AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Para um mundo diferente, um profissional de Administração com novas características

Para um mundo diferente, um profissional de Administração com novas características
Flexibilidade, resiliência e “cabeça de hiperlink” devem fazer parte das características dos profissionais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A pandemia de Covid-19 acelerou vários processos e forjou mudanças no mercado, nas pessoas e nas carreiras. Este novo mundo que vem sendo desenhado exige reflexão, análise e reinvenção tanto dos profissionais já atuantes quanto daqueles em formação. Isso inclui, por exemplo, a área de Administração. Adaptabilidade, flexibilidade, formação continuada, resiliência e capacidade de formar redes são algumas das caraterísticas que o mercado passa buscar nos profissionais.

Acompanhando o processo de mudança do mercado e antevendo necessidades, o curso de Administração da Unesc segue se reinventando para trazer aos estudantes conhecimentos que vão fazer a diferença no mercado – que, aliás, está de olho nos alunos com a marca Unesc. A prova disso é que empresas de Santa Catarina e até de outros estados procuram o curso para selecionar estudantes e pedir indicação de egressos para atuar em cargos diversos.

Mas como deve ser o administrador deste futuro que já é realidade? Segundo o coordenador adjunto do curso de Administração da Unesc, Thiago Francisco, os “profissionais com cabeça de hiperlink”, que nem sempre sabem as respostas, mas conhecem os caminhos onde buscá-las, com capacidade de congregar pontos de vista diversos e aptos a compreender, analisar, sintetizar e avaliar uma situação serão neste futuro que já começou, os mais procurados pelo mercado.

Além da “cabeça de hiperlink”, o profissional de Administração deve observar algumas características importantes para atuar neste "novo mundo"? Thiago cita algumas:

Adaptabilidade. “O profissional de Administração vai ter que ser adaptável e apto a atuar em múltiplos contextos. Profissional empreendedor, mas com competências para atuar em assessorias e consultorias, antenado em tendências de formação tecnológica e que entende as principais demandas que o mundo tem para a sua recuperação”.

Flexibilidade. “O administrador tem que ser flexível para atuar com diversos perfis geracionais dentro de um mesmo contexto de trabalho”.

Formação continuada. “Além de entender as principais características da recuperação econômica na nossa sociedade, o administrador deve se preocupar em como a sua formação enquanto gestor deve caminhar e compreender quais competências precisa desenvolver e de que forma essas competências vão fazer sentido na sociedade”.

Effectuation. “Uma das principais competências atuais é o effectuation, ou abordagem efetiva. É um processo dinâmico e criativo no qual o empreendedor utiliza os recursos que para desenvolver novas ideias, sem necessariamente ter um plano de negócios para tirar esta ideia do papel”.

Resiliência. “Estamos em um país que nesse tempo de excepcionalidade ajudou pouco os empreendedores e empregados, se compararmos com outros países. Então, o empreendedor vai ter que ser resiliente, assim como o profissional de Administração que atua em uma empresa, para entender os movimentos que as corporações estão fazendo”.

Networking. “É muito importante ao administrador ter a capacidade de formar uma rede e relações entre indivíduos ou grupos”.

Qualidade é a chave para o sucesso  


O curso de Administração da Unesc entende que a qualidade é o item número um para formar profissionais diferenciados.  Segundo o coordenador do curso, Édson Firmino, ao longo da graduação, os estudantes participarão de iniciativas nas áreas de práticas gerenciais e consultoria empresarial. Poderão contar com professores, em sua maioria, mestres e doutores, atuantes em áreas como inovação, gestão corporativa, gestão do conhecimento, liderança e modelagem de negócio. Além disso, os professores têm forte ligação com o setor produtivo, atuando como assessores ou consultores de empresas, o que abre espaço nas corporações e traz benefícios para o processo de ensino e aprendizagem.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Administração, com início das atividades no primeiro semestre de 2021, estão abertas. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2021 às 11:20
Compartilhar Comente

Unesc Tec realiza webinar sobre o papel do técnico em necropsia

Unesc Tec realiza webinar sobre o papel do técnico em necropsia
Mais imagens

Aspectos éticos, técnicas como a tanatopraxia, cuidados com o corpo pós morte e reconstituições foram alguns dos pontos levantados na noite desta terça-feira (18/8), durante webinar do curso Técnico em Necropsia. Com a participação de profissionais renomados, o evento trouxe uma ampla visão do papel do técnico em Necropsia em seu local de atuação.

O evento, promovido pela Unesc Tec, apresentou ainda as diferentes áreas de atuação do técnico em Necropsia, como em Institutos Médicos Legais (IML), hospitais, Polícia Civil, instituto de pesquisa e laboratórios de anatomia.

Segundo a professora Isabela Casagrande Jeremias, uma das palestrantes do evento, o profissional da área deve possuir um vasto conhecimento sobre os aspectos anatômicos, patológicos e éticos, para que a dissecação e a reconstituição sejam realizadas da melhor forma possível, preservando o cadáver para seu devido fim, seja ele o funeral ou estudos.

Para a professora responsável pelo projeto curso, Karina Cardoso Gulbis, os conhecimentos técnico e ético são primordiais para a atuação. “As atribuições do aluno do curso técnico em Necropsia perpassam o compreender a dinâmica de como ocorreu a morte a partir de exames do corpo e análise de cenas. Levam em conta a unidade do ser humano e a ética durante a ação”, salienta.

Os encontros virtuais com temáticas relevantes para os diversos cursos técnicos da Unesc Tec continuam. Nesta quarta-feira (19/8), às 19 horas, haverá webinar voltada ao Técnico em Saúde Bucal, com a coordenadora do curso de Odontologia da Unesc, Morgana Machado Guzzatti e a professora dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Fisioterapia e Ciências Biológicas, Isabela Casagrande Jeremias.

Para participar, basta acessar o link  

Milena Nandi - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de agosto de 2020 às 16:07
Compartilhar Comente

Unesc abre nova turma para o curso de extensão em Cirurgia Oral Menor

Unesc abre nova turma para o curso de extensão em Cirurgia Oral Menor
Curso é voltado para profissionais inscritos no Conselho Regional de Odontologia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Aos cirurgiões dentistas da região, a Unesc tem novidade: uma nova turma do curso de Cirurgia Oral Menor. Com duração de 10 meses e carga horária de 120 horas, o curso tem previsão de início em março e ocorrerá uma vez por mês, em um sábado pela manhã e tarde.

O objetivo é capacitar o cirurgião dentista a planejar e executar cirurgias com segurança, rapidez e destreza. O curso tem ênfase para a prática de dentes inclusos, cirurgias parendodôntica, pré-protéticas e tratamento de lesões da cavidade bucal, noções de trauma facial, enxertos ósseos e implantes.

Os interessados devem solicitar o formulário de inscrição para o Setor de Cursos Curta e Média Duração da Unesc, pelo email sce@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2570. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de março de 2020 às 15:49
Compartilhar Comente

Curso de Linguagem Fotográfica com inscrições abertas na Unesc

Curso de Linguagem Fotográfica com inscrições abertas na Unesc
Aulas ocorrerão todas as terças-feiras na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Para os amantes da arte de eternizar momentos e pessoas por meio de fotos, a Unesc tem uma novidade. Já estão abertas as inscrições para o curso de Linguagem Fotográfica, que inicia em abril com aulas todas as terças-feiras, das 19 às 22 horas. A capacitação, com 100 horas/aula, é aberta para pessoas acima de 15 anos.

Os interessados devem solicitar o formulário de inscrição para o Setor de Cursos Curta e Média Duração da Unesc, pelo email sce@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2570.

No curso, o aluno irá ter conhecimentos e desenvolver habilidades no uso de equipamentos fotográficos para a produção de imagens, além de vivenciar e aprender mais sobre técnicas, processos de composição, pesquisa, registro e análise a partir de experiências estéticas com a fotografia.

Nas aulas, serão abordados conteúdos como “História da fotografia”, “Equipamento fotográfico”, “Fotografia digital”, “Edições básicas no Photoshop e apresentação do Lightroom” e “Criação de portfólio”, além das aulas práticas em estúdio fotográfico.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de março de 2020 às 13:41
Compartilhar Comente

Universidade oferece capacitação em Libras

Universidade oferece capacitação em Libras
Aulas ocorrerão todas as quintas-feiras durante quatro meses e iniciam em 2 de abril (Foto: Divulgação) Mais imagens

Aos interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libra), a Unesc oferece um curso com início em 2 de abril. A capacitação Libras: Tradução, Interpretação e Conversação, nível 1, vai ajudar nos diálogos e na melhoria da qualidade de vida para quem encontra dificuldades na conversação. Os encontros ocorrerão todas as quintas-feiras, das 19 às 22 horas, durante quatro meses.

As inscrições podem ser realizado pelo e-mail sce@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2570.

O curso irá promover conhecimentos para identificar os aspectos da estrutura gramatical da Libras e seus parâmetros linguísticos, utilizando o vocabulário adquirido nas aulas para melhorar a comunicação.

A metodologia de ensino será prática e expositiva, com conteúdos como “História e Cultura Surda”, “A interpretação e suas modalidades”, “O léxico da Libras”, “Alfabeto e numerais manuais”, “Parâmetros da Libras”, “Verbos na Língua de Sinais Brasileira” e “Pronomes nas Línguas de Sinais”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2020 às 17:38
Compartilhar Comente