Farmácia

Farmácia UNESC Noturno

Por: Juliana Lora 26 de junho de 2018 às 14:06
Compartilhar Comente

Profissional formado em Farmácia pode ingressar em mais de 80 áreas de atuação

Profissional formado em Farmácia pode ingressar em mais de 80 áreas de atuação
Mais imagens

Análises clínicas, controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental, gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, a atuação do farmacêutico passa por diversos setores que vão além das linhas tradicionais. São mais de 80 áreas de atuação que trazem diversos caminhos para aqueles que procuram uma profissão versátil.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, dentro do mercado de trabalho o que mais capta emprego ainda é a atuação em farmácias de dispensação, entretanto, são diversas as possibilidades. “Há uma facilidade muito grande de entrar no mercado de trabalho, cerca de 80% dos nossos egressos que estão inscritos no Conselho Estadual de Farmácia, estão empregados”, comenta.

Para preparar o profissional para essas diversas áreas de atuação, o curso tem em sua proposta de ensino o estudo do corpo humano, a química e funcionamento dos medicamentos, alimentos e cosméticos. São disciplinas como anatomia, fisiologia, química, microbiologia, bioquímica, farmacologia, patologia, tecnologia farmacêutica, atenção farmacêutica, bromatologia e tecnologia das fermentações.

Farmácia Solidária e Farmácia Escola

Dentro da Unesc, os estudantes do curso de Farmácia têm a possibilidade de participar de projetos que trazem a realidade do mercado de trabalho ainda durante a graduação. Dentre eles, estão a Farmácia Solidária e a Farmácia Escola, que estão localizadas nas Clínicas Integradas da Universidade

A Farmácia Solidária é uma iniciativa sem fins lucrativos que recebe doações da comunidade, médicos, indústrias farmacêuticas e distribuidoras de medicamentos, para serem redistribuídos àqueles que têm necessidade. As pessoas interessadas em receber medicamentos precisam realizar um cadastro e apresentar a receita médica atual. Os estudantes podem atuar no local.

Já a Farmácia Escola ocorre por meio de um convênio entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Criciúma, que prevê o fornecimento de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. É uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.  Esta é uma outra forma de os estudantes terem contato com a profissão.

Serviços farmacêuticos vão além do básico

O farmacêutico que atua em uma farmácia pode ir além dos serviços oferecidos de forma tradicional. Verificação de pressão e temperatura, conciliação de medicamentos, entre outras alternativas também fazem parte do ensinamento daqueles que entram na graduação.

“Por exemplo, uma pessoa toma cinco medicamentos. Não sabe se toma no horário certo, se faz o efeito certo. Então nós fazemos essa conciliação, estudando o caso do paciente e direcionamos, muitas vezes os pacientes tomam medicamentos com a mesma composição sem saber. Este é um atendimento clínico, que o farmacêutico também está habituado a realizar”, comentou Juliana.

Segundo a professora, esse tipo de atendimento é novo na profissão, e será oferecido na Unesc, por meio das Clínicas Integradas.

Por: Juliana Lora 26 de junho de 2018 às 14:01
Compartilhar Comente

Semana de TCCs

Esta semana os nossos formandos estão em um estado misto de nervosismo, ansiedade, expectativas e desafios! É a semana de apresentaçao do temido Trabalho de Conclusão de Curso! Muito interessante observar o sentimento deles neste momento que marca o grande passo para a formatura!!! Quase lá!!! 

Por: Juliana Lora 20 de junho de 2018 às 14:13
Compartilhar Comente

Serviços farmacêuticos nas empresas da região

Estudantes da 5ª fase e o professor Hugo dal Pont do curso de Farmácia da UNESC participaram nesta segunda feira, dia 19/06, de atividades de orientação farmacêutica na empresa La Moda, em Nova Veneza-SC. Na ocasião, os estudantes realizaram a tipagem sanguinea dos funcionários e deram orientações quanto à doação de sangue. Outro serviço ofertado foi a orientação quanto a importância da correta higienização das mãos, onde, com a chegada do inverno, existe a probabilidade de disseminação do vírus da gripe e este ato pode ser uma das formas de prevenção do processo. 

Isso porque durante o semestre, os acadêmicos obitveram o conhecimento a respeito dos diversos tipos de sangue bem como desenvolveram habilidades na prática para realizar o exame rápido de identificação do tipo sanguíneo. Através da integralidade dos conteúdos, nossos alunos estão vivenciando com a comunidade o conhecimento adquirido na academia! 

Por: Juliana Lora 20 de junho de 2018 às 13:42
Compartilhar Comente

Fitoterapia Racional

O curso de Farmácia participa de um projeto que incentiva o uso de plantas medicinais para a prevenção e o tratamento de doenças. O fitoterapia racional é desenvolvido há mais de 15 anos em parceria com a pastoral da saúde.

Farmacêuticos atuam com plantas medicinais desde a sua pesquisa, desenvolvimento de farmácos, produção de medicamentos, cosméticos e alimentos, até a orientação correta para sua utilização! 

 

https://www.youtube.com/watch?v=pEz5mfFjuzY

Por: Juliana Lora 20 de junho de 2018 às 13:37
Compartilhar Comente