Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Empresas podem colaborar com projetos culturais da região

Empresas podem colaborar com projetos culturais da região
Unesc em Dança pode receber recursos por meio da Lei Rouanet (Foto: Arquivo) Mais imagens

As empresas podem contribuir para o desenvolvimento da região também ao apoiar a cultura. Por meio da Lei Rouanet, os empresários podem destinar doações a projetos culturais aprovados pelo Programa Nacional de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e colaborar para que a população tenha disponíveis mais exposições e espetáculos como de dança, música e teatro.

Ao destinar parte do Imposto de Renda devido a projetos culturais da região (pessoa jurídica pode optar por desconto de até 4%), a empresa terá isenção de 100% do valor no imposto investido. Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, além da isenção fiscal, os apoiadores ainda têm a sua marca divulgada. “Apoiar projetos culturais em Criciúma é pensar no potencial agregador da cultura para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir o direito constitucional de acesso à cultura. Quem investe em cultura é sempre bem visto”, afirma Amalhene.

A Unesc possui dois projetos aprovados pelo Programa Nacional de Incentivo à Cultura que podem captar recursos:

3ª Coletiva de Artistas do Sul: exposição coletiva de artistas de Santa Catarina com o tema “Arte e Cultura Regional”, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura. Serão apresentadas 20 obras de artistas do Estado, de 3 de agosto a 30 de setembro de 2017. A mostra ocorrerá no Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”.

18° Unesc em Dança: um espetáculo de artes cênicas na linguagem da dança, que apresentará o panorama da dança na região Sul do Brasil, sob um aspecto não competitivo, proporcionando a integração e a capacitação técnica e artística dos participantes. A comunidade terá acesso gratuito e os grupos selecionados receberão cachê cultural. O evento ocorrerá no Teatro Municipal Elias Angeloni, em outubro de 2017.

Os interessados em contribuir podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Unesc, pelo e-mail cultura@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 22 de janeiro de 2017 às 10:00
Compartilhar Comente

Colaboradores celebram o fim do ano em confraternização

Colaboradores celebram o fim do ano em confraternização
Evento ocorreu nesta quinta-feira, último dia de trabalho em 2016 (Fotos: Davi Carrer) Mais imagens

Com o que você gostaria de gastar mais tempo? Desde novembro, na abertura de Natal da Unesc, funcionários e professores foram convidados a refletirem sobre o assunto e a escreverem em papeis e depositarem em um relógio localizado no hall do Bloco Administrativo. Algumas das respostas foram lidas nesta quinta-feira (22/12), durante a Confraternização de Natal. O evento, que teve a apresentação feita por professores e funcionários, misturou música, alegria, teatro e muita emoção para marcar o encerramento das atividades em 2016.

Ao Coral Unesc, juntaram-se colaboradores, alguns que nunca haviam cantado, inclusive, para soltarem a voz e encantar com canções que falavam sobre amor, amizade e paz. Uma homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns, o primeiro Doutor Honoris Causa da Unesc, e que faleceu em dezembro também marcou o evento, que teve ainda bolo e a peça “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela, encenada pelos atores e egressos da Unesc, Bruno Andrade e Priscila Schaucoski, com a participação da plateia. Nela, os atores abordam o tempo e o quanto somos escravos do relógio, o seguir regras e o viver conforme os padrões.

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, comentou que a Universidade garantiu muitas conquistas neste ano, e que elas só foram possíveis pela união e pelo trabalho de cada colaborador da Insituição. “Temos muito a comemorar e isso, graças ao comprometimento de vocês. Não se consegue alcançar bons resultados sozinho. Isso só é possível no coletivo. A Unesc é grata a cada um de vocês”, comentou. O reitor ainda desejou um Feliz Natal e um 2017 com realizações e que todos aproveitem mais e melhor o seu tempo para fazer o que gosta e estar ao lado de quem ama.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 22 de dezembro de 2016 às 19:01
Compartilhar Comente

Unesc na presidência da Aprodança

Unesc na presidência da Aprodança
Maxwell é funcionário do Setor de Arte e Cultura (Foto: Arquivo) Mais imagens

O produtor cultural do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, é o novo presidente da Aprodança (Associação Profissional de Dança de Santa Catarina). Ele foi indicado durante o Fórum Estadual de Dança de Santa Catarina, realizado em novembro no 11° Garopaba em Dança.

A gestão da nova diretoria da associação ocorre de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Segundo o novo presidente, um dos objetivos da nova diretoria é dar os encaminhamentos para a criação do Sindicato Estadual de Dança de Santa Catarina, além de fortalecer as Políticas Culturais do Estado.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 21 de dezembro de 2016 às 17:05
Compartilhar Comente

Quintas Culturais encerra 2016 com encontro de grupos de Boi de Mamão

Quintas Culturais encerra 2016 com encontro de grupos de Boi de Mamão
Apresentação ocorreu na Praça do Estudante da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Mariana, a cabra, o macaco e o vaqueiro, personagens do Boi de Mamão, estiveram na noite desta quinta-feira (8/12) na Unesc, para um encontro de grupos que mantém viva a tradição desta brincadeira, que envolve dança e cantoria. O 2º Encontro de Bois marcou o encerramento das atividades do Quintas Culturais em 2016 e levou para a Praça do Estudante da Universidade, os grupos de Boi de Mamão da Escola Estadual Governador Heriberto Hülse, de Criciúma, e Raízes Culturais, de Maracajá (com 50 anos de história), além do grupo da Unesc.

Na Unesc, as atividades envolvendo esta tradição fazem parte do projeto de extensão da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) “Boi de Mamão na Comunidade - reflexões sobre memória, história, arte popular e identidade cultural”, coordenado pelas professoras Amalhene Baesso Reddig e Silemar de Medeiros da Silva.

A primeira etapa do projeto de extensão foi realizada em 2014, na Escola Governador Heriberto Hülse, e desde então leva a história cultural do boi a diversos lugares da comunidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 08 de dezembro de 2016 às 22:03
Compartilhar Comente

Artistas de todo Brasil podem expor na Unesc em 2017

Artistas de todo Brasil podem expor na Unesc em 2017
Durante este ano a Universidade recebeu três exposições (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Os artistas interessados em expor seus trabalhos no Espaço Cultural da Unesc "Toque de Arte" em 2017 podem inscrever suas obras. Serão selecionadas até cinco propostas de exposições, sendo que os interessados podem obter mais informações no Setor de Arte e Cultura, na sala 11 do Bloco P, ou pelo telefone (48) 3431-2622.

As inscrições ficam abertas até o dia 3 de fevereiro. Podem participar artistas, colecionadores e instituições nacionais ou internacionais.

Em 2016 foram realizadas três exposições na Unesc. A Universidade recebeu os artistas Rosangela Becker, de Criciúma, com “Visto Livre”; Rafael Ramos, de São Paulo, com Distopia SP e Zenchô, do Rio de Janeiro, com “Flora – Experiência Direta”.

O Espaço Cultural é destinado à realização de exposições temporárias de produções artísticas, nas modalidades de pintura, escultura, desenho e fotografia, possibilitando também apresentações musicais, danças, performances, lançamentos de livros e outros.

O edital de Exposições Temporárias do Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte" foi lançando pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Clique aqui e confira mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 08 de dezembro de 2016 às 20:52
Compartilhar Comente