Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Ex-aluna da Unesc é finalista do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

Ex-aluna da Unesc é finalista do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura
Tatiany inscreveu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (Foto: Divulgação) Mais imagens

Entre os 10 finalistas do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável está Tatiany Frölich, egressa da Unesc. Ela se inscreveu com o projeto desenvolvido para o seu Trabalho de Conclusão de Curso, que traz a ideia da criação de um Centro de Educação Ambiental em Siderópolis/SC, a ser construído em uma das áreas recuperadas do munícipio. O resultado final sairá até o dia 23 de fevereiro.

O concurso mobiliza profissionais e estudantes que acreditam na importância da contribuição da construção civil para a sustentabilidade e bem-estar. Nessa edição do Prêmio, os diversos confortos de uma obra - térmico, acústico, visual, modular e de saúde - são o tema central, aliados ao uso da inovação e sustentabilidade das soluções construtivas.

Tatiany comenta que ter sido finalista em um concurso nacional foi surpreendente. “Eu não esperava, me inscrevi sem imaginar que chegaria até o final. Essa competição fortalece uma nova fase da Arquitetura, preocupada com a diminuição de resíduos e com a qualidade de vida”, contou a arquiteta.

Centro de Educação Ambiental


O projeto de Tatiany visa a criação de um local para estimular a mudança comportamental dos moradores de Siderópolis, que vem sofrendo constantes modificações territoriais no processo de recuperação ambiental. “O processo para se alcançar a sustentabilidade inclui novas práticas da população, para que isso se torne possível é preciso disseminar as informações e as atividades de educação ambiental”, ressalta.

No edifício seriam abrigadas atividades de educação ambiental e eventos culturais, com o intuito de aplicar no projeto arquitetônico os princípios da arquitetura sustentável, como a qualidade do ambiente interno, a eficiência acústica e energética. “Recuperação da água da chuva, energia solar, entre outras possibilidades foram implementadas o projeto”, contou Tatiany.

Saiba mais sobre o prêmio: (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 07 de fevereiro de 2017 às 15:33
Compartilhar Comente (1)

Escolha Unesc: Últimos dias das inscrições para o segundo período do processo seletivo

Escolha Unesc: Últimos dias das inscrições para o segundo período do processo seletivo
Candidatos podem buscar o Unesc Financia e os Descontos Corporativos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os interessados em ser alunos da Unesc em 2017 têm até o dia 31 de janeiro para se inscrever no processo seletivo do Escolha Unesc. Os candidatos podem escolher cursos de graduação nas áreas da educação, saúde, ciências sociais aplicadas, engenharia e tecnologia, com possibilidades de descontos, financiamento e bolsas de estudo.

Na Unesc, os estudantes vão estar em uma universidade reconhecida como de excelência pelo MEC (Ministério da Educação), com destaque estadual e nacional nas atividades que desenvolve. Além disso, a Instituição possui uma infraestrutura com a maior biblioteca da região, laboratórios de ponta e espaços de aprendizagem como as Clínicas Integradas e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

No Escolha Unesc a seleção é feita pelo histórico escolar e o aluno que atingir a média mínima de seis pontos estará apto para ocupar uma das vagas disponíveis no curso. As vagas serão preenchidas pela ordem de chegada do candidato para realizar a matrícula.

O candidato pode optar pela modalidade de Ingresso Direto ou Ingresso Nossa Bolsa. No primeiro caso, os descontos podem chegar a 30%, conforme o perfil.

Já no Ingresso Nossa Bolsa, o calouro poderá ser beneficiado com bolsa de 50% (para alunos com renda per capita familiar de até três salários mínimos) ou 100% (estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio) nos cursos vespertinos de Licenciatura em Artes Visuais, Geografia, História, Letras – Língua Portuguesa e Matemática. Para participar do Nossa Bolsa, o candidato deve ainda preencher requisitos como: ter realizado o ENEM a partir de 2010; ter feito o Ensino Médio em escola pública ou privada com bolsa integral e não possuir diploma de graduação de curso superior, exceto os de licenciatura curta.

As inscrições já podem ser realizadas online pelo Escolha Unesc (clique aqui) ou presencialmente, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Universidade.

Mais benefícios

Descontos Corporativos


Voltado para funcionários de empresas conveniadas, os Descontos Corporativos beneficiam os estudantes com 15% de desconto nas mensalidades durante todo o curso de graduação. É uma oportunidade para quem quer se qualificar e conquistar novos espaços dentro do mercado de trabalho.

O benefício é válido para as matrículas feitas até o dia 31 de janeiro de 2017. Para solicitar os Descontos Corporativos, o candidato precisa ter sido aprovado no Escolha Unesc.

As empresas que desejarem se conveniar, devem entrar em contato com a Centac pelo telefone (48) 3431-2545 ou pelo e-mail centac@unesc.net.

Unesc Financia

Uma das possibilidades para os calouros é financiar até 50% dos valores das mensalidades, por meio do Unesc Financia.

O candidato que estiver participando do Escolha Unesc, pode solicitar o financiamento no ato da inscrição e matrícula na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), localizada no campus da Unesc, até 31 de janeiro de 2017. O preenchimento das vagas ocorrerá de acordo com a ordem de chegada do candidato.

Mais informações

Escolha Unesc

Unesc Financia

Descontos Corporativos

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 24 de janeiro de 2017 às 15:15
Compartilhar Comente

Profissionais apostam em segunda graduação para ampliar possibilidades na carreira

Profissionais apostam em segunda graduação para ampliar possibilidades na carreira
Investir em conhecimento gera novas oportunidades (Foto: Arquivo) Mais imagens

O caminho da graduação vem se tornando cada vez mais atraente. Hoje, quem domina mais de uma área, tem cada vez mais chances no mercado de trabalho. E com um mercado tão exigente, para construir uma carreira sólida, a busca continua pelo conhecimento é fundamental. Por isso, mais de 15% dos brasileiros, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estão dando continuidade aos estudos e optando por uma segunda graduação.

Estar inserido pela segunda vez na vida acadêmica, não é só mais um item no currículo. Ampliar o conhecimento e o aperfeiçoamento profissional pode trazer benefícios também como a realização pessoal, acompanhada de uma visão mais ampla do mundo, além da possibilidade de um salário melhor.

Para crescer

“Entrei na Universidade aos 18 anos e desde então continuo buscando boas experiências e muito aprendizado. Durante a graduação na Unesc aprendi sobre a teoria e a prática, o que facilitou muito quando entrei no mercado de trabalho. Saí da Universidade pronta para a vida profissional, mas, ainda assim, não parei de estudar”. O relato é da pedagoga Mara Rejane Eliseu Goulart, que atualmente é acadêmica de Psicologia da Universidade.

“Depois de me formar eu queria continuar estudando. Segui o caminho normal de quem se forma e fiz uma especialização, em Psicopedagogia Clinica Institucional. Descobri que queria mais. Decidi, então, ingressar em uma nova graduação, mas não encarei isso como um recomeço e sim como um complemento, aquele algo a mais na minha vida profissional”, comentou.

E Mara se sente mais preparada. “Hoje quem não estuda fica para trás, qualquer pedacinho de conhecimento é de grande importância para quem quer crescer. Agora, a um semestre de me formar e me tornar também uma psicóloga, eu sei que valeu a pena não parar de estudar”, afirma Mara.

#EscolhaUnesc


Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção de ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui pra conhecer nossos cursos e as possibilidades de bolsas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 23 de janeiro de 2017 às 16:20
Compartilhar Comente

Por que uma Universidade Comunitária muda a vida das pessoas?

Por que uma Universidade Comunitária muda a vida das pessoas?
Instituições de ensino com este caráter não têm fins lucrativos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Universidade Comunitária. Você já ouviu falar nela? Elencamos oito fatos para você entender o funcionamento destas instituições, que ainda soa como algo novo para muitas pessoas.

Você sabe porque estudar em uma é interessante não apenas para a sua formação profissional? Assim como para o seu currículo como cidadão? Sabe quem também ganha com isso? A sociedade!

Vamos aos fatos?

1 – Nascemos da comunidade
A Unesc faz parte de um grupo de instituições catarinenses que foram criadas pelo poder público municipal pra expandir o Ensino Superior a cidades menores – antes a concentração de oportunidades estava em Florianópolis.

2 – E somos da comunidade
A Unesc é do povo! Uma Universidade Comunitária não tem um dono específico e toda a infraestrutura é da sociedade. Assim, se as atividades dela encerrarem, tudo que há no campus passa para a cidade, que vai gerir o patrimônio.

3 – Aqui a gente não pensa em lucrar
As Universidades Comunitárias não visam lucro. Cobram mensalidade porque precisam deste recurso para pagar seus funcionários e professores, cuidar da infraestrutura, fazer melhorias e investir em projetos sociais. Ou seja. Todo o dinheiro volta para beneficiar a Instituição, seus alunos e a comunidade.

4 – Ensino, pesquisa e extensão pra uma melhor formação

Todas as ações da Unesc giram em torno do tripé ensino, pesquisa e extensão. E sabe o que isso significa? Educação de qualidade – reconhecida como de excelência pelo MEC, inclusive. Quando você entra pra família Unesc, pode ir além da sala de aula. Os nossos alunos participam de grupos e projetos de pesquisa e de atividades de extensão. Aliam a investigação científica ao trabalho com a comunidade, ensinando e aprendendo com as pessoas.

5 – Atendimentos dentro do campus
E por falar em projetos de extensão, a Unesc, por exemplo, desenvolve ações dentro e fora do campus para beneficiar a sociedade. Além dos projetos em que alunos e professores vão até os Bairros de Criciúma e região, há atendimento gratuito em saúde dentro do campus nas Clínicas Integradas e na UJC (Unidade Judiciária de Cooperação). Isso sim é sair da caixa e olhar diferente né?

6 – Democracia

Todo mundo na Unesc tem voz e vez. O reitor e o vice, assim como as coordenações de cursos, são eleitos por voto direto e universal. Ou seja, cada voto tem o mesmo valor.

7 – Bolsas e descontos
Diferente do que ocorre em uma instituição particular, na Comunitária há uma série de bolsas e descontos para colaborar com a igualdade de oportunidades na Educação Superior. Tem ProUni, tem Nossa Bolsa Licenciatura (com bolsas de até 100%), tem Descontos Corporativos (para funcionários de empresas conveniadas à Unesc), descontos para pessoas acima de 50 anos, para egressos da Universidade, para segunda habilitação, e por aí vai. Ah, e ainda as bolsas para estudantes que participam de projetos de iniciação científica e de extensão.

8 – Somos uma teia
“Na Instituição, nós estamos ligados em uma teia de sentidos, significados e compromissos. Assim como temos essa ligação com a comunidade. Tudo aquilo que a Instituição faz que eleva a Universidade, eleva a comunidade junto. E vice-versa. Tudo o que acontece de bom na comunidade, reflete positivamente na Unesc”. A afirmação vem do reitor Gildo Volpato.

E então? Quer ser comunitário também?

#escolhaunesc

Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção do ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui para conhecer todos os cursos, possibilidades e se inscrever.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 17 de janeiro de 2017 às 15:18
Compartilhar Comente

Alunos de Design são destaque em concursos internacionais

Alunos de Design são destaque em concursos internacionais
Novo desafio será criar peças para Vista Alegre, de Portugal (Foto: Divulgação) Mais imagens

O ano de 2017 do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc começou com o reconhecimento do talento de seus alunos. Os projetos dos seis acadêmicos da Universidade estão entre os dez finalistas de um concurso internacional de design de produtos promovido pela empresa belga Nimble Bee e voltado para universitários. Os alunos da Unesc são os únicos brasileiros na final do concurso, competindo com projetos de estudantes do México, Bélgica, Espanha e França. O resultado do concurso sairá em fevereiro.

Segundo o coordenador do curso de Design da Unesc, João Luis Rieth, a empresa inglesa que solicitou o concurso à Nimble Bee decidiu adquirir os direitos autorais de projetos dos estudantes da Unesc, independente do resultado do concurso. Neste concurso, representam o Brasil os alunos Mariani Coelho, Keila Pereira, Anderson Paes, Douglas Quadros, Vitória Hahn e Daniele Oliveira.

Outra novidade que envolve o curso de Design é a parceria com a empresa de porcelanas Vista Alegre, de Aveiro, Portugal, na qual estudantes da Unesc vão desenvolver projetos podendo receber um estágio de três meses na sede da empresa. “O estudante que tiver o projeto escolhido vai acompanhar todo o processo de design da Vista Alegre, com despesas pagas. No Brasil, além da Unesc, apenas a PUC do Rio de Janeiro tem essa parceria com a Vista Alegre”, conta.

A fábrica Vista Alegre foi fundada em 1824 em Portugal e atualmente oferece produtos em porcelana, cristal, vidro e cutelaria para consumidores como a família real britânica. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 16 de janeiro de 2017 às 19:25
Compartilhar Comente