Farmácia

Comunidade mais protegida: Unesc doa mais de dois mil litros de álcool 70%

Comunidade mais protegida: Unesc doa mais de dois mil litros de álcool 70%
Produção está sendo feita sob comando do curso de Farmácia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A semana já iniciou com muito mais famílias preparadas para se protegerem contra o coronavírus. Isso porque a Unesc entregou, na manhã desta segunda-feira (30/3) novos frascos de álcool gel 70% para a comunidade. Foram doados, só nesta segunda-feira, mais de mil unidades, divididas em 200 frascos destinados aos moradores do Residencial Carmel, 100 frascos ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga, 300 para comunidades carentes de Siderópolis e 500 para a Central Única de Favelas. No total, a ação realizada pelo curso de Farmácia, já entregou mais de dois mil litros do álcool utilizado na prevenção à Covid-19.

A expectativa é de que a produção seja continuada para que a Universidade consiga disponibilizar o produto para ainda mais famílias. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, essa é mais uma ação que utiliza as possibilidades da Instituição, mesmo em meio à situação de crise em todas as esferas no mundo todo, em prol da comunidade. “Nosso papel é trabalhar pelo bem das pessoas. Utilizamos, para isso, o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e toda a nossa dedicação, como neste caso em que não estamos medindo esforços para encontrar as mais diversas soluções com as nossas equipes”, salienta.

Professores e técnicos administrativos da Universidade trabalham ao longo dos últimos dias em regime de home office, porém com ainda mais afinco nas resoluções necessárias para a continuidade das atividades do semestre letivo e, mais que isso, no apoio à sociedade de toda a região.

Conte com o SOS Unesc – Covid -19

À disposição da comunidade desde a última semana, o serviço SOS Unesc Covid-19 tem sido um dos diferenciais oferecidos pela Universidade. Ele funciona como teletriagem atendendo pacientes por meio da plataforma Whatsapp e pode ser procurado em caso de dúvidas sobre a melhor forma de proceder diante da situação ou questionamentos sobre sintomas e qual serviço procurar.

A ação é uma iniciativa da Unesc com apoio do curso de Medicina e do Programa de Residências Médicas e Multiprofissional em Saúde da Instituição. No total são 72 residentes da área da saúde, 14 professores da área da saúde e 24 professores médicos à disposição do programa.

Para acessar o serviço basta adicionar o contato (48) 9 9183-8663 no celular e iniciar uma conversa no aplicativo Whatsapp. O serviço está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

Confira o vídeo produzido pela Unesc TV com a professora Vanessa Andrade sobre os diferentes tipos de álcool e a melhor forma de uso:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 14:18
Compartilhar Comente

Álcool em gel doado pela Unesc é distribuído entre pessoas em situação de rua

Álcool em gel doado pela Unesc é distribuído entre pessoas em situação de rua
Ação é realizada em parceria com a equipe do Consultório na Rua, da prefeitura de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

A união de esforços entre os cursos de Serviço Social, idealizador da proposta, de Farmácia, executor do trabalho, e do programa Consultório na Rua, da prefeitura de Criciúma, resultou na entrega de 100 frascos de álcool em gel para pessoas em situação de rua nesta segunda-feira (23/3). O álcool que servirá para higienização das mãos das pessoas assistidas pelo projeto foi produzido pelo curso de Farmácia da Universidade e doado por meio da articulação do curso de Serviço Social.

A missão da entrega do material nas ruas e da orientação sobre a pandemia ficou por conta dos colaboradores do Consultório na Rua, Cassio Eduardo Silveira Tondolo, assistente social, e Rosemere Medeiros Basílio, agende redutora de danos, que atuam diariamente na atenção à saúde das pessoas nesta situação.

Conforme Cássio, a doação é de extrema importância no apoio ao combate do coronavírus, já que essas pessoas não teriam a condição de comprar o produto e também precisam estar no combate à pandemia. “Por onde estamos passando estamos orientando sobre os riscos, a necessidade de prevenção e, nos locais onde há possibilidade, orientação sobre a forma correta de higiene das mãos”, explica.

Conforme a coordenadora do curso de Serviço Social da Unesc, Priscila Schacht Cardozo, essa é mais uma união do papel da Universidade com o curso, novo na Instituição. "O Consultório na Rua é um importante serviço do SUS que articula a presença do serviço social de forma muito importante e para nosso curso de graduação é a oportunidade de articular a missão da Universidade comunitária com os valores éticos e políticos da profissão”, comenta.

Neste domingo (22/3) a ação de doação de Álcool 70% foi iniciada com a entrega 25 litros do produto destinados ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC.)

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2020 às 16:38
Compartilhar Comente

Estudantes das últimas fases dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia poderão cumprir estágio em unidades de atendimento do Covid-19

Estudantes das últimas fases dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia poderão cumprir estágio em unidades de atendimento do Covid-19
Inscrições podem ser feitas até terça-feira (24/3) (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A Unesc, atendendo a Portaria n. 356/2020 do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde convida acadêmicos matriculados nos dois últimos anos de graduação nos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia para integrarem as equipes de saúde no atendimento de combate ao Covid-19. Os alunos que participarem da chamada poderão validar seus estágios obrigatórios, atuando nas áreas especificadas nos planos pedagógicos exigidos pelos cursos.

Os estudantes serão distribuídos de acordo com a necessidade os municípios da AMREC, AMESC e AMUREL, em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades, enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da chegada do coronavírus ao Brasil.

Para participar, o acadêmico deve encaminhar e-mail para o endereço eletrônico de seu curso respectivo (medicina@unesc.net, enfermagem@unesc.net, farmacia@unesc.net e fisioterapia@unesc.net), intitulado “Estágio COVID – 19”. Ele deve colocar em anexo cópia dos documentos de identificação civil em formato PDF, telefones e e-mail para contato, e a indicação de até três municípios em ordem de preferência em que pretende realizar a atividade. As inscrições serão realizadas entre os dias 22, 23 e 24 de março de 2020, sendo recebidas até as 20h do último dia.

Ao final do período de atendimentos será emitido certificado de participação no esforço de contenção da pandemia do Covid-19, com a respectiva carga horária, documento que também será considerado importante na pontuação para posterior seleção em residências nas determinadas áreas.

No Edital de convite, publicado neste sábado (21/3) no site da Unesc, estão designadas as áreas nas quais os estudantes de cada curso poderão contribuir neste trabalho.

No documento também é possível encontrar mais informações sobre inscrições e demais assuntos acerca da participação.

Com esta estratégia, a Unesc mais uma vez oferece apoio aos municípios na tentativa de unir esforços para o controle da pandemia.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de março de 2020 às 20:12
Compartilhar Comente

Atendimento na Farmácia Solidária está suspenso até 31 de março

Atendimento na Farmácia Solidária está suspenso até 31 de março
Mais imagens

Em virtude das medidas de prevenção ao Coronavírus os serviços da Farmácia Solidária da Unesc estão suspensos até dia 31 de março. A ação conjunta a outros setores da Universidade, vem ao encontro das normativas e recomendações do Ministério da Saúde para evitar a proliferação do vírus, sobretudo de maneira antecipada, tendo em vista que o município não possui nenhum caso registrado.

De acordo com a coordenadora do serviço de farmácia das Clínicas Integradas, Marília Schutz Borges, aproximadamente 70 pessoas passam diariamente na Farmácia para buscar a doação de medicamentos. Entre os mais procurados estão os remédios para hipertensão, diabetes, colesterol e depressão. “Neste período em que estamos em quarentena os pacientes podem procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa”, explica.

O trabalho interno de triagem de medicamentos será mantido pela equipe da Farmácia.

Atendimento nas Clínicas Integradas

As Clínicas Integradas da Unesc estão com os serviços parcialmente suspensos. Permanecem em funcionamento apenas os serviços conveniados com a Secretaria Municipal de Saúde: Ambulatório de feridas; Centro Especializado em Reabilitação (CER); Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pang); Farmácia Escola; Vacinas; Ambulatório de Estomias; Suporte Básico de Vida em Saúde (SOS Unesc).

Todos os serviços administrativos e setores da Universidade se mantém abertos e em atendimento.

Paula Darós - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de março de 2020 às 16:14
Compartilhar Comente

Encontro promove aproximação entre residentes, tutores e reitoria

Encontro promove aproximação entre residentes, tutores e reitoria
Novos residentes em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental participaram de apresentação na reitoria (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os novos residentes em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental da Unesc foram recebidos pela reitoria na tarde desta terça-feira (10/3) para um momento de apresentações, boas-vindas e conversa sobre as expectativas em torno das especializações, realizadas por meio do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade.

No total o Programa recebe neste início de semestre mais de trinta profissionais de diferentes áreas para um período de dois anos de especialização. São residentes graduados em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia divididos nas três turmas e que, a partir de agora, irão à campo aprender na prática sobre a área com a qual querem colaborar ao tornarem-se especialistas.

Tutores das residências também foram recebidos no encontro desta tarde, momento que serviu para que cada um dos presentes, iniciante ou veterano, compartilhasse seu perfil e sua expectativa ao ingressas na nova jornada.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a troca de informações e energia positiva como a percebida no encontro é como uma injeção de ânimos para a Universidade e para todos os envolvidos nos cursos. “É maravilho ouvi-los falar sobre a alegria de estarem aqui, sobre as expectativas altíssimas quanto ao aprendizado que terão nesse tempo e, principalmente, sobre a contribuição que cada um em sua área pode dar para o sistema de saúde”, aponta Luciane.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:12
Compartilhar Comente