Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Seminário de Filosofia aborda o poder transformador da arte na cultura e na sociedade

Seminário de Filosofia aborda o poder transformador da arte na cultura e na sociedade
Encontro inicia nesta terça-feira na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Instrumento de expressão cultural, moral e política, a filosofia da arte transforma e promove a autonomia cidadã. Literatura, estética e sociedade, todas interligadas em um único evento. É a terceira edição do Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc, que ocorre nesta terça e quarta-feira (21 e 22/11), com debates, apresentações de trabalho, palestras e outras atividades.
  
O Seminário de Filosofia e Sociedade abriga o 4º Colóquio sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade, ligado ao Gefocs (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação Cultural e Sociedade) da Unesc.

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) da Unesc e da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 17 de novembro de 2017 às 21:15
Compartilhar Comente

Dia da Consciência Negra para refletir e debater questões sociais

Dia da Consciência Negra para refletir e debater questões sociais
Unesc traz programação diversa nesta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Falta de representatividade, discriminação, preconceito, desigualdade. São tantas as dificuldades que fica difícil de enumerar. E para falar sobre elas, o Dia da Consciência Negra será de grande programação na Unesc, nesta segunda-feira (20/11). A data, celebrada em todo o país, homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

A programação, que inicia às 9 horas, conta com temáticas que fazem referência a juventude negra e a violência, a literatura infanto-juvenil e infantil voltada a crianças negras, com lançamento do livro da autora Gisele Marques “O Mundo de Oyá”, oficinas de dança afro e uma noite cultural com um Sarau da Consciência Negra.

“O debate do dia da Consciência Negra vai além de um discurso, ele nos faz parar para olhar ao nosso entorno e as consequências dessa intolerância vigente na nossa sociedade. É preciso compreender que existe sim um posicionamento de algumas pessoas que trazem um racismo velado. A reflexão tem o intuito de protagonizar os negros da Unesc, nós precisamos nos enxergar no campus, a representatividade é importante sim”, comentou a coordenadora do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) Janaína Damásio Vitório. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 17 de novembro de 2017 às 15:58
Compartilhar Comente

Unesc contribui na elaboração de políticas de resíduos para Criciúma

Unesc contribui na elaboração de políticas de resíduos para Criciúma
Ação tem o intuito de trazer melhorias ao município (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está colaborando de forma efetiva na elaboração de Projeto de Lei do Executivo para aprovação da política municipal de resíduos sólidos em Criciúma. Participa do processo a equipe do projeto de extensão Coleta Seletiva Solidária, por meio de uma intervenção interdisciplinar. A iniciativa também conta com o envolvendo da Famcri (Fundação de Meio Ambiente) e da Secretaria de Infraestrutura e Procuradoria do Município.

O trabalho de cooperação da universidade foi socializado na tarde da última terça-feira (14/11) aos membros da COMAVH (Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc), com a apresentação do professor Mário Ricardo Guadagnin, coordenador do projeto. “O propósito é atuar na consolidação de política pública com a inquietação de defender a participação ativa de grupos sociais na tomada de decisões sobre problemas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, amparados na materialização de lei municipal em consonância com legislação nacional em vigor, lei 12305/2010”, comentou o professor.

Segundo Guadagnin, a equipe extensionista protocolou um ofício apresentando contribuições técnicas ao legislativo municipal, que suspende a tramitação da matéria e a leva novamente até o poder executivo, para o seu aprimoramento. “A legislação de Criciúma encontra-se excessivamente atrasada no que se refere à implementação da política municipal de resíduos sólidos sete anos após a implementação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). A inclusão de tal temática na agenda do legislativo municipal necessita da revisão de alguns vícios formais que impedem sua implementação”, justificou o professor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 16 de novembro de 2017 às 19:12
Compartilhar Comente

Unesc recebe estudantes do Sul catarinense para os JISC

Unesc recebe estudantes do Sul catarinense para os JISC
Abertura ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebe nesta quarta-feira, no sábado e no domingo, (15, 18 e 19/11), os JISC (Jogos Inter atléticos do Sul Catarinense). O evento, organizado por 15 Atléticas de Criciúma e Araranguá – 12 da Unesc, uma da Satc, uma do IFSC e uma da UFSC Araranguá – tem objetivo de incentivar a prática esportiva e a socialização entre os acadêmicos de diferentes cursos e instituições.

A abertura do evento esportivo ocorreu na noite desta terça-feira (14/11) e contou com a presença da reitora da Unesc, Luciane Ceretta e do vice, Daniel Preve, além de coordenadores dos cursos de graduação da Universidade.

“Nosso objetivo é integrar e propagar o esporte no meio acadêmico, para que os participantes possam ter mais convivência com pessoas de outras áreas, havendo assim uma união universitária”, afirmou o presidente da LASC (Liga Atlética do Sul Catarinense), o acadêmico da Unesc João Pedro Bortolotto Nuernberg.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 15 de novembro de 2017 às 18:49
Compartilhar Comente

Predestinado Tricolor: Unesc leva colaboradores e estudantes para torcer pelo Tigre

Predestinado Tricolor: Unesc leva colaboradores e estudantes para torcer pelo Tigre
Sorteio da promoção ocorreu na tarde desta segunda-feira (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc vai levar quatro estudantes e colaboradores ao Estádio Heriberto Hülse para torcer pelo Criciúma. Nesta terça-feira (14/11), às 19h15, o duelo é contra o Náutico e os contemplados foram Karoliny Matos de Oliveira, Geislaine Bloemer, Ingrid Fernanda da Silva e Luana Ramos Bez. O sorteio foi realizado nesta segunda-feira (13/11) pelo Secom (Setor de Comunicação Integrada).

Participaram do sorteio professores, funcionários e acadêmicos da Universidade, que enviaram um e-mail para sorteiosecom@unesc.net, com o nome, setor ou curso, telefone para contato e uma mensagem mostrando o desejo de ir ao Majestoso torcer pelo Tigre.

O acesso ao Majestoso não contará com ingresso físico. Os nomes dos sorteados vão estar no portão de entrada número 3, necessitando apenas do encaminhamento de um e-mail para sorteiosecom@unesc.net, com o nome, RG e CPF. Ao entrar no Heriberto Hülse o ganhador deve apresentar um dos documentos.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 13 de novembro de 2017 às 19:10
Compartilhar Comente