AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Calouros da Universidade participam de aulas inaugurais

Calouros da Universidade participam de aulas inaugurais
Gêmeas Maria Fernanda e Ana Flávia receberam as boas-vindas dos professores de Farmácia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Após receberem as boas-vindas da gestão universitária nesta segunda e terça-feira (17 e 18/2), os calouros dos cursos presenciais e a distância da Unesc estão tendo o primeiro contato com professores e a coordenação, nesta quarta-feira (19/2), durante as aulas inaugurais. Temas como carreira, mercado de trabalho e oportunidades de atuação em cada curso foram abordados. Os novos estudantes ainda conheceram um pouco da história profissional dos professores e tiveram contato com veteranos que falaram sobre o seu curso, também mostrando diversos espaços de aprendizagem.

A acadêmica de Educação Física, Maria Laura Vicente Maurício, 17 anos, de Lauro Müller, é um dos calouros que esteve na Universidade na manhã desta quarta-feira, para a recepção do curso. Durante a conversa com o coordenador, Joni Márcio de Farias e os colegas de turma, ela contou que a escolha do curso se deu para um aprimoramento de seu trabalho como bailarina. “Comecei a fazer dança na escola que fui aluna no Ensino Fundamental e nunca mais parei. Fiz cursos fora e atualmente além de bailarina, sou professora de dança. Mas faltava entender melhor como o corpo se comporta na dança”, conta.

No curso de Farmácia, a coordenadora-adjunta, Sílvia Dal Bó e outros professores do curso, receberam a nova turma de alunos. Nela, estão as gêmeas Maria Fernanda e Ana Flávia Kestering Peruchi, de 17 anos, de Meleiro, que escolheram o curso pela identificação com a área da saúde e um incentivo da tia farmacêutica e do Unesc Profissões. “Visitamos o Unesc Profissões ano passado e gostamos muito do que vimos no curso de Farmácia”, comenta Maria Fernanda, que quer atuar profissionalmente com análises clínicas.

Além do campus de Criciúma, a unidade de Araranguá da Universidade também está acolhendo os novos estudantes.

Contato calouro e professores

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, as aulas inaugurais têm como principal objetivo viabilizar o contato do calouro com a coordenação e professores de seu curso, dos centros acadêmicos, realizando o acolhimento e a ambientação dos nossos estudantes à vida acadêmica.

“A Universidade é repleta de novas descobertas, de tomadas de decisão, e esse momento ajuda a familiarizar os novos estudantes com esse novo contexto. Do ponto de vista pedagógico, as aulas inaugurais dos cursos cumprem o papel de apresentação do currículo do curso e da experiência formativa planejada para o estudante. A participação do curso em projetos e grupos de pesquisa, de extensão, possibilidades de intercâmbio e uma formação internaciolizada, dente outros aspectos que perfazem o dia a dia do curso, são focos do encontro e fazem toda a diferença na acolhida de nossos novos estudantes”, afirma Feldhaus.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de fevereiro de 2020 às 16:22
Compartilhar Comente

Curso de Gastronomia traz chef Pedro Medeiros Soares para Aula Inaugural

Curso de Gastronomia traz chef Pedro Medeiros Soares para Aula Inaugural
Evento marcou o início das atividades para as três primeiras turmas do curso (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os acadêmicos das primeiras turmas do curso de Gastronomia da Unesc estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (8/10) em um evento que marcou oficialmente o início das atividades da graduação. A Aula Inaugural do curso trouxe o chef Pedro Soares Medeiros, de Florianópolis, para ministrar uma palestra sobre a “História e Tendências da Gastronomia no Brasil. Os calouros ainda receberam as boas-vindas da Reitoria e da coordenação do curso e informações sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e as oportunidades que a Universidade oferece.

A abertura do evento contou com apresentações artísticas do Musical Unesc e da oficina Corpo em Movimento, do Colégio Unesc.

Em sua palestra, Medeiros contou sobre sua experiência com a culinária em outros países, incluindo o período em que fez intercâmbio na Suécia, e como representante de Florianópolis no evento Cidades Criativas, da Unesco. Abordou a valorização de ingredientes locais para os pratos e a importância dos movimentos Nouvelle Cuisine, Fusion Food, Gastronomia Molecular e Slow Food para o cenário gastronômico atual. Além disso, o chefe salientou como uma forte tendência a gastronomia regional e sustentável e o intercâmbio de ideias entre os países.

O chef falou ainda sobre a importância da capacitação para o trabalho com gastronomia. “A profissionalização é essencial. Um curso de graduação, cursos técnicos são a base no trabalho e o que vai melhorar o mercado. É de ambientes assim que saem os grandes profissionais. E é muito importante as instituições de ensino voltarem seus olhos a essa área’, afirma Soares.

Boas-vindas

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, deu as boas-vindas aos novos estudantes da Universidade e lembrou que a Instituição está com um portfólio com mais de 25 cursos a distância, sendo quatro na área de Hospitalidade e Lazer: Gastronomia, Gestão de Eventos, Turismo, Hotelaria, pensados para colaborar com o desenvolvimento dessa área na região.

“Muito obrigada por nos ajudarem a construir esse projeto. Uma metodologia que une a educação a distância e permite a flexibilidade para muitos de vocês que já atuam no mercado de trabalho. Esse é o nosso primeiro curso híbrido e uma experiência bem interessante. Estar em uma universidade, seja pela modalidade presencial ou a distância, é estar em contato com arte, cultura, pesquisa, extensão e todas as dimensões acadêmicas que ela oferece. O que desejamos é que vocês vivam a Unesc e experienciem as oportunidades que uma universidade oferece a vocês”, afirma Indianara.

O coordenador do curso de Gastronomia, Marco Antônio Silva, enfatizou que o trabalho será desenvolvido com a ajuda de cada um. “A construção do conhecimento é contínua e de responsabilidade de todos. Não existe professor que sabe e aluno que não sabe. Existe compartilhamento e construção conjunta do saber.

A coordenadora do Sead (Setor de Educação a Distância), Graziela Giacomazzo, também recepcionou os novos alunos da Unesc e explicou o funcionamento do AVA e do curso.

Gastronomia Unesc  

O curso de Gastronomia iniciou as atividades com três turmas de alunos. As aulas, em formato flexível, serão realizadas a distância e de forma presencial em encontros no campus da Unesc ou em espaços gastronômicos da região. No total, o aluno contará com 1.776 horas de atividades dinâmicas e importantes para a sua atuação prática no setor gastronômico.

Em formato flexível, que permite uma maior liberdade ao aluno, o curso tem dois anos de duração e será realizado 70% a distância e 30% de forma presencial em encontros no campus da Unesc ou em espaços gastronômicos da região. A intenção, é proporcionar um estudo aprofundado da gastronomia para aqueles que desejam iniciar ou se atualizarem na área.

Além do certificado da graduação, o aluno poderá contar com certificação profissional em diferentes modelos como Práticas Profissionais em Bebidas, Panificação e Confeitaria, Cozinha Internacional e Gestão Gastronômica.

As atividades presenciais oferecidas contarão com ensinamentos em habilidade em cozinha quente e fria, confeitaria e panificação, bebidas, cozinhas clássica e contemporânea, serviços de A & B, visitas técnicas e aula-show com chefs altamente qualificados em sua área de atuação.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2019 às 15:42
Compartilhar Comente

Curso de Gastronomia realiza Aula Inaugural nesta terça-feira

Curso de Gastronomia realiza Aula Inaugural nesta terça-feira
Chef Pedro Soares Medeiros, de Florianópolis, fará a Aula Inaugural do curso (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc receberá nesta terça-feira (8/10), os estudantes das primeiras turmas do curso superior de Gastronomia em uma Aula Inaugural. O encontro iniciará às 8h30, no Auditório Ruy Hülse, com o acolhimento e boas-vindas da gestão universitária e da coordenação do curso. Em seguira, o chef Pedro Soares Medeiros, de Florianópolis, falará sobre “História e Tendências da Gastronomia no Brasil”, em uma palestra gratuita e aberta ao público em geral. Finalizando o evento, os calouros irão receber orientações sobre o ambiente de aprendizagem e poderão tirar dúvidas.

O curso de Gastronomia da Universidade iniciará as atividades com três turmas de alunos. As aulas, em formato flexível, serão realizadas a distância e de forma presencial em encontros no campus da Unesc ou em espaços gastronômicos da região. No total, o aluno contará com 1.776 horas de atividades dinâmicas e importantes para a sua atuação prática no setor gastronômico.

O palestrante

O chef Pedro Soares Medeiros, de Florianópolis, tem no histórico a participação no evento Cidades Criativas Unesco de Gastronomia, além de representar a capital catarinense no Festival de Gastronomia de Dénia, na Espanha, em setembro de 2017 – onde teve contato com profissionais de países como Estados Unidos, Noruega, Suécia e México.

Por conta de seu desempenho e qualificação, foi escolhido para fazer um intercâmbio na Suécia, onde passou um mês em um restaurante aprendendo técnicas e trocando experiências.

Curso de Gastronomia Unesc

Em formato flexível, que permite uma maior liberdade ao aluno, o curso tem dois anos de duração e será realizado 70% a distância e 30% de forma presencial em encontros no campus da Unesc ou em espaços gastronômicos da região. A intenção, é proporcionar um estudo aprofundado da gastronomia para aqueles que desejam iniciar ou se atualizarem na área.

Além do certificado da graduação, o aluno poderá contar com certificação profissional em diferentes modelos como Práticas Profissionais em Bebidas, Panificação e Confeitaria, Cozinha Internacional e Gestão Gastronômica.

As atividades presenciais oferecidas contarão com ensinamentos em habilidade em cozinha quente e fria, confeitaria e panificação, bebidas, cozinhas clássica e contemporânea, serviços de A & B, visitas técnicas e aula-show com chefs altamente qualificados em sua área de atuação.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de outubro de 2019 às 10:57
Compartilhar Comente

Recepção aos Calouros: Estudantes participam de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Estudantes participam de Aulas Inaugurais
Encontros iniciaram na manhã desta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os novos acadêmicos da Universidade iniciaram a quarta-feira (31/7), participando das atividades do segundo dia da Recepção aos Calouros. Após receberem as boas-vindas da Reitoria nesta terça-feira, a hora é dos recém-chegados à Unesc conhecerem mais das atividades do curso e da estrutura física e os professores, durante encontros realizados pelas coordenações dos cursos.

Na parte da manhã, começaram as Aulas Inaugurais programadas para ocorrerem também nos períodos vespertinos e noturnos.

No Ateliê Central, o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Luiz Kestering Medeiros e a professora do curso, Aline Savi, dialogaram com os alunos sobre a graduação, o mercado e as possibilidades que a Universidade oferece, além de apresentarem a estrutura do curso, e conheceram os alunos. Já no Auditório Edson Rodrigues, os novos estudantes de Direito se reuniram com o coordenador, João Carlos de Medeiros Júnior, com a coordenadora adjunta, Márcia Piazza e demais professores do curso. Após a apresentação do curso e dos professores, a conversa se estendeu aos espaços de aprendizagem, como o Centro de Práticas Jurídicas e a Unidade Judiciária de Cooperação.

No mini auditório do Bloco T, os novos acadêmicos de Educação Física (Bacharelado), conversaram com o coordenador e o adjunto do curso, Joel Casagrande e Bruno Colombo, respectivamente, e receberam as boas-vindas também de membros do CA (Centro Acadêmico) e profissionais da área.

No Bloco R, as turmas de Farmácia e Fisioterapia participaram das Aulas Inaugurais. Os calouros da turma do período matutino de Farmácia tiveram um encontro com a coordenadora e a adjunta do curso, Ângela Rossato e Sílvia Dal-Bó, respectivamente, demais professores e veteranos. Já os novos alunos do período matutino de Fisioterapia, conheceram mais sobre o curso e a atividade profissional em um diálogo com os professores Hérica Salvaro Fernandes e Lee Gi Fan.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2019 às 14:08
Compartilhar Comente

Aula Inaugural do PPGSCol debate o cuidado com doenças crônicas

Aula Inaugural do PPGSCol debate o cuidado com doenças crônicas
Evento teve como ministrante a doutoranda da PUC/PR, Laís Carolini Theis (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O auditório Edson Rodrigues esteve lotado de acadêmicos, professores e profissionais da Unesc para participar, na tarde desta sexta-feira (26/4), da Aula Inaugural do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva). O evento contou com o tema “Avaliação e Monitoramento da implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas na 15ª região de Saúde do Paraná”, tendo como ministrante a doutoranda da PUC (Pontifícia Universitária Católica) do Paraná, Laís Carolini Theis.

O evento teve o objetivo de apresentar o modelo de atenção às doenças de condições crônicas e o LIACC (Laboratório de Inovação da Atenção às Condições Crônicas), ambos, projetos implantados no estado do Paraná.

Os projetos fazem parte da pesquisa de doutorado de Laís, coordenado em parceria com Simone Tetu Moyses, que busca estudar os resultados, no sistema de saúde do Paraná, do novo formato implantado. De acordo com a doutoranda, o modelo implantado dá assistência às pessoas, reduzindo os custos do SUS e as complicações de saúde dos pacientes.

“Muitos modelos de saúde buscam responder as condições pontuais de saúde, aquilo que está afetando no momento, porém, também é importante tratar as doenças crônicas já que elas evidenciam o maior problema de saúde pública que temos atualmente no país”, comentou.

As condições crônicas são condições de saúde que perduram por um longo tempo de vida e que trazem danos para essas pessoas, como, por exemplo, diabetes, hipertensão, condições de saúde mental como a depressão e até doenças transmissíveis, como a AIDS e a hanseníase, entre outras.

Conforme a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, o evento abordou discussões de extrema importância. “São assuntos importantes e pertinentes para as discussões que estamos tratando dentro da Universidade, demandas que dialogamos e precisamos sempre abordar”, enfatizou.

O evento foi uma ação do PPGSCol e das residências da Unesc. A palestra contou com a presença do coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, de mestrandos, acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde e profissionais da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de abril de 2018 às 08:50
Compartilhar Comente