Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Projeto realiza encontro com professores em Urussanga

Representantes do Grupehme (Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação) e do Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) participaram na última semana de uma reunião pedagógica com professores da Escola Barão do Rio Branco, de Urussanga. O objetivo do encontro foi apresentar o andamento do projeto “Conservação e preservação do arquivo histórico da EEB Barão do Rio Branco”.

Segundo a professora Giani Rabelo, do Grupehme, o projeto teve início no momento em que representantes do Grupehme e do Cedoc apresentaram o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina e seu funcionamento. “Na mesma ocasião foram demonstradas noções básicas de preservação e conservação de documentos. A partir desta iniciativa, a Escola Barão do Rio Branco demonstrou grande interesse em organizar seu arquivo histórico e desde então este trabalho vem acontecendo nas dependências da escola”, conta.

Foram mais de sete visitas e durante o andamento dos trabalhos, foi oferecida uma oficina de “Higienização e conservação preventiva em documentos” com alunos do Ensino Médio da escola, no Cedoc, com a finalidade de sensibilizá-los sobre o papel deles na preservação do patrimônio educativo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2017 às 22:15
Compartilhar Comente

Unesc promove formação em educação ambiental para professores de Siderópolis

Unesc promove formação em educação ambiental para professores de Siderópolis
Encontro envolveu profissionais da rede municipal (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores da rede municipal de Siderópolis participaram nesta terça-feira (18/8) de formação sobre educação ambiental.  A atividade, realizada no Centro Social Urbano do município, foi conduzida pelos professores José Carlos Virtuoso e Miriam da Conceição Martins, vinculados a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). No encontro, além de reflexões teóricas, os educadores tiveram acesso a possibilidades de abordagem na formação ecológica do ambiente escolar e comunitário.

A proposta formativa – complementar a etapa anterior, realizada em fevereiro de 2017 – contemplou o aprofundamento teórico sobre educação, tendo por base o texto do autor francês Edgar Morin, do livro “A cabeça bem-feita”. Segundo Virtuoso, os cerca de 80 participantes discutiram a necessidade de se repensar o ensino como um processo de formação integral do ser humano, devendo, para tanto, desconstruir o problema de fragmentação do conhecimento, ainda tratado como partes desintegradas e presente na escola.

“Com o mesmo Morin, e apoio do pensamento de Pierre Dasereau, pioneiro da ecologia integral, os professorws refletiram sobre a visão complexa, que abrange um infinito de possibilidades na interação interdependente do homem com a natureza, tratada como um dos conceitos importantes surgidos com a segunda revolução científica, ocorrida no século 20.  Muitos dos aspectos indicados no referido contexto poderão ser trabalhados nas escolas, como forma de sensibilização para a mudança de atitude dos alunos em relação ao meio em que vivem”, afirma o professor da Unesc.

A metodologia da formação apresentou como estratégias didáticas o uso de texto musical, vídeo, discussão em grupo e apresentação de síntese em forma de seminário. Uma estratégia utilizada, popularmente chamada de “dinâmica da vaca”, fez os professores refletirem sobre a importância da comunicação e da colaboração em trabalhos coletivos, como forma de prevenir resultados ruins ocasionados por processos marcados por individualismo e fragmentação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de julho de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores
Portaria foi entregue na tarde desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A comissão para elaborar a proposta de alteração do estatuto e do regimento da Unesc foi empossada na tarde desta terça-feira (18/7) pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice-reitor Daniel Preve.

Os membros nomeados foram:

Indianara Becker – pró-reitora de Ensino de Graduação (presidente da comissão);
Oscar Montedo – pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
Thiago Fabris – pró-reitor de Administração e Finanças;
Miguelângelo Gianezzini – diretor da UNA CSA;
Mira Dagostim – diretora da UNA SAU;
Evânio Nicoleit – diretor da UNA CET;
Marcelo Feldhaus – diretor da UNA HCE;
João Carlos Medeiros Júnior – procurador jurídico da Universidade e
Professores: Amauri Porto Júnior, Graziela Amboni, Márcio Vito, Michel Alisson da Silva e Ricardo de Bittencourt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2017 às 21:14
Compartilhar Comente

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada
Professor doutor Pedro de Melo foi o palestrante da noite (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Debates e reflexões sobre “O Papel do Docente na Gestão Universitária” marcaram o início das atividades da Formação Continuada para professores da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/7). A palestra foi proferida pelo professor doutor da UFSC, Pedro Antônio de Melo e abordou o cenário em que as Instituições de Ensino Superior estão incluídas e como o professor pode atuar na gestão, especialmente no caso da Universidade Comunitária.

Diretor do Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária), membro da OUI (Organização Universitária Interamericana) e coordenador do Iglu (Instituto de Gestão e Liderança Universitária) Região Brasil, Melo comentou que a Unesc vem se destacando no cenário das Universidades Comunitárias e que em pouco tempo deve despontar nos cenários nacional e internacional. “Digo que no Sul do Estado temos uma pequena notável que vem se destacando e sendo referência”.

A palestra de Melo foi mediada pelo professor Thiago Francisco.

Abertura

A reitora Luciane Ceretta agradeceu pela presença dos docentes e lembrou que ser professor em uma Universidade Comunitária como a Unesc também é atuar na gestão universitária. “Nosso trabalho vai além da sala de aula. É dialogar com a pesquisa e a extensão, conhecer os indicativos do seu curso, dialogar com a questão pedagógica envolvendo também o egresso. Ser docente é sentir motivado a se reinventar e saber que se é responsável pela formação acadêmica e humana mas também pela sustentabilidade da Instituição”.

Para o vice-reitor Daniel Preve, o cenário atual coloca vários questionamentos e pede uma reflexão sobre a postura que se deve ter para utilizar melhor recursos, e potencializar as forças para vencer os desafios.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, deus as boas-vindas aos professores em nome dos pró-reitores da Universidade e falou sobre a importância de se ter um espaço como o programa de Formação Continuada para se refletir o ser e o fazer do professor. “Temos que refletir, avaliar e voltar a refletir a nossa prática docente. Especialmente nós, que fazemos parte de uma Universidade Comunitária”.

O diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, falou em nome das quatro UNAs e chamou a atenção para a oportunidade oferecida de diálogos e reflexões e aproximação dos docentes.

A coordenadora da Escola de Gestores da Unesc, Maria Aparecida Mello, também deu as boas-vindas aos professores e falou sobre o programa de Formação Continuada.

A abertura do evento teve ainda a participação dos pró-reitores de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo e de Administração e Finanças, Thiago Fabris e dos diretores das UNAs: CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini; SAU (Ciências da Saúde), Mira Dagostim e CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit.

Evento

Há duas semanas do início do segundo semestre letivo, os docentes da Universidade estarão reunidos até esta quarta-feira(19/7) Palestras, oficinas e debates serão desenvolvidas durante três dias de encontro, a partir de três eixos centrais: “Gestão Universitária”, “Currículo no Ensino Superior” e “Práticas Pedagógicas”.

A Formação Continuada de Docentes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, juntamente com o Núcleo de Assessoria Pedagógica, organizada pela Escola de Gestores da Unesc.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2017 às 22:38
Compartilhar Comente

Dedicação à Universidade é reconhecida

Dedicação à Universidade é reconhecida
Homenagem ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores que fizeram parte da gestão anterior da Unesc, receberam uma homenagem da atual Reitoria da Instituição. Na tarde desta sexta-feira (14/7), a reitora, Luciane Ceretta, e o vice-reitor, Daniel Preve, presentearam e agradeceram pela dedicação dos homenageados à Universidade.

A deferência foi feita às ex-pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; ao ex-chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri; ao ex-diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Marcos Back, à ex-diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back e ao ex-coordenador da Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Michel Alisson da Silva.

A reitora afirmou que a iniciativa foi uma maneira de agradecer pelo apoio, trabalho e dedicação destes profissionais à Unesc. Já Preve, lembrou que dos desafios enfrentados por cada um no desenvolvimento das atividades e do envolvimento que têm com a Instituição.

Após a entrega das homenagens, uma roda de conversa foi feita e nela, cada professor manifestou a sua gratidão pelo aprendizado e convivência com os presentes. “Somos passageiros nos cargos. Não temos cadeiras marcadas. Cada um que passa dá a sua contribuição. E o nosso trabalho pela Unesc não acaba aqui. Seguimos nas nossas atividades no ensino, na pesquisa e na extensão”, comentou Pieri.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo e o pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris, agradeceram pelo trabalho de seus antecessores e pelo apoio nesta fase inicial da nova gestão.

A homenagem contou ainda com a participação da chefe de gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes e da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 14 de julho de 2017 às 20:21
Compartilhar Comente