Farmácia

Professores e estudantes da Unesc participam de ação de cidadania em Criciúma

Professores e estudantes da Unesc participam de ação de cidadania em Criciúma
Atendimentos na área da saúde foram realizados neste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O fim de semana de alunos e professores da Unesc foi marcado por mais uma oportunidade de interação com a comunidade regional. Durante a manhã e tarde deste sábado (10/11), representantes dos cursos de Enfermagem, BiomedicinaMedicina, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia realizaram atendimentos e deram orientações para quem passou pela loja do supermercado Angeloni da Avenida Centenário. A ação teve o objetivo de levar inclusão social e fortalecimento da cidadania, além de disponibilizar serviços gratuitos e informações nas áreas de assistência, saúde, educação, cultura e lazer para a população.

A acadêmica da primeira fase de Medicina Lais Burato, afirma que se surpreendeu com a resposta da comunidade em sua primeira experiência em uma ação comunitária. “Eles foram muito receptivos e conseguimos passar várias orientações. Esse contato com a comunidade é muito importante e quero participar mais vezes. É um pouco do que vamos viver no nosso dia a dia profissional”, afirma a estudante.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, todos os finais de semana a Universidade participa em algum tipo de ação comunitária. “Essa parceria com o Sesc e Angeloni é muito produtiva não só para nossos alunos, mas para a contribuição que uma Universidade Comunitária como a nossa pode dar à região. As pessoas procuram muito o que nós oferecemos. A Universidade se tornou referência pelo seu comprometimento com a comunidade, pela formação de excelência e pelo protagonismo na região”, afirma.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, parcerias como as que resultam em ações como de sábado colaboram para o engrandecimento da participação da Unesc na comunidade. E os benefícios disso vêm para todos os envolvidos: do aluno que participa e agrega conhecimento para a sua formação profissional e cidadã até a pessoa que é atendida.

A iniciativa do Angeloni e do Sesc conta com a parceria de ONGs (Organizações Não-Governamentais) e empresas da região, da Unesc, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Famcri (Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente de Criciúma).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de novembro de 2018 às 17:22
Compartilhar Comente

Unesc Profissões: acadêmicos abrem as portas da Universidade

Unesc Profissões: acadêmicos abrem as portas da Universidade
Bruna visitou a Universidade em 2013 e hoje é acadêmica de Farmácia (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

“Bem-vindos a Unesc”. Quem está visitando o campus nesta quarta e quinta-feira (7/11 a 8/11) está sendo acolhido por quem recentemente esteve no Ensino Médio e sabe a importância do momento de escolha. Eles são estudantes como a Bruna Salvan, acadêmica da 9ª fase de Farmácia, que com um sorriso no rosto não esconde a satisfação de poder contribuir na Unesc Profissões. “É gratificante fazer parte deste momento. Aqui muitos encontrarão a área do conhecimento que se identificam e iniciarão sua trajetória”, conta a acadêmica.

Como Bruna, mais de 350 estudantes de graduação da Universidade estão recepcionando, tirando dúvidas e contando aos visitantes um pouco sobre a vida acadêmica. “É uma experiência diferente e muito prazerosa. Tentamos passar um pouco da paixão que temos pela Universidade e pela graduação, despertamos a curiosidade deles e, ao mesmo tempo, relembramos o porquê escolhemos estar aqui”, destaca o acadêmico da 6ª fase de Engenharia Química, Igor Studzinski.

Ao todo, durante os dois dias de evento, os acadêmicos da Unesc terão recebidos mais de 4 mil estudantes de Ensino Médio em uma viagem pelo conhecimento nas áreas da saúde, ciências sociais aplicadas, educação, tecnologias e engenharias.

Para o membro da comissão organizadora, Ricardo Michels, a contribuição dos acadêmicos está sendo indispensável para o sucesso do evento. “Eles fizeram o contato sincero entre Universidade e quem passou pelo local. Estão sendo dois dias de muito trabalho e dedicação para que a Unesc Profissões superasse as expectativas, e assim estão fazendo”, afirma Michels.

Uma viagem

Nesta edição, a Unesc Profissões leva seus visitantes em uma viagem que abre as portas do campus para os estudantes do Ensino Médio. Os estandes, com experiências químicas, atividades interativas, projetos tecnológicos e outras diversas atrações abordaram de forma dinâmica as possibilidades para o futuro profissional.

Além dos espaços dentro do Ginásio, os desafios levam os visitantes para além de um contato com a vida acadêmica. “Por áreas do conhecimento, eles são colocados em situações reais do dia a dia profissional. Assim, podem se identificar e ter certeza de suas aptidões e paixões”, conta Michels.

A Unesc Profissões é aberta ao público e ocorre até às 22 horas desta sexta-feira.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de novembro de 2018 às 15:14
Compartilhar Comente