AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente

Aula inaugural dos cursos de Gestão apresenta noções sobre competências

Na vida nada é definitivo e sempre há tempo de olhar para frente e vislumbrar um novo momento, uma nova competência e um futuro diferente. Desta forma, o Engenheiro Civil e construtor de líderes da Mister Mind Treinamentos, André Casagrande Teixeira, apresentou a sua própria trajetória e como é possível sim usar as competências para fazer escolhas e construir uma carreira de sucesso. O bate-papo com o consultor foi a temática da aula inaugural dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos da Unesc.

O encontro reuniu mais de 150 acadêmicos, incluindo o curso de Enfermagem. “Esta aula inaugural nos proporciona apresentar pontos e situações que permitam ao acadêmico entender o que ele busca para si. Não resolve o professor falar e o aluno não se encontrar nessa proposta”, explica o coordenador do curso de Processos Gerenciais, Volmar Madeira. Ele salienta que o curso tem trabalhado para apresentar temas e conteúdos atraentes e que tenham uma relação direta com a realidade do aluno. “Quando fazemos uma aula inaugural que apresenta quais são as competências que ele busca enquanto profissional, enquanto cidadão, mostrando aonde ele quer chegar, pensamos que o nosso curso está chegando mais próximo da realidade do aluno”, observa.

Em sua fala, o palestrante André Casagrande Teixeira deixa muito claro que conhecer e trabalhar as competências e habilidades, conhecimentos e atitudes, são fundamentais para o desenvolvimento profissional e pessoal. Muitas vezes estas habilidades serão conhecidas ao longo da trajetória de vida.

Mesmo formado em Engenharia, André seguiu buscando o sonho de atuar como influenciador de pessoas. “Hoje sou um dos diretores e instrutores da Master Mind, e desenvolvemos pessoas através da filosofia de Napoleon Hill, que fez um estudo por mais de 20 anos onde identificou os comportamentos das pessoas que tinham destaque em suas áreas e o que estas tinham em comum. Nesse processo encontrei um sonho da minha adolescência. Então eu me encontrei em uma nova história”, relata Teixeira. Ele complementa que para encontrar aquilo que realmente deseja é fundamental parar, refletir, analisar e olhar para o caminhar da nossa história e ver realmente onde o coração vibrou mais forte”, conta. Em sua fala ele destacou, entre outras competências, a definição de objetivos, confiança em si próprio, iniciativa e liderança, imaginação, entusiasmo, autocontrole, fazer mais do que a obrigação e fazer para os outros aquilo que você gostaria que fosse feito para você.

Para o professor Volmar Madeira, esta e outras atividades do curso têm como foco fazer com que os alunos vivenciem de alguma forma questões do dia a dia enquanto profissional, trazendo para a sua vida e entendendo qual a área de atuação que escolheu, de que maneira pode trabalhar e dar o melhor de si. “Esse melhor de si, com todas as condições necessárias de realmente se apresentar como profissional, sem dúvida daquilo que ele deseja e de onde quer chegar, no aspecto profissional e como cidadão”, salienta.

Cursos rápidos e com foco no mercado

Os cursos de graduação em Gestão da Unesc têm apenas dois anos de duração, de modo que o aluno recebe o diploma de curso superior, com aulas presenciais e mensalidade acessível, permitindo uma formação mais rápida e mais econômica. Outra característica é que o ingresso acontece por meio de processo seletivo especial, no Escolha Unesc. “Também temos na grade curricular conhecimentos teóricos, vienciados na prática, disciplinas com inserção comunitária e disciplinas com flexibilidade de local e horário”, explica o coordenador do curso, Volmar Madeira. Hoje o mercado de trabalho para egressos dos cursos é bastante amplo, podendo atuar na gestão dos processos gerenciais de organizações de pequeno e médio porte e em outras áreas ligadas à gestão empresarial e gestão de pessoas, criação e gestão do seu próprio negócio e em assessorias para empreendimentos de pequeno e médio porte. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 10 de abril de 2019 às 20:00
Compartilhar Comente

Guilherme Takeda chama a atenção para necessidade de evolução constante

Guilherme Takeda chama a atenção para necessidade de evolução constante
Profissional dividiu sua experiência e visão de mercado com alunos, professores e profissionais em Aula Inaugural na noite de terça-feira (02/04) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A experiência e o sucesso na carreira profissional do arquiteto, urbanista e paisagista Guilherme Takeda foram o chamariz para que o Ateliê Central do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc estivesse lotado na noite de terça-feira (02/04) para a sua palestra. O profissional, natural do Rio Grande do Sul, trouxe aos alunos, professores e profissionais da área de arquitetura parte da sua história e de sua empresa, que há 30 anos atua no mercado nacional e internacional, além de destacar algumas questões que considera como fundamentais para o futuro.

Entre suas falas no encontro, Takeda destacou a necessidade de o paisagista estar em constante transformação. “Se o comportamento do consumidor está mudando e nós somos os responsáveis por criar os ambientes que as pessoas irão passar seu valioso tempo, porque devemos ficar iguais? Por que, nesse contexto, nossas empresas devem continuar paradas no tempo? No meu caso a empresa está no mercado nessas três décadas justamente porque não somos iguais nem ao que éramos no ano passado”, salientou.

Ainda sobre o que dividiu com os participantes do evento, o arquiteto tratou sobre a importância da especialização dentro da área de Arquitetura e Urbanismo. “Nós temos que ser bons hoje a ponto de ganharmos de quem nós éramos há um ano atrás. Com o número de profissionais que temos à disposição atualmente, vocês têm que buscar se especializar em uma área, como foco para serem os melhores”, completou.

De forma irreverente, Guilherme conseguiu ao longo de todo o encontro divertir, orientar e atrair a atenção e a participação dos ouvintes. O evento marcou de forma oficial o início das atividades no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de abril de 2019 às 15:07
Compartilhar Comente

Curso de Direito recebe Carmen Hein de Campos para Aula Inaugural

Curso de Direito recebe Carmen Hein de Campos para Aula Inaugural
Evento lotou o Auditório Ruy Hülse na noite de quinta-feira (21/03) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A experiência da professora Carmem Hein de Campos foi fator crucial para o sucesso da Aula Inaugural do curso de Direito Noturno da Unesc, realizada na noite de quinta-feira (21/03). A presença da doutora emocionou alunos e professores que acompanham seu trabalho por meio de estudos e publicações. Em sua palestra na Unesc, Carmen abordou o tema “Violência contra as mulheres no contexto atual dos direitos humanos”.

Para o coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, ficou claro o interesse dos alunos e professores pelo assunto e pela abordagem da professora Carmen. “O feedback foi muito positivo já ao fim do evento e depois também nas redes sociais. O auditório todo ficou em completa concentração ao que ela tinha a compartilhar até o fim”, destacou.

Conforme o vice-reitor da Universidade, Daniel Ribeiro Preve, a noite foi histórica. “Esse é um momento que se faz história com uma Aula Inaugural com essa temática, com o auditório cheio, em que o curso recebe o selo OAB Recomenda, comprometido com o potencial de empregabilidade dos acadêmicos, com o aperfeiçoamento técnico e identificado com a formação cidadã dos alunos. Deixo nossos cumprimentos a todos que fazem parte disso”, comentou.

A palestrante

Carmem Hein de Campos é Doutora em Ciências Criminais, PUCRS (2013); Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998); Mestre em Direito pela Universidade de Toronto, Programa Direitos Sexuais e Reprodutivos (2007). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1988). É bolsista da Oxford Brookes University em pesquisa sobre Violência Doméstica e Legítima Defesa (2004); Bolsista da American University sobre Educação Jurídica e Gênero (1999); Bolsista da Fundação Carlos Chagas (VIII Concurso sobre Pesquisas em Relações de Gênero, 1999) sobre Violência Doméstica e Juizados Especiais Criminais. Atua ainda como Conselheira-Diretora da Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, em Porto Alegre (2004-2007). É advogada visitante no Center for Reproductive Rights, Nova York de setembro de 2006 a fevereiro de 2007. É Secretária Executiva da Associação pela Reforma Prisional, Rio de Janeiro (2004-2006).

Advogada feminista, professora de direito, consultora e pesquisadora com interesse em Direito Penal, Carmen atua principalmente nos seguintes temas: violência doméstica, direitos humanos, violência contra a mulher, criminologia, teoria legal feminista, direitos sexuais e reprodutivos. Foi Consultora da Secretaria de Políticas para as Mulheres para a implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher no estado do Rio Grande do Sul. Foi Consultora da ONU Mulheres/Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) para a implementação da Lei Maria da Penha. Foi Coordenadora Nacional do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher - Cladem/Brasil (2010-2012). Assessorou a CPMI da Violência contra a Mulher, do Congresso Nacional e coordenou a elaboração do Relatório Final. Foi professora do Programa de Mestrado em Segurança Pública da Universidade Vila Velha/ES. É integrante da Red Alas de Juristas Feministas. É professora do Mestrado em Direitos Humanos e do Curso de Direito da UniRitter/RS.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de março de 2019 às 15:39
Compartilhar Comente

Aula Inaugural promovida pela Pós-graduação Unesc lota espaço no AM Master Hall

Aula Inaugural promovida pela Pós-graduação Unesc lota espaço no AM Master Hall
Acadêmicos, pós-graduandos e profissionais puderam aprender mais sobre Nutrição Funcional nesta quarta-feira (20/03) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em um momento em que muito se discute sobre os mitos e verdades no que diz respeito à alimentação saudável em todo o mundo, o setor de Pós-graduação da Unesc proporcionou aos estudantes e profissionais da área da saúde, em especial da nutrição, o aprendizado com um dos grandes nomes no assunto no país. Em Aula Inaugural realizada no espaço AM Mastel Hall, o profissional Murilo Pereira destacou as informações sobre seus estudos ligados ao funcionamento do intestino e ao chamado “leaky gut” para uma plateia qualificada e interessada no aprendizado proposto.

Ao explicar sobre o conceito, que é foco dos seus estudos, Murilo faz uma comparação com um machucado causado na pele. “O ‘leaky gut’ significa uma permeabilidade intestinal alterada. Se fizermos uma analogia seria mais ou menos como a integridade da pele. Uma pele íntegra é aquela que impede a reação entre o ambiente externo e o nosso tecido conjuntivo. Quando o nosso intestino está com lesão, com ruptura dessa integridade, é como se tivéssemos um ralado na pele. Então na verdade o ‘leaky gut’ é o ‘rala tripa’, ou ‘intestino gotejante’, pela tradução literal. É esse trato gastrointestinal que teve alteração na integridade”, explica.

Para o profissional, é de extrema importância que o intestino seja entendido como um órgão que é capaz de refletir no dia a dia dos seres humanos de forma muito mais profunda do que até então era imaginado. “Minha abordagem é feita sobre um órgão que até então era negligenciado. Acreditava-se que ele era responsável apenas pela absorção e digestão de nutrientes e hoje sabemos que não é só isso. Com o advento da tecnologia, métodos de análise do microbioma, nós já temos marcadores de condição intestinal que podem estar relacionados com a ocorrência de doenças fora do trato gastrointestinal”, completa.

Evento de sucesso

A alegria ao ver o salão do AM Master Hall lotado de pessoas interessadas no assunto, conforme a coordenadora do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional, Maria Cristina Gonçalves de Souza, já foi uma grande recompensa. “Foi incrível poder oportunizar isso para alunos, profissionais e comunidade de forma geral. Tenho certeza de que foi um momento muito produtivo e que a palestra do Murilo, além de ser muito dinâmica, é sempre maravilhosa para todos e deixa realmente um gostinho de quero mais”, comentou.

Também presente com os acadêmicos do curso de Nutrição, a coordenadora da graduação, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, destacou o agradecimento pela parceria firmada, que possibilitou o convite também aos acadêmicos. “Deixamos nosso agradecimento ao Murilo, nosso parceiro já de outros encontros, e à Pós-graduação por dar a oportunidade de os nossos acadêmicos de Nutrição estarem aqui aprendendo também com um nutricionista tão qualificado. Espero que todos levem o máximo de aprendizado”, salientou Rita.

A avaliação, sob ponto de vista da supervisora de Pós-graduação nas áreas de saúde e educação, Joice Batista Felipe, é de um evento de bons resultados para todos. “É com muita honra que nós ultrapassamos hoje os muros da Universidade e realizamos a abertura da segunda turma do curso de Nutrição Clínica Funcional. Agradeço muito a presença de todos que estiveram conosco e nos colocamos mais uma vez a inteira disposição para aqueles que queiram saber mais informações sobre a Pós Unesc, que tem vagas abertas e terá início em breve. O que pudemos ver hoje é um pedacinho da Pós-graduação e vai deixar todos realmente com gostinho de querer mais conhecimento”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de março de 2019 às 22:02
Compartilhar Comente