Farmácia

Novembro Azul: Semana intensa de atividades pelos homens

Novembro Azul: Semana intensa de atividades pelos homens
As ações acontece no hall da reitoria e nas Clínicas Integradas / Fotos: Daniela Savi / AgeCom Mais imagens

O bem estar e os cuidados com a saúde do homem estão sendo prioridade em mais um Novembro Azul. A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, em parceria com a Coordenação de Saúde e o Departamento de Desenvolvimento Humanos (DDH) da Unesc, estão promovendo nesta semana diversas ações para alertar os homens sobre a conscientização e prevenção do câncer de próstata, bem como a importância dos cuidados com a saúde. 

Na manhã desta terça-feira (23/11), a Clínica Escola de Enfermagem realizou em suas dependências ações de testagem rápida para HIV (Aids), HCR (Hepatite C), sifílis e HBsAG (Hepatite B). Aqueles que perderam a oportunidade de realizar a testagem ainda poderão procurar na próxima sexta-feira (26/11), na Clínica Escola, nos seguintes horários: pela manhã, das 8h30min às 11h15min e à tarde, das 13h30min às 16h30min. Para fazer os exames é necessário apresentação de um documento oficial com foto.

Também na manhã de sexta, às 10 h, nas Clínicas Integradas, o curso de Nutrição irá promover abordagens com avaliação nutricional e orientação sobre prevenção de câncer. Muffins integrais de tomate também serão distribuídos para degustação. 

Bem estar

Para propiciar o bem estar aos homens que passarem pelo hall da reitoria, muitas ações estão programadas para a tarde desta quarta-feira (24/11), a partir das 13h30min. O Ambulatório de Farmácia Clínica e Práticas Integrativas e Complementares, preparou atividades de yoga, auriculoterapia, crâniopuntura, reike, fitoterapia, homeopatia, aromaterapia, dança circular, avaliação de farmacoterapia, verificação de glicemia e pressão arterial e muito mais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 14:32
Compartilhar Comente

Ações do curso de Farmácia reforçam Novembro Azul na Unesc

Ações do curso de Farmácia reforçam Novembro Azul na Unesc
Várias ações foram oferecidas aos homens que passaram pelo hall da reitoria(Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

Os homens da Unesc e aqueles que transitaram pelo hall da reitoria na tarde desta quarta-feira (24/11) tiveram uma oportunidade única. Foi uma chance especialmente preparada para que eles cuidassem da saúde. As acadêmicas do Ambulatório de Farmácia Clínica e Práticas Integrativas e Complementares ofereceram atividades de yoga, auriculoterapia, crâniopuntura, reiki, fitoterapia, homeopatia, aromaterapia, dança circular, avaliação de farmacoterapia, verificação de glicemia e pressão arterial.

Segundo a professora Flávia Rigo, do curso de Farmácia, o momento é de reflexão, conscientização e orientação em alusão ao Novembro Azul, visando a prevenção do câncer de próstata. 

“Oferecemos várias práticas integrativas que ajudam a diminuir estresse, e ajudam a relaxar. O homem precisa de um cuidado especial neste Novembro Azul, já que é muito desligado com relação aos cuidados com a saúde. Queremos alertá-los sobre o risco do câncer de próstata, por isso estamos aqui para orientá-los da melhor forma possível”, explicou.

Para o colaborador do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, Rodrigo Ribeiro de Freitas, a iniciativa é extremamente interessante e importante, tendo em vista que o homem não se cuida tanto quanto a mulher.

“Quando se tem a oportunidade de estar sendo beneficiado, com várias atividades aqui no campus,  isso é muito importante até pela facilidade. Isto também mostra a preocupação da Universidade com a saúde do seu funcionário, da sua comunidade acadêmica e de todos que acabam passando por aqui. É uma oportunidade única de fazer vários tipos de tratamentos, aqui neste mês importante para o homem”, comentou.

Testagem rápida

As ações do Novembro Azul continuam na próxima sexta-feira (25/11), na clínica da Escola de Enfermagem. Haverá testagem rápida para HIV (Aids), HCR (Hepatite C), sífilis e HBsAG (Hepatite B), pela manhã, das 8h30min às 11h15min, e à tarde, das 13h30min às 16h30min. Para a realização desses exames é necessário apresentar um documento oficial com foto.

Ainda na manhã de sexta, às 10 horas, nas dependências das Clínicas Integradas, o curso de Nutrição irá promover abordagens com avaliação nutricional e orientação sobre prevenção de câncer. Muffins integrais de tomate também serão distribuídos para degustação. 

A promoção do Novembro Azul é uma parceria da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias com a Coordenação de Saúde e o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 14:24
Compartilhar Comente

Professora da Unesc é eleita para participar do Conselho Regional de Farmácia

Professora da Unesc é eleita para participar do Conselho Regional de Farmácia
A farmacêutica Bruna Wessler estará representando a categoria e a Universidade a partir de 2023 no CRF-SC (Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

A professora e egressa do curso de Farmácia da Unesc, Bruna Giassi Wessler, foi eleita neste mês para ocupar uma cadeira de titular no Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF/SC). Bruna foi a mais votada na disputa estadual com 3.647 votos, 7,83% dos votos válidos, entre 21 candidatos. A posse está marcada para 10 de dezembro.

Ela contou, em entrevista ao programa Nossa Unesc que vai ao ar às 20h15min desta quinta-feira (25/11), detalhes da eleição, os planos para o mandato que exercerá no CRF/SC e algumas das pautas que pretende levar para as discussões dos farmacêuticos em nível estadual. O programa, que é exibido em TV aberta pela RTV Criciúma, canal 19.1 digital, já está disponível no canal Unesc Oficial no Youtube.

A eleição

Conforme o regimento interno do CRF/SC, Bruna toma posse neste ano, mas só começa a exercer o cargo no triênio 2023 a 2026. Sua bandeira de campanha foi baseada na aproximação da entidade com os associados. “Quanto mais o CRF estiver próximo, mais a gente consegue verificar quais os principais pontos precisamos melhorar para beneficiar os profissionais da nossa região”, explicou Bruna.

Segundo a futura conselheira, o Sul catarinense estava sem representatividade dentro da instituição há muito tempo. “Vamos recuperar este tempo e trabalhar para ampliar as ações. Estão surgindo várias áreas de atuação para o farmacêutico, como a farmácia clínica, a dupla Responsabilidade Técnica (RT), e também estamos pleiteando junto às prefeituras a contratação de profissionais para as farmácias das unidades de saúde”, acrescentou.

Presidente do CRF, Marco Koerich, também em campanha, esteve na Unesc para apoiar a candidatura da Bruna.A professora Bruna fez parte da chapa da situação, que saiu vencedora do pleito. “Temos muitas ações e muitas propostas que já vêm sendo desenvolvidas, algumas questões que agora por conta da pandemia a gente teve que tirar do papel. Vamos buscar resolver as questões de documentação para facilitar a inscrição dos profissionais e orientá-los sobre as outras áreas de atuação do farmacêutico que estão sendo regulamentadas e evoluindo através das consultas públicas", frisou. 

Farmácia clínica

Uma das principais bandeiras abordadas por Bruna no período eleitoral do CRF foi a adoção da farmácia clínica em Santa Catarina. Trata-se de uma política de conciliação terapêutica, já regulamentada em nível nacional, que permite aos farmacêuticos oferecer consultas a pacientes em farmácias.

"É como se fosse uma consulta farmacêutica. Dentro desse atendimento, a gente pode realizar diversas ações, dependendo do que o paciente necessitar. A gente pode fazer prescrição de alguns tipos de medicamentos, tudo já regulamentado. Podemos fazer encaminhamentos, solicitar exames e, principalmente, fazer análise dos medicamentos que o paciente já utiliza", comentou.

Ela apontou os diversos casos de pacientes polimedicados, "muitos que tomam de 10 a 20 medicamentos, para os quais, na consulta, a gente conseguirá analisar os medicamentos que tomam, os melhores horários, as relações entre um e outro e eventuais excessos". Bruna observou que, caso problemas sejam detectados, o farmacêutico pode procurar o médico responsável pela prescrição para rever o receituário.

Momento de fiscalizar

Para a conselheira eleita, a fiscalização do exercício profissional também estará em pauta quando estiver em atuação no CRF/SC. “Vamos fiscalizar e orientar aqueles que estão em atividades, mas não estão em dia com o Conselho. Também estaremos verificando carga horária, estabelecimento funcionando sem farmacêutico e mostrar a importância do Conselheiro para a categoria”, destacou.

Assista  a íntegra da entrevista no Programa de TV "Nossa Unesc":

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 14:04
Compartilhar Comente

Unesc retoma cerimônias presenciais de formatura

Unesc retoma cerimônias presenciais de formatura
Solenidade presencial, que estava interrompida desde o início da pandemia foi realizada no AM Master Hall (Fotos: Daniela Savi) Mais imagens

Depois de 18 meses, a Unesc voltou a realizar uma cerimônia presencial de formatura. O ato, um momento especial na vida dos acadêmicos e de seus familiares, bem como da Universidade e dos professores, foi realizado neste sábado (6/11), no AM Master Hall com transmissão pelo canal da Unesc TV no Youtube.

A amplitude do espaço permitiu a realização da formatura com a garantia do distanciamento e o respeito às regras sanitárias. Cada formando levou seus convidados e o uso de máscaras foi exigido durante toda a cerimônia.

Os 29 acadêmicos dos cursos de Farmácia, Psicologia e Enfermagem puderam vivenciar esse momento mágico e de tantas expectativas até ter em mãos o tão sonhado canudo. A colação de grau é um momento muito aguardado e simboliza a concretização de todo o caminho da graduação e o encerramento de um ciclo.

“Mesmo diante de tudo isso, a Universidade se ressignificou e colocou toda a sua expertise acadêmica e científica à disposição da sociedade para juntos enfrentar dificuldades e buscar soluções para os complexos problemas que enfrentamos”, destacou a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, que presidiu a celebração. Ela lembrou, ainda, das muitas mudanças que o período de pandemia de Covid-19 impôs e as vidas perdidas.

Nesse período, a pró-reitora lembrou que a Unesc não parou as suas atividades, reinventou o processo de ensino-aprendizagem e fortaleceu ainda mais o seu caráter comunitário, formando profissionais de saúde com excelência. “Vocês começaram a fazer parte de uma instituição que lhe dará uma identidade única, ser bacharel ou bacharela de enfermagem, farmácia ou psicologia pela Unesc, e com um universo de muitas possibilidades”, comentou.

Indianara pontuou o orgulho que os novos profissionais devem ter em carregar a Unesc em seus currículos. “Para nós, que dedicamos nossa vida profissional à Unesc, tem sido motivo de muito orgulho trabalhar numa Universidade voltada na formação do ser humano e comprometida com a justiça e com a comunidade, que valoriza o pensamento crítico e a postura ética, incentiva a criatividade, que cria constantemente ricos e novos espaços para os ensinos de excelência na graduação, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão e que redefine, constantemente, suas atividades, que são fundamentais para a comunidade interna e externa”, enumerou.

A paraninfa de todos os bacharéis, professora doutora Flavia Karine Rigo, lembrou que as profissões da área da saúde se tornaram fundamentais, ainda mais na pandemia. Ela ainda ressaltou a importância do aprendizado e das oportunidades dentro da Unesc e desejou uma ótima jornada a partir de agora. “Vocês são a renovação da esperança da vida. Que levem tudo o que aprenderam e espalhem com muito amor e muita paixão”, ressaltou.

As oradoras Isabela da Silva Lemos e Maria da Graça Ronsoni falaram em nome de todos os graduados, lembrando ponto a ponto da jornada acadêmica e dos apoios dos pais e dos professores. “A conquista de um sonho requer um primeiro passo e esse foi dado há cinco anos quando ingressamos na Unesc. Muitas vidas e histórias diferentes, mas todos com um objetivo em comum, nos graduarmos e nos tornarmos profissionais éticos e competentes em nossas áreas de atuação”, disse Isabela. Elas aproveitaram e agradeceram aos pais que sempre estão ao lado dando apoio e são importantes nessa conquista e aos professores que acompanharam todo o processo compartilhando muito conhecimento e transformação na vida de cada formado.

Professores foram homenageados e os pais receberam rosas e o abraço bem apertado de seus filhos recém-formados. Seguindo a tradição, os formados jogaram os capelos para o alto e, com muitos sorrisos e abraços, além do clima de muita emoção, a cerimônia foi encerrada. Esse grupo se soma aos tantos formados em 53 anos da Unesc que, atualmente, conta com mais de 13 mil alunos em 57 cursos de graduação e 50 de pós-graduação, sendo 38 especialidades, sete mestrados e cinco doutorados, além do Colégio Unesc e do UnescTec.

Também fizeram parte da mesa de honra os professores José Otávio Feltrin (patrono do curso de enfermagem), Eduardo João Agnes (patrono do curso de farmácia), Janine Moreira (patronesse do curso de psicologia) além da coordenadora do curso de enfermagem, Paula Ioppi Zugno, e da coordenadora-adjunta do curso de farmácia, Juliana Lora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de novembro de 2021 às 15:25
Compartilhar Comente