Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Escola de Inverno: Estudantes buscam conhecimento em inovação, pesquisa e extensão

Escola de Inverno: Estudantes buscam conhecimento em inovação, pesquisa e extensão
Evento ocorre até esta quinta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc proporciona momentos de aprendizado até nas férias. A Escola de Inverno em Pesquisa, Extensão e Inovação é um exemplo disso. Com mais de 130 pessoas pré-inscritas, as trocas de conhecimentos iniciaram na manhã desta terça-feira (25/7) e ocorrem até quinta-feira (27/7), com palestras sobre os mais diversos assuntos.

O evento proporciona aos alunos, funcionários, professores e a comunidade, encontros com professores e pesquisadores, mestres e doutores capacitados para debater temas como a Reforma do Ensino Médio, Diversidade Étnico Racial, Diversidade Sexual, Reforma Trabalhista e outros assuntos.

Aprimorar a formação

A aluna de Ciências Biológicas, Juliana Borghezan, veio explorar novos conhecimentos e agregar ainda mais conhecimento a sua formação acadêmica na Escola de Inverno. “Eu participo de projetos de extensão e sei o quão importante é buscar novos conhecimentos, principalmente para pessoas como eu, que gostam de aprender e explorar novas áreas, e isso a Escola oferece”, destacou.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, momentos como este devem ser aproveitados ao máximo pelos acadêmicos. “Os encontros oferecem um leque de temas importantes na vida pessoal e acadêmica. Desejo que cada um saia daqui mais preparado e com novos aprendizados, aproveitando cada conhecimento oferecido”, comentou.

A abertura da Escola de Inverno teve ainda a participação do diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit e da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim.

A Escola de Inverno é um programa desenvolvido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e está na sua segunda edição. Ela busca ampliar a compreensão sobre as possibilidades da pesquisa, extensão e inovação.

A inscrição para participar é gratuita e pode ser no link

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2017 às 19:07
Compartilhar Comente

Egressa Unesc é primeira colocada na seleção de doutorado na UFSCar

Egressa Unesc é primeira colocada na seleção de doutorado na UFSCar
Débora passou para o melhor Programa de Engenharia de Materiais da América Latina (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O primeiro lugar no processo seletivo atual para o doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em São Paulo, tem a marca da Unesc. A egressa do curso de Engenharia de Materiais e do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade, Débora Cristina Niero Fabris, foi a primeira colocada na seleção e a partir de 21 de agosto inicia os estudos no melhor Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da América Latina.

“Soube que havia passado na seleção três horas depois de ter defendido minha dissertação na Unesc, no fim de junho. Estava sendo parabenizada pelo Mestrado quando recebi o resultado da UFSCar. Ainda não estou acreditando”, comenta a mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.

Na Unesc, Débora desenvolveu pesquisa sobre materiais alternativos aos utilizados atualmente para a proteção individual de pessoas e blindagem de carros contra tiros. Na UFSCar, vai trabalhar a questão da balística na vitrocerâmica com uma das referências mundiais neste material, o professor doutor Edgar Dutra Zanotto.

O professor doutor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, foi quem orientou Débora no Mestrado. O primeiro contato que ambos tiveram foi quando ela, ainda estudante de graduação, participou do Programa de Iniciação Científica sob a orientação de Montedo. “Estamos felizes em ver esta conquista de uma egressa da Unesc. A Débora vai ter oportunidade de se desenvolver ainda mais”.

Plano traçado aos 16 anos

Aos 25 anos, Débora arruma as malas para deixar a casa dos pais, em Cocal do Sul, e passar pelo menos quatro anos em São Carlos, São Paulo, onde fará doutorado. Mas a mudança é apenas uma consequência de um planejamento de vida que ela fez aos 16 anos. “Consegui estudar com bolsa no CMG em Cocal do Sul e fiz técnico em Cerâmica. E como os professores que eu mais gostava eram da área de Engenharia de Materiais, o curso me chamou a atenção. Foi então que tracei a meta de seguir na área da pesquisa fazendo graduação, mestrado e doutorado”, conta Débora, que já planeja fazer pós-doutorado e atuar como professora e pesquisadora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2017 às 17:49
Compartilhar Comente

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores
Portaria foi entregue na tarde desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A comissão para elaborar a proposta de alteração do estatuto e do regimento da Unesc foi empossada na tarde desta terça-feira (18/7) pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice-reitor Daniel Preve.

Os membros nomeados foram:

Indianara Becker – pró-reitora de Ensino de Graduação (presidente da comissão);
Oscar Montedo – pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
Thiago Fabris – pró-reitor de Administração e Finanças;
Miguelângelo Gianezzini – diretor da UNA CSA;
Mira Dagostim – diretora da UNA SAU;
Evânio Nicoleit – diretor da UNA CET;
Marcelo Feldhaus – diretor da UNA HCE;
João Carlos Medeiros Júnior – procurador jurídico da Universidade e
Professores: Amauri Porto Júnior, Graziela Amboni, Márcio Vito, Michel Alisson da Silva e Ricardo de Bittencourt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2017 às 21:14
Compartilhar Comente

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada
Professor doutor Pedro de Melo foi o palestrante da noite (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Debates e reflexões sobre “O Papel do Docente na Gestão Universitária” marcaram o início das atividades da Formação Continuada para professores da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/7). A palestra foi proferida pelo professor doutor da UFSC, Pedro Antônio de Melo e abordou o cenário em que as Instituições de Ensino Superior estão incluídas e como o professor pode atuar na gestão, especialmente no caso da Universidade Comunitária.

Diretor do Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária), membro da OUI (Organização Universitária Interamericana) e coordenador do Iglu (Instituto de Gestão e Liderança Universitária) Região Brasil, Melo comentou que a Unesc vem se destacando no cenário das Universidades Comunitárias e que em pouco tempo deve despontar nos cenários nacional e internacional. “Digo que no Sul do Estado temos uma pequena notável que vem se destacando e sendo referência”.

A palestra de Melo foi mediada pelo professor Thiago Francisco.

Abertura

A reitora Luciane Ceretta agradeceu pela presença dos docentes e lembrou que ser professor em uma Universidade Comunitária como a Unesc também é atuar na gestão universitária. “Nosso trabalho vai além da sala de aula. É dialogar com a pesquisa e a extensão, conhecer os indicativos do seu curso, dialogar com a questão pedagógica envolvendo também o egresso. Ser docente é sentir motivado a se reinventar e saber que se é responsável pela formação acadêmica e humana mas também pela sustentabilidade da Instituição”.

Para o vice-reitor Daniel Preve, o cenário atual coloca vários questionamentos e pede uma reflexão sobre a postura que se deve ter para utilizar melhor recursos, e potencializar as forças para vencer os desafios.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, deus as boas-vindas aos professores em nome dos pró-reitores da Universidade e falou sobre a importância de se ter um espaço como o programa de Formação Continuada para se refletir o ser e o fazer do professor. “Temos que refletir, avaliar e voltar a refletir a nossa prática docente. Especialmente nós, que fazemos parte de uma Universidade Comunitária”.

O diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, falou em nome das quatro UNAs e chamou a atenção para a oportunidade oferecida de diálogos e reflexões e aproximação dos docentes.

A coordenadora da Escola de Gestores da Unesc, Maria Aparecida Mello, também deu as boas-vindas aos professores e falou sobre o programa de Formação Continuada.

A abertura do evento teve ainda a participação dos pró-reitores de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo e de Administração e Finanças, Thiago Fabris e dos diretores das UNAs: CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini; SAU (Ciências da Saúde), Mira Dagostim e CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit.

Evento

Há duas semanas do início do segundo semestre letivo, os docentes da Universidade estarão reunidos até esta quarta-feira(19/7) Palestras, oficinas e debates serão desenvolvidas durante três dias de encontro, a partir de três eixos centrais: “Gestão Universitária”, “Currículo no Ensino Superior” e “Práticas Pedagógicas”.

A Formação Continuada de Docentes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, juntamente com o Núcleo de Assessoria Pedagógica, organizada pela Escola de Gestores da Unesc.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2017 às 22:38
Compartilhar Comente

Estudantes de Moda Unesc/Senai apresentam coleção Be Blue

Estudantes de Moda Unesc/Senai apresentam coleção Be Blue
O jeans a estrela da coleção com mais de 30 looks (Foto: Divulgação) Mais imagens

O jeans é a personagem principal da coleção Be Blue, criada por estudantes da quinta-fase do curso de Moda Unesc/Senai, e que será apresentada nesta quarta-feira (19/7), às 20 horas, no Nações Shopping. O desfile, aberto ao público, vai trazer mais de 30 looks montados por 12 equipes de alunos durante um projeto interdisciplinar desenvolvido aso longo do primeiro semestre de 2017 pelo curso.

Segundo a coordenadora do curso de Moda Unesc/Senai, Charlene Venâncio, cada equipe foi composta por três a quatro alunos e cada estudante foi responsável pela produção de um look. “Esta temática Be Blue, será contemplada durante os próximos anos, porém cada equipe escolhe seu tema dentro desta proposta. Selecionamos o jeans por ser uma vocação da região Sul de Santa Catarina”, conta Charlene.

O projeto tem como objetivo principal propiciar aos acadêmicos a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante as disciplinas no desenvolvimento de coleções em jeans. “Esta é uma oportunidade de experimentação na pesquisa de moda, criação, modelagem, costura, acabamento, lavanderia e a fotografia de moda”, explica. As disciplinas de Projeto de Design de Moda IV, Laboratório de Confecção de Protótipos II, Modelagem do Vestuário IV e Marketing tiveram participação no projeto.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2017 às 15:52
Compartilhar Comente