AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Iniciativas da Unesc transformam cenários por meio da inovação

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de dezembro de 2023 às 16:14
Compartilhar Comente

União de crenças: celebração de fim de ano une comunidade acadêmica para encerramento de 2023

"Confira a matéria na íntegra"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2023 às 20:35
Compartilhar Comente

Cocriadora, Unesc participa da abertura da Expomais

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de outubro de 2023 às 17:02
Compartilhar Comente

Especialista dá aula no evento de lançamento do curso de Pós-Graduação em Acupuntura da Unesc

Especialista dá aula no evento de lançamento do curso de Pós-Graduação em Acupuntura da Unesc
Palestra ocorreu na noite desta segunda-feira (11/04) com a presença de alunos, profissionais da área e comunidade em geral (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

A “História e Evolução da Acupuntura e os Desafios para os Nossos Dias” foi o tema da palestra do acupunturista pela World Federation of Acupunture Societies, Marcelo Fabián Oliva. A atividade faz parte do lançamento do curso de Pós-Graduação em Acupuntura da Unesc, que conta com a parceria do Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem (Cieph). O evento, que teve transmissão ao vivo pelo Youtube da Unesc TV ocorreu no Auditório Ruy Hulse, na Universidade, com a presença de alunos e comunidade em geral.

A técnica, conforme a coordenadora do curso de pós-graduação em Acupuntura, Flávia Rigo é uma das 29 práticas integrativas preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Dentro da rede municipal tem uma busca cada maior por implantar essas práticas integrativas. Ela visa um olhar mais integrado do ser humano. Sabendo disso, nossa Pós-Graduação, entre Porto Alegre e Florianópolis, é a única 100% presencial e traz como um dos grandes diferenciais as horas de estágio”, comentou.

Mágada Tessmann, representante da reitoria no evento, enfatizou a satisfação da parceria da Unesc com o Cieph e reforçou que a especialização ofertada é multiprofissional. “Sempre buscamos bons parceiros renomados para que os títulos construídos aqui sejam os melhores. Ficamos muito felizes de a Acupuntura ser uma das terapias complementares a serem oferecidas pela Unesc em parceria com o Cieph”, ressaltou. 

A especialização é uma das novidades deste ano da Universidade, que procura atender a crescente procura de especialistas para a área, possibilitando a expansão do atendimento educacional e clínico dos problemas de saúde. O curso tem carga horária de 1.260 horas, sendo 525 horas de estágio supervisionado com duração de aproximadamente dois anos e quatro meses.

Dentro da grade de conteúdos prevista está o domínio teórico e prático, específicos e relativos à acupuntura, com o objetivo de permitir ao acupunturista planejar, diagnosticar as dificuldades de saúde, acompanhar o processo e intervir nos métodos normais e patológicos da saúde.

Conhecimento sobre a terapia milenar

O palestrante trouxe um pouco da história, de técnica, da filosofia, dos mitos e das questões legais acerca da abordagem. A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo. Intuito é melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e físicas, como sinusite, asma, enxaqueca, artrite, entre outras. “A partir do momento em que começa a se padronizar e descobrir a existência desses canais, começa-se a descobrir também a segunda teoria da medicina tradicional chinesa que é a teoria dos pontos”, enumerou o palestrante.

Conforme ele, o fato é que foram padronizados canais de energia e, incialmente, 360 pontos ao longo do corpo que fazem ou provocam mudanças internas gerando uma movimentação e um melhoramento do fluxo de energia. “Temos algum tipo de energia que circula pelo corpo todo que está vinculada com membros e órgãos internos, que interliga todo o organismo e que se sabermos mexer com ela, podemos realmente ajudar na recuperação e na cura de quase todas as doenças”, disse Oliva.

A palavra acupuntura vem do neologismo latino das palavras Acus (agulha) e Puntura (picada). Esse nome foi atribuído por monges jesuítas que ao irem para a China entraram em contato com uma técnica conhecida pelo nome chinês: Zheng Jiu Da Cheng. “Na verdade, a tradução deste nome seria a arte de curar através das agulhas e das moxas”, comentou o palestrante.

Segundo ele, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem uma história muito antiga e rica e é a terceira forma de medicina mais antiga. “O fato da MTC existir a milhares de anos e ainda ser usada nos dias de hoje é uma prova do seu valor como forma de tratamento. Foi pouco desenvolvida em outras civilizações do mundo, essencialmente devido ao isolamento da China. Contudo, com a abertura da China, em 1972, a MTC começou a espalhar-se pelo Ocidente”, relatou.

O supervisor do setor de pós-graduação Latu Sensu, Marlon Gonçalves Zilli, também acompanhou o evento.

Confira o evento completo:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de abril de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente

Pós-Graduação da Unesc lança curso de Acupuntura com live para toda a comunidade

Pós-Graduação da Unesc lança curso de Acupuntura com live para toda a comunidade
Especialização é uma das novidades para esse ano (Foto: arquivo) Mais imagens

O curso de Pós-Graduação em Acupuntura da Unesc está promovendo uma live de lançamento. Voltada para profissionais da área da saúde, acadêmicos e comunidade em geral, a palestra será ministrada pelo acupunturista pela World Federation of Acupunture Societies, por Marcelo Fabián Oliva. O evento será realizado nesta segunda-feira (11/4), às 19h, no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Pesquisa do Homem (Cieph). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.

A especialização é uma das novidades deste ano da Universidade, que procura atender a crescente procura de especialistas para a área, possibilitando a expansão do atendimento educacional e clínico dos problemas de saúde. O curso tem carga horária de 1.260 horas, sendo 525 horas de estágio supervisionado com duração de aproximadamente dois anos e quatro meses e é 100% presencial.

Dentro da grade de conteúdos prevista está o domínio teórico e prático, específicos e relativos à acupuntura, com o objetivo de permitir ao acupunturista planejar, diagnosticar as dificuldades de saúde, acompanhar o processo e intervir nos métodos normais e patológicos da saúde.

A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo. Intuito é melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e físicas, como sinusite, asma, enxaqueca, artrite, entre outras. “Um dos grandes diferenciais do curso é essa parceria com o Cieph. A acupuntura é uma das 29 práticas integrativas preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro da rede municipal tem uma busca cada maior por implantar essas práticas integrativas. Ela visa um olhar mais integrado do ser humano”, comentou a coordenadora do curso, Flávia Rigo, salientando ainda que o Cieph vem trazendo toda sua expertise de 30 anos na área da medicina tradicional chinesa.

Objetivos do curso

Atender à crescente demanda de profissionais afins para o campo da Acupuntura, possibilitando a expansão do atendimento educacional e clínico dos problemas de saúde.

Capacitar profissionais de nível superior para atuar com Acupuntura nas áreas clínica e educacional, no setor público e privado, mediante conhecimento das teorias e instrumentos técnicos desse campo de atuação.

Promover o domínio teórico e prático dos conteúdos específicos relativos à Acupuntura, de modo a permitir ao acupunturista planejar e acompanhar o processo de saúde, diagnosticar as dificuldades de saúde e intervir nos processos normais e patológicos da saúde.

Promover o desenvolvimento de atitudes éticas e críticas compatíveis e desejáveis à natureza do trabalho profissional na área da Acupuntura.

Preparar profissionais que desenvolvam pesquisa no campo da Acupuntura.

Currículo do palestrante

Possui Graduação em Psicologia pela Universidad del Salvador, Bs. As. Atualmente é Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia em Saúde (Cieph) e professor da mesma. Acupunturista pela Federação Mundial de Sociedades de Acupuntura, Bejing, China; ex - professor de acupuntura do Centro de Ensenanza de La Medicina Tradicional China (CEMETC). Professor visitante (2009/2012) da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Shandong, na China. Fundador do Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem em 1992. Especialista em Acupuntura, Fisiologia, Psicanalise, Mestre 5to.Grau de Arte Marcial Pakua. Formação em medicina Germânica, Fitoterapia, Parapsicologia Experimental. Recebeu título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Iberoamericana do Mexico (UNIBE). Atuando principalmente nas seguintes áreas: Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Natural, Cinco Leis Biológicas da Nova Medicina germânica e Gestão Universitária.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de abril de 2022 às 16:28
Compartilhar Comente