Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Grupos de pesquisa selecionam artigos para compor e-book

Grupos de pesquisa selecionam artigos para compor e-book
Obra sobre geoprocessamento aplicado à análise de ambiente estará disponível no ambiente virtual Mais imagens

Os Grupos de Pesquisa em Biodiversidade, Conservação e Ecologia Funcional de Ecossistemas Florestais e Costeiros; Ecologia de Paisagem e de Vertebrados; e Planejamento e Gestão Territorial/PGT juntamente com o Labeco (Laboratório de Ecologia de Paisagem e de Vertebrados) e o Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial estão selecionando artigos para compor o e-book da obra “Geoprocessamento Aplicado à Análise de Ambiente”. A submissão de artigos deve ser feita até 28 de fevereiro de 2018.

A obra é organizada pelos professores da Unesc Jader Lima Pereira, Jori Ramos Pereira, Jairo José Zocche e Nilzo Ivo Ladwig, e conta com o apoio do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Grupos de Pesquisas Aplicadas em Meio Ambiente, Arqueologia e Gestão compartilhada do Território, o Setor de Projetos Ambientais do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e o Centro de Cartografia e Engenharia da Universidade.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 21 de dezembro de 2017 às 15:44
Compartilhar Comente

Asilo Feinstauer recebe doações de Centro Acadêmico de Engenharia Civil

Asilo Feinstauer recebe doações de Centro Acadêmico de Engenharia Civil
Atividade ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O natal será mais recheado para os assistidos do Asilo Feinstauer, localizado no Bairro Jardim Angélica. Alimentos e produtos de higiene foram em um Ciclo de Palestras, promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civl da Unesc. Os itens foram doados pela turma de concluintes de 2017/2, junto a professores do curso.

A entrega foi feita pelos engenheiros recém-formados Guilherme Fabris de Souza e Monique de Oliveira dos Santos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de dezembro de 2017 às 19:32
Compartilhar Comente

Enade: Você pode estar entre os seis alunos sorteados para receber uma bolsa de estudos

Enade: Você pode estar entre os seis alunos sorteados para receber uma bolsa de estudos
Premiação foi disponibilizada pela Unesc por meio da pós-graduação (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Com o intuito de estimular a preparação para a prova do Enade 2017, a Unesc promoveu um sorteio de seis bolsas de estudos para especialização e mestrado entre os estudantes participantes. Após a divulgação do gabarito, foram classificados os estudantes com desempenho igual ou superior a 60% da prova.

Para o primeiro prêmio foram disponibilizadas duas bolsas de estudos na pós-graduação Unesc, uma para cada área de conhecimento (licenciaturas e engenharias). O acadêmico sorteado também poderá optar entre uma bolsa de 100% de desconto em um dos cursos de especialização ou 50% de desconto em um dos mestrados ofertados pela Unesc.

O segundo prêmio traz duas bolsas de estudos de 75% de desconto, seguido pelo terceiro prêmio que conta com duas bolsas de estudos de 50% de desconto, os dois prêmios estão disponíveis entre os cursos de especialização ofertados pela Unesc.

Confira o resultado:

1º Prêmio:

Evelin Beltrame – Curso de Educação Física
Wesley Dionil Brune – Curso de Engenharia de Agrimensura

2º Prêmio:

Mauricio Pereira da Silva Vitoriano – Curso de Educação Física
Karolina Girardi Rossi  - Curso de Engenharia Civil

3º Prêmio:

Jarilton Gonçalves Rosa  - Curso de Letras
José Umberto T. Locks -  Engenharia Civil

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 19 de dezembro de 2017 às 20:32
Compartilhar Comente (1)

Unesc desenvolve projeto junto a empresa de Goiás e ganha prêmio nacional

Unesc desenvolve projeto junto a empresa de Goiás e ganha prêmio nacional
Projeto abrange transferência e disseminação de tecnologia e inovação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma proposta inovadora para um mercado sofisticado. Foi por meio deste pensamento que a empresa Cerâmica Estrela, de Goiás, iniciou um trabalho junto a Unesc. Desta parceria nasceu um novo conceito de telha, criado em duas etapas, por meio do design do produto e pelo desenvolvimento do material. Após o lançamento, o projeto foi inscrito no Prêmio Melhores Práticas em APLs de Base Mineral 2017, e levou o bronze.

O novo produto já está no mercado. “Ele permite utilizar menos telhas por metro quadrado, possui uma aparência mais linear, com uma qualidade de argila controlada. A forma também é mais limpa, evitando deformações onde o Design permitiu contemporizar seus diferenciais qualitativos”, comentou o coordenador do curso de Design de Produtos da Unesc, João Rieth, que participou do projeto.

O projeto foi dividido em duas frentes de trabalho, a parte de Design de Produto, com o professor Rieth e pelo material, que contou com professor Agenor de Nori, coordenador adjunto do curso de Engenharia Química. “Foi feito um estudo das propriedades das matérias-primas e seu desempenho no processo. Os objetivos da empresa eram ousados para uma telha de base argilosa produzida em processo convencional. O proprietário expos a sua necessidade e foi elaborada uma proposta de prestação de serviço através do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia do IParque (Parque Científico e Tecnológico).”, comentou

O Prêmio


O Prêmio Melhores Práticas é uma iniciativa da RedeAPLmineral, que visa reconhecer anualmente as práticas inéditas realizadas no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral. A ação abrange áreas de pesquisa mineral, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos. O prêmio também é apoiado pelos Ministérios de Minas Energia e de Ciência, Tecnologia e Inovação e também pelo Centro de Tecnologia Mineral.

Segundo Rieth, a oportunidade mostra que a Unesc está pronta para atender esse tipo de necessidade. “Esta é uma forma de estimular práticas que envolvem fatores econômicos e sociais. A Unesc tem esta capacidade, de criar projetos que necessitem de pesquisas aplicadas para o seu desenvolvimento”, comentou.

O professor Agenor, ressaltou a importância de participações em iniciativas como essa para a Unesc, como Universidade Comunitária. “Este projeto e premiação demonstram o potencial técnico e humano disponíveis na Universidade para atender as demandas locais de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Nosso nome viajou até Goiás em virtude do trabalho de excelência que é desenvolvido aqui”, afirmou. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 14 de dezembro de 2017 às 19:50
Compartilhar Comente

EnModa traz as Macrotendências para o Verão 2019

EnModa traz as Macrotendências para o Verão 2019
Evento é produzido pelos professores e alunos da Unesc/Senai (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Criatividade, cultura, arte e atitude. Foi assim que os estudantes do curso de Design de Moda da Unesc/Senai levaram as macrotendências para o Verão 2019 até a passarela da 17ª edição do EnModa. Desfile de peças, exposições fotográficas e de projetos encantavam os olhos daqueles que passavam pelo evento, que ocorreu nesta quarta-feira (13/12), na AM Master Hall.

Entusiasmada com o desfile, a blogueira Thayane de Bem ressaltou o trabalho realizado pelos alunos, que trouxeram para a passarela inspirações diferenciadas. “Diversas produções me chamaram a atenção. Foram peças com modelagem marcando a silhueta, toques da arte surrealista, recortes inovadores e representatividade urbana, a exemplo do grafite. Esse é o tipo de caminho que os estilistas devem passear, trazendo para o mundo da moda a arte do nosso cotidiano”, comentou Thayane, que traz o seu olhar sobre as tendências no Blog Soltando as Onças.

Segundo ela muitos estilistas levam para seus desfiles peças que se tornam difíceis de usar no dia a dia. “Mas hoje, no EnModa, inúmeras produções podem ser aplicadas fora da passarela. Os alunos foram além dos brilhos e dos paetês, renovando a alfaiataria e trabalhando por meio da inovação”, fortaleceu a blogueira.

Enmoda


O desfile é apresentado pelos estudantes da sexta fase do curso. Já a segunda fase apresentou a exposição do projeto “Con.cei.to”, utilizando bonecas com roupas conceituais. A quarta fase levou para o evento a exposição fotográfica do projeto "Coleção Capsula". As produções são criadas em parceria com empresas de confecção da região, desta forma, os acadêmicos vivenciam entre teoria e prática toda a experiência em colocar uma coleção na passarela.

“Durante o segundo semestre, os acadêmicos desenvolvem, de forma interdisciplinar, projetos específicos, em cada fase do curso, que estimulam o potencial criativo e os possibilitam vivenciar atividades que são desenvolvidas nas empresas, desde a pesquisa, criação, desenvolvimento e comunicação do produto de moda”, ressaltou a coordenadora do curso, Charlene Amâncio.

Segundo a professora, o evento tem o objetivo de gerar conhecimento, participação e integração de educação, indústria e sociedade, bem como, preparar os alunos para o mercado de trabalho na área de moda.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 13 de dezembro de 2017 às 22:38
Compartilhar Comente