AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Engenheiros entram no mundo do Marketing em aula inaugural

Engenheiros entram no mundo do Marketing em aula inaugural
Conhecimento pode trazer grandes oportunidades na carreira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Ir além da produção e pensar em estratégias de marketing pode ser o diferencial necessário para alavancar a carreira em meio a concorrência viva do mercado das Engenharias. O assunto foi tema de encontro na Unesc, na noite desta segunda-feira (5/3). Os futuros engenheiros químicos da Unesc participaram da aula inaugural do curso e tiveram um momento para refletir sobre ferramentas que podem auxiliar na busca de resultados positivos no dia a dia de trabalho.

Com o tema “Marketing para Engenheiro”, o palestrante Jackson Cittadin, levou até os alunos formas diferentes de introduzir o marketing, na carreira como gestor, empreendedor, e até mesmo na vida pessoal. “Você conhece o seu público? Para quem você vende? São perguntas como essas que irão te orientar a desenvolver uma produção de sucesso. É preciso primeiro conhecer o segmento. Você não pode usar peças muito caras em um produto que tem como público alvo pessoas sem um alto poder aquisitivo”, comentou.

O coordenador do curso, Maicon Cargnin, ressaltou a importância do marketing no planejamento de empresas, na organização, no processo de produção. “Chamar a atenção do cliente, saber apresentar o seu produto, são questões que devem ser avaliadas. Os alunos costumam viver essas experiências já no mercado. A ideia é que eles conheçam a importância do Marketing ainda na graduação”, comentou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de março de 2018 às 21:58
Compartilhar Comente

Mercado naval traz grandes oportunidades para Designers

Mercado naval traz grandes oportunidades para Designers
Assunto foi tema de debate durante a aula inaugural do curso da Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Velejar é a paixão do Design Marcos Fetter desde os 14 anos. Foi em meio ao amor de transitar pelas águas que ele encontrou a sua profissão. Hoje, ele atua na Schaefer Yachts, estaleiro que é referência nacional, com mais de 3 mil barcos entregues pelo mundo. Essa experiência foi levada aos estudantes do curso de Design da Unesc na noite desta quinta-feira (1/3), durante a aula inaugural do curso.

O mercado é uma boa aposta para os estudantes de Design. Segundo Fetter, Santa Catarina é um polo náutico, sendo um dos maiores do Brasil, principalmente na área da Grande Florianópolis. Além disso, nos últimos anos, surgiram inúmeros estaleiros pela região, o que fortalece o crescimento da área no Estado. “Eles precisam de projetistas, designers para poder conceituar o seu produto, a oportunidade está aí”, comentou.

Para entrar nesse mundo, é preciso dedicação, se interessar e estudar muito. Fetter conta que o primeiro passo para os designers que tem vontade de ingressar no mercado naval é conhecer as ferramentas. “É preciso conhecer os softwares de projeto para poder executar suas ideias. Existe uma infinidade de ferramentas que te auxiliam a conceituar o seu produto, fazer um detalhamento, entre outras questões”, ressaltou.

Mesa Redonda

Junto com Fetter, a aula inaugural contou com o membro do conselho da Eliane Revestimentos Cerâmicos Roberto Bastos, que trouxe aos alunos a sua experiência de construir e velejar no próprio barco. O debate foi mediado pelo professor do curso de Design da Unesc, Fabio Brodbeck.

O evento contou com a presença da reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que parabenizou a iniciativa e o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos do curso de Design da Universidade.

O coordenador do curso, João Rieth, ressaltou a importância de debater assuntos como esse. “É uma área que está crescendo e que tem um potencial turístico muito grande. A pergunta que os alunos devem fazer é: Porque não? ”, afirmou o professor.

Debate vai além dos muros da Universidade

Para complementar ainda mais o assunto e integrar as ideias entre a mesa redonda e a prática. Os estudantes e professores do curso de Design terão uma experiência no dia 17 de março. Eles vão velejar pela Lagoa dos Esteves, em Balneário Rincão. O convite foi feito pelo professor Felipe Zanette, que possui embarcação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 01 de março de 2018 às 21:24
Compartilhar Comente (1)

Grupos de pesquisa selecionam artigos para compor e-book

Grupos de pesquisa selecionam artigos para compor e-book
Obra sobre geoprocessamento aplicado à análise de ambiente estará disponível no ambiente virtual Mais imagens

Os Grupos de Pesquisa em Biodiversidade, Conservação e Ecologia Funcional de Ecossistemas Florestais e Costeiros; Ecologia de Paisagem e de Vertebrados; e Planejamento e Gestão Territorial/PGT juntamente com o Labeco (Laboratório de Ecologia de Paisagem e de Vertebrados) e o Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial estão selecionando artigos para compor o e-book da obra “Geoprocessamento Aplicado à Análise de Ambiente”. A submissão de artigos deve ser feita até 28 de fevereiro de 2018.

A obra é organizada pelos professores da Unesc Jader Lima Pereira, Jori Ramos Pereira, Jairo José Zocche e Nilzo Ivo Ladwig, e conta com o apoio do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Grupos de Pesquisas Aplicadas em Meio Ambiente, Arqueologia e Gestão compartilhada do Território, o Setor de Projetos Ambientais do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e o Centro de Cartografia e Engenharia da Universidade.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de dezembro de 2017 às 15:44
Compartilhar Comente

Asilo Feinstauer recebe doações de Centro Acadêmico de Engenharia Civil

Asilo Feinstauer recebe doações de Centro Acadêmico de Engenharia Civil
Atividade ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O natal será mais recheado para os assistidos do Asilo Feinstauer, localizado no Bairro Jardim Angélica. Alimentos e produtos de higiene foram em um Ciclo de Palestras, promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civl da Unesc. Os itens foram doados pela turma de concluintes de 2017/2, junto a professores do curso.

A entrega foi feita pelos engenheiros recém-formados Guilherme Fabris de Souza e Monique de Oliveira dos Santos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 20 de dezembro de 2017 às 19:32
Compartilhar Comente

Enade: Você pode estar entre os seis alunos sorteados para receber uma bolsa de estudos

Enade: Você pode estar entre os seis alunos sorteados para receber uma bolsa de estudos
Premiação foi disponibilizada pela Unesc por meio da pós-graduação (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Com o intuito de estimular a preparação para a prova do Enade 2017, a Unesc promoveu um sorteio de seis bolsas de estudos para especialização e mestrado entre os estudantes participantes. Após a divulgação do gabarito, foram classificados os estudantes com desempenho igual ou superior a 60% da prova.

Para o primeiro prêmio foram disponibilizadas duas bolsas de estudos na pós-graduação Unesc, uma para cada área de conhecimento (licenciaturas e engenharias). O acadêmico sorteado também poderá optar entre uma bolsa de 100% de desconto em um dos cursos de especialização ou 50% de desconto em um dos mestrados ofertados pela Unesc.

O segundo prêmio traz duas bolsas de estudos de 75% de desconto, seguido pelo terceiro prêmio que conta com duas bolsas de estudos de 50% de desconto, os dois prêmios estão disponíveis entre os cursos de especialização ofertados pela Unesc.

Confira o resultado:

1º Prêmio:

Evelin Beltrame – Curso de Educação Física
Wesley Dionil Brune – Curso de Engenharia de Agrimensura

2º Prêmio:

Mauricio Pereira da Silva Vitoriano – Curso de Educação Física
Karolina Girardi Rossi  - Curso de Engenharia Civil

3º Prêmio:

Jarilton Gonçalves Rosa  - Curso de Letras
José Umberto T. Locks -  Engenharia Civil

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 19 de dezembro de 2017 às 20:32
Compartilhar Comente (1)