Farmácia

Unesc procura voluntários para participar de pesquisa de desenvolvimento de cosmético dermatológico

Unesc procura voluntários para participar de pesquisa de desenvolvimento de cosmético dermatológico
O público alvo são os portadores de psoríase, dermatite atópica e diabéticos usuários de insulina com pele seca (Fotos e texto: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Três pesquisadoras da Unesc, Silvia Dal Bó, Monique Michels e Zoe Paulina Feuser, estão realizando uma pesquisa com um cosmético dermatológico que utiliza paraprobióticos na composição para melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas dermatológicos. O objetivo é avaliar a eficácia do uso de microrganismos inativados no tratamento de pele.

A pesquisa é desenvolvida com indivíduos portadores de três tipos de doenças cutâneas: portadores de psoríase, ou, dermatite e diabéticos dependente de insulina e tenha a pele seca. Ao todo serão necessários cerca de 100 participantes, sendo que cada grupo será composto por, no mínimo, 30 participantes. Quinze integrantes receberão um frasco de creme com placebo e 15 utilizarão o cosmético com o probóticos. Cada participante irá testar os produtos por um tempo máximo de 28 dias, respeitando o local de aplicação indicado pelas pesquisadoras. No tempo de teste, o voluntário retorna à Unesc para uma avaliação das especialistas e coleta de resultados. Podem participar pessoas de 18 a 60 anos. Gestantes, crianças estão impossibilitados de participarem dos estudos.

Os interessados em participar gratuitamente das pesquisas precisam estar em conformidade com os critérios de inclusão e exclusão das pesquisadoras. Os selecionados passarão por uma entrevista clínica e responderão um questionário. Os mesmos procedimentos ocorrerão no meio e no final dos estudos científicos.

O trabalho

Os trabalhos de pesquisa são elaborados desde o ano passado em parceria com a Gabbia Biotecnologia, empresa vinculada a Biohall Consultoria, Pesquisa e Inovação, localizada na cidade de Barra velha, em Santa Catarina

Segundo a professora e pesquisadora do curso de Farmácia, Silvia Dal Bó, em 2021 a equipe de cientistas realizou um estudo semelhante com pessoas portadoras com dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa. “A empresa nos pediu, em um primeiro momento, para desenvolvermos projetos para avaliar a atividade tópica deste produto (paraprobiótico). Naquela época então, nós pensamos em algumas doenças comuns de difícil controle, e propusemos quatro propostas iniciais para atividade tópica desses insumos. Naquela época nós desenvolvemos um projeto para testar no shampoo o incremento de paraprobióticos no tratamento da caspa. No final do ano, já tínhamos mostras de resultados bem significativos com a utilização do insumo no shampoo; os participantes ficaram muito satisfeitos com os resultados”, comentou.

Os interessados em participar das pesquisas podem ligar para as professoras Zoé pelo telefone (48) 99689-4664 ou Heloísa (51) 99663-6511. O contato também poderá ser feito pelo telefone do curso de Farmácia (48) 3431-2561, que também é WhatsApp, ou ainda pelo Instagram da Farmácia Solidária @fsolidariaunesc ou farmácia@unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 16:54
Compartilhar Comente

Ermo é contemplado com a Ação Comunitária dos acadêmicos de saúde da Unesc

Ermo é contemplado com a Ação Comunitária dos acadêmicos de saúde da Unesc
Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com atendimentos de futuros psicólogos, enfermeiros, biomédicos, nutricionistas e farmacêuticos (Fotos: Divulgação/Unesc) Mais imagens

Os acadêmicos dos cursos da área da saúde da Unesc foram a campo nesta terça-feira (24/05), para colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula e laboratórios. A ação comunitária e educativa foi realizada nesta terça-feira no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ermo, para atendimento às pessoas da comunidade.

Os universitários de Psicologia aplicaram escalas de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida. Os integrantes da Enfermagem realizaram aferição de pressão, os futuros biomédicos ficaram a cargo da tipagem sanguínea. A missão dos estudantes de Nutrição foi orientar sobre a alimentação saudável, já os discentes de Farmácia abordaram sobre a Farmácia Solidária e o uso racional dos medicamentos, além dos atendimentos de auriculoterapia. Aproximadamente 195 atendimentos foram contabilizados nesta participação acadêmica.

A ação social comunitária realizada no município aconteceu em parceria com a Secretária de Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Ermo. Simultaneamente às atividades desenvolvidas pela Unesc, os moradores ainda receberam serviços de corte de cabelo, doação de roupas, consulta com nutricionista, atualização de cadastro Único e atendimento com a equipe técnica do CRAS.  “Convidamos para a ação alguns cursos da saúde da Universidade para nossa ação. Os alunos da Unesc abrilhantaram as atividades e proporcionaram um bem-estar muito bom aos nossos munícipes. Só temos que agradecer a parceria”, declarou a secretária de Assistência Social, Bruna Flor dos Santos

Segundo a professora do curso de Psicologia, Ana Teixeira, a ação foi um sucesso, pois a possibilidade de diálogo interdisciplinar e a perspectiva da saúde integral foram destaque. “Os acadêmicos também tiveram momentos de ações recíprocas e conhecimentos compartilhados entre os cursos, como a importância do autoconhecimento, da autogestão das emoções e de uma orientação qualificada e assertiva às pessoas.  O dia de hoje representa a grandiosidade de uma Universidade Comunitária que cumpre o seu papel social oportunizando o aprendizado para o exercício profissional por meio da promoção do bem-estar das pessoas”, pontuou.

A Ação Comunitária é uma iniciativa da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e tem como foco promover a integração entre a Unesc com a comunidade.

(Texto: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 14:15
Compartilhar Comente

Unesc realiza Seminário Regional com foco nas práticas integrativas

Unesc realiza Seminário Regional com foco nas práticas integrativas
Atividades são realizadas durante todo o dia na Unesc (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

A Unesc foi sede de Seminário Regional do Observatório Catarinense das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) com a participação de cerca de 70 gestores municipais da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O evento abriu a programação preparada pela instituição e conta ainda com palestras sobre os desafios e as oportunidades no território, experiências exitosas no campo das PICS, temas como plantas medicinais, auriculoterapia, acupuntura, reiki, aromaterapia, ventosa e moxabustão.

A Universidade faz parte núcleo regional avançado do Observatório Catarinense de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Oc-PICS), vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc / Oeste) em parceria com a Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) e a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS. Dentre eles, a acupuntura, o reiki, aromaterapia, constelação familiar, homeopatia, cromoterapia, musicoterapia, fitoterapia, entre outros.

Conforme a coordenadora da área da Saúde da Unesc Graziela Amboni, que também estava presente na abertura da jornada, a práticas têm representado melhora na qualidade de vida das pessoas. “Ficamos muitos felizes em saber que podemos juntos com o Observatório, estar trazendo novos resultados com relação a expansão das PICS. Práticas alternativas de qualidade de vida é tudo que precisamos para uma saúde integral. Entendemos que juntos buscaremos um mundo com uma qualidade de vida melhor e uma saúde integral para todos”, destacou.

“Hoje é o primeiro encontro com esse Seminário”, complementou a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Silvia Dal Bó, que falou da importância da Universidade nesse processo de crescimento. Silvia também apresentou exemplos de experiências exitosas no campo das PICS ocorridos em alguns municípios da região. “Nosso papel, neste momento, enquanto Universidade, é auxiliar nas pesquisas e em evidências científicas, além da publicação da pesquisa. Precisamos interiorizar o conhecimento. Por isso, a importância da participação do Observatório junto às entidades e órgãos governamentais para o plano de implantação das PICs nos municípios, ou seja, potencializar ainda mais esses serviços e sensibilizar gestores públicos de outros municípios para aderirem também às PICS dentro das suas atividades da saúde básicas”, salientou.

A coordenadora do curso de pós-graduação em Acupuntura da Universidade, Flávia Rigo mencionou que esse é um momento muito importante para a região como troca de experiências e conhecimentos. “Isso mostra como estamos abertos a novas possibilidades de tratamentos, novos conhecimentos e estamos muito engajados. Acredito que essa é uma maneira de cuidar do nosso cuidador, do nosso trabalhador”, comentou.

Participação dos municípios

O coordenador do Observatório Catarinense, Elvis Roberto Giacomim, enfatizou que é importante a participação das cidades para a evolução das PICS. “O Seminário é uma das ações do Observatório e serve para sensibilizar as cidades na consolidação das atividades”, disse. 

Além dos seminários, a ideia é qualificar os profissionais da rede de atenção à saúde em PICS, por meio de capacitação, oficinas, minicursos e rodas de conversas na perspectiva da educação permanente em saúde, além da importância de estabelecer parcerias.

O que são PICS

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) constituem-se em um conjunto de sistemas de pensamento e utilização de recursos na área da saúde, os quais envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde.

Dentre as situações em que as PICS podem contribuir para a manutenção da saúde estão os problemas de saúde com causas multifatoriais e autolimitados, prevenção e autocuidado e melhoria na qualidade de vida.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 15:22
Compartilhar Comente

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Chegou a vez de Meleiro celebrar um passo significativo na caminhada para o desenvolvimento socioeconômico acelerado. Nesta segunda-feira (02/05), a chuva que insistiu em cair em toda a região não foi o suficiente para afastar a comunidade do Lançamento do Plano de Desenvolvimento Socieconômico, primeiro passo do projeto realizado pela Unesc em parceria com o Sebrae e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

A metodologia a ser aplicada pela Unesc ao longo dos próximos meses foi apresentada pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Apesar de dominar as técnicas de planejamento e de análise de dados, conforme Gisele, não será a Unesc a responsável pelo sucesso da ação. “Nós iremos nortear esse processo, mas ele será um sucesso graças ao envolvimento de todos vocês que estão aqui no lançamento e dos que estarão conosco nas próximas etapas de trabalho. Unesc, Sebrae/SC, Amesc e Município estão unindo forças para esse resultado. Quando grandes atores como essas se unem em prol de um objetivo os frutos são inevitavelmente bons”, destacou no evento.

A noite de lançamento do sexto Plano entre os municípios da Amesc, para Gisele, marca mais um momento de grande honra para a Universidade. “A cada encontro como este me sinto privilegiada por podermos estar juntos dos municípios pensando de forma consciente o cenário no qual queremos estar daqui a dez anos. Cada uma das pessoas que participar estará ajudando a definir as rotas a serem percorridas para alcançar os objetivos vislumbrados”, pontuou.

Em mensagem transmitida no evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta deixou também seu recado à comunidade de Meleiro. “Tenho certeza de que o Plano de Desenvolvimento será um divisor de águas para esta cidade de povo guerreiro e engajada. Estamos juntos nesse desafio, ancorados em instituições dispostas a dar o seu melhor pelo objetivo comum. Contem conosco sempre”, enfatizou Luciane.

Oportunidade ímpar

A expectativa no Município é das melhores. Ao menos é o que garante o vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, que vê no desafio uma grande oportunidade. “Não é algo que já vem elaborado. Não vem em um pacotinho. Vai ser feito com a participação do município, do empresário, agricultor, do varejista. Acho que isso é o mais importante. Se precisamos crescer e sermos melhores, vamos começar com nós mesmos e com planejamento”, pontuou.

Para o prefeito Eder Mattos, este é o momento de analisar os motivos que fizeram com que a cidade deixasse de se desenvolver e, paralelamente, aprender com as lideranças para tomar atitudes ainda mais acertadas daqui em diante. “Cabe neste momento a comparação com os demais municípios e o resgate histórico. Se olharmos os dados atuais vamos observar que Meleiro se destaca em muitas áreas, fruto da dedicação do povo daqui. Nossa raça é trabalhadora e é por ela também que precisamos prospectar o futuro”, acrescentou.

Representando a Regional Sul do Sebrae/SC, Marcos Tondin destacou o significado da participação ativa da comunidade no evento. “Vocês todos poderiam estar confortáveis em casa neste dia de frio e chuva, mas estão aqui dispostos a participar de um movimento que olha para o futuro. Tenho certeza de que é esse empenho que fará a diferença para o sucesso dessa iniciativa na qual Unesc e Sebrae estão juntos dos municípios”, pontuou, enaltecendo ainda a beleza da apresentação que marcou a abertura do evento.

Do TCC à realidade

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Cristina Zeni, natural de Meleiro, já é uma representante ativa da Universidade no Município. Ela estudou minuciosamente um Plano de Mobilidade Urbana como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação e já apresentou no gabinete do prefeito para implementação na cidade. Na noite de lançamento do Plano, a egressa e o prefeito apresentaram ao público o projeto e mostraram que a pesquisa já será valiosa para as diretrizes que serão definidas a partir de agora.

Para Cristina, ver seu projeto sendo apresentado em um evento de tamanha importância e, principalmente, vislumbrar sua implementação, é emocionante. “Fiquei realmente emocionada vendo meu trabalho sendo levado em consideração dessa forma. É muito bom ser ouvida e saber que meu estudo poderá ajudar na prática de uma cidade melhor”, destacou.

A participação da profissional é motivo de inspiração para o adolescente Gabriel Cauã Longaretti Toldo, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Inês Tonelli Nápoli, de Araranguá, que cediou o evento. O aluno da rede municipal de ensino foi convidado a compor a mesa de autoridades da noite e aproveitou a oportunidade. “Acho muito importante participarmos desses encontros e das decisões que farão parte do nosso futuro. Vou incentivar a todos os jovens que participem dos workshops e acompanhem de perto este projeto que fará a diferença na vida de todos nós”, pontuou.

Esporte e arte

Os participantes foram presenteados com a participação especial do Grupo de Capoeira Armada Brasil, formado por crianças do Grupo de Convivência do CRAS 1 de Meleiro.

O próximo encontro de trabalho do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico será realizado no dia 17 de maio às 14h de forma virtual para o primeiro Workshop.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 12:05
Compartilhar Comente

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe
Foto: Divulgação Mais imagens

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Unesc, Vittor Teixeira, assumiu a presidência do Conselho dos DCE’s da Acafe. Ele permanece no cargo até o fim de 2022. “O meu nome foi escolhido em reunião realizada em Itajaí. Permanecerei nesta função até o fim do ano”, salienta Teixeira.

O conselho representa todos os DCEs das Universidades Comunitárias, integrantes do Sistema Acafe, e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Antes de Teixeira, o presidente era Leandro Freitas, do DCE da Univale, que estava no cargo desde o ano passado. “Fico muito honrado e feliz em poder representar a Unesc neste espaço e poder também fortalecer as lutas das comunitárias. Presidir o conselho será um grande desafio e vai exigir muita responsabilidade e trabalho, o qual me sinto muito confortável para encabeçar, pois os conselheiros são muito presentes e atentos às demandas dos estudantes”, enfatiza.

Vittor foi eleito presidente do DCE da Unesc após receber 1.919 votos, em eleição realizada no ano passado. “Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso movimento estudantil, tendo como resultado a escolha para presidir o Conselho dos DCE’s da Acafe. É um reconhecimento que nos enche de orgulho, pois os alunos nos ajudam a construir o ser e o fazer de uma Universidade Comunitária como a Unesc”, destaca a Reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Bandeira

Teixeira revela que a principal bandeira frente ao conselho será ampliar a defesa do Programa Uniedu e continuar dialogando com os DCE’s da Acafe. “Tudo isso para garantir a manutenção do 90/10 das bolsas Uniedu, que são fundamentais para a permanência estudantil e manutenção das nossas universidades, que todo recurso investido reverte para a comunidade através dos seus programas de pesquisa e extensão”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 11:58
Compartilhar Comente