Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Sociedade Contemporânea é tema de debates e palestras na Semana de Geografia

Sociedade Contemporânea é tema de debates e palestras na Semana de Geografia
Encontro inicia na próxima segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os tempos modernos e o seu reflexo de sua evolução presente na educação e na sociedade serão o foco da Semana Acadêmica do curso de Geografia da Unesc. Palestras e debates vão trazer assuntos referentes a Sociedade Contemporânea. O encontro é gratuito, aberto ao público e ocorre de segunda a sexta-feira (29/5 a 2/6).

Possibilidades e desafios da educação, formação docente, inclusão social, política, entre outros assuntos compõem a programação do evento, que é destinado a alunos, professores e profissionais que tiverem interesse sobre o assunto.

Confira a programação completa

 

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 25 de maio de 2017 às 20:10
Compartilhar Comente

Reitor da Unesc lança segunda edição de livro sobre jogos no contexto escolar e familiar

Reitor da Unesc lança segunda edição de livro sobre jogos no contexto escolar e familiar
Lançamento ocorreu durante Seminário de Educação (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O reitor da Unesc, professor doutor Gildo Volpato, lançou na tarde desta quarta-feira (24/5) a segunda edição do livro “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar”. A obra foi lançada em 2002 pela Cidade Futura e, em 2017, é uma coedição entre Editora Unesc e Annablume Editora e será disponibilizada para venda em livrarias de todo o Brasil.

O livro apresenta os resultados de uma pesquisa sobre jogos, brincadeiras e brinquedos das crianças, além de uma reflexão sobre a importância atribuída a essas atividades tanto no ambiente escolar quanto familiar, no contexto atual. Segundo o autor, é um livro indicado para professores de Educação Infantil, séries iniciais e Educação Física, psicólogos e pais interessados em compreender, incentivar e mediar o processo de desenvolvimento das capacidades psicológicas superiores, culturais e motoras das crianças.

O livro nasceu a partir da dissertação de Mestrado em Educação Física, área de concentração: Teoria e Prática Pedagógica, apresentada em 1999 – Volpato também é doutor em Educação. O livro apresenta alguns indicadores que apontam a possibilidade de a escola vir a ser um lugar mais prazeroso onde o jogo e a brincadeira possam ser elementos mediadores de aprendizagens significativas. “Os jogos e as brincadeiras caracterizam um tempo, uma cultura, uma realidade socioeconômica. São importantes no contexto da aprendizagem tanto na escola quanto na família”, afirmou.

Segundo Volpato, desde o seu lançamento, “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar” têm sido utilizado em programas de formação de professores.

O evento fez parte da programação do 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado nesta segunda, terça e quarta-feira (22, 23 e 24 de maio) pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), no qual Volpato atua como professor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 24 de maio de 2017 às 17:06
Compartilhar Comente

Unesc oferece curso preparatório gratuito para o ENEM 2017

Unesc oferece curso preparatório gratuito para o ENEM 2017
Inscrições estão abertas e aulas iniciam em 2 de junho (Foto: Arquivo) Mais imagens

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das portas de entrada no ensino superior com bolsas de estudo como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e financiamento como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). E para ajudar os candidatos nos estudos para a prova, a Unesc oferece novamente o curso preparatório. As aulas são gratuitas e ocorrem na Universidade. São disponibilizadas 800 vagas e os interessados têm até 29 de maio para se inscrever. O primeiro encontro ocorre no dia 2 de junho.

O curso é aberto para alunos que estão concluindo ou já concluíram do Ensino Médio (regular, Educação de Jovens e Adultos ou profissionalizante), que tenham estudado em escolas públicas e particular com bolsa integral exceto estudantes do Colégio Unesc e pessoas que estão fora do sistema escolar regular, desde que tenham mais de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental e efetuado inscrição no ENEM 2017.

As inscrições para o curso preparatório podem ser feitas pela internet ou na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), localizada no campus da Unesc. É necessário cópia do RG ou CPF e o comprovante de inscrição no ENEM 2017. Os documentos devem ser entregues no primeiro dia de aula pelos alunos que se inscreveram pela internet. Já para aqueles que se inscreverem na Centac, a documentação deve ser entregue na hora.

O curso


As aulas vão ser ministradas por professores do Colégio Unesc e da Universidade em cinco encontros semanais. Todos os participantes do curso preparatório para o ENEM da Unesc receberão um e-book para auxiliar em seus estudos – mas o acesso também é liberado para pessoas que não estiverem inscritas no curso. O livro digital foi elaborado por professores da Instituição. O curso faz parte de um projeto de extensão realizado pela UNA HCE (Unidade Acadêmica Humanidades, Ciências e Educação), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

As turmas serão divididas em:

quatro aos sábados, das 7h30 às 11h45;
duas nas segundas-feiras, das 13h30 às 17h30 e uma das 19 às 22 horas;
uma nas quartas-feiras, das 19 às 22 horas;
duas nas quintas-feiras, das 19 às 22 horas;
uma nas sextas-feiras, das 19 às 22 horas;

Mais informações pelo telefone (48) 3431-2610 e (48) 3431-2615, ou pelo e-mail: cursoenem@unesc.net.

Inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 23 de maio de 2017 às 15:01
Compartilhar Comente (2)

Seminário traz debates sobre Educação, Arte e Direitos Humanos

Seminário traz debates sobre Educação, Arte e Direitos Humanos
Abertura do evento teve a participação do professor Renato Franco (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Educação, Arte e Direitos Humanos” estão em destaque esta semana na Universidade. O tema vai permear, até quarta-feira (24/5), palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos durante o 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação). A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (22/5), com o professor doutor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Renato Bueno Franco, que abordou o tema “Literatura, Política e Direitos: O Romance na Era do Terrorismo de Estado no Brasil”.

Em sua fala, Franco tratou do Brasil de 1964 a 1985, durante a Ditadura Militar, que segundo ele, foi o momento em que o modelo de Educação que se tem no país foi criado. Franco é doutor em Letras (Estudos Literários) pela Unesp de Araraquara e também defendeu a tese de livre-docência na área de Filosofia na mesma instituição. É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Unesp e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma universidade, onde também coordena o Grupo de Estudos Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação. A palestra teve a mediação do professor doutor da Unesc Alex Sander da Silva.

A abertura do Seminário contou com a presença da diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, que chamou a atenção para a necessidade de debater o tema, especialmente no momento vivido pelo país e para os desafios frente a esta realidade. O coordenador do PPGE, Renato Carola, comentou que também é de responsabilidade dos professores trabalhar pela democracia e Direitos Humanos, que no país, não vem sendo observados há muito tempo. A representante dos alunos do PPGE Geiziane Verdizeri lembrou da importância da participação dos alunos, professores, profissionais e pesquisadores da Educação no evento.

Além das palestras e mesas-redondas, o Seminário terá apresentação de resultados dos estudos produzidos por professores e alunos do Mestrado em Educação da Unesc nas linhas de pesquisa: Educação, Linguagem e Memória; Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos e Formação e Gestão em Processos Educativos, e produções acadêmicas realizadas em outras instituições.

Lançamento de livros

Antes da abertura do Seminário, ocorreu o lançamento de duas obras: “Lorenzo Milani – A Escola Barbiana e a Luta por Justiça Social”, pela Editora Unesc, e “Surpreender-se”, pela Editora Scortecci. O primeiro livro marcou o início dos trabalhos da EdiUnesc na tradução de publicações. Trazido para a Língua Portuguesa o original em Inglês “Lorenzo Milani, The School Of Barbiana And The Struggle For Social Justice”, de Federico Batini, Peter Mayo e Alessio Surian, pelos professores da Unesc, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, o livro é fruto de uma parceria entre as editoras Unesc e UFSC.

O livro foi apresentado no evento por Mueller. A obra conta a saga de um homem, filho de mãe judia, que se tornou um sacerdote católico, e dedicou a vida em defesa dos pobres e oprimidos. Dom Lorenzo Milani foi viver na zona rural italiana após a Segunda Guerra Mundial e, em meio às montanhas da Toscana, se deparou com baixos níveis de educação e dedicou-se à Escola Popular. Mais tarde, quando foi transferido, criou a Escola Barbiana, uma escola-modelo de educação humanista, em que cada estudante era responsável pelo próprio aprendizado, sem ser inibido por questões como a avaliação do conhecimento.

Houve ainda o relançamento do livro “Surpreender-se”, do professor da Unesc Sansone Pereira. A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. O título foi publicado pela Editora Scortecci e a Ediunesc é apoiadora do seu relançamento. O público presente pode ainda conferir os desenhos feitos pelos alunos do Colégio Unesc a partir das poesias do livro de Pereira.

Confirma a programação do Seminário

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 22 de maio de 2017 às 19:11
Compartilhar Comente

Universidade recebe profissionais e pesquisadores para debater Educação e Direitos Humanos

Universidade recebe profissionais e pesquisadores para debater Educação e Direitos Humanos
Seminário vai ter a presença do professor doutor Renato Bueno Franco (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores, alunos, profissionais e pesquisadores se reúnem na Unesc de 22 a 24 de maio, para discutir o tema “Educação, Arte e Direitos Humanos” em palestras e mesas-redondas. As atividades fazem parte da programação do 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação). A abertura do evento ocorre dia 22 às 13h30, com a conferência “Literatura, Política e Direitos: O Romance na Era do Terrorismo de Estado no Brasil”, com o professor doutor Renato Bueno Franco, da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Franco é doutor em Letras (Estudos Literários) pela Unesp de Araraquara e também defendeu a tese de livre-docência na área de Filosofia na mesma instituição. É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Unesp e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma universidade, onde também coordena o Grupo de Estudos Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação. A palestra terá a mediação do professor doutor da Unesc Alex Sander da Silva e ocorre no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Universidade.

O evento vai contar ainda com a presença de nomes reconhecidos no cenário nacional da Educação, como os professores doutores Doris Bittencourt Almeida (UFRGS), Nara Nörnberg (Unisinos), Patrícia Laura Torriglia (UFSC) e Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS).

Além das palestras e mesas-redondas, o Seminário terá apresentação de resultados dos estudos produzidos por professores e alunos do Mestrado em Educação da Unesc nas linhas de pesquisa: Educação, Linguagem e Memória; Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos e Formação e Gestão em Processos Educativos, e produções acadêmicas realizadas em outras instituições.

Lançamento de livros

Durante o Seminário, a Editora Unesc vai realizar lançamentos coletivos de obras. Uma delas é “Lorenzo Milani – A Escola de Barbiana e a Luta por Justiça Social”, tradução para a Língua Portuguesa da obra “Lorenzo Milani, The School Of Barbiana And The Struggle For Social Justice”, de Federico Batini, Peter Mayo e Alessio Surian, publicada em Inglês. Este é o primeiro livro traduzido pela Editora Unesc e será lançado no dia 22 de maio, às 14 horas, no Auditório Edson Rodrigues. Com tradução dos professores da Unesc, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller o livro é fruto de uma parceria entre as editoras Unesc e UFSC.

No mesmo evento ocorre o relançamento do livro “Surpreender-se”, do professor Sansone Pereira. A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. O título foi publicado pela Editora Scortecci e a Ediunesc é apoiadora do seu relançamento.

Já no dia 24, às 14 horas, no Auditório Edson Rodrigues, haverá o lançamento da segunda edição de “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar”, escrito pelo professor doutor Gildo Volpato, atual reitor da Unesc, e lançado em 2002 pela Cidade Futura. A obra é uma coedição entre Editora Unesc e Annablume Editora e será disponibilizada para venda em livrarias de todo o Brasil.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de maio de 2017 às 15:51
Compartilhar Comente