AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Engenheiro ambiental e sanitarista surge como profissional essencial para planejar e executar as mudanças necessárias ao futuro da humanidade

Engenheiro ambiental e sanitarista surge como profissional essencial para planejar e executar as mudanças necessárias ao futuro da humanidade
Unesc forma profissionais capazes de pensar e articular projetos em diversas áreas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uso inadequado dos recursos naturais, desmatamento, escassez de recursos hídricos, falta de saneamento básico, mudanças climáticas. O rol de problemas relacionados à saúde do planeta é extensa e a preocupação em agir de forma eficiente para minimizar os impactos ambientais causados pelo homem tem demonstrado, cada vez mais, a importância de estratégias e ações. Neste cenário, a figura do engenheiro ambiental e sanitarista aparece com força, uma vez que este profissional está apto a analisar e buscar formas de dar continuidade ao desenvolvimento social e econômico sem desviar o foco da preservação e conservação dos ecossistemas.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), até 2030, serão criados pelo menos 20 milhões de empregos ligados às práticas ambientais responsáveis em todo o mundo. E a julgar pelo tamanho do território brasileiro que carece de proteção ambiental, teremos uma necessidade de muitos profissionais qualificados.

A Unesc oferece um curso de Engenharia Ambiental e Sanitária com 22 anos de experiência na formação de profissionais diferenciados e com consciência da importância de seu trabalho para a sociedade. Na Universidade, o futuro engenheiro ambiental e sanitarista o faz o seu processo de formação tendo ao lado professores e pesquisadores com mestrado e doutorado e experiência em importantes segmentos ambientais da região.

Além disso, o estudante contará com uma excelente estrutura física e com laboratórios como de Física, Química, Solos, Recursos Hídricos, Hidráulica, Geoprocessamento, Informática, Ambiental e Sanitária bem equipados. “Na Unesc, o aprendizado em Engenharia Ambiental e Sanitária também se dá por meio de visitas técnicas e saídas de campo que permitem ao estudante uma maior relação do conteúdo teórico com a prática profissional e fixação do aprendizado”, conta a coordenadora de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Marta Hoffman.

A coordenadora comenta ainda que o curso incentiva os alunos a participarem de projetos de extensão e pesquisa e oferece a experiência de atuarem em uma empresa júnior. “Tudo isso possibilita ao aluno, ainda enquanto acadêmico, fomentar o aprendizado prático em sua área de atuação e se aproximar do mercado de trabalho”.

O curso possui ainda parcerias com empresas, hospitais, prefeituras, fundações, instituições, indústrias, e universidades internacionais e com o Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque), onde os acadêmicos realizam estágios obrigatórios e não obrigatórios, possibilitando um maior contato dos mesmos com o mercado de trabalho.

Vasta área de atuação


O profissional formado em Engenharia Ambiental e Sanitária pode atuar em diversas áreas, tanto na esfera pública quanto privada, buscando solução para problemas ambientais demandados pela sociedade, com ética e humanidade.

Segundo a coordenadora do curso, dentro da área de atuação deste profissional estão: controle de poluição; saneamento, com projetos de estação de tratamento de águas e efluentes e de tratamento de resíduos; planejamento e gestão ambiental; recuperação de áreas degradadas; gestão de recursos hídricos; geoprocessamento; educação ambiental; licenciamento ambiental; energias renováveis; consultoria e perícia ambiental e gestão de resíduos.

“Temos egressos atuando em diversas frentes, desde a gestão de projetos, até integrando equipes multidisciplinares, realizando pesquisas ou ajudando a formar novos profissionais. O nosso curso proporciona uma formação abrangente e humana, o que permite aos profissionais estarem em indústrias, empresas de construção civil,  infraestrutura hidráulica e de saneamento, em prefeituras, em organizações, em fundações de meio ambiente e demais instituições públicas de cuidado ambiental, além de serem empreendedores na área”.

Conheça o curso e suas oportunidades


As aulas do ano letivo de 2021 na Unesc iniciam no dia 1º de março e as matrículas para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária seguem abertas nesta reta final. Aos já graduados em Engenharia Ambiental, a Universidade também oferece complemento da formação, na área Sanitária.

O curso oferece aulas no período noturno para as novas turmas e os interessados em conhecer mais de perto a matriz curricular da graduação, assim como a estrutura da Universidade ou as oportunidades de bolsas de estudo podem entrar em contato com a Instituição por meio dos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de fevereiro de 2021 às 11:00
Compartilhar Comente

Escola de Idiomas da Unesc inicia o ano com novidades

Escola de Idiomas da Unesc inicia o ano com novidades
Um espaço novo e moderno aguarda os estudantes em 2021 (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O ano novo trouxe novidades na Escola de Idiomas da Unesc. Os alunos que já fazem parte do time, e os novos estudantes, encontrarão um ambiente diferente, com salas repaginadas e equipadas com ainda mais tecnologia. Tudo para proporcionar boas experiências aos alunos e colaborar no processo de aprendizado de novas línguas. A Escola de Idiomas da Unesc oferece aulas de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português para Estrangeiros e para 2021, expandiu o número de vagas e a oferta de turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, além dos sábados pela manhã.

E as novidades não param por aí. Avaliando o cenário atual, a Escola de Idiomas oferece a possibilidade de aulas mediadas por tecnologia ou presenciais (de acordo com os protocolos de biossegurança instalados na Unesc, sempre garantindo a segurança de alunos, professores e funcionários). Também são opções oferecidas, além das aulas em grupos, aulas VIP (individuais ou em dupla), pensadas para suprir as necessidades específicas dos alunos. Segundo a assessora pedagógica do Instituto de Idiomas, Dayane Cortez, a pandemia acelerou processos que já vinham acontecendo no ensino de línguas mediados por tecnologia e expandiu as novas possibilidades de atendimentos e realização de aulas de idiomas. “Os encontros são planejados por nossos professores, sempre levando em conta o perfil individual de cada aluno ou turma. Nenhuma aula é igual por sua dinamicidade e todas levam em consideração as características e necessidades dos nossos estudantes, sem perder o foco do objetivo de cada nível”, afirma.

Outro ponto que mudou para 2021 foi a carga horária. Antes, a Escola oferecia por semestre, 15 encontros de duas horas cada. A proposta agora é que outras duas horas sejam acrescidas aos encontros e destinadas a um diálogo entre professores e alunos, com feedbacks e análise do aprendizado. Dayane explica que esse tempo a mais será diluído ao longo do semestre, e assim, a carga horária passará a 32 horas aula.

Professores que são pesquisadores

Entre os diferenciais oferecidos pela Universidade na área de idiomas está a formação de seus professores. Segundo Dayane, a maioria deles é pesquisador em línguas, o que garante um conhecimento mais profundo do idioma que ele ensina. “A Unesc forma ótimos professores de línguas que estão no mercado. Temos uma equipe qualificada de docentes que pesquisam línguas, professores que desenvolvem material didático, somos acompanhados diretamente pelo curso de Letras que forma professores. Então, o tempo em sala de aula tem um grande valor para os alunos, pois estão na companhia de especialistas da área, que dispõem dos melhores recursos e estratégias pedagógicas para aproveitar esse tempo e orientar os estudantes em seu desenvolvimento ao longo do processo”.

Na Escola de Idiomas da Unesc, o aprendizado se dá também com material didático de qualidade, aulas com a participação de pessoas nativas da língua-alvo em estudo e visitas a espaços de aprendizagem da Universidade, como o laboratório dos cursos de Nutrição e de Gastronomia e a Biblioteca, que diversificam as aulas.

A Escola de Idiomas da Unesc está ligada ao Instituto de Idiomas da Universidade, vinculado ao curso de Letras, coordenado pelo professor Carlos Schikmann. Além dos cursos, o Instituto oferece uma série de serviços, como tradução, revisão, aplicação de prova de proficiência e do Toefl (Test of English as a Foreign Language ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira).

Abordagem diferenciada


A assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Universidade explica que a metodologia de ensino se apoia na abordagem comunicativa. “A ênfase é fazer que o aluno consiga se comunicar no mundo real. O ensino de gramática faz parte do curso, mas o objetivo é ensinar de uma maneira fluida, sem o peso que a gramática às vezes tem para os alunos. O tempo em sala de aula é nobre para que o aluno teste e ponha em prática o que aprende”, comenta Dayane.

Segundo ela, alguns dos princípios utilizados na abordagem feita na Escola de Idiomas da Unesc são: linguagem autêntica; uso apropriado da língua e comunicação genuína/real em sala de aula. Além disso, os alunos podem expressar suas próprias ideias, a partir de situações significativas de uso, sempre mirando no desenvolvimento das quatro habilidades: oralidade, compreensão, leitura e escrita.

“Dependendo de cada contexto de ensino, nossos professores integrarão outras abordagens de ensino de língua, indo ao encontro de necessidades pedagógicas de professores e alunos. Além das metodologias de ensino, estamos atentos à proposta de integração às tecnologias em sala de aula, além de dispormos da plataforma online Richmond, repleta de conteúdo exclusivo para nossos alunos”, afirma.

Aprenda um novo idioma na Unesc

As matrículas da Escola de Idiomas da Unesc estão abertas até o dia 6 de março. As aulas se iniciam em 8 de março. Mais informações, pelo Whatsapp Business (48) 3431-4533 ou pelo e-mail: institutoidiomas@unesc.net.

Acadêmicos, professores e funcionários da Unesc, egressos, pessoas com mais de 50 anos e alunos de escolas públicas recebem desconto nas mensalidades.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de fevereiro de 2021 às 14:47
Compartilhar Comente (1)

Em um mundo diferente, novas oportunidades de negócio!

Em um mundo diferente, novas oportunidades de negócio!
Curso de Comércio Exterior da Unesc prepara profissionais para fazerem a diferença no mercado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os últimos anos têm sido de muitas tendências e oportunidades para os negócios, em função da globalização das atividades econômicas e dos avanços tecnológicos proporcionados às organizações dos mais variados segmentos. A disrupção nas barreiras tarifárias proporcionaram às corporações, mais condições para ampliar oportunidades de negócios, para além de suas fronteiras. E é neste contexto que se insere o profissional formado em Comércio Exterior pela Unesc.

Com os movimentos proporcionados pela pandemia do Covid-19, estes aspectos se intensificaram: surgiram novas competências profissionais, novas capacidades organizacionais, novos setores e sistemas corporativos e novos modelos de negócio. Contudo, neste percurso de inovação e empreendedorismo, ampliam-se também as oportunidades e condições para desenvolver e aprimorar negócios “transfronteiriços”. Dessa forma, é fundamental compreender as dinâmicas dos negócios internacionais, das relações internacionais e, principalmente, das práticas de Comércio Exterior.

No curso de Comércio Exterior da Unesc, além de estudar profundamente as mudanças contextuais e geopolíticas, os acadêmicos se inserem ativamente em práticas e metodologias que permitem compreender os principais diferenciais competitivos da atividade internacional. Desde a logística internacional, até as práticas de regulação do mercado aduaneiro, são fundamentos estruturantes do perfil do egresso que inserem o profissional em um mundo global.

Com este perfil, com características empreendedoras e aptos a gerenciarem inovações, os profissionais formados pela Universidade desenvolvem competências para atuar no despacho aduaneiro, na gestão estratégica de relações comerciais internacionais, no empreendedorismo internacional e nas relações políticas, econômicas e geopolíticas. Para o coordenador adjunto do curso, Thiago Francisco, ainda existem oportunidades para o desenvolvimento profissional de egressos da Unesc em culturas estrangeiras, gerenciando negócios de impacto nas economias mais diversificadas ao redor do mundo. “Nossos egressos estão na Inglaterra, em Portugal, nos Estados Unidos, na Angola, na China. Isso mostra que formamos profissionais para o mundo e somos um curso globalizado, com uma network forte e com grandes referencias nacionais e internacionais, pesquisando a atividade no comércio internacional”.

Contando com professores que dominam a área, o curso da Unesc também se insere nas discussões que envolvem a Tecnologia e a Governança de Negócios Internacionais. Com a disciplina de Práticas Gerenciais de Comércio Exterior, torna-se possível vivenciar o desenvolvimento de consultorias para a implementação de planos de trabalho para as atividades desenvolvidas no comércio exterior. Além disso, o curso conta com o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), um convênio realizado com a Apex-Brasil, com o objetivo de qualificar as empresas para uma inserção internacional de fora segura e planejada.

Qualidade é o item número um para formar profissionais diferenciados e aptos para uma atuação no mercado internacional. Segundo o coordenador do curso de Comércio Exterior da Unesc, Édson Firmino Ribeiro, ao longo do curso, os estudantes participarão de iniciativas nas áreas de práticas gerenciais e consultorias. “Nossos acadêmicos poderão contar com professores, em sua maioria, mestres e doutores, atuantes em áreas importantes dentro da perspectiva do Comércio Exterior. Além disso, os professores têm forte ligação com o setor produtivo, atuando como assessores ou consultores de empresas, o que abre espaço nas corporações e traz benefícios para o processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Comércio Exterior, com início das atividades no primeiro semestre de 2021, estão abertas. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2021 às 11:15
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Materiais da Unesc colabora no fomento da indústria regional

Curso de Engenharia de Materiais da Unesc colabora no fomento da indústria regional
Graduação abrange áreas como metais, polímeros, cerâmica e biomateriais (Foto: Divulgação) Mais imagens

Você já parou para pensar em como os objetos são formados? Como são desenvolvidos os utensílios do nosso cotidiano? Pois saiba que por traz disso tudo, há um engenheiro de materiais. Este profissional é responsável por pensar, planejar e produzir. O curso de Engenharia de Materiais da Unesc é o primeiro de Santa Catarina e foi criado com base nas demandas regionais. Ainda hoje, o curso tem forte ligação com o setor industrial do Sul e do Extremo Sul catarinense e seus egressos compõem e lideram equipes em empresas de diversos segmentos.

O curso oferece formação envolvendo os processos de fabricação, controle, pesquisa e desenvolvimento dos diferentes tipos de materiais. Durante o curso, os estudantes terão disciplinas que abrangem os materiais metais, plásticos (polímeros), cerâmicos, biomateriais, materiais vítreos e materiais compósitos, e serão incentivados também ao empreendedorismo.

Criado há 22 anos com uma forte preocupação ambiental, o curso segue tendo a sustentabilidade como um importante eixo de trabalho. Às aulas teóricas, se somam as atividades práticas realizadas em laboratórios com equipamentos modernos localizados no Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque). Os alunos também realizam diversas visitas técnicas e têm a oportunidade de ampliar o conhecimento por meio de estágios com empresas parcerias da Universidade.

Além disso, o curso incentiva a realização de ações comunitárias por meio do trabalho em extensão. Um exemplo é o “Compartilhando Experiências”, desenvolvido por meio do Grupo de Extensão do Curso de Engenharia de Materiais (Gemat). Ele proporciona para alunos do Ensino Médio de escolas da região, participarem de atividades práticas em laboratórios da Unesc, onde são produzidas peças metálicas, cerâmicas e poliméricas, estimulando os participantes para a área tecnológica.

Segundo a coordenadora do curso, Ângela Arnt, outro grande diferencial é a interação do ensino com a pesquisa. Segundo ela, o curso envolve tecnologia e inovação e a ciência está presente em seu cotidiano, inclusive por meio dos professores, quase todos mestres e doutores. “A criação de novos e mais eficientes materiais para os mais diversos usos é uma necessidade do mundo globalizado em que vivemos. Desta maneira, os estudantes têm aulas com professores que também são pesquisadores e participam de projetos de pesquisa, que envolvem empresas, outras universidades ou institutos. O acadêmico interage com o setor produtivo ao mesmo tempo que nas atividades práticas das disciplinas, estuda, analisa, produz e caracteriza os produtos”, enfatiza a coordenadora.  

As possibilidades de atuação do engenheiro de materiais são variadas e segundo a coordenadora do curso, o mercado tem buscado cada vez mais profissionais formados nesta área. Gerenciamento, supervisão e desenvolvimento de processos industriais, de transformação de produtos e serviços, seja na área de plásticos, de metais ou de cerâmicas estão entre as possibilidades de carreira. “Os engenheiros de materiais podem se inserir em campos como indústrias de revestimentos cerâmicos, de fabricação de vidros e vidrados, indústrias metal-mecânicas, de embalagens plásticas, de descartáveis, automobilísticas, siderúrgicas, fundições, petroquímicas, centros de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, poderá participar de concursos públicos para atuar como perito junto às diferentes instituições no Estado”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de janeiro de 2021 às 09:05
Compartilhar Comente

Geografia: Muito além do estudo do relevo e do clima

Geografia: Muito além do estudo do relevo e do clima
Unesc oferece curso com ampla formação na área (Foto: Arquivo/Registros antes da pandemia) Mais imagens

Muito mais que estudar clima, relevo e vegetação, a Geografia analisa as relações sociais estabelecidas no espaço geográfico, ou seja, as relações entre os seres humanos e o meio onde vivem. Deste modo, podemos afirmar, sem espaço para dúvidas, que a Geografia explica o mundo. Tanto que é muito comum observarmos professores da área dando aulas na disciplina de Atualidades.

Vamos pegar um exemplo recente. A posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta-feira (20/1) e os possíveis impactos de sua administração no Brasil, são estudados pela geopolítica, uma categoria da Geografia que envolve a análise de fenômenos históricos e políticos da atualidade e assim, faz uma leitura também do contexto de questões relacionadas às relações entre países.

A coordenadora do curso de Geografia da Unesc, Andrea Rabelo explica que por meio deste estudo das relações sociais e dos fenômenos naturais é possível compreender diferenças entre as nações, culturas, economia, desigualdades sociais e os fatos geradores de conflitos. “A Geografia é atual e também dinâmica, pois acompanha de perto os diferentes movimentos do planeta e do ser humano. Além da parte física, que envolve pontos como clima, relevo, hidrologia e vegetação, esta ciência trata da parte humana, de como o homem compreende o seu espaço e como ele o transforma por meio de seu trabalho e sua cultura. Não há como dissociar uma parte de outra na compreensão do mundo e das relações humanas”, explica Andrea.

Com isso conseguimos visualizar melhor a importância do professor e do profissional de Geografia tanto na escola quanto na sociedade, não é mesmo? Mas ainda tem mais. Na Unesc, a Geografia não se limita ao curso específico. Há disciplinas da área em diversas graduações, incluindo as que formam novos professores.

Ao longo do curso de graduação em Geografia, o estudante tem contato com uma diversidade de áreas desta ciência e tem um ensino que não faz uma separação entre as partes física e a humana. “Nosso curso estabelece um elo entre geografia física e humana para facilitar o entendimento da dimensão global dos fenômenos. Assim, nossos alunos conhecem a amplitude de possibilidades que a área oferece e isso colabora para que vislumbrem novas possibilidades dentro da carreira”, salienta a coordenadora.

Como ingressar

O curso de Licenciatura em Geografia da Unesc está com matrículas abertas para ingresso neste primeiro semestre de 2021. Os interessados em conhecer de perto a estrutura da Universidade ou mais detalhes sobre o curso podem entrar em contato por meio do site unesc.net, pelo telefone (48) 3431-4500 ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de janeiro de 2021 às 09:42
Compartilhar Comente