Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Quer parar de fumar? Conte com o Grupo de Combate ao Tabagismo

Quer parar de fumar? Conte com o Grupo de Combate ao Tabagismo
Encontros ocorrem nas Clínicas Integradas (Foto: Divulgação) Mais imagens

O tabagismo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), ele causa cerca de 50 doenças diferentes, em especial as cardiovasculares, além de ser responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe e estômago e por doenças respiratórias. Para auxiliar quem quer abandonar o cigarro, a Unesc e a Secretaria de Saúde de Criciúma desenvolvem o Programa de Combate ao Tabagismo. Nele, cada participante tem um diagnóstico para receber o tratamento adequado.

O Programa desenvolve grupos que se encontram para combater a doença. Na Unesc, as inscrições para o Grupo de Combate ao Tabagismo estão abertas até 10 de junho no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), localizado na sala 13 do Bloco Administrativo da Universidade, tanto para professores, funcionários e acadêmicos quanto para a comunidade.

As atividades devem iniciar em julho mas antes disso, todos os participantes passam por consultas com médico e psicólogo, para analisar qual o tipo de ajuda a pessoa precisa: se apenas terapêutica ou também de gomas de mascar, adesivos ou medicamentos para cessar a vontade de fazer uso de cigarro – esses fornecidos pela Secretaria de Saúde de Criciúma.

Conforme o coordenador da Comissão do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, a Universidade é um local de referência do Programa. Segundo ele, o grupo terá encontros semanais no primeiro mês de atividades, quinzenais no segundo mês e mensais a partir do terceiro. “A intenção é que os participantes estipulem prazos para alcançar o objetivo. Pode ser gradativamente ou de maneira abrupta. Cada um vai optar pela forma que mais acha interessante. O fato deles se dispor a participar do grupo já demonstra a vontade deles em parar de fumar”, comenta.

Na Unesc, os encontros vão ocorrer nas Clínicas Integradas com a orientação de dois psicólogos que participam do Programa de Residência Multiprofissional. Ambos passaram por capacitação para o desenvolvimento das atividades no grupo. A iniciativa está vinculada ao Programa Nacional de Combate ao Tabagismo.

O Programa de Combate ao Tabagismo é uma realização da Secretaria de Saúde de Criciúma e da Unesc. Na Instituição, a iniciativa tem apoio da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), do curso de Enfermagem, das Clínicas Integradas, do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde Coletiva, do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 24 de maio de 2017 às 15:29
Compartilhar Comente

Café com Ciência debate a importância do exercício físico no tratamento do diabetes ​

Café com Ciência debate a importância do exercício físico no tratamento do diabetes ​
Evento reuniu professores da Unesc e a comunidade na ACIC (Foto: Deize Felisberto) Mais imagens

A importância do exercício físico para a prevenção e o tratamento do diabetes foi o tema abordado na noite desta quinta-feira (18/5) pelo professor doutor da Unesc Alexandre Pastoris Muller durante o Café com Ciência na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

O professor tirou dúvidas e orientou sobre os benefícios da atividade física para aqueles que sofrem com a doença, que já atinge mais de 13 milhões de pessoas no Brasil. “O diabetes é muito mais uma doença ambiental que está relacionada a fatores como a alimentação e a prática de exercícios físicos. Com esses dois hábitos de vida conseguimos prevenir e tratar a doença”, afirmou.

Conforme Muller é importante esclarecer que a prática de exercícios que envolvam força oferecem resultados muito melhores aos diabéticos. “Os maiores tecidos do nosso organismo são os músculos e são eles que captam a glicose como fonte energética, um dos problemas de quem sofre com a doença. Por isso, a importância de praticar exercícios mais intensos. Uma caminhada é muito boa, porém não te dará músculos, com isso a relevância de associar essas duas atividades”, explicou o professor, reforçando ainda que um dos fatores do envelhecimento é justamente a perda de força muscular.

O professor informou que os diabéticos têm ainda uma propensão maior a desenvolver a Doença de Alzheimer. “O exercício físico melhora a ação da insulina no músculo e também no cérebro, ajudando a prevenir a doença de Alzheimer”.

O Café com Ciência é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

*Com a colaboração da assessora de imprensa da ACIC, Deize Felisberto

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de maio de 2017 às 18:53
Compartilhar Comente

Projeto Coleta Seletiva Solidária faz reunião com vereadores de Criciúma

Projeto Coleta Seletiva Solidária faz reunião com vereadores de Criciúma
Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi abordado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Representantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Criciúma estiveram na tarde desta quinta-feira (18/5) na Unesc para uma reunião sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O encontro foi solicitado pelo projeto de extensão Coleta Seletiva Solidária e abordou a tramitação do Projeto de Lei do Plano Municipal no Legislativo.

Participaram do encontro o coordenador do projeto de extensão da Unesc, professor Mário Guadagnin, e o professor da Unesc e participante do projeto Leandro Nunes, além dos vereadores Salésio Lima, Júlio César Kaminski e Aldinei João Potelecki.

Mostra fotográfica

Também nesta quinta-feira, a Universidade recebeu a visita do promotor público Luiz Fernando Góes Ulysséia, que conferiu a exposição fotográfica organizada pelo projeto Coleta Seletiva Solidária. Segundo o promotor, as fotografias retratam uma realidade socialmente impactante, além de serem importantes para a sensibilização da sociedade ao que se refere às condições de vida de catadores e catadoras.

A mostra fotográfica intitulada “Catadoras (es), a matéria viva do lixo: retratos da invisibilidade” está exposta no hall do Bloco da Reitoria desde 2 de maio e permanecerá no local até este sábado (20/5).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de maio de 2017 às 17:51
Compartilhar Comente

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book
Obra foi lançada na tarde desta terça-feira na Unesc (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As experiências vividas por professores e alunos dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) viraram o e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, lançado nesta terça-feira (16/5), na Universidade. A publicação, da Editora Unesc, traz artigos escritos por participantes de nove projetos de extensão desenvolvidos em diferentes Bairros de Criciúma.

Segundo a coordenadora de Extensão da UNA CET, Miquele Padula, o livro digital é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos. “Professores, alunos extensionistas, Editora Unesc e organizadores. Cada um teve uma contribuição muito importante neste projeto, que retrata um pouco deste trabalho tão bonito desenvolvido com a comunidade”, comentou.

Para o editor da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, publicações como o e-book reforçam a diversidade de temas abordados pela Editora e possibilitam que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso aos saberes acadêmicos. Já o diretor da UNA CET, Evanio Nicoleit, ressaltou que o e-book é um dos resultados das ações desenvolvidas pelos cursos da Unidade Acadêmica, que trazem benefícios tanto para a comunidade quanto para professores e estudantes.

O assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Reginaldo Vieira, ressaltou que o e-book lançado nesta terça-feira é o sexto de um projeto que prevê 10 volumes de livros digitais com relatos do trabalho de extensão desenvolvido pelas quatro UNAs da Instituição, reunindo mais de 120 artigos escritos por professores e acadêmicos.

O lançamento da obra foi uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade e teve a presença dos participantes dos projetos de extensão e dos organizadores do e-book: professores Evanio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula.

O e-book traz artigos sobre os projetos de extensão:

“Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
“Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
“Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
“Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;
 “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período de período 1985-2010”;
“Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
“Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
“Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
“A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma".

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 16 de maio de 2017 às 17:25
Compartilhar Comente

Programa de Desenvolvimento de Lideranças recebe alunos do Cedup

Programa de Desenvolvimento de Lideranças recebe alunos do Cedup
Alunos são incentivados ao caminho do empreendedorismo (Foto: Divulgação) Mais imagens

Foi dado o “start” nas atividades de incentivo ao empreendedorismo, realizadas pelo PDL (Programa de Desenvolvimento de Lideranças Jovens) com estudantes do Cedup Abílio Paulo. Nesta segunda-feira (15/5), os alunos do curso técnico em Administração estiveram na Unesc para o primeiro encontro do ano. Até quinta-feira (18/5), estes estudantes participam de encontros do programa.

O PDL realiza atividades com alunos do Cedup desde 2016. Os encontros ocorrem a cada semestre e já envolveram 180 estudantes.

Desde 2015 os cursos de Administração e de Comércio Exterior, com o apoio do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, desenvolvem o PDL, para oportunizar imersões de empreendedorismo social para o desenvolvimento de lideranças jovens.

Divas Black

No último sábado (13/5), ocorreu mais uma etapa do concurso de beleza Garota Black Beauty Radar. O concurso ocorre em diferentes Bairros de Criciúma com o objetivo de enaltecer a beleza da mulher negra. A vencedora vai estrelar a nova campanha da marca de roupas Divas Black. O PDL é apoiador do concurso e vai desenvolver atividades com as participantes do concurso, para possibilitar que elas adquiram conhecimento e socializem suas vivências.

Escola Antônio Colonetti

Já nos dias 24, 25 e 26 de maio o programa realiza atividades com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Antônio Colonetti, de Içara. Será o primeiro contato dos estudantes com o programa e a Unesc. Nesses encontros serão abordados temas como “Qual a projeto de vida?” e “Como traçar seus caminhos (pessoais e profissionais) enquanto lideres e protagonistas da sua história”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2017 às 20:29
Compartilhar Comente