AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Devido à previsão de temporal, Vivercom é transferido

Devido à previsão de temporal, Vivercom é transferido
Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de outubro de 2023 às 16:54
Compartilhar Comente

Projeto de extensão promove roda de conversa com lideranças de bairros

Projeto de extensão promove roda de conversa com lideranças de bairros
“Calçada Cidadã: Acessibilidade e arte de rua para todos” faz parte das iniciativas do Programa Território Paulo Freire II (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Professores e alunos do projeto de extensão “Calçada Cidadã: Acessibilidade e arte de rua para todos”, estiveram reunidos com lideranças de bairros de Criciúma na noite desta segunda-feira (30/8), para uma roda de conversa. Durante o encontro virtual, os representantes dos bairros participantes dialogaram com a equipe do projeto sobre os problemas existentes nos locais. O projeto faz parte do Programa Território Paulo Freire II.

Segundo a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Aline Eyng Savi, o objetivo da atividade foi apresentar o projeto às lideranças. “Os líderes de bairros relataram as dificuldades enfrentadas quanto à inclusão social, principalmente nos espaços públicos”.

A presidente da União das Associações de Bairro de Criciúma, Nair Nazário, reforçou a importância da iniciativa do projeto junto às comunidades, como forma de instrumentalizar as comunidades para reivindicações junto aos órgãos públicos.

O projeto de extensão tem como objetivo promover a socialização do conhecimento por meio de atividades relacionadas ao diálogo sobre a inclusão social, especialmente das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nas esferas ambiental (acessibilidade das calçadas) e cultural/social (arte de rua), encaminhando alternativas de soluções aos problemas sociais e contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente de vida da comunidade.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2021 às 11:58
Compartilhar Comente

Alunas de Enfermagem da Unesc levam cuidados em saúde a pescadores de Passo de Torres

Alunas de Enfermagem da Unesc levam cuidados em saúde a pescadores de Passo de Torres
Ação contemplou orientações sobre vacinas, Covid e saúde bucal, além da entrega de kits de higiene e proteção e protetores contra o sol (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Sandro Lemos trabalha em estaleiros desde os 13 anos de idade. Natural de Laguna, aprendeu o ofício do trabalho manual relacionado à pesca com o pai, que por sua vez também recebeu o conhecimento passado por gerações. Ele foi um dos atendidos por estudantes de Enfermagem da Unesc nesta terça-feira (15/12), com serviços de saúde e orientações sobre cuidado pessoal, vacinas, com ênfase para a antitetânica, e coronavírus.

A proposição da atividade veio de uma observação realizada na Unidade Básica Central do município de Passo de Torres. A professora e orientadora das estudantes em estágio, Carine Cardoso, conta que a recorrência de cortes e lesões nos pés chamou sua atenção e das alunas Dalila de Oliveira Webber, Tainara Lentz, Julia Lopes e Isabela Oliveira. “Na disciplina de Integralidade e Saúde Coletiva temos que entender o contexto onde estamos inseridos para pensar sobre a promoção de saúde. Começamos a perceber muitos pés cortados e curativos, e fomos a campo conhecer a causa. É muito importante este olhar”, explicou.

A realidade que encontraram esclareceu a recorrência na Unidade Básica. O local de trabalho dos pescadores conta com trapiches, caminhos de pedra na beira do rio e ferros. Além do ambiente, conforme Lemos, o trabalho da pesca e da construção de barcos também exige grande esforço físico. Uma embarcação de 20 metros pode levar até um ano e meio para ficar pronta. “É muito sacrificante. As tábuas chegam aqui verdes, pesando três vezes seu peso. Depois de descarregar o caminhão, tem que gradear uma a uma para a secagem”, pontuou.

Quase que companheiros de trabalho e de convívio de quem atua nos estaleiros, os pescadores também têm uma rotina de estresses físico e mental. Independente se em terra ou no mar, a situação de saúde fica em risco. Os profissionais do barco, um mínimo de nove por embarcação, passam em média 20 dias fora, sem cuidados com a higiene e em um ambiente de exposição solar. “Imagina um dia de sol, e o pescador no convés puxando uma rede de quase 30 quilômetros. Começam pela manhã para terminar à tarde, às vezes à noite. Depois de colher, gelam e recomeçam tudo de novo. A pesca é uma das profissões mais judiadas, com poucos direitos”, retratou Lemos.

Diante deste cenário trazido pelo pescador, a equipe da Universidade percebeu a necessidade de realização de ações de cuidados e promoção da saúde. “Eles estavam pescando, a maioria sem máscara, e pensamos numa atividade que também contemplasse as questões de Covid. Conversamos com o Serviços de Enfermagem da Universidade, que disponibilizou um fôlder informativo e álcool em gel. As alunas também confeccionaram o protetor solar, para cuidados com a pele. Também fizemos um trabalho de esclarecimento sobre a vacina do Tétano e saúde bucal, está em parceria com a dentista da unidade de Passo de Torres que disponibilizou um kit com itens de higiene e informativos sobre a importância deste cuidado”, contou Carine.

O resultado foi concretizado em sorrisos e agradecimentos, como o do seu Linauro Torres de 66 anos. “Eu queria agradecer a Unesc por estar fazendo este maravilhoso trabalho aqui nas embarcações e na descarga. Uma maravilha”, enfatizou o pescador.

Os atendimentos foram individuais, com a equipe da Unesc percorrendo toda a costa de Passo de Torres. Além de promover a saúde, as envolvidas também conheceram a realidade local, desde a cultura até os processos do trabalho. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2020 às 16:20
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc realizam OdontoBurguer, em prol do Asilo São Vicente de Paulo

Estudantes da Unesc realizam OdontoBurguer, em prol do Asilo São Vicente de Paulo
Drive thru de hambúrgueres ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara, sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ser solidário é sentir que pode fazer algo a mais pelo próximo, é ir além e se responsabilizar a ajudar o outro. E foi exatamente isso que alunos e professores do curso de Odontologia da Unesc demonstraram ser, com o OdontoBurguer, neste sábado (7/11). Um grupo de 22 professores, acadêmicos e egressos do curso, com a parceria da direção do Asilo São Vicente de Paulo, de Criciúma, realizaram um evento para a arrecadação de fundos para a Instituição de Longa Permanência.

Nele, foram vendidas três opções de combos com hambúrguer artesanal, batata frita e refrigerante. Tudo preparado com muito carinho e seguindo as normas de biossegurança. As retiradas foram através de um drive thru, no Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara. E a iniciativa deu tão certo que às 19h15 os organizadores não puderam mais aceitar pedidos, pois a meta de 400 unidades havia sido ultrapassada, chegando à venda de 450 hambúrgueres.

A iniciativa foi uma proposta do próprio Asilo, que procurou o curso para uma ação similar a da venda de pizzas realizada em agosto em prol do Bairro da Juventude. Diante desta proposta, o Centro Acadêmico de Odontologia reuniu  um grupo de estudantes e professores para dar vida à ação.

União em prol do bem comum

A iniciativa foi acompanhada de perto pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que considera ações como a OdontoBurguer especiais. Para ela, iniciativas como esta reforçam o papel de uma Universidade Comunitária e colaboram com a formação de profissionais mais conscientes de seu papel social. “Estar aqui e poder ver um verdadeiro movimento pelo bem enche a todos nós, professores e gestores de orgulho pelos alunos diferenciados que a Unesc tem. Isso também é ser e viver uma Universidade Comunitária”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, também é professora do curso de Odontologia e fez parte do grupo que realizou o OdontoBurguer. Para ela, a ação com o Asilo São Vicente de Paulo tem um significado amplo para a entidade, para o curso de Odontologia e para a Unesc e mostra a importância da atuação comunitária da Universidade. “Nesta ação mostramos o potencial e a importância de uma Universidade Comunitária. Reforçamos a função institucional e a capacidade de auxiliar a comunidade. Com a pandemia, os projetos desenvolvidos com os idosos não puderam ocorrer e esta ação foi uma maneira de fazer a diferença e retribuir o carinho que nossos alunos e professores recebem do Asilo”.  

O evento ocorreu das 15 às 21 horas, mas para garantir que tudo ocorresse dentro do planejado, acadêmicos e professores chegaram de manhã cedo ao Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara. À frente dos trabalhos na cozinha esteve o professor Leonardo Mezzari, que salientou a importância da união para o sucesso da ação. “Os acadêmicos de Odontologia estão de parabéns e merecem todos os méritos. Tivemos um apoio enorme da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, que cedeu equipamentos e doou todos os equipamentos de proteção individual, além da coordenação do curso, que emprestou diversos materiais e doou aventais descartáveis, máscaras, luvas e protetores faciais e dos parceiros que fizeram doações em dinheiro e ingredientes. Saber que vamos conseguir ajudar o Asilo nesse momento é bom demais. Fazer o bem é muito gratificante”.  

Para a coordenadora do curso, Morgana Machado Guzzatti, a ação nasceu do um protagonismo estudantil e teve a adesão de várias pessoas. “Vivemos um momento desafiador e é muito bom termos professores e acadêmicos que abraçam causas tão nobres. Isso é importante também para a formação de nossos estudantes como profissionais comprometidos com a sociedade e conscientes de que antes de tudo deve estar o ser humano”.

Estudantes em ação

O Centro Acadêmico de Odontologia, promotor do evento, mobilizou estudantes de diversas fases do curso para a ação. Segundo o presidente do CA, Willian Burato Bressan, o Centro Acadêmico sempre teve a característica de abraçar causas sociais. "O Asilo chegou com esta necessidade de arrecadar fundos, já que em virtude da pandemia houve uma redução de recursos financeiros. Então pensamos como poderíamos ajudar e surgiu a ideia de um drive thru de hambúrgueres. Construímos essa ação de forma coletiva e por isso tivemos um resultado tão bom”, comenta Bressan.

A secretária do CA de Odontologia, Laura Rodrigues de Souza, lembra que os acadêmicos vêm realizando atividades no Asilo São Vicente de Paulo há mais de três anos, como visitas, festas, passeios, palestras, escovação supervisionada com os idosos

Apoio

A iniciativa teve o apoio dos supermercados Manentti e Giassi; da padaria Bom Pão; da Indústria Pães Magaldi; da Usina Alto Alegre; da empresa Plazapel Soluções em Descartáveis; da Volts Materiais Elétricos; da Farmácia FlauFarma e da hamburgueria Gold Burguer. Realizaram as doações os professores Renan Ceretta, Fernanda Sônego e Gabriel Gastaldon, além de Mezzari e Morgana.

O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico de Odontologia da Unesc, com apoio do curso de Odontologia e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de novembro de 2020 às 22:48
Compartilhar Comente

Feira da Economia Solidária da Unesc retoma atividades presenciais

Feira da Economia Solidária da Unesc retoma atividades presenciais
Seguindo o protocolo de biossegurança, apenas 50% dos feirantes voltaram ao campus (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A comunidade acadêmica e moradores dos arredores da Universidade poderão adquirir novamente, todas as quartas-feiras no campus, alimentos e artesanato diretamente do produtor. Após mais de seis meses sem ocorrer de maneira presencial, em virtude da pandemia de Covid-19, a Feira da Economia Solidária retomou as atividades. Seguindo o protocolo de biossegurança, apenas os feirantes com idade inferior a 60 anos puderam retornar. Os estandes seguem um distanciamento e todos os feirantes receberam capacitação e equipamentos de proteção individual como máscara, face shield e álcool 70 em gel.

A partir desta semana, todas as quartas-feiras, das 13 às 18 horas, o Bloco da Reitoria irá receber os agricultores familiares e artesãos para comercializaram produtos como pães, bolos, bolachas, geleia, verduras, frutas, massas caseiras, alimentos sem glúten e sem lactose, roupas e artesanato. A Feira da Economia Solidária da Unesc possui 15 participantes e segundo o coordenador do Programa de Ações em Economia Solidária (Paes) da Universidade, Dimas de Oliveira Estevão, os feirantes que não podem ainda retornar ao trabalho presencial, continuarão comercializando os produtos por meio do catálogo virtual organizado pelo Paes.

O coordenador do Paes, comenta que a Feira de Economia Solidária tem a participação de produtores e artesãos de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Balneário Rincão, Siderópolis, Cocal do Sul e Treviso. “A Feira ocorre desde 2012 e tem o objetivo de gerar trabalho e renda para os participantes. O projeto de extensão também tem um viés pedagógico, já que envolve acadêmicos dos cursos de Nutrição e Ciências Econômicas, que compartilham o conhecimento sobre questões envolvendo boas práticas na manipulação de alimentos, rotulagem e apresentação do produto e organização dos custos e formação de preços. A Feira também incentiva os produtores a se organizarem coletivamente, uma vez que para comercializarem o produto, precisam estar vinculados a uma associação ou cooperativa”, explica Estevão.

Nathália Doneda Poli, de Forquilhinha, retornou ao campus nesta quarta-feira para comercializar as massas, lasanhas, pizzas, panquecas e molhos caseiros produzidos pela família. Eles fazem parte da Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove) e estão há 20 anos no mercado. “Aqui na Unesc temos uma vitrine importante para que nossos produtos sejam conhecidos. Mesmo que nós tenhamos continuado a vender por meio do catálogo virtual, estar aqui e rever as pessoas é muito bom”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de outubro de 2020 às 16:57
Compartilhar Comente