Farmácia

Capacitação aborda qualidade e humanização do atendimento farmacêutico pelo SUS

Capacitação aborda qualidade e humanização do atendimento farmacêutico pelo SUS
Curso é ministrado na Unesc por representantes do CFF (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

“Queremos recuperar o lado mais humano da profissão de farmacêutico, trazendo junto  qualidade e um atendimento mais atencioso a quem precisa”. A afirmação é da coordenadora do curso de Farmácia da Unesc Juliana Lora, e diz respeito a capacitação “Cuidado Farmacêutico no SUS”, promovida na Universidade pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/10). O primeiro encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira e reuniu cerca de 40 profissionais da área e egressos da Unesc.

A representante do CFF e mestre em Ciências Farmacêuticas Aline Bonetti, ministrou o primeiro encontro e explicou as diretrizes do curso. “O dividimos em seis etapas: a descoberta, a exploração, a preparação, o teste, a operação e a sustentabilidade. Aliamos também teoria e prática para melhor desenvolvermos as atividades”.

Os módulos foram divididos em 16 horas cada, totalizando 80 horas/aula. As trocas de conhecimentos vão ocorrer a cada 15 dias e serão acompanhadas por membros do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública/CFF, que prestarão assessoria para a construção e aprovação de protocolos clínicos de cuidado e das legislações pertinentes.

Oportunidade de crescimento profissional e pessoal

A professora da Unesc Larissa de Oliveira contou que viu no evento uma forma de melhorar ainda mais. “Como farmacêutica vi uma grande oportunidade de obter conhecimento. É importante e podemos melhorar cada vez mais no atendimento e na relação entre profissional e paciente”, considerou.

Parceria pela qualidade


O evento também teve apoio do poder público, que foi destacado pela coordenadora do curso de Farmácia da Universidade. “Este evento é o apoio da prefeitura de Criciúma e da Secretaria de Saúde, por onde passou a aprovação que possibilitou a capacitação”.

Saiba mais

Devido o projeto envolver a estruturação de serviço e ser de capacitação em trabalho, para a escolha dos 40 participantes da capacitação foram considerados na classificação dos municípios, critérios relacionados à organização e à estruturação da Assistência Farmacêutica em cada localidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 26 de outubro de 2017 às 14:56
Compartilhar Comente

Implantação do cuidado farmacêutico nas Unidades Básicas de Saúde em pauta

Implantação do cuidado farmacêutico nas Unidades Básicas de Saúde em pauta
Cerca de 40 farmacêuticos da região participam da capacitação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de promover a capacitação dos profissionais para a implantação do cuidado farmacêutico em unidades básicas de saúde pública, o CFF (Conselho Federal de Farmácia) trouxe para a Unesc o curso “Cuidado Farmacêutico no SUS”. O encontro, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/10), vai contar com a participação de cerca de 40 farmacêuticos.

O curso vai contar com uma carga horária total de 80 horas, distribuídas em cinco módulos presenciais de 16 horas, a cada 15 dias. Durante o processo de capacitação, membros do GT sobre Saúde Pública/CFF farão o acompanhamento e prestarão assessoria para a construção e aprovação de protocolos clínicos de cuidado e das legislações pertinentes.

Os instrutores e tutores do curso são profissionais ligados à área de gestão da assistência farmacêutica e ao processo de cuidado farmacêutico para a implantação do serviço. “Para o farmacêutico, essa capacitação representa uma chance de participar de um projeto desburocratizado, intermediado pelo CFF da sua região, que lhe permitirá implantar o cuidado farmacêutico em seu município, proporcionando um cuidado especial aos usuários do SUS”, comentou a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora.

Segundo ela, o curso de Farmácia é parceiro e incentivador de atividades neste âmbito uma vez que reforça a missão da Unesc. “Enquanto Instituição de Ensino, nós visamos a melhoria da qualidade de vida da comunidade, além de proporcionarmos a aproximação com o profissional farmacêutico, se tornando enriquecedor para professores, acadêmicos e futuros profissionais”, ressaltou.

Saiba mais


Devido ao fato de o projeto envolver a estruturação de serviço e ser de capacitação em trabalho, foram escolhidos em forma de classificação dos municípios, critérios relacionados à organização e à estruturação da Assistência Farmacêutica em cada localidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 25 de outubro de 2017 às 21:51
Compartilhar Comente