Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Professor de escola de Design de Portugal fala para acadêmicos e profissionais em Criciúma

Professor de escola de Design de Portugal fala para acadêmicos e profissionais em Criciúma
António Rodrigues estará em Criciúma nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor do IADE, escola de Design de Portugal, António Cruz Rodrigues, estará em Criciúma nesta quarta-feira (29/3), para falar sobre o TrendProfile, um programa de Design para uso nas empresas, durante evento realizado pelo curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos e a La Moda. O evento ocorre na empresa, às 19h30, e vai reunir profissionais da marca, alunos da primeira e da quinta fase do curso da Unesc e representantes de parceiros do curso, como a Kleiner Schein e Ceusa Revestimentos Cerâmicos.

António Cruz Rodrigues é professor no IADE – Creative University, localizada em Lisboa e uma referência em ensino na Europa tanto em Design quanto em Publicidade, Marketing e Fotografia. Rodrigues é também coordenador da área científica de Design, do Mestrado em Design Management e do Mestrado em Design de Produto e do Espaço. Possui mais de 20 anos de experiência profissional e acadêmica, tendo colaborado com mais de 250 empresas internacionais.

Na palestra de quarta-feira, Rodrigues vai apresentar o TrendProfile, métido desenvolvido por ele com o objetivo de auxiliar as empresas a decidir quais produtos oferecer aos seus clientes, cruzando as macro tendências e tendências do Design com os perfis de consumidor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 27 de março de 2017 às 20:54
Compartilhar Comente

Alunos da Unesc participam de evento em alusão ao Dia Mundial da Água

Alunos da Unesc participam de evento em alusão ao Dia Mundial da Água
Estudantes das Engenharias Ambiental e Sanitária e Civil estiveram na Nereu Ramos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos dos cursos de e Engenharia Ambiental Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil da Unesc participaram das atividades educativas em alusão ao Dia Mundial da Água, realizadas nesta quarta-feira (22/3), na Praça Nereu Ramos. O evento foi uma realização da Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma) e chamou a atenção para o reaproveitamento das águas residuais e pluviais.

Os cursos foram representados por alunos que participam do CA (Centro Acadêmico) e na ECOJr (Empresa Júnior de Engenharia e Consultoria Ambiental). “No evento foram demonstradas técnicas de tratamento de efluentes com simulação através de equipamentos em bancada, bem como esclarecimentos aos interessados a respeito dos impactos ambientais globais sobre a água e métodos de preservação e captação deste recurso”, explica o professor Gustavo Zambrano.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2017 às 21:56
Compartilhar Comente

Design homenageia colaboradores e setores parceiros do curso

Design homenageia colaboradores e setores parceiros do curso
Aula inaugural contou com palestra e conferência internacional (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Aqueles que estão lado a lado de forma ativa na caminhada de crescimento do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc foram homenageados na noite desta quinta-feira (23/3). Colaboradores e setores receberam um certificado de reconhecimento durante a aula inaugural do curso. O encontro, eue ocorreu no Auditório Ruy Hülse, também contou com palestra e conferência com a temática “Design e Inovação”.

O reitor Gildo Volpato, um dos homenageados pelo curso, contou que tem um grande orgulho da trajetória do Design, que em apenas sete anos já recebeu destaques nacionais e internacionais. “Nos engrandece esse crescimento”, ressaltou o reitor.

Homenageados

Reitor Gildo Volpato;
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Extensão, Luciane Ceretta;
Professora Robinalva Ferreira (Pró-Reitora de Ensino de Graduação na época de criação do curso);
Professora Angela Piccinini (diretora da UNA CET na época de criação do curso);
Professora Marta de Souza Hoffmann (coordenadora de ensino da UNA CET);
Anderson Camargo (técnico do Laboratório de Design);
Milena Nandi (representando o Secom - Setor de Comunicação Integrada);
Nayara Beatriz (secretária do curso de Design).

Aula Inaugural

O encontro contou com uma conferência internacional sobre o processo de criação de porcelanas. A coordenadora de design e marketing da empresa portuguesa Vista Alegre, Alda Tomás, comentou sobre a parceria com a Unesc, a partir da qual os estudantes do curso de Design vão desenvolver projetos podendo receber um estágio de três meses na sede empresa. A fábrica Vista Alegre foi fundada em 1824 em Portugal e oferece produtos em porcelana, cristal, vidro e cutelaria para consumidores como a família real britânica. No Brasil, além da Unesc, apenas a PUC do Rio de Janeiro tem essa parceria de estágio.

O professor da Udesc e designer, Célio Teodorico dos Santos, falou sobre “Design e Inovação” e apresentou a sua experiência com a Paradesign, empresa que se destaca pela criação de móveis e atua no mercado com clientes de vários segmentos.

Exposição


Durante o encontro, professores e alunos conheceram o trabalho da fábrica portuguesa. A Artisan, representante local da Vista Alegre, levou produtos para expor no hall do Auditório Ruy Hülse.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 23 de março de 2017 às 21:40
Compartilhar Comente

Reitoria recebe vencedores do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

Reitoria recebe vencedores do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura
O professor e ex-aluna ficaram em primeiro lugar na categoria estudante (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Tatiany Fröhlich levou o troféu do primeiro lugar do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura - Habitat Saudável para casa e, nesta quinta-feira, ela e o seu professor orientador, também premiado, Pedro Luiz Kestering, foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato. A proposta foi desenvolvida a partir do seu projeto de conclusão de curso.

O concurso reconhece importantes projetos e conscientiza sobre o valor da sustentabilidade para o setor.  Para Volpato, o reconhecimento fortalece a Universidade. “Esse prêmio é importante não só para a Tatiany, mas também para a Unesc e para o curso de Arquitetura. É um prêmio nacional, estamos extremamente orgulhosos”, comentou.

Também participou do encontro a coordenadora de ensino da UNA CET (Unidade Acadêmica Ciências, Engenharias e Tecnologias), Marta de Souza Hoffmann.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 23 de março de 2017 às 20:44
Compartilhar Comente

Unesc e Olaria das Artes firmam parceria para crescimento da cerâmica artística

Unesc e Olaria das Artes firmam parceria para crescimento da cerâmica artística
Termo foi assinado na tarde dessa quinta-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc e a Associação de Artesãos Olaria das Artes assinaram na tarde desta quinta-feira (23/3) um termo de parceria para que o Núcleo de Empreendedorismo da Universidade auxilie os artesãos com o intuito da expansão e divulgação da cerâmica artística. Pelo acordo, a associação poderá contar com a infraestrutura da Unesc, estrutura para suporte na organização de eventos, espaço para dialogar com diferentes públicos, orientação de professores e estudantes na participação de projetos de fomento ao empreendedorismo, apoio técnico na orientação de projetos.

A Olaria das Artes esta ligada ao Sindicer (Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha), sediado em Morro da Fumaça. A associação foi criada em 2002 e hoje, além de fortalecer a cerâmica artística na região, é um espaço de divulgação do trabalho e de aprendizagem.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, Gisele Coelho Lopes, os participantes da Olaria das Artes poderão contar com o acompanhamento do Núcleo, por meio de projetos desenvolvidos pela Universidade como o Mentoring (que dá apoio técnico, dando modelagem à ideia, colaborando com o plano de negócios e a pré-incubação – fase pode ocorrer no espaço da Itec-In, do Parque Científico e Tecnológico da Universidade) e o Plano de 60 Dias (consultoria de negócios).

Para o reitor Gildo Volpato, a parceria entre Universidade e associações, entidades e empresas colabora para que a Instituição cumpra o seu papel como Universidade Comunitária. “Fico feliz em ver parcerias como essa sendo concretizadas. A Universidade colabora com a sua expertise para agregar valor aos produtos e também recebe conhecimento de volta”, afirmou Volpato.

O Núcleo de Empreendedorismo já realizou duas reuniões com a Olaria das Artes. O presidente do Sindicer, Sérgio Pagnan, comentou que já foi percebida a diferença com a colaboração da Universidade. “Essa parceria vai ser um divisor de águas para a associação. Já somos outros com vocês. A Unesc é uma instituição de muita competência e o crescimento da região tem muito a ver com a Universidade”, destacou Pagnan.

Segundo a diretora de Cultura de Morro da Fumaça, Rosângela Pagnan Maragno, a parceria vai colaborar com o crescimento da cerâmica artística produzida na região de Morro da Fumaça e fortalecer a associação de artesãos.

Os cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos e Artes Visuais da Unesc já realizam atividades com seus alunos na Olaria das Artes, com o intuito de aproximar os acadêmicos do trabalho desenvolvido com cerâmica artística na região.

Participaram da assinatura do termo de parceria a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta; o chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri; o coordenador do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, João Rieth; os professores Cristiane Alves, Agenor De Noni, Felipe Zanette da Silveira; os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, Ramon Bristot, Marta Quilobo e Eduardo Guimarães; e o gerente de projetos do Sindicer, Bruno Frasson.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2017 às 17:10
Compartilhar Comente