Farmácia

Unesc na mídia

Unesc na mídia
Mais imagens

Plantas medicinais e seus usos foram tratados pela Rádio Voz da Vida, de Nova Veneza. Na manhã desta terça-feira, as professoras Vanilde Zanette e Angela Rossato foram entrevistadas no programa Voz da Vida em Foco e falaram também do projeto do curso de Farmácia da Unesc que utiliza o saber acadêmico e o comunitário na área de plantas medicinais, em parceria com a Pastoral da Saúde.

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2018 às 11:03
Compartilhar Comente

Unesc na mídia

Unesc na mídia
Mais imagens

Fitoterapia foi tema do Programa Ponto a Ponto, da Rádio Som Maior, na última quinta-feira (12/7), e a professora do curso de Farmácia, Angela Rossato e a coordenadora do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, Patrícia Amaral foram as entrevistadas. Elas falaram da importância do estudo e uso das plantas medicinais e dos projetos e pesquisas na área realizados na Universidade.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de julho de 2018 às 10:56
Compartilhar Comente

Análises toxicológicas

Por: Juliana Lora 13 de julho de 2018 às 11:38
Compartilhar Comente

12 de julho - Dia da Fitoterapia no Estado de Santa Catarina

12 de julho - Dia da Fitoterapia no Estado de Santa Catarina
Livraria Florense Mais imagens

No dia 12 de Julho o estado de Santa Catarina comemora o DIA DA FITOTERAPIA, em homenagem a Irmã Eva Michalak (in memoria) em virtude do seu amor pelas plantas medicinais e ser referência no estado de Santa Catarina nesta área!

A Fitoterapia é um método de tratamento caracterizado pela utilização de plantas medicinais, em suas diferentes preparações, sem a utilização de substâncias ativas isoladas!

Esta forma de tratamento é a mais antiga e surgiu junto com a humanidade, inicialmente com o método de tentativa e erros, observação de animais doméstico e silvestres, observação das características da planta, como cheiro, forma, cor, que remetesse a alguma patologia, além dos rituais religiosos e místicos. O homem experimentava, observava os efeitos das plantas e selecionava as que lhe faziam bem!

Na atualidade, em nosso país,  a Fitoterapia se divide em Popular, Tradicional e Científica  e as plantas medicinais além de ser um recurso terapêutico utilizado por aproximadamente 80% da população mundial serve como base para a pesquisa fitoquímica e etnofarmacológica na busca de novos fármacos e protótipos para novos fármacos, tanto que estima-se que 40% dos medicamentos utilizados para o tratamento do câncer vem direta e/ou indiretamente de Plantas Medicinais.

A Fitoterapia está amplamente inserida no setor público e privado .


Fitoterapia Clínica e os profissionais da área da saúde

Por ser uma área multiprofissional vários profissionais podem atuar clinicamente nesta área, segundo as diretrizes de cada Conselho Profissional, sendo os profissionais que possuem competência legal para prescrição/indicação de medicamentos fitoterápicos no país são: médicos, cirurgiões-dentistas (apenas no campo odontológico), farmacêuticos com especialização em fitoterapia (apenas os MIPs), enfermeiros com pós-graduação em fitoterapia (somente como integrante de equipe de saúde) e os nutricionistas com especialização em fitoterapia e na forma de chá podem prescrever sem especialização (apenas suplementos e fitoterápicos como complemento de prescrição dietética).



Profissional Farmacêutico e a Fitoterapia:

Além dos aspectos clínicos da Fitoterapia o profissional Farmacêutico. devido sua formação na área de produção, controle de qualidade e disciplinas que permeiam sua graduação (ex: Farmacobotânica, Farmacognosia, Fitoterapia) tem como área privativa a direção e/ou responsabilidade técnica na indústria farmacêutica, na farmácia comunitária e magistral, na oficina farmacêutica, no serviço público de Fitoterapia, nas ervanarias, nas distribuidoras e demais locais onde são desenvolvidas atividades de assistência e atenção farmacêutica, relacionadas com plantas medicinais e fitoterápicos.

* O profissional farmacêutico, que cursar durante sua graduação a disciplina de Fitoterapia com no mínimo 60 horas/aula e realizar estágio com no mínimo 120 horas na área de Fitoterapia, também está habilitado segundo a a RE 546/2011 do CFF, para trabalhar com a Fitoterapia Clínica.  

 

Curso de Farmácia - UNESC e a Fitoterapia

O curso de Farmácia da UNESC é referência em Plantas Medicinais na instituição, por contemplar na sua grade curricular as disciplinas de Farmacobotânica, Farmacognosia, Fitoterapia e Fitoterápicos, disponibilizar com estágio de 120 horas nesta área e a UNESC possui um Horto Didático de Plantas Medicinais.

Além disso o Curso de Farmácia mantém parceria há mais de 15 anos com a Pastoral da Saúde - Regional Sul 4 com o Projeto Fitoterapia Racional com objetivo de trocar  saberes sobre Plantas Medicinais; projetos nas Unidades Básicas de Saúde do município de Criciúma, como a Quinta do Chá além de pesquisas na área da Fitoquímica, etnobotânica, etnofarmacologia e uso racional de plantas medicinais e várias atividades de educação em saúde  em empresas e na comunidade.

Conheça o Curso de Farmácia da UNESC:  https://www.unesc.net/portal/capa/index/22

Projeto Fitoterapia Racional.

 

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=pEz5mfFjuzY&t=12s

Por: Angela Erna Rossato 12 de julho de 2018 às 11:27
Compartilhar Comente

Viver SUS

Ter contato com profissionais, práticas e pacientes, vivenciando o cotidiano do trabalho na saúde coletiva é o que estudantes da Unesc estão fazendo, por meio do Ver/Viver SUS (Vivências e Experiências na Realidade do SUS da Região Carbonífera de Santa Catarina). O programa, desenvolvido pela Unesc em parceria com o Ministério da Saúde e a Rede Unida, teve início em 2012 e está realizando atividades em 2018.

O fisioterapeuta Régis de Souza França, de Criciúma, participou da segunda turma do Ver/Viver SUS, em 2013, quando estava na nona fase do curso. E a experiência o fez ter outra visão do trabalho em saúde coletiva. “Tinha curiosidade de conhecer melhor o a saúde pública e resolvi participar do Viver SUS. Tive uma experiência muito positiva. Passei uma semana conhecendo todo o trabalho desenvolvido em Urussanga e me apaixonei pela saúde pública. Tanto que resolvi participar do Residência Multiprofissional”, conta.

A coordenadora do Curso de Farmácia, Juliana Lora, esteve presente no VIVER-SUS edição de 2015. Para ela foi uma experiência única de socialiazação de experiências, pois além da oportunidade de se relacionar com acadêmicos de todos os cursos da Saúde, observando as percepções de cada um deles a respeito das atividades do SUS também foi a possibilidade de em um curto espaço de tempo conhecer as mais diversas atividades realizadas pelos profissionais do sistema público de saúde. COnclui dizendo que todo acadêmico deveria passar por vivências assim, pois transforma a nossa maneira de ver o SUS e nos faz perceber de que forma podemos atuar para transformar para melhor uma realidade.

Viver SUS atuará em municípios da região

O grupo ficará em “imersão” nos municípios, dedicando a semana a discussões sobre o SUS. Eles conhecerão os Planos Municipais de Saúde e o perfil epidemiológico de cada cidade.

Mais informações podem ser encontradas na pagina da UNESC, Edital 144/2018 PROACAD!

 

Por: Juliana Lora 05 de julho de 2018 às 15:12
Compartilhar Comente