AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos do curso de Educação Física conhecem políticas públicas de municípios da região

Acadêmicos do curso de Educação Física conhecem políticas públicas de municípios da região
Gestores participaram de Seminário de Educação Física e Políticas Públicas nesta quarta-feira (1º/9) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

As políticas públicas voltadas ao esporte em vigor nos municípios de Criciúma, Içara e Nova Veneza foram tema do Terceiro Seminário de Educação Física e Políticas Públicas do curso de Educação Física da Unesc, nesta quarta-feira (1/9). O evento teve a participação da secretária da cultura, esporte e turismo de Nova Veneza, Carolina Ghislandi Hoepers, do diretor técnico da Fundação Municipal de Esportes de Içara, Marcos Duarte, do coordenador pedagógico da Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, Maurício Abel Coral, e do diretor dos projetos sociais da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e coordenador adjunto do curso, Bruno Dandolini Colombo.

A atividade, mediada pela professora Ana Lúcia Cardoso, oportunizou que os gestores públicos municipais convidados compartilhassem seus conhecimentos e experiências, promovendo a socialização, reflexão e discussão das principais políticas públicas que estão sendo desenvolvidas e planejadas pelo poder público dos municípios de Içara, Nova Veneza e Criciúma, na área da Educação física em articulação com esporte, cultura, lazer, saúde, formação de professores entre outras. 

Conforme Bruno, partindo da compreensão de que o termo “políticos públicos” se refere ao conjunto das instituições, estruturas, legislações, programas, projetos, ações do Governo ou do Estado com objetivo de garantir os direitos da sociedade em determinada área ou setor, os acadêmicos tiveram a oportunidade de aproximar os conceitos estudados do contexto social, dando concretude ao currículo.

No debate, a acadêmica Chaiani Nava Cologni pôde questionar e se aprofundar sobre as formas de comunicação adotadas pelos municípios para que a população conheça e participe dos programas e projetos desenvolvidos. Foram discutidas questões sobre a democratização do esporte, a participação popular na definição dos programas e projetos e a visibilidade dos recursos públicos utilizados.

Para o coordenador do curso, Joni Marcio de Farias, é de extrema importância a troca de conhecimentos possibilitada entre a Universidade e os municípios. “Isso agrega muito à qualificação na formação dos acadêmicos, na medida participam de debates como esses que estão vinculados ao campo profissional”, aponta.

O Seminário foi organizado junto aos acadêmicos da oitava fase, como atividade da disciplina de Educação Física e Políticas Públicas. No dia 15 de setembro a ação terá continuidade com a discussão em torno das políticas públicas em esfera estadual. Para a data estão confirmadas as participações do secretário de Educação de Santa Catarina, Luís Fernando Vampiro, e do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Kelvin Nunes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2021 às 21:14
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc participam de Seminário Internacional

Os Programas de Pós-graduação da Unesc são reconhecidos por instituições de todo o mundo, assim como seus pesquisadores. Prova disso é que nesta semana profissionais da Universidade participam do 7º Seminário Internacional Apheleia, de Mação, em Portugal. O evento, realizado de 17 a 21 de maio, levanta a temática “Cocriação de paisagens - de limites ambientais à ação cultural humana”.

A primeira das contribuições dos pesquisadores que representam o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) foi nesta quarta-feira (19/5), levantando a temática “Justiça ambiental como consciência social: as implicações socioambientais sob o prisma da cartografia social”. Já nesta quinta (20/5) outro trabalho será apresentado de forma virtual pela equipe da Universidade, desta vez com o título “Pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio arqueológico em universidades: paisagem e cultura material, a ocupação humana no Extremo Sul de Santa Catarina, Brasil”.

Conforme o pesquisador do PPGCA, Juliano Bitencourt Campos, o seminário internacional traz à tona a influência e o impacto das humanidades na transformação das paisagens. “Estão sendo realizadas apresentações de estudos de caso teóricos e contextuais como experiências de interação entre pesquisadores e acadêmicos com a sociedade, contribuições das humanidades para a gestão da paisagem; fronteiras, migrações e turismo; construção e gestão de paisagens culturais; a relevância da interação entre experimentação e cocriação na flexibilidade do conhecimento crítico e mobilização; o papel dos museus, arquivos e bibliotecas, entre outras temáticas”, explica.

Junto de Juliano, representam a Unesc os professores Jairo José Zocche, Nilzo Ivo Ladwig professores do PPGCA; Alex Sander da Silva Professor do PPGE e bolsista da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e doutoranda do PPGCA, Gisele da Silva Rezende da Rosa e os pesquisadores externos Marcos César Pereira Santos e Francisco Silva Noelli. “É uma grande responsabilidade e uma honra para todos nós levar o nome da Unesc e todo o conhecimento gerado a partir dela para todo o mundo. Está sendo uma grande troca de experiências e mais uma participação memorável da Universidade em eventos internacionais”, afirma.

O Seminário é organizado pela Associação Internacional Apheleia com a Cátedra UNESCO-IPT de Humanidades e Gestão Integrada da Paisagem Cultural, o Programa UNESCO-MOST, em parceria com a Câmara Municipal de Mação, o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, o Centro Ci2 de Cidades Inteligentes do Instituto Politécnico de Tomar, o Mestrado Internacional em Quaternário e Pré-História, o Mestrado Internacional DYCLAM e o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas.

Para participar das atividades desta quinta-feira às 10h (horário de Brasília), no momento de apresentação dos pesquisadores da Unesc, basta acessar o link.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de maio de 2021 às 17:43
Compartilhar Comente

Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc aborda temáticas relativas ao mundo e ao ser humano durante a pandemia

Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc aborda temáticas relativas ao mundo e ao ser humano durante a pandemia
Programação virtual segue até o dia 9 de novembro (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O 6º Seminário de Filosofia e Sociedade: Pensamento filosófico em tempos de pandemia, da Unesc, iniciou na tarde desta terça-feira (3/11) com a participação de professores, estudantes e profissionais de diversos pontos do Brasil. O evento, que teve a sua primeira edição totalmente virtual, iniciou com debates sobre as relações das pessoas com o tempo durante a pandemia e as modificações que o momento de crise sanitária mundial causou no chamado “mundo de garantias” e da relação do ser humano com a tecnologia.

Um dos coordenadores do evento, Jéferson de Azeredo, explica que o evento quer aproximar as pessoas do pensamento filosófico, especialmente neste momento vivido. O professor explica que o fato de o Simpósio ser online possibilitou que mais pessoas participassem – o evento passou os 500 inscritos. “O desafio é ocupar este espaço remoto também com boas discussões e que vão ajudar a compreender o que é o sujeito, a vida e a formação em sociedade. Em tempos de pandemia, onde excepcionalmente estamos mais conectados nas redes sociais, a ideia é que as pessoas possam pensar essa fundamentação, que é filosofia, em nome de uma vida mais livre, mais autêntica e mais consciente”.

O evento, que segue até 9 de novembro é realizado de maneira que todos os participantes possam contribuir, seja por meio de reflexões propostas aos demais participantes, seja com questionamentos aos palestrantes. Iniciou com a palestra do professor doutor da Unesc, Alex Sander Da Silva. Ele, que possui graduação em Filosofia, mestrado e doutorado em Educação, falou sobre a relação do homem com o tempo e como a crise sanitária trouxe modificações, durante a palestra “A maldição de Cronos e a educação remota em tempos de pandemia do Covid-19”.

A programação do primeiro dia do Simpósio encerrou com reflexões sobre “A pandemia e a ruína do sonho do mundo de garantias: A experiência do existir como projeto em Jean-Paul Sartre”, feitas pelo professor com formação em Filosofia e Geografia, pós-graduando em Neurociência e Comportamento e mestrando em Educação, Altemir Schwarcz.

Segundo Schwarcz, desde os primórdios o homem vive na tentativa de se lançar ao amanhã que ele pensa ser melhor e mais digno. “Que caminho queremos trilhar enquanto humanidade, que tipo de sociedade estamos gestando no hoje e onde ela vai nos levar? Quem está determinando os rumos e caminhos para onde estamos indo enquanto sociedade? São os indivíduos ou estamos comprando modelos de vida, projetos de sociedade nos quais estamos inseridos e engaiolados? Estas são algumas questões que precisamos nos fazer para buscarmos um caminho reflexivo e crítico perante a própria existência”.

O professor lembra da fragilidade humana, ressaltada com a pandemia de Covid-19. “A humanidade continua sendo um animal sensível propenso às condições naturais. Um vírus fez com que o homem, com todo esse potencial de conhecimento e tecnologia, tivesse que ficar confinado. E a pandemia mostrou também que o ser humano é por natureza, egoísta. Pessoas não conseguem compreender o coletivo e agir coordenadamente para superar os desafios de manter a sua existência e a de pessoas próximas”.

Schwarcz falou ainda sobre a relação do ser humano com a tecnologia, sobre os impactos das redes sociais no relacionamento entre pessoas, sobre polarização, dificuldade de diálogo e modelos pré-fabricados. “Eu não experimento o mundo enquanto sujeito, mas passo a consumir o mundo. Consumo produtos e serviços e a própria experiência do existir começa a ser comercializada. Temos hoje um modelo de existir que está pronto”.

Confira aqui a programação

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de novembro de 2020 às 18:48
Compartilhar Comente

PPGD promove segundo Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade

PPGD promove segundo Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade
Evento conta ainda com a Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Foi oficialmente aberto, na noite desta quinta-feira (19/9), o segundo Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade e quarta Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado, eventos promovidos pelo PPGD (Programa de Pós-graduação em Direito) da Unesc. A conferência de abertura, realizada no Auditório Ruy Hülse, contou com a presença do vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, de autoridades da Universidade, alunos do PPGD e acadêmicos do curso de direito, além de visitantes. A temática escolhida para esta edição, que segue até esta sexta-feira (20/9), é "Direitos Humanos, Estado Democrático de Direito e Direitos Sociais".

O Seminário contou com 200 trabalhos inscritos, tendo todas as regiões do país representadas. Conforme o coordenador-adjunto do programa, Reginaldo de Souza Vieira, a Unesc recebeu inscrições oriundas de pesquisadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Pará, Rondônia, Amapá, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além de Portugal, México e da China.

De acordo com Reginaldo, este é um evento de extrema importância, pois problematiza importante temática no contexto nacional latino-americano. “Nosso evento faz uma leitura crítica e contraegemônica dos direitos humanos, relações estatais e do fortalecimento da democracia e das políticas públicas. É um encontro que surge a partir de uma construção interdisciplinar e da certeza de que a democracia e os direitos sociais devem ser concretizados a partir de um diálogo e de construção teórico e prática que não se atenha somente ao direito”, destacou.

Para o coordenador do PPGD, Antonio Carlos Wolkmer, a abertura do segundo Seminário Internacional é um momento solene. “Temos um programa ainda jovem, mas extremamente exitoso. É um programa comprometido com a nossa realidade, com a nossa região e, acima de tudo, que traz em sua filosofia um compromisso iminentemente social. Um programa interdisciplinar, crítico e com um olhar profundamente voltado à América Latina, o que se explica através das suas duas grandes linhas de pesquisa”, completou.

A conferência da noite de abertura contou com a participação do Dr. Ramiro Ávila Santamaria, da Universidad Andina Simón Bolívar (Equador) e Dr. Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais, sob comando do professor do PPGD, Gustavo Silveira Borges e do coordenador do Programa, Antônio Carlos Wolkmer. O tema do encontro foi “Teoria Crítica dos Direitos Humanos e Pensamento Descolonial”.

Para conferir a programação do evento para esta sexta-feira basta acessar o site do evento.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de setembro de 2019 às 23:13
Compartilhar Comente

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente