Farmácia

Unesc recebe Encontro de Homeopatia do Sul Catarinense

Unesc recebe Encontro de Homeopatia do Sul Catarinense
Evento comemora o Dia Nacional da Homeopatia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais de Farmácia e Medicina, professores e estudantes de Farmácia estiveram reunidos na Unesc na manhã desta quarta-feira (22/11) para o 1º Encontro de Homeopatia do Sul Catarinense. O evento tem como objetivo divulgar e ampliar os conhecimentos em homeopatia e integrar os profissionais com a comunidade acadêmica. Temas como “Homeopatia Veterinária” e “Farmacotécnica Homeopática” foram abordados em palestras e mesa redonda.

A palestra de abertura, “Definição e Filosofia Homeopática”, com o médico homeopata Artur Zingano, trouxe aspectos da atividade e informações sobre o tratamento com medicamentos homeopáticos. “O homeopata não pode julgar o paciente. É ele quem vai conduzir até o seu problema. Por meio da conversa, o homeopata analisa para perceber o que está levando a estes sintomas. Partimos do princípio que não existe doença, e sim, doente”, afirmou Zingano. “A gente percebe a perturbação não física que pode se materializar em problemas. Um exemplo são as crianças. Há muitos casos de crianças que têm pesadelo e isso vai se materializar porque ela não está conseguindo dormir direito”.

O evento contou ainda com as palestras “Homeopatia Veterinária” com o médico veterinário Marcelo Pedroso; “Farmacotécnica Homeopática” com a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora e a farmacêutica Maria Leda Santini; e com a mesa-redonda com Artur Zingano, Artur Dias, Euclides Santos, Maria do Socorro Correia, Marcelo Pedroso, Mayra Sonego e Walter Alves Júnior.

Encontro de Homeopatia do Sul Catarinense foi realizado pela Ávila Produtos Naturais com o apoio da Unesc e da Epagri.

Homeopatia no Brasil

O Dia Nacional da Homeopatia no Brasil é comemorado em 21 de novembro. Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, a homeopatia é uma ciência médica que trata o indivíduo com medicamentos diluídos e dinamizados considerando a sua integralidade, onde preocupa-se com o nível mental, emocional e físico. “A homepatia busca tratar as causas da doença e não necessariamente os sintomas”, afirma.

A homeopatia foi introduzida no Brasil em 1840 pelo médico homeopata francês Benoit Jules Mure.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2017 às 13:34
Compartilhar Comente (1)