Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Engenharia da Produção promove solidariedade no Lar Cantinho do Idoso

Engenharia da Produção promove solidariedade no Lar Cantinho do Idoso
Foram realizadas brincadeiras e entregue doações (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A solidariedade marcou o encerramento da Semana Acadêmica do Curso de Engenharia da Produção. Os estudantes visitaram, no último sábado (16/9), o Lar Cantinho do Idoso e levaram itens para doação e muito carinho aos moradores do local.

A professora Ana Paula Silva dos Santos conta que o grupo foi recebido com muita emoção pelos idosos. “A receptividade dos residentes no lar pode ser expressa pelas lágrimas de uma senhorinha durante a chegada dos alunos, que aos seus 102 anos demonstrava vitalidade e amor à vida”, contou.

Os alunos levaram ao lar itens de higiene, alimentos e uma cadeira de banho. Os donativos foram arrecadados por professores e acadêmicos, no formato de ingresso para uma paella de confraternização do curso.

A professora conta ainda que os acadêmicos concluíram que a presença no Cantinho do Idoso foi tão relevante quanto as doações. “Não havia uma programação de atividades durante a visita, mas foi muito animada. Os alunos ajudaram a servir o café, cantaram com os idosos, riram, conversaram, ouviram histórias e deram carinho. Eles ainda conheceram um pouco mais da instituição e já planejaram novas atividades a serem desenvolvidas, em prol de melhorias para o lar”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 19 de setembro de 2017 às 15:36
Compartilhar Comente

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe
Universidade é representada por docentes e funcionários (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade participa até esta terça-feira (19/9), do 6º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe – Fiepe, que ocorre no campus da Furb, em Blumenau. O evento receberá as instituições vinculadas ao Sistema Acafe como forma de integrar estudantes e docentes destas instituições. O Fórum trará palestras com renomados professores brasileiros, além de apresentações orais e de painéis de resultados de projetos de pesquisa e extensão e de atividades de ensino.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, participará da abertura oficial do evento nesta segunda-feira (18/9). A Universidade também está sendo representada por docentes e funcionários, além da Editora Unesc, que expõe seu trabalho em um espaço destinado às editoras das instituições do Sistema Acafe.

O Fórum tem como objetivos: incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica da pesquisa e da extensão das IES participantes; socializar experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos; estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem.

A Unesc participa com a apresentação de 12 trabalhos, três de cada UNA (Unidade Acadêmica):

CET - 1 Oral (Inovação), 1 Pôster (Inovação), 1 Pôster (Pesquisa)
CSA - 1 Oral (Extensão), 1 Pôster (Extensão), 1 Pôster (Ensino)
HCE - 1 Oral (Ensino), 1 Pôster (Pesquisa), 1 Pôster (Inovação)
SAU - 1 Oral (Pesquisa), 1 Pôster (Ensino), 1 Pôster (Extensão)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Acadêmicos, professores e egressos celebram os 20 anos de Ciência da Computação

Acadêmicos, professores e egressos celebram os 20 anos de Ciência da Computação
Evento ocorreu na noite desta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Uma noite de encontros, comemoração e diálogos sobre a carreira e o mercado. Assim foi a sexta-feira (15/9) para acadêmicos, professores e egressos do curso de Ciência da Computação da Unesc, que celebraram os 20 anos do curso. O evento contou uma palestra do sócio fundador da mobLee, a maior plataforma de eventos da América Latina, Glauco Silva Neves e com uma mesa-redonda com egressos com cases de sucesso na área de computação.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, parabenizou o curso e lembrou que sempre que um curso é aberto se pensa em como aquela graduação pode colaborar com a região. “Tenho certeza de que se olharmos os indicadores relacionados à tecnologia e à Ciência da Computação na nossa região eles avançaram muito e tenho certeza de que se deve aos profissionais que a Universidade tem formado nesses 20 anos. E isso por si só já é motivo de grande orgulho”.

“Hoje é impossível falar em tecnologia sem falar em Ciência da Computação. Esse é um curso que a Universidade têm o maior respeito e admiração. Nesses 20 anos ele tem formado profissionais qualificados para o mercado, empreendedores e professores que tem contribuído para a transformação de realidades e espaços”, afirmou o diretor UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit.

Segundo o coordenador do curso, Rogério Casagrande, os profissionais do curso têm se destacado no mercado de trabalho, seja ocupando cargos em diversas áreas, seja na carreira acadêmica, como professores ou pesquisadores. “É aquele sentimento de que a missão está sendo cumprida, que é a de formar bons  profissionais”, afirma Casagrande. “Esse é um momento de se congratular pelos 20 anos do curso. A Unesc teve a ousadia em 1997 de lançar um curso de Ciência da Computação. Hoje a gente vê que de Florianópolis a Porto Alegre o único curso de Ciência da Computação que se mantém forte é o de Criciúma”, complementa.

O evento teve ainda a participação da coordenadora adjunta do curso, Ana Cláudia Barbosa.

20 anos

Em seus 20 anos de atividades, o curso formou mais de 400 profissionais. Além de contribuir com o mercado, disponibilizando mão de obra qualificada para as empresas da área de tecnologia, o curso formou centenas de profissionais e alguns deles, inclusive, fazem parte do seu quadro de professores. Os egressos de Ciências da Computação da Unesc atuam em diversas áreas, como: empresas de desenvolvimento de software, TI (Tecnologia da Informação) em organizações, como gestores de TI, pesquisadores e professores.

Mesa-redonda

Além de Neves, socializaram a sua experiência de empreendorismo na área de tecnologia o egresso da primeira turma do curso e fundador da Dev in box desenvolvimento de sistemas, consultor em ambientes de banco de dados e arquitetura de soluções, professor universitário, instrutor de cursos e treinamentos sobre banco de dados Oracle, Anderson de Farias. O egresso do curso, graduado em 2011 e sócio fundador do Simples Dental, o maior software odontológico da América Latina, Gelio José da Silva Júnior também esteve entre os debatedores.

A mesa-redonda contou ainda com o bacharel em Ciência da Computação pela Unesc, mestre em Engenharia e professor Ricardo Fiera, também estará entre os componentes da mesa-redonda. Ele teve participação na criação e gerenciamento de empresa voltada ao desenvolvimento de ERP para área industrial durante 17 anos. É ainda sócio da Sistemas Justus, empresa voltada ao desenvolvimento de aplicações web e aplicações mobile – dentre os principais sistemas criados está o Justus para gestão de igrejas evangélicas e o Viavoz, sistema na área de tecnologias assistivas para localização e orientação indoor.

O debate foi mediado pelo professor do curso de Ciência da Computação da Unesc, Gustavo Bisognin.

O evento pelos 20 anos do curso de Ciência da Computação esteve incluso na programação da Semana Acadêmica da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc), que ocorreu de segunda a sexta-feira (11 a 15/9).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2017 às 22:29
Compartilhar Comente

Professoras da UNA CET participam de formação continuada

Professoras da UNA CET participam de formação continuada
Evento fez parte da programação da Semana Acadêmica (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Semana Acadêmica da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) realizou nesta terça-feira (12/9) a palestra "Reformulação da Educação em Engenharia – Abordagem CDIO”, direcionada para professores. O ministrante foi o professor doutor em Engenharia, coronel Jorge Luís Rodrigues Pedreira de Cerqueira, do IME (Instituto Militar de Engenharia). A palestra fez parte das atividades do Programa de Formação Continuada de Docentes da UNA.

De acordo com ele, CDIO é uma metodologia educacional inovadora que tem como objetivo formar a próxima geração de profissionais da área tecnológica, com forte base científica, desenvolvimento de habilidades individuais e interpessoais e da capacidade de concepção, design, implementação e operação.

Segundo a presidente da comissão organizadora do evento, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, a palestra foi importante para os professores avançarem em suas práticas, visto que uma escola tradicional como o IME está implantando novas metodologias de ensino-aprendizagem. “Portanto, cabe a nós professores da área tecnológica, a partir desta experiência inovadora, adequar a nossa realidade, sempre preconizando a excelência no ensino”, afirma.

O palestrante possui pós-doutorado em Ensino de Engenharia na Linköping University (Suécia) e doutorado em Engenharia Elétrica pela PUC do Rio de Janeiro. É líder da Força Tarefa responsável pela transformação do Ensino de Engenharia do IME, atuando na área de novas metodologias de ensino e aprendizagem para a engenharia.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2017 às 20:51
Compartilhar Comente

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book
Livro digital foi lançado nesta quinta-feira pela Editora Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, que ocorreu de terça a quinta-feira (12 a 14/9) na Unesc, teve uma programação com debates, reflexões e lançamento de e-book. Na manhã desta quinta-feira, a Editora Unesc e a organização do Seminário lançaram o livro digital com artigos da edição de 2016 do evento.

Entre os artigos apresentados, os 15 melhores são utilizados como parte da publicação de um e-book, que é lançado todos os anos. A obra é organizada pelos professores Nilzo Ivo Ladwig e Hugo Schwalm.

Segundo Ladwig, coordenador da comissão organizadora, a ação fortalece o desenvolvimento da pesquisa. “É uma forma de amadurecer as metodologias empregadas e divulgar seus resultados.  Além disso, o evento conta com uma premiação destinada aos melhores trabalhos”, comentou. 

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc tem o objetivo de fortalecer a discussão dos princípios e bases da adoção de uma perspectiva ecológica, atribuindo ao meio urbano uma noção de ecossistema na construção de políticas públicas e soluções sustentáveis que possam melhorar o ambiente nas cidades.

Em 2017, o evento teve como temática central: “Sustentabilidade dos Ecossistemas Urbanos”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2017 às 20:25
Compartilhar Comente