AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc celebra o Dia Internacional da Educação com excelência e oportunidades únicas aos acadêmicos

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de janeiro de 2024 às 15:45
Compartilhar Comente

Vereadores mirins do Colégio Unesc são empossados na Câmara Municipal de Criciúma

Vereadores mirins do Colégio Unesc são empossados na Câmara Municipal de Criciúma
Davi do Nascimento Severino e Helena Ferrazzo Outeiro foram eleitos no final de 2022 (Foto: Hannah Pires) Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc Davi do Nascimento Severino e Helena Ferrazzo Outeiro, eleitos vereadores mirins no final do ano passado, já estão oficialmente empossados em suas funções de legisladores. A posse foi realizada em solenidade na tarde de sexta-feira (24/02) na Câmara Municipal de Criciúma. Davi e Helena foram eleitos juntamente de outros 16 representantes de escolas públicas e particulares da cidade de Criciúma, em um pleito que contou com a participação de 6.400 eleitores do 5° ao 9° ano de 25 instituições do município. 

“Como o Colégio Unesc ficou em primeiro lugar entre as instituições participantes, pôde indicar uma vaga. Estamos ansiosos para envolvê-los nas atividades que irá durar um período de dois anos”, comentou o coordenador do programa, vereador Juarez de Jesus.

Davi do Nascimento Severino, aluno mais votado na cidade, falou em nome dos eleitos na tribuna da Câmara e agradeceu a oportunidade de representar o Colégio no projeto. “Reconheço a seriedade deste programa que tem como objetivo promover a interação entre a Câmara Municipal de Criciúma e estabelecimentos de ensino”, afirmou Davi, destacando a importância do programa para a formação dos adolescentes. “O projeto permite aos estudantes compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social, contribuindo assim para a formação da nossa cidadania”, concluiu.

A coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos, mostrou-se satisfeita com o engajamento da comunidade escolar com o programa. “Desde o início do projeto, no processo eleitoral, tanto no período de campanha quanto após as eleições, os alunos se mostraram muito empolgados com o projeto, mostrando o desejo de cumprir e exercer a cidadania de forma consciente”, afirmou.

Sentimento este compartilhado pela diretora da Instituição, Marcela Gava da Silva, que aponta o projeto como muito significativo no aprendizado por trazer situações referentes às atribuições e deveres dos parlamentares. “Os alunos têm a oportunidade de apresentar projetos e compreender o papel do poder legislativo no contexto em que estão inseridos, contribuindo também para a formação da cidadania e o conhecimento dos aspectos políticos da nossa sociedade”, concluiu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de fevereiro de 2023 às 17:44
Compartilhar Comente

Avós de alunos do Colégio Unesc participam de evento junto aos netos

Avós de alunos do Colégio Unesc participam de evento junto aos netos
Chá dos Avós vêm com o intuito de resgatar e colecionar memórias, além de ser um tempo de confraternização (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

Alunos dos terceiros e quartos anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc receberam, na tarde da última segunda-feira (31/10), uma visita especial em suas salas de aula. Como parte do projeto “Colecionando Memórias”, as crianças tiveram a oportunidade de participar do Chá dos Avós, evento que reuniu avôs e avós com seus netos no ambiente escolar.

O evento teve início com um café da tarde, que contou com bolos, sucos, café e outros quitutes, muitos deles feitos pelos próprios avós. Foi um momento de confraternização, conta Fátima Oliveira, que acompanhou o neto Emanuel Vieira Sgarioni durante toda a tarde.

“Foi um evento lindo, maravilhoso e todos saíram daqui gratificados”, afirma a avó, destacando que até o tempo ajudou para um evento satisfatório. “Esse friozinho contribuiu muito para deixar esse café da tarde melhor ainda”, completa.

Após o chá, as crianças e os avós se dirigiram ao Auditório Ruy Hülse, onde assistiram a uma peça de teatro sobre memórias e a relação entre avós e netos. A apresentação, interpretada pelos atores Dary Mantovani, Denis Vieira Moraes e Clara Fernandes, emocionou o público presente e os convidou a refletir sobre a passagem do tempo. 

Depois do espetáculo todos retornaram às salas de aula, onde foram entregues aos avós, panos de prato customizados confeccionados pelos alunos. Um momento de emoção para todos, como evidenciado pelos sorrisos nos rostos dos presentes.

A professora Patrícia Stanger Cardoso, coordenadora da ação, explica a importância do evento para as crianças e suas famílias. “O Chá dos Avós vêm com a ideia do resgate de memórias, de trazer toda a vivência dos avós para a sala de aula, e mostrar um pouquinho de como eles viviam em uma época em que o mundo era completamente diferente”, afirma a docente, satisfeita com o sucesso da ação. “Essa realização de um café da tarde, esses momentos compartilhados com os avós em sala de aula, representam um pouquinho do trabalho de coleta de memórias que vêm sendo realizado com os alunos. É um momento de resgatar e colecionar memórias”, completa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2022 às 14:25
Compartilhar Comente

Experimentos e descobertas marcam a 8ª Feira de Ciências do Colégio Unesc

Experimentos e descobertas marcam a 8ª Feira de Ciências do Colégio Unesc
Alunos do Ensino Fundamental e Médio apresentaram seus trabalhos na tarde de quarta-feira (26/10), em evento dentro da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

A 8ª edição da Feira de Ciências, com alunos do Colégio Unesc, ocorreu na tarde desta quarta-feira (26/10), no Bloco da Reitoria. O evento, que ocorre de forma anual paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia, reuniu alunos de toda a Instituição para uma tarde de descobertas, invenções e experimentos. 

Foram dez trabalhos apresentados, durante todo o período vespertino, lidando com temas referentes às ciências e ao meio-ambiente. Um deles foi o da turminha do 2º Ano do Ensino Fundamental, que ensinou o público presente sobre as abelhas, suas diferentes espécies e o processo de polinização das flores. A inspiração, conforme os alunos, surgiu de um dia em que a sala de aula da turma foi “visitada” por uma abelha, o que gerou curiosidade nas crianças sobre os insetos.

Já os alunos do segundo ano do Ensino Médio Eduarda da Silva Larangeira, João Pedro Dagostim Colombo e Ethan Douglas Gouvêa Zanatta Mota pesquisaram sobre o Rio Criciúma e a importância da preservação das espécies nativas em suas margens. 

O objetivo, conforme o grupo, é a conscientização do público sobre os problemas ambientais, como a vegetação é e foi afetada, a importância histórica do rio e sua flora e a necessidade de preservar o ecossistema. Os estudantes produziram uma exposição com fotos antigas e atuais do Rio Criciúma, que mostram a degradação do lugar ao longo das décadas.

Já os estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental ensinaram aos presentes sobre como funciona o processo de compostagem e a importância da reciclagem do lixo orgânico na sociedade atual. Os alunos explicaram que, transformando restos de materiais orgânicos em um adubo natural, é possível contribuir para a redução do aquecimento global e um futuro mais sustentável. 

Gabriele de Souza Laurindo, integrante do grupo, aprovou a sua primeira participação em uma feira de ciências. “Foi uma experiência nova pra mim e também foi muito legal. Gostei muito de apresentar um trabalho nosso para tanta gente que passou pela feira”, afirmou, empolgada, a aluna.

Para a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, a Feira de Ciências é um importante espaço para os estudantes da Instituição. “A nossa Feira é um espaço para os estudantes do Colégio Unesc trazerem para a Universidade suas experiências formativas dentro do Colégio”, explica a docente, que acrescenta a importância do evento para a comunidade universitária. “Eventos como esse, de cunho científico, trabalhados no Ensino Fundamental e Médio, são extremamente relevantes e importantes para a formação dos nossos alunos. É sobre trazer a experiência de Universidade para dentro do Colégio, esse processo de experienciar o que a Instituição tem”, completou.

A Semana de Ciência e Tecnologia

A SCT, maior evento acadêmico institucional da Unesc, segue até sexta-feira (28/10). A 13ª edição do evento conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros. Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: sct2022.unesc.net/.

O evento conta com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. 

Neste ano a Semana tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2022 às 15:32
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
Estudantes chegaram no pódio em esportes coletivos e individuais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina chegou ao fim neste domingo (25/09) e os alunos do Colégio Unesc fizeram bonito na competição. Desde o dia 15 deste mês, diversos estudantes da Instituição competiram nas mais diversas modalidades, com resultados importantes no xadrez, voleibol, futsal, handebol e tênis de mesa.

No xadrez, a aluna do segundo ano do ensino médio Maria Clara Senger conquistou a medalha de ouro para Criciúma na categoria Blitz Feminino, desbancando concorrentes de todo o estado e ajudando a cidade a conquistar o segundo lugar geral na modalidade. Também no xadrez, o estudante Lucas Emanuel Alves Cardoso conquistou a medalha de prata na categoria Blitz Masculino, consolidando o ótimo desempenho dos alunos do Colégio Unesc na modalidade.

Esportes coletivos

Nos esportes coletivos, o tênis de mesa feminino de Criciúma conquistou um grande resultado e foi campeão na categoria por equipes, com a aluna do primeiro ano do ensino médio Daniele da Silva fazendo parte do grupo que trouxe pra cidade a medalha de ouro. 

No futebol feminino, a equipe da FME/Unesc trouxe para Criciúma a medalha de ouro na modalidade com uma grande campanha. Foram goleadas contra Lebon Régis (7 x 1), Concórdia (4 x 0) e Chapecó (4 x 0), além de uma vitória por 2 x 1 contra Palhoça. O título veio após a desclassificação da equipe de Joinville, que havia vencido a final do torneio, após ser detectada a escalação irregular de uma atleta do time.

Já no futsal feminino, a equipe da Unesc representou muito bem Criciúma e foi campeã do torneio, que teve a participação de times de 15 cidades. A campanha contou com goleadas sobre Camboriú (7 x 3), Rio do Sul (5 x 0) e Florianópolis (8 x 0), além de vitórias contra Chapecó e Concórdia na fase de mata-mata. Assim como no futebol feminino, Joinville foi desclassificada pela escalação irregular de uma atleta.

No handebol feminino também teve medalha com participação das meninas da Unesc. A equipe FME Criciúma/Unesc/ACRIHF conquistou o bronze na modalidade, vencendo as cidades de Florianópolis, Caçador e Luzerna nas fases classificatórias e derrotando a equipe de Blumenau na decisão do terceiro lugar.

E o voleibol feminino de Criciúma, representado pela Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc, conquistou o quinto lugar na modalidade, que contava com equipes vindas de 16 cidades do estado. O time criciumense foi eliminado nas quartas de final, em uma partida disputada contra Blumenau que terminou com vitória de 3 x 2 da equipe anfitriã.

A competição

A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina foi encerrada neste domingo, e mais de quatro mil atletas de 78 municípios catarinenses participaram desta edição competindo em 19 modalidades diferentes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2022 às 16:18
Compartilhar Comente