Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Últimos dias para alunos da Unesc se inscreverem no Proesde

Últimos dias para alunos da Unesc se inscreverem no Proesde
Programa oferece bolsa de estudo vinculada a curso de extensão (Foto: Arquivo) Mais imagens

Restam poucos dias para os alunos da Unesc se inscreverem no Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional), que oferece bolsa de estudo de 70% para a graduação vinculada a curso de extensão gratuito em Desenvolvimento Regional D. Os acadêmicos interessados devem procurar a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) até esta sexta-feira (31/3). São 23 vagas para alunos de 22 cursos da Instituição.

O Proesde é uma iniciativa do Governo do Estado que, através do curso de extensão em Desenvolvimento Regional, busca ajudar na formação dos alunos com atividades e pesquisas relacionadas à melhoria das cidades. A capacitação tem 200 horas, distribuídas em dois semestres e ocorre aos sábados, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

Podem participar do Proesde os alunos que concluíram o Ensino Médio em escola pública e já tenham cursado mais de dois semestres nos cursos de graduação da Unesc, que estejam morando há pelo menos dois anos nas regiões de Criciúma ou Araranguá, ainda não tenham participado do Proesde e que estejam cadastrados no Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina).

Podem se candidatar as vagas alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Ciência da Computação, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Jogos Digitais, Comércio Exterior, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Tecnologia em Gestão Comercial a distância, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Processos Gerenciais.

As vagas serão sorteadas entre os inscritos das regionais de Criciúma e Araranguá. A quantidade de moradores da região também é analisada para a proporção de vagas disponibilizadas para cada cidade.

Proesde Licenciatura


Alunos dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia da Unesc também podem participar do programa. O Proesde Licenciatura oferece bolsa de estudo de 100% para o curso de graduação para alunos que fizerem o curso de extensão Organização Curricular na Educação Básica Catarinense.

São 43 vagas distribuídas entre todos os cursos de Licenciatura da Unesc. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (31/3) na Centac. O preenchimento das vagas se dará por sorteio entre os inscritos.

O Proesde Licenciatura é um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão para a formação de profissionais da Educação que contribuam para a melhoria da qualidade da Educação Básica. O curso de extensão oferecido tem duração de dois semestres, totalizando 200 horas de aulas presenciais e à distância e projetos de intervenção em escolas. Os encontros ocorrem aos sábados.

Proesde

Proesde Licenciatura

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 28 de março de 2017 às 18:09
Compartilhar Comente

Importância da Literatura é debatida em aula inaugural do curso de Letras

Importância da Literatura é debatida em aula inaugural do curso de Letras
Encontro foi ministrado por Celdon Fritzen, professor da Ufsc (Foto: Divulgação) Mais imagens

"O que significa ensinar Literatura?”. Esse foi o tema da aula inaugural do curso de Letras da Unesc. Estudantes, professores e egressos da Unesc debateram sobre o assunto junto ao professor Celdon Fritzen, da UFSC.

Durante o encontro, Fritzen falou sobre o ensino de Literatura ao longo da história e do papel formativo que a literatura propõe na educação básica. Ele afirmou da importância do texto literário presente desde as séries iniciais até o ensino médio, dando exemplos de metodologia de ensino na área.

Participaram da aula acadêmicos e professores de Letras e Pedagogia, egressos de Letras e professores do PPGE.

Lançamento

Durante a aula inaugural, o curso de Letras também lançou a revista Lendu. “É um periódico com publicação de artigos acadêmicos e textos literários. Entre os autores estão alunos, egressos, professores e convidados de todo o Brasil”, ressaltou o coordenador do curso de Letras, Carlos Arcângelo Schlickmann.

Confira a revista (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 27 de março de 2017 às 21:17
Compartilhar Comente

No Dia Mundial da Água, Museu de Zoologia conscientiza sobre o uso racional

No Dia Mundial da Água, Museu de Zoologia conscientiza sobre o uso racional
Ação envolveu estudantes, professores e funcionários da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/3), o Museu de Zoologia da Unesc realizou uma ação educativa com professores, alunos e funcionários da Universidade sobre o uso racional da água. Nesta quarta-feira, a equipe do Museu levou informações de forma divertida, como o cálculo médio do volume de água gasto para atender as necessidades de higiene por pessoa diariamente.

A atividade contou com a participação do macro modelo de uma boca, do curso de Odontologia da Unesc, que reforçou de forma lúdica a importância da saúde bucal da população.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas e visa ampliar a discussão sobre o tema. Na mesma data foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.

Declaração Universal dos Direitos da Água

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2-A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 22 de março de 2017 às 21:25
Compartilhar Comente

Projeto de extensão trabalha educação em saúde em escola de Criciúma

Projeto de extensão trabalha educação em saúde em escola de Criciúma
Atividades de 2017 iniciaram esta semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

As atividades do projeto de extensão “Educação em Saúde: Contribuições do Ensino Formal no combate à Dengue, Zika e Chikungunya nas Escolas da Rede Pública Municipal de Criciúma – SC”, desenvolvido por professores e alunos da Unesc, iniciaram nesta terça-feira (21/3) na escola João Locatelli, localizada no Bairro Primeira Linha, em Criciúma.

A ação envolveu crianças de 5 e 6 anos e englobou mobilização para o tema com o uso de imagens de mosquitos Aedes aegypti e o mosquito comum, uma oficina realizada no pátio da escola, na qual foi procurado e indicado possíveis focos de mosquitos e os cuidados com o ambiente. Os alunos ainda visualizaram amostras de larvas reais de mosquitos e fizeram atividades de pinturas em sala de aula.

O projeto tem a coordenação da professora Maristela Giassi e a participação dos professores da Unesc Suzane Perico e Dourival Giassi, além das bolsistas Letícia Silva Oliveira e Alice Daminelli Valentim.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 22 de março de 2017 às 16:46
Compartilhar Comente

Trote Ambiental: Alunos de Ciências Biológicas recolhem lixo em Laguna

Trote Ambiental: Alunos de Ciências Biológicas recolhem lixo em Laguna
Ação ocorreu na praia do Farol de Santa Marta (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Quando integração e cuidado com o meio ambiente se unem, nasce uma grande ação. Calouros e veteranos do curso de Ciências Biológicas estiveram no Farol de Santa Marta neste sábado (18/3), em Laguna, para um Trote Ambiental. Eles recolheram 35 sacos de lixos cheios.

“Encontramos diversos tipos de lixo na praia, como tênis, cadeira de praia, guarda-sol, roupas, pneus, latinhas, entre outras coisas”, comentou a estudante Suelane Fenali. A ação recebeu apoio de algumas lojas da região, como Session Store, Insane Water, Backdoor e Santa Marta Surf, além de contar com o apoio do coordenador do curso, Rafael Martins.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de março de 2017 às 14:43
Compartilhar Comente (2)