Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Alunos de Escolas da região aprendem sobre cultura indígena em projeto da Unesc

Alunos de Escolas da região aprendem sobre cultura indígena em projeto da Unesc
Ação iniciou nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de trazer um pouco mais sobre ocupação indígena na nossa região, e o dia a dia do arqueólogo, a Unesc desenvolve o projeto “Educação e Memória Indígena: Descobrindo a Arqueologia”. Alunos de diversas escolas da região estão tendo a oportunidade de conhecer sobre essa cultura. A ação iniciou nesta quarta-feira (19/4) e ocorre até o dia 28 de abril, no Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) , do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).

O projeto aliou o conhecimento teórico e prático, através de atividades pedagógicas, como oficina de escavação arqueológica, pintura rupestre e produção de vasilhames cerâmicos. Que estão sendo desenvolvidas de acordo com cada faixa etária dos estudantes.

Os alunos também vivenciam os hábitos de grupos indígenas pré-históricos e históricos descobrindo sua cultura material e imaterial através dos relatos do personagem Kaiová, um índio Guarani que habitou nossa região a 800 anos antes do presente.

Traga a sua escola


Além das atividades que ocorrem até o dia 28 de abril, a equipe de Educação Patrimonial do laboratório também atende as instituições de ensino que solicitarem atividades de educação. As escolas com interessem em participar podem agendar visitas de março a dezembro, pelo telefone (48) 3444-3760 ou pelo e-mail arqueologia@unesc.net.

Mais informações na página do laboratório (clique aqui)

 http://www.unesc.net/site/670

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de abril de 2017 às 20:53
Compartilhar Comente

Reitor Gildo Volpato será paraninfo da colação de grau da UNA CET

Reitor Gildo Volpato será paraninfo da colação de grau da UNA CET
Estudantes fizeram o convite na noite desta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Uma surpresa e uma grande alegria compuseram a noite do reitor da Unesc, Gildo Volpato. Os formandos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) foram até o gabinete para convidar Volpato para ser paraninfo da colação de grau que ocorre no dia 19 de julho.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de abril de 2017 às 20:40
Compartilhar Comente

Obra sobre projeto da Unesc com mais sete instituições catarinenses é lançada

Obra sobre projeto da Unesc com mais sete instituições catarinenses é lançada
Evento de lançamento ocorreu em Brusque (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto “Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina” conta com a participação de oito IES (Instituições de Ensino Superior), e a Unesc está entre elas. O resultado dos estudos realizados por cada IES foi reunido em um livro, que foi lançado na Unifebe (Centro Universitário de Brusque) nesta quarta-feira (19/4).

O lançamento teve a participação dos organizadores do livro e de representantes das IES. O reitor Gildo Volpato, que foi entrevistado para a publicação e a professora Miriam da Conceição Martins, uma das pesquisadoras do projeto, representaram a Unesc no evento.

Saiba mais

O projeto teve a participação da Unesc, Unifebe, Univali, Unoesc, Unisul, Unidavi, Udesc e Uniplac e o financiamento do Fapesc (Fundação de Amparo a Pesquisa em Santa Catarina). A iniciativa teve objetivos como verificar o estágio do processo de ambientalização e sustentabilidade de cada IES, identificar indícios de ambientalização a partir da análise dos documentos curriculares, elaborar subsídios e propor estratégias, ações e práticas sustentáveis inovadoras e de responsabilidade socioambiental, aplicáveis às IES, no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e gestão dos campi universitários e criar uma rede temática de ambientalização e sustentabilidade  vinculada à Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de abril de 2017 às 20:29
Compartilhar Comente

Contribuição da Universidade para a comunidade será tema de debate na Unesc

Contribuição da Universidade para a comunidade será tema de debate na Unesc
Edição do “Diálogos com as Ciências” ocorre nesta segunda-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

“O papel da Universidade no desenvolvimento local” será o tema de um debate entre professores da Unesc na tarde desta segunda-feira (24/4), com mais uma edição do “Diálogos com as Ciências". O encontro é desenvolvido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), em parceria com as Unidades Acadêmicas e com os PPGs (Programas de Pós-Graduação) e ocorre às 14 horas, no Auditório Edson Rodrigues.

O debate será ministrado pelos professores doutores Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Viviane Kraieski Assunção.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de abril de 2017 às 17:29
Compartilhar Comente

Reitor é homenageado com “Mérito Viver Melhor”

Reitor é homenageado com “Mérito Viver Melhor”
Gildo Volpato recebeu o reconhecimento do Rotary Club de Criciúma (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, recebeu na noite desta quarta-feira (19/4), o “Mérito Viver Melhor”, reconhecimento concedido pelo Rotary Club de Criciúma para profissionais que se destacam na comunidade pelo trabalho desenvolvido com ética, bem e paz, preceitos defendidos pela entidade. O evento comemorou os 69 anos de vida do Rotary Club Criciúma, completados neste mês.

Volpato foi um dos homenageados, juntamente com outros quatro profissionais que desempenham relevantes trabalhos em prol da comunidade. Do reitor da Unesc, foi destacado o trabalho desenvolvido pela Educação.

“É uma honra pessoal estar aqui representando a Unesc e receber esta deferência. Este Mérito é para todos que ajudam a Universidade cumprir o seu papel social. Porque além de formar profissionais, a Unesc tem o papel de colaborar com o desenvolvimento regional e na melhoria da sociedade”, comentou Volpato.

O presidente do Rotary Club Criciúma, Márcio Becker Pedroso, afirmou que a escolha pelos homenageados do “Mérito Viver Melhor” partiu da constatação das ações comunitárias que cada um desenvolve, seja na vida profissional ou pessoal. “Vocês mereceram essa honraria por fazerem a diferença”.

Além do reitor da Unesc, foram homenageados: Rita de Cássia Peruchi, administradora da Casa da Amizade; Nivaldo Canenvé, economista e rotariano; Elisane Fernandes, proprietária da Alcidino e Almir Fernandes, presidente da Cruz Vermelha.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de abril de 2017 às 22:37
Compartilhar Comente