. “Ele está na reta final do Terceiro Ano e já sabe que é aqui, neste campus, que vai estudar. Como já buscamos todas as informações sobre as diferentes possibilidades de bolsas na Unesc, estamos confiantes de que ele também conseguirá reunir os documentos necessários para ser contemplado. O caminho ele já sabe, basta que tenha dedicação nessa entrega”, pontua o pai confiante.

Para quem, assim como a família Preto Cardoso, tem o sonho de conquistar o diploma de graduação, a dica do patriarca da família é simples: “Basta querer. Oportunidade e apoio da Unesc para isso, tem de sobra”, acrescenta.

Inscrições abertas

O processo seletivo para seleção de estudantes de graduação candidatos à bolsa de estudos na Unesc está aberto e recebe inscrições até a próxima segunda-feira, dia 20 de setembro. Conforme a coordenadora da Atenção ao Estudante, Juliana Lora, é importante que os estudantes de graduação que moram em Criciúma busquem a documentação necessária e façam a inscrição na tentativa de conquistar uma bolsa. “A oferta do Município contempla muitos acadêmicos e vale a pena a dedicação para entregar a documentação necessária. Percebemos que, por conta do processo burocrático, muitos estudantes desistem, porém, estamos à disposição para ajudar e orientar para que o maior número possível de acadêmicos seja contemplado”, explica.

A dinâmica de concessão semestral de bolsas de estudos por meio do Município, conforme o secretário-geral do Município, Vagner Espíndola Rodrigues, é rigorosa e segue uma série de exigências legais, porém é pensada de forma cuidadosa para oferecer justiça e oportunidade. "É imprescindível que o poder público participe efetivamente da formação de profissionais para que o desenvolvimento da cidade seja baseado em projetos realmente necessários. Em Criciúma o Governo entende essa necessidade e nunca mediu esforços para auxiliar na formação de cidadãos, sempre em parceria com a Unesc e todos que comungam do mesmo pensamento", destaca.

Entre as possibilidades oferecidas na Unesc por meio do Município de Criciúma está a bolsa de 100% para estudantes com deficiência e 50% para pessoas comprovadamente carentes. O cálculo do índice de carência levado em consideração na seleção é feito a partir de dados como o número de integrantes do grupo familiar, a renda mensal bruta familiar ou individual e o patrimônio familiar ou individual.

A parceria com a Prefeitura de Criciúma na concessão de bolsas, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, possibilita a mudança de vida de centenas de famílias a cada semestre. “Acompanhamos de perto a luta de muitos alunos que, por meio da Bolsa PMC, conseguem concluir a graduação e iniciar uma carreira. Muitos deles são os primeiros da família a conquistar o diploma. A dimensão disso é gigante. A Prefeitura confia na Unesc ao investir nas bolsas de estudos e nós confiamos nos estudantes que, formados aqui, fazem a diferença no mercado lá fora e, principalmente, mudam suas realidades dentro de casa por meio do conhecimento”, aponta.

Atenção na reta final

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) da Unesc trabalha em ritmo acelerado ao longo de toda a última semana de inscrições para o edital de bolsas de estudos da Prefeitura de Criciúma. Os acadêmicos que residem em Criciúma e tiverem interesse em fazer a inscrição para concorrer ao benmefício concedido pela Prefeitura podem acessar as informações completas no site da Universidade (https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/18#documentos) e tirar dúvidas por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2021 às 21:27
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Farmacêuticos falando sobre saúde e meio ambiente!

PPGCA discute Saúde e Meio Ambiente em programa na Rádio Som Maior.
Mesa composta pelas Professoras farmacêuticas Dra. Patrícia Amaral e Dra. Silvia Dal Bo que atuam nesta linha de Pesquisa. Contribuindo com a temática também estiveram presente o Farmacêutico Renar Francioni Pacheco(Mestrando/PPGCA) e a Mestre Marília Schutz Borges (Professora do Curso de Farmácia e Doutoranda/PPGCA) que pesquisam nesta área de conhecimento. 

Por: Juliana Lora 06 de maio de 2019 às 17:45
Compartilhar Comente

Farmacêutica Pesquisadora da Unesc recebe premiação internacional

Os trabalhos realizados no Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc ganharão visibilidade internacional no próximo mês no Congresso Internacional de Esquizofrenia (International Congress on Schizophrenia Research - ICOSR). A responsável pelo destaque é a pesquisadora Alexandra Zugno, vencedora do Global Schizophrenia Award, prêmio oferecido pela primeira vez pela Sociedade Internacional de Esquizofrenia.

Alexandra atua no Laboratório desde 2008 e já orientou 23 mestrados e oito doutorados, além de ter 60 artigos publicados na área. A pesquisadora possui amplo currículo com graduação em Farmácia, habilitação em Análises Clínicas, graduação em Bioquímica, mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atualmente, sua linha de pesquisa tem foco no comportamento e na neuroquímica em modelos animais de esquizofrenia. O objetivo geral do estudo é identificar riscos associados ao desenvolvimento do transtorno e sugerir possíveis intervenções. Conforme Alexandra, o trabalho realizado no laboratório faz parte de uma rede que se junta a todo conhecimento gerado no mundo. “Cada um vai contribuindo com uma pecinha no grande quebra-cabeça. Todo conhecimento que se produz através da pesquisa é publicado com a intenção de se unir a outros e, assim, gerar uma evolução que traga benefícios para a sociedade”, completa.

Por: Juliana Lora 06 de maio de 2019 às 17:43
Compartilhar Comente

Farmacêutica Jade, professora da Farmácia e pesquisadora!

 Professora Jade de Oliveira do curso de Farmácia e os mestrandos Matheus Rodigues e Mariane Matias na pauta sobre as pesquisas sobre mal de Parkinson da UNESC!

Por: Juliana Lora 06 de maio de 2019 às 17:39
Compartilhar Comente