Newsletter Newsletter RSS RSS

Faça Farmácia

Faça Farmácia
SECOM UNESC Mais imagens

Mais informações: /portal/resources/files/22/card23-cursos_graduacao_unesc (1).png

Postado por: Simone Lidio 13 de dezembro de 2017 às 11:15
Compartilhar Comente

Professora da Unesc coordena projeto que beneficia pacientes de Criciúma

Professora da Unesc coordena projeto que

beneficia pacientes de Criciúma

 

Nos últimos anos, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), os serviços clínicos farmacêuticos vêm ganhando espaço no Brasil. A partir de 2013, com a publicação das resoluções 585 e 586 do CFF, esses serviços foram regulamentados e ampliaram ainda mais as áreas de atuação do profissional Farmacêutico. Entre as ações propostas, estão a prescrição farmacêutica, a educação em saúde, a conciliação farmacêutica, ajuste da terapia medicamentosa, o seguimento farmacoterapêutico, entre outros. Entretanto, esses serviços exigem maior conhecimento técnico do profissional e treinamento de habilidades não exploradas anteriormente.

Diante disso, com o intuito de realizar treinamentos com os profissionais da Assistência Farmacêutica da rede municipal de saúde de Criciúma-SC, foi desenvolvido o projeto “Implementação dos serviços clínicos farmacêuticos na rede municipal de saúde” – este, uma Parceria entre a UNESC e a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma. Os treinamentos aconteceram durante os anos de 2016 e 2017 e contou com acadêmicos e professores do curso de Farmácia da UNESC e os profissionais da Assistência Farmacêutica de Criciúma.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Dra. Silvia Dal Bó, o principal beneficiado é o paciente, que ganha mais um profissional habilitado e capacitado para resolver os problemas relacionados aos medicamentos, especialmente àqueles que tomam muitos medicamentos (como idosos, e portadores de doenças crônicas). Além disso, toda a equipe de saúde também ganha, já que mais um profissional de saúde volta o olhar para o paciente crônico e polimedicado.

“O projeto se encerra agora, mas a parceria não, já que muitos profissionais ainda permanecem em treinamento junto à UNESC, e são parceiros em campos de estágio. Além disso, o CFF vem oferecendo cursos e oficinas de treinamento em todo o Brasil, inclusive com a equipe de Criciúma e região, o que reforça a importância do treinamento dos profissionais nesta área de atuação”, destaca.

O curso de farmácia é parceiro e incentivador de atividades como estas, uma vez que reforça a missão da Unesc. “Enquanto Instituição de Ensino, nós visamos à melhoria da qualidade de vida da comunidade, além de proporcionarmos a aproximação com o profissional farmacêutico, se tornando enriquecedor para professores, acadêmicos e futuros profissionais’’, finaliza Dra. Silvia.

Texto: Redação Portal Rio Maina
Fotos: Divulgação/PRM

Postado por: Simone Lidio 13 de dezembro de 2017 às 11:06
Compartilhar Comente

Venha fazer Farmácia UNESC

Matrículas pelo ESCOLHA UNESC! 

  • Curso de Farmácia UNESC está com vagas abertas para ingresso no 1º semestre de 2018 Matutino! 

  • Disicplinas de Anatomia, Química, Estágios, Produção de alimentos, tecnologia farmacêutica, desenvolvimento de farmácos, Bioquímica Clínica, Microbiologia Clínica, Análise de Fitofármacos!!! 

 5 anos de duração!

Aulas práticas relacionadas com a teoria! 

 Informações: farmacia@unesc.net    48 34312561

Postado por: Simone Lidio 11 de dezembro de 2017 às 17:24
Compartilhar Comente

ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO

O profissional farmacêutico está apto à atuação em 60 atividades diferentes, não ficando restrito apenas à supervisão de compra de remédios na bancada das farmácias. Contando com todas essas tarefas regulamentadas, o profissional pode trabalhar de forma bem versátil, dependendo exclusivamente de suas necessidades dentro do mercado.

Entre as principais funções além da dispensa de remédios, o profissional está apto à manipular fórmulas (participando diretamente da produção dos medicamentos), aplicar acupuntura, realizar exames diagnosticados solicitados por médicos, entre outros. Suas áreas de atuação vão entre farmácias hospitalares e veterinárias, laboratórios toxicológicos, análises clínicas, instituições de saúde pública, indústrias farmacêuticas, alimentícias ou cosméticas, entre outras.

O setor de farmácia é um dos mais reconhecidos dentro da área da saúde, considerando que os profissionais desta área conquistaram o mercado com o trabalho junto aos pacientes.

Suas responsabilidades vão além de sua farmácia, contando também com instruções diretas da vigilância sanitária, do Conselho Regional de Farmácia, entre outros. ao farmacêutico de sucesso, é necessário o constante aprendizado para garantir melhorias em seu desempenho no trabalho, saindo das bancadas e se encaminhando a outros lugares.

Com a valorização da área nos últimos anos, o farmacêutico especializado pode se dar muito bem no mercado, garantindo maior rentabilidade e poder dentro de sua área.

Postado por: Simone Lidio 11 de dezembro de 2017 às 17:16
Compartilhar Comente

Unesc recebe Encontro de Homeopatia do Sul Catarinense

Unesc recebe Encontro de Homeopatia do Sul Catarinense
Evento comemora o Dia Nacional da Homeopatia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais de Farmácia e Medicina, professores e estudantes de Farmácia estiveram reunidos na Unesc na manhã desta quarta-feira (22/11) para o 1º Encontro de Homeopatia do Sul Catarinense. O evento tem como objetivo divulgar e ampliar os conhecimentos em homeopatia e integrar os profissionais com a comunidade acadêmica. Temas como “Homeopatia Veterinária” e “Farmacotécnica Homeopática” foram abordados em palestras e mesa redonda.

A palestra de abertura, “Definição e Filosofia Homeopática”, com o médico homeopata Artur Zingano, trouxe aspectos da atividade e informações sobre o tratamento com medicamentos homeopáticos. “O homeopata não pode julgar o paciente. É ele quem vai conduzir até o seu problema. Por meio da conversa, o homeopata analisa para perceber o que está levando a estes sintomas. Partimos do princípio que não existe doença, e sim, doente”, afirmou Zingano. “A gente percebe a perturbação não física que pode se materializar em problemas. Um exemplo são as crianças. Há muitos casos de crianças que têm pesadelo e isso vai se materializar porque ela não está conseguindo dormir direito”.

O evento contou ainda com as palestras “Homeopatia Veterinária” com o médico veterinário Marcelo Pedroso; “Farmacotécnica Homeopática” com a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora e a farmacêutica Maria Leda Santini; e com a mesa-redonda com Artur Zingano, Artur Dias, Euclides Santos, Maria do Socorro Correia, Marcelo Pedroso, Mayra Sonego e Walter Alves Júnior.

Encontro de Homeopatia do Sul Catarinense foi realizado pela Ávila Produtos Naturais com o apoio da Unesc e da Epagri.

Homeopatia no Brasil

O Dia Nacional da Homeopatia no Brasil é comemorado em 21 de novembro. Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, a homeopatia é uma ciência médica que trata o indivíduo com medicamentos diluídos e dinamizados considerando a sua integralidade, onde preocupa-se com o nível mental, emocional e físico. “A homepatia busca tratar as causas da doença e não necessariamente os sintomas”, afirma.

A homeopatia foi introduzida no Brasil em 1840 pelo médico homeopata francês Benoit Jules Mure.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2017 às 13:34
Compartilhar Comente (1)