AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Paulo Alvim abre Primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Paulo Alvim abre Primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia destacou a importância da cooperação e da atitude frente ao novo cenário (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Sob os olhares de mais de dois mil espectadores foi aberta, na noite desta segunda-feira (20/7), a primeira edição da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc. Essa foi a primeira atividade da semana, que seguirá com extensa programação voltada aos acadêmicos dos cursos de engenharia e tecnologia, assim como à comunidade externa. Para abrir as conferências virtuais que marcarão o evento o convidado foi o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim.

Dentro da temática geral do evento desenhada como “Inovação para um novo mundo”, Alvim tratou sobre o “Papel das áreas tecnológicas pós-pandemia”. Em sua fala, Paulo destacou a importância da cooperação e da atitude frente ao novo cenário que se apresenta e o importante diferencial de tais fatores na forma como o país e o mundo todo irão superar a situação. “Dessa forma, parabenizo pela iniciativa de promover um evento como esse, que integra e congrega o esforço de ciência, engenharia, tecnologia, artes, matemáticas e design. Agradeço pela iniciativa de estar discutindo de forma integrada, o que exige o momento atual, um trabalho em sintonia e em rede”, salientou.

Conforme Alvim, esse é, mais do que nunca, o momento de usar a vanguarda do conhecimento para o bem comum. “Os grandes momentos de evolução vieram pós-guerra e pós endemias. Assim como sempre foi na história, agora, após essa endemia, que é uma guerra invisível, caminharemos em um mundo diferente, mais integrado, mais coletivo e melhor. Diante disso, precisaremos estar à frente desse novo mundo no qual ciência tecnologia e inovação terão lugares diferenciados, contribuindo ainda mais para a solução dos problemas, criando novas soluções”, destacou o Secretário.

Ao ouvir as opiniões e percepções do conferencista, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a oportunidade de mais uma vez contar com o compartilhamento de conhecimento por parte de Paulo, profissional da área da engenharia com grande bagagem e que conhece não só o Sul de Santa Catarina, mas também a Unesc e seus diferenciais. “É um prazer contar com sua participação e sua visão de longo alcance”, acrescentou.

Protagonismo estudantil

Preparado em sua grande maioria por meio de acadêmicos e lideranças estudantis, a Jornada Acadêmica de Tecnologia, para a reitora, é mais uma prova real do protagonismo estudantil na Universidade. "Vocês, estudantes, protagonizaram a possibilidade de integrarem-se em nome de um objetivo comum. Em nome do acadêmico Douglas Lessa, líder da comissão organizadora, estendo meus agradecimentos a todos os estudantes. Que orgulho e que admiração por este grupo e pela articulação e protagonismo que desempenham. Vocês representam muito bem nossa Unesc, seu caráter comunitário e sua história”, pontuou.

Compartilhamento de conhecimentos

O evento reúne acadêmicos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Jogos Digitais.

Nesta terça-feira já às 9h a Jornada receberá a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Gianna Sagazio, para tratar sobre a Inovação nas Áreas Tecnológicas.

Integram ainda os grandes nomes que participarão do evento ao longo de toda a semana o CEO e fundador da Brasil ao Cubo, Ricardo Mateus; o diretor Corporativo e de Relações Humanas da Visto Sistemas e presidente do Conselho Deliberativo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Daniel Leipnitz e do professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Grupo de Pesquisa em Biodesign e Artefatos Industriais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Amilton Arruda.

O vídeo com a palestra completa pode ser acesso no Canal Unesc TV no Youtube. Confira abaixo:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2020 às 22:21
Compartilhar Comente

Unesc recebe Jornada Regional de Patrimônio Industrial

Unesc recebe Jornada Regional de Patrimônio Industrial
Fotografia histórica mostra Maria Fumaça e trabalhadores na Ponte das Laranjeiras, em Laguna. Mesma travessia que hoje faz a ponte Anita Garibaldi Mais imagens

Estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral interessados em aprender e debater sobre Patrimônio Cultural estarão reunidos na Unesc, de 6 a 8 de novembro. Isto porque a Universidade sediará a primeira Jornada Regional de Patrimônio Industrial, evento voltado ao Sul do país, envolvendo profissionais de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. O encontro é promovido pelo Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias, pelo Curso de História e pelo Cedoc (Centro de Documentação), em parceria com o TICCIH – Brasil (Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial), recebendo apoio financeiro da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

De acordo com o coordenador do curso de História da Unesc e integrante da comissão científica do evento, Tiago da Silva Coelho, estarão em Criciúma para a Jornada pesquisadores de todo o país. “No total serão apresentados aproximadamente 40 trabalhos ao longo dos dias de evento, que receberá ainda palestrantes de São Paulo e Minas Gerais”, destaca.

O foco das discussões, conforme Thiago, envolverá temáticas que interessarão ao público da região, já que englobará questões como indústria, mineração e ferrovia.

A temática oficial do evento foi dividida em Patrimônio Industrial, arquitetura e preservação; Patrimônio Industrial, arte e representações audiovisuais; Patrimônio Industrial, meio ambiente e paisagem cultural; Patrimônio Industrial, museus e acervos e Patrimônio Industrial e memórias do trabalho.

Esta é a primeira vez que a jornada é realizada no Sul e, conforme Thiago, representa a preparação para um evento nacional programado para 2020 e para outra ação internacional, prevista para 2021.

A programação completa para os dias de Jornada Regional pode ser encontrada no site www.unesc.net/patrimonioindustrial. A entrada para as atividades é gratuita, porém aqueles que precisarem do certificado oficial de participação deverão pagar uma taxa de R$10. As inscrições podem ser realizadas pelo site ou no dia dos eventos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de outubro de 2019 às 21:52
Compartilhar Comente

Curso de Nutrição relembra trajetória da profissão e comemora os 15 anos de ensinamentos na Unesc

Curso de Nutrição relembra trajetória da profissão e comemora os 15 anos de ensinamentos na Unesc
Universidade recebe 13ª Jornada Acadêmica até sexta-feira (30/8) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta terça-feira (27/8) foi de nostalgia e ensinamentos para acadêmicos e professores do curso de Nutrição da Unesc. Isso porque foi realizada nesta data a abertura oficial da 13ª Jornada Acadêmica, que leva o tema “80 anos da Nutrição no Brasil 15 anos Curso de Nutrição Unesc”. Na oportunidade o assunto principal não poderia ser outro e, abordado pela representante do Conselho Regional de Nutrição de Santa Catarina, Bianca Antonini, foi a trajetória e o crescimento conquistado no mercado ao longo dos anos.

A mesa de autoridades da abertura oficial da jornada contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Criciúma, Renata Manique Barreto; da representante da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Milanez; do representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Felipe Fernandes Gabriel e do presidente do Centro Acadêmico do curso, Patrick da Silva Rosa, além, é claro, da coordenadora do curso Rita Suselaine Vieira Ribeiro e da palestrante da noite, Bianca.

Aproveitando a oportunidade, a coordenadora do curso fez questão de agradecer a participação de cada um dos profissionais que se engajaram na criação e no fortalecimento no curso na Unesc. Conforme Rita, é uma grande honra estar à frente do grupo e poder atuar em uma instituição tão especial. “Todo esse nosso trabalho só é possível graças ao compromisso de nossos professores, que se engajam mesmo em tarefas fora dos seus horários de aula, e dos nossos alunos. Agradeço de coração a todos que fazem parte dessa caminhada”, salientou.

Extensa programação

Ao longo da semana os acadêmicos poderão contar com uma extensa programação de palestras, minicursos, entre outras atividades. Nesta quarta-feira (28/8) os assuntos abordados nos minicursos serão Interpretação de Exames Bioquímicos e Metabolismo na Prática, além da realização da Oficina Vegetarianismo e do Concurso de Receitas. A noite os focos serão as palestras “Emagrecimento e Nutrição Esportiva”, ministrada por Marianka Rocha da Luz, e “Construção do SUS”, ministrada por Fabiane Ferraz e Ana Paula Milanez.

A programação completa das atividades até sexta-feira (30/8) pode ser acessada no link.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de agosto de 2019 às 21:20
Compartilhar Comente

Comemorando duas décadas de história, curso de Psicologia abre Jornada Acadêmica

Comemorando duas décadas de história, curso de Psicologia abre Jornada Acadêmica
Décima edição do evento e quinto Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social seguem até quarta-feira (28/8) na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O curso de Psicologia da Unesc, que comemora exatos 20 anos de história nesta terça-feira (27/8), deu início oficialmente na noite desta segunda-feira (26/8) a 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e ao 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social. O evento, que já contou com atividades ao longo do dia, teve solenidade de abertura oficial realizada no Auditório Ruy Hülse. A noite foi marcada pela palestra do profissional Brigido Vizeu Camargo, que abordou o tema “As Contribuições da Psicologia Social Societária em Tempos de Crise”.

Em nome da comissão organizadora do evento, a coordenadora o grupo, acadêmica Daniela Cardoso, agradeceu o apoio de todos que prestigiaram a noite de palestra e colaboraram com a concretização do evento, planejado com carinho para que agradasse a todos. “Foram meses de trabalho para construir uma Jornada que contemplasse os desejos e as inquietações de vocês acadêmicos. Desejo que possamos aproveitar esses dias de evento. De minha parte posso dizer que tenho muita honra, muito orgulho em saber que estamos fazendo parte de algo tão grandioso e preparado em sua maioria pelas mãos dos acadêmicos”, salientou.

Também se mostrando emocionado ao ver o auditório lotado de alunos com grandes expectativas de aprendizado, o presidente do Centro Acadêmico do curso, Arthur Miguel Pedri Gomes, salientou o esforço e o sentimento da equipe que representa os estudantes e planejou ao longo dos últimos meses a programação da Jornada e do Congresso. “O que vocês estão vendo hoje é literalmente o resultado de uma jornada. Quando a gente pensa naquela frase que todo mundo sempre comenta, que a felicidade não é o final, hoje a gente percebe que realmente a felicidade é a jornada. O que queremos transmitir, então, é muita gratidão e felicidade por esse resultado. Já está sendo incrível até aqui e será um evento incrível”, completou.

Para a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes, o momento é histórico, por marcar os 20 anos do curso e representa um grande orgulho para professores e acadêmicos. “É uma honra estar fazendo parte desse evento que realmente foi montado por vocês. Me sinto muito honrada em representar hoje todos os nossos professores e acadêmicos neste momento especial. Vamos aproveitar muito”, salientou.

A programação dos eventos segue nesta terça-feira (27/8) com atividades já pela manhã também no Auditório Ruy Hülse. Confira aqui a agenda completa. 

O palestrante da noite

Dr. Brigido Vizeu Camargo é professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; diretor associado de pesquisa por diversas vezes na Fondation Maison des Sciences de l’Homme, Paris, França; membro do Collegio del Dottorato in Scienze Sociali - Università Degli Studi di Padova, Itália; professor do Doutorado Internacional/Europeu sobre Representações Sociais e Comunicação na Universitá Degli Studi di Roma, La Sapienza, Itália e pesquisador sobre epistemologia e história da teorização sobre representações sociais.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de agosto de 2019 às 21:55
Compartilhar Comente

Jornada acadêmica promove debates sobre defesa médica e planejamento financeiro

Jornada acadêmica promove debates sobre defesa médica e planejamento financeiro
Profissionais convidados dividiram conhecimentos importantes aos acadêmicos do curso de Medicina da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Integrando a programação da 15ª Jornada Científica e o terceiro Simpósio Multiligas do curso de Medicina da Unesc, a Universidade recebeu na noite desta sexta-feira (23/8) profissionais da área do direito e das finanças para dividirem importantes conhecimentos com os acadêmicos. Participaram da noite de palestras o advogado especialista em Direito Médico, Eduardo Borba Alimini, e o especialista em Mercado de Capitais e representante da Unicred, Silvio Paulo Hilgert. Eles abordaram os temas “Defesa médica diante dos processos judiciais” e “Sonhar é preciso. Poupar também”, respectivamente.

Na abertura das atividades os participantes assistiram apresentações da Batucaaamon, grupo instrumental do curso, e da acadêmica Luiza Macarini Bosa, representando a Cia de Dança Unesc.

Compuseram a mesa de honra da abertura oficial do evento a coordenadora do curso, Maria Ines da Rosa, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o representante da comissão organizadora, Donizete da Rosa Júnior, e o presidente do Centro Acadêmico Sérgio Alice, Fernando de Oliveira Cordioli.

Para a pró-reitora, é um grande prazer poder participar de mais um grande evento do curso de Medicina, que tem importância grandiosa dentro da Universidade. “Não só pelo que representa para a Unesc, mas, principalmente, pelo que representa para a região. Quando assumimos o compromisso de oferecer um curso, estamos assumindo a responsabilidade com a melhoria da área na região e no país e é isso o que buscamos”, acrescentou.

Conforme Indianara, a Instituição tem investido na ampliação de espaços e aprimoramento dos processos de forma geral em busca de um resultado. “Tudo com foco na premissa de trabalhar para a excelência acadêmica em todas as dimensões. Esse é nosso papel principal”, comentou.

A programação do evento segue neste sábado (24/8) pela manhã, quando o assunto em discussão será Doenças Crônicas não Transmissíveis com Mesa Redonda sobre Diabetes Melittus e Hipertensão Arterial Sistêmica. Para finalizar, na tarde de sábado o evento será encerrado com uma Mesa Redonda sobre Doenças Osteomusculares e Saúde Mental.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de agosto de 2019 às 22:25
Compartilhar Comente