Farmácia

Projeto da Unesc oferece atendimento farmacêutico

Projeto da Unesc oferece atendimento farmacêutico
Projeto visa acompanhar pacientes durante o tratamento medicamentoso (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Responsáveis pela produção e dispensação de medicamentos, os boticários eram profissionais que, no século passado, tinham o contato direto com os pacientes. Anos mais tarde, já conhecidos como farmacêuticos e tendo acesso a formação profissional por meio de curso superior, eles continuaram atuando no cuidado com os medicamentos e os pacientes, porém, assumindo outras funções dentro das farmácias, como a de gerenciamento do negócio. E para resgatar este contato mais direto com o paciente, a Farmácia Solidária da Unesc oferece desde 2012 o atendimento farmacêutico. O intuito do projeto é realizar um atendimento clínico farmacêutico às pessoas que estão em tratamento médico e instruí-las sobre a utilização e a conciliação dos medicamentos.

“Nós atendemos o paciente, coletamos as informações e avaliamos se o tratamento está adequado, se os pacientes seguem as orientações prescritas, se as doses e o tempo de tratamento estão adequado e se existem interferências medicamentosas”, explica a coordenadora do ambulatório de atendimento Clínico Farmacêutico, professora doutora Silva Dal Bó. Os atendimentos são realizados nas Clínicas Integradas da Unesc ou no domicílio do paciente.

Os atendimentos são realizados por estagiários das fases finais do curso de Farmácia, com a orientação de Silvia. Durante o auxílio, os profissionais instruem os pacientes para que eles entendam como funciona o tratamento medicamentoso. “Nós coletamos informações atuais e anteriores do paciente e tentamos resolver problemas, como por exemplo, o paciente toma diversos remédios e ele não está suprindo a meta terapêutica dele porque toma vários medicamentos juntos, ou por causa da quantidade, esquece com frequência de tomar algum deles”, comenta.

Exemplos

O atendimento também tem o objetivo de corrigir hábitos do paciente. “Muitas vezes ele toma o medicamento errado, então a gente resolve só organizando o horário. Ou percebemos que a dose não está adequada com o tipo do tratamento, então encaminhamos uma solicitação de adequação da quantidade ao médico”, explica.

Outros casos encontrados é a conciliação dos medicamentos. “Temos pacientes que vão em diversos médicos e um não sabe o que o outro profissional receitou. Um acaba interferindo no tratamento do outro, ou até o paciente tomando o mesmo medicamento e nem sabe. Então nós fazemos uma análise e o que pode ser realizado para corrigir isto”, acrescenta.

Para Silvia, o acolhimento é o principal agente do atendimento. “O paciente não sabe o que ele está tomando ou não entendendo o porquê ele está tomando aquele medicamento, por isso nós vemos a necessidade deste acompanhamento”.

Outra situação que ocorre com frequência é a negligência no uso de medicamentos. “Temos uma paciente que tomava 15 medicamentos diferentes ao dia e ela começou a tomar só a metade, pois achava que era muito. Veio aqui e começou a entender quais eram os problemas mais sérios e o que precisava proteger no corpo dela com o tratamento”, comenta.

Contato médico


“O atendimento não é igual a consulta médica, não temos o objetivo de fazer diagnóstico de doença crônica. Não temos o objetivo de interferir no que o médico prescreve”, explica Silvia.

Após o acompanhamento do paciente, se necessário, é realizado um contato com médico, que é feito através de cartas, relatando o que está acontecendo com o paciente. “A carta é lacrada e enviada direto para o médico responsável. Às vezes é enviada até para mais de um médico do paciente e eles costumam responder para nós também através de carta”, conta a professora da Unesc.

A maioria dos casos do contato com o médico rende bons resultados. “Em parceria com um psiquiatra, um paciente que tomava cinco psicofármacos atualmente toma apenas dois”, conta Silvia. “Outro paciente tomava medicamentos que um deles resultava em crise de gota (doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações) e depois de tirar o medicamento resolveu. No final das contas, muitas vezes é melhor suspender um medicamento do que aumentar a dosagem de outro”, acrescenta.

Diferencial


A cada semestre, até seis vagas de estágio são disponibilizadas para realizar os atendimentos. Suelen Souza é acadêmica de Farmácia da Unesc e neste semestre será uma das estudantes participantes do programa. Para ela, o principal objetivo do programa é colocar em prática a teoria do curso. “É uma nova mudança de postura, pois começamos a olhar para o paciente como um todo, ver o que ele passa e o que podemos fazer para ajudá-lo”, explica.

Para os acadêmicos participantes do projeto, o contato com os pacientes é o principal diferencial. Segundo Jéssica Pacheco, o aprendizado colabora com a formação de profissionais com um outro olhar. E Lucio Guasselli acredita que o mercado precisa justamente desse foco. “Vamos lidar com isso diariamente e precisamos dessa orientação de acompanhamento do paciente”, considera o aluno.

E esse diferencial também percebido pelos pacientes. Zenaide Garcia Adriano Barbosa é atendida há um ano pelos profissionais. “Eu fui pegar um medicamento na Farmácia Solidária e a moça do balcão me perguntou porque eu estava tomando aquele medicamento. Ali mesmo eu tive meu primeiro contato com o pessoal e eu amei”, comenta.

Para Zenaide, a confiança é uma das peças chaves. “É difícil a gente se abrir com as nossas doenças para as pessoas, mas ali nós nos sentimos acolhidos, pois eles começaram a me explicar o porquê eu estava tomando aquilo e me instruindo sobre os medicamentos que eu tinha nas receitas”.

Como participar

Os atendimentos são realizados mensalmente ou a cada dois meses. Para participar, a pessoa deve procurar a Farmácia Solidária, nas Clínicas Integradas. O atendimento não tem custo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de agosto de 2018 às 15:33
Compartilhar Comente

Presidente do Conselho Nacional de Saúde palestra na Unesc

Presidente do Conselho Nacional de Saúde palestra na Unesc
​Ronald Ferreira abortou o tema “SUS: Perspectivas e desafios em cenário de crise” (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Alunos do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc, além de acadêmicos dos cursos de Odontologia, Farmácia, Medicina e Nutrição acompanharam na tarde desta quarta-feira (15/8) uma palestra do Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira. Ele esteve na Universidade e pôde conhecer a estrutura dos cursos de saúde oferecidos na instituição. Em sua fala com os alunos, Ronald levantou o assunto “SUS: Perspectivas e desafios em cenário de crise”.

Conforme o presidente, o principal objetivo da conversa com os alunos foi salientar que a escolha de trabalhar nessa a área da saúde exige muita ciência, muita técnica, mas principalmente muito compromisso político com a vida. “Hoje vivemos um momento de muitos interesses dentro dessa área. Em minha fala procurei elencar alguns dos desafios que estão colocados nessa disputa hoje e qual o esforço estamos fazendo para que o trabalho em saúde tenha, na prática do dia a dia, o compromisso com a vida, especial com o direito à vida e o direito à saúde”, comentou.

Para Ronald, é essencial que as universidades formem profissionais preparados para essa realidade. “Quanto a isso saímos da Unesc com esperança ao ver uma Universidade inserida no seu território, comprometida com a missão de utilizar todo o seu potencial no ensino, na pesquisa e na extensão nessa área especial. É uma Universidade que se preocupa com a sua região e que faz valer o conceito de comunitária ao demonstrar seu compromisso em resolver os problemas de saúde dessa comunidade”, completa.

Apesar de considerar que no Sul do país o Sistema Único de Saúde (SUS) é favorecido, principalmente pelas condições econômicas de desenvolvimento da região, o presidente destaca que o sistema ainda enfrenta sérios problemas e que estes impactam no sofrimento das pessoas, assim como em todo o país. “Entre essas questões podemos pontuar problemas de acesso a especialidades e a procedimentos mais complexos”, acrescenta.

Troca de experiências com o visitante

Conforme a residente e mestranda em Saúde Coletiva e uma das viabilizadoras da vinda de Ronald a Criciúma, Giovana Vito Mondardo, o contato com a liderança nacional foi muito positivo, já que se faz necessário compreender, a nível de Brasil, o cenário que já é visto hoje em Criciúma. “O Ronald é catarinense, farmacêutico, Presidente do Conselho Nacional de Saúde, e tem um entendimento para além do SUS. Ele compreende todo esse contexto político que perpassa pela educação, pela economia, pelas desigualdades sociais que o Brasil vive hoje e que também nisso o SUS tem papel fundamental, agindo nas desigualdades. Ele pôde contribuir muito com o debate”, explicou.

Entre os principais assuntos trazidos pelo palestrante, conforme Giovana, esteve as perspectivadas para o Sistema. “Isso porque para além da situação que a gente vê de desmonte, precisamos ter esperança e compreender que o SUS não é só uma política pública, que ele não pode ser simplesmente tirado e colocado outra coisa no lugar. A gente sabe que hoje o povo brasileiro não vai ter condições de viver em um país sem saúde pública. Precisamos saber como fazer para que no futuro o SUS não seja um mero arcabouço de políticos falando de saúde porque é uma causa sensível, mas, sim, que seja uma causa de objetivo e comprometimento de toda uma sociedade que visa desenvolver o Brasil acima de qualquer coisa”, completou.

A participação da Universidade na troca de experiências com um profissional com tamanha bagagem, para Giovana, é de extrema importância, pois toca em um dos diferenciais da graduação. “A formação, especialmente na área da saúde, precisa ser pautada de forma comprometida com a sociedade. Dentro das salas de aula hoje os cursos da saúde têm migrado para o estímulo à criticidade dos movimentos, dos seres humanos. Quando a gente vai para a prática, percebe que não é como gostaríamos que fosse, mas o que você vai fazer para mudar isso? Porque a crítica pela crítica por si só não vale. Para nós, que fazemos um apanhado do ponto de vista político, é necessário promover formas de viabilizar o SUS de maneira integral, universal e de qualidade e promover esse debate também é fundamental dentro da Academia”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 15 de agosto de 2018 às 19:33
Compartilhar Comente

Jornada de Farmácia reúne profissionais e estudantes na Unesc

Jornada de Farmácia reúne profissionais e estudantes na Unesc
Evento ocorre até esta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais, professores e estudantes participam até esta quinta-feira (16/8) 18ª Jornada Acadêmica de Farmácia que traz debates com tema central “Farmácia Comercial: O ampliar de horizontes da atuação farmacêutica”. A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira (14/8), e trouxe quatro momentos com palestras e mesa-redonda.

A palestra “CRF: Conselho Regional de Farmácia e suas atribuições”, ministrada pela farmacêutica pós-graduada em Saúde Pública, inspetora da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e vice-presidente do CRF de Santa Catarina, Hortência Salett Muller Tierling, marcou o início dos debates.

“Principais Legislações Sanitárias aplicadas à Farmácia”, foi a palestra seguinte, ministrada pela graduada em Farmácia e Bioquímica, pós-graduada em Vigilância Sanitária e a fiscal da Vigilância Sanitária Criciúma, Giovana Remi Barbosa, e a pela farmacêutica e bioquímica e fiscal da Vigilância Sanitária de Criciúma, Cecília Citadin.

O primeiro período de atividades da Jornada ainda contou com a palestra “O caminho do proprietário até tornar-se farmacêutico”, com o profissional de Farmácia Mateus Carlos Emerin e com uma roda de conversa com a pró-reitora Acadêmica da Unesc, profissional de Farmácia, e doutora em Ciências da Saúde, Indianara Reynaud Toreti.

Os encontros da Jornada ocorrerão nos períodos matutino (8 horas às 11h50) e noturno (18h50 às 22 horas) e vão abordar assuntos como farmácia comercial, legislação sanitária, marketing, atribuições do CRF (Conselho Regional de Farmácia) e farmácia clínica.

Temas atuais


Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Lora, a escolha dos assuntos a serem debatidos partiu das necessidades também sentidas pelos estudantes, que participaram ativamente de todo o processo que culminou na Jornada.

“A gente sabe que a profissão farmacêutica tem muitos segmentos, mas a que mais emprega profissionais é a farmácia de dispensação. Em torno de 80% atua nessa área. Só esse número já justifica escolha do tema, mas temos os alunos têm uma preocupação maior. Sabem que as atribuições na farmácia comercial vão muito além da dispensação do medicamento e inclui a parte burocrática, atender as regras da Vigilância Sanitária, da Anvisa, do CRF e que esses serviços precisam ser oferecidos com excelência de qualidade. Por isso chamar profissionais que estejam em conselhos, órgãos como Vigilância Sanitária e que já tenham uma trajetória positiva na área da dispensação. Isso só vem a fortalecer e qualificar o evento”, afirma.

A representante da comissão organizadora da Jornada, Jade Oliveira, agradeceu o empenho dos estudantes na realização do evento. “Aproveitem as palestras e os minicursos. Eles foram feitos pensando em vocês”, comenta a professora.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Farmácia Alexander Fleming, Higor Teixeira Colombo, agradeceu pela participação dos estudantes na organização da Jornada e falou sobre a importância de eventos como este para a formação profissional.

O vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Lucas Gonçalves, reforçou o apoio do DCE em eventos que tenham como objetivo agregar e ampliar o conhecimento.

Mais informações

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2018 às 17:05
Compartilhar Comente

Graduandos vivem momentos especiais em formatura em gabinete

Graduandos vivem momentos especiais em formatura em gabinete
Unesc formou oficialmente, na noite desta quinta-feira (9/8) 72 novos profissionais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O mercado de trabalho ganhou oficialmente, na noite desta quinta-feira (9/8) 72 novos profissionais qualificados pela Unesc divididos nas áreas de Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Uma cerimônia especial de colação de grau em gabinete marcou a conquista dos acadêmicos, que puderam comemorar com a família e os amigos a grande realização do sonho da graduação.

A jovem Angela Caroline Beretta, de 22 anos, foi uma das graduandas que exibiu grandes sorrisos compartilhados com seus convidados ao longo do evento. Ela concluiu o curso de Biomedicina e teve comemoração em dose dupla nesta semana. “Na segunda-feira recebi a notícia de que fui aprovada para a bolsa do mestrado em Ciências da Saúde também aqui na Unesc. Mais um sonho se tornando realidade e que vamos comemorar hoje”, afirmou.

O responsável por conceder o grau a cada um dos acadêmicos foi o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. Em seu discurso o professor alertou para a melhor utilização da liberdade que os profissionais terão a partir de agora. “Desta noite em diante vocês estarão em pleno exercício da profissão, tendo uma liberdade diferente, pois não precisarão mais do acompanhamento e orientação dos professores. Lembrem-se que liberdade presume sempre o aumento de responsabilidade, pois isso é o mais importante”, comentou.

Ainda em suas palavras, Thiago salientou as três características que considera fundamentais para o sucesso profissional. “São elas a educação, o planejamento e a proatividade. Tenho plena convicção de que se vocês estão aqui é porque estão preparados para seguir em frente e encarar esses desafios. Agora são vocês que irão transformar sonhos em possibilidades e possibilidades em realidade para as suas vidas. A Unesc estará sempre de portas abertas porque é, foi e sempre será a nossa Universidade”, completou.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de agosto de 2018 às 21:27
Compartilhar Comente

Ampliação da atividade do farmacêutico é tema de Jornada Acadêmica na Unesc

Ampliação da atividade do farmacêutico é tema de Jornada Acadêmica na Unesc
Orientação por meio de consultas farmacêuticas é uma das novidades na área (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais, professores e estudantes estarão reunidos na Unesc entre os dias 14 e 16 de agosto para debater assuntos como farmácia comercial, legislação sanitária, marketing, atribuições do CRF (Conselho Regional de Farmácia) e farmácia clínica. O encontro ocorrerá nos períodos matutino (8 horas às 11h50) e noturno (18h50 às 22 horas) durante a 28ª Jornada Acadêmica de Farmácia que terá como tema central “Farmácia Comercial: O ampliar de horizontes da atuação farmacêutica”.

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia da Jornada, na coordenação do curso de Farmácia, localizada na sala 8 do Bloco S. As discussões serão realizadas por profissionais renomados no mercado e na área acadêmica. A abertura do evento na parte da manhã ocorre às 8 horas, e à noite, às 19h20, no Auditório Ruy Hülse, com a palestra “CRF: Conselho Regional de Farmácia e suas atribuições”, ministrada pela presidente do CRF de Santa Catarina, Hortência Salett Muller Tierling.

A Jornada tem a organização do CA (Centro Acadêmico) de Farmácia Alexander Fleming e da coordenação do curso.

Ampliando possibilidades


A formação em Farmácia habilita o profissional para três grandes áreas de atuação: Fármacos e Medicamentos; Alimentos e Análises Clínicas/Toxicológicas. Elas englobam 78 subáreas. Segundo o presidente do CA, Higor Teixeira Colombo, baseada nas possibilidades que o profissional tem, a programação da Jornada foi pensada para ajudar a ampliar o olhar do graduando e dos profissionais farmacêuticos para além da dispensação e devida orientação, mas também para toda a parte de fiscalização e marketing.

“Neste ano o evento irá abordar além da farmácia comercial propriamente dita, os órgãos que a norteiam e a forma como é feito o marketing delas. Vale salientar que a farmácia clínica será também abordada em nossa programação, pois é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço, devido à sua grande importância em relação à dispensação de medicamentos, acompanhamento, monitoramento do paciente, além da avaliação do tratamento, sinais e sintomas”, explica Colombo.

Farmácia clínica

A coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, explica que o atendimento clínico pelo farmacêutico é algo ainda pouco realizado pelos profissionais, mas que vem ganhando espaço há três anos como possibilidade de atuação além das atividades tradicionais como dispensação de medicamentos, gerenciamento da farmácia e controle de estoques e receitas. “O profissional está habilitado para realizar consulta farmacêutica, onde vai analisar a medicação utilizada pela pessoa. Alguns medicamentos não podem ser tomados no mesmo horário, pois vão interferir no tratamento que a pessoa está fazendo para um outro problema, por exemplo. E o farmacêutico tem o conhecimento sobre a ação das substâncias no organismo e vai poder orientar e tirar dúvidas, além de acompanhar o tratamento”, afirma.

Programação e mais informações

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2018 às 16:11
Compartilhar Comente