Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Cartilha Custo Social vai auxiliar pequenos empreendimentos da região

Cartilha Custo Social vai auxiliar pequenos empreendimentos da região
Obra foi lançada pelo curso de Ciências Contábeis e Editora Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Uma publicação da Unesc vai ajudar pequenos e médios empreendedores a gerenciarem seus negócios. Trata-se da Cartilha Custo Social, elaborada por professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis que participam do projeto de extensão “Planejamento e Controle de Custos para Formação do Preço Justo de Vendas”. O material será disponibilizado de maneira online e poderá ser acessado gratuitamente. O lançamento da cartilha ocorreu nesta sexta-feira (22/9), no Dia do Contador.

O documento tem o objetivo de orientar a realização de controles no âmbito dos empreendimentos solidários de modo a reduzir os gastos e formar o preço de venda mais justo, tornando o empreendimento sustentável.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Andréia Cittadin, a cartilha foi elaborada a partir das principais necessidades dos empreendedores integrantes da Feira de Economia Solidária da Unesc, mas poderá ser utilizada por qualquer pequeno e médio empresário. “O projeto mostra como a contabilidade pode atuar em benefício da comunidade e contribui para a formação dos nossos acadêmicos. A ideia é dar informações que contribuam com o desenvolvimento desses empreendimentos”.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Dourival Giassi, e a coordenadora adjunta do curso, Milla Ferreira Guimarães, falaram sobre a importância da cartilha e do trabalho em extensão e pesquisa desenvolvidos pelo curso.

Já o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini, lembrou que a cartilha é uma obra lançada pelo Selo Saberes Acadêmicos da Editora Unesc e que a obra demonstra que é possível fazer extensão com qualidade. “Tenho certeza de que esse é só o primeiro de muitos livros que ainda virão do curso de Ciências Contábeis e dos demais da área de Ciências Sociais Aplicadas”.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, finalizou a cerimônia de lançamento afirmando que iniciativas como a cartilha precisam ser valorizadas e aplaudidas. “Vocês já imaginaram quantas pessoas que não têm acesso a estas informações importantes para o gerenciamento dos negócios vão poder usufruir dessa cartilha? Essa ideia reforça o papel da Unesc na comunidade”.

A obra contou com a colaboração dos professores Kátia Sorato, Manoel Menegali, Realdo Oliveira da Silva, do egresso do curso Anderson Corrêa Benfattom e das acadêmicas Francyne Marques da Silva (sexta fase) e Idianete Paula Seque (nona fase).
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 22 de setembro de 2017 às 22:48
Compartilhar Comente

Professor apresenta trabalhos sobre EAD em evento internacional

Professor apresenta trabalhos sobre EAD em evento internacional
Volmar Madeira representou a Unesc no congresso em Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participa até esta quinta-feira (21/9) do 23º CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento, que iniciou neste domingo, tem como tema “Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas à Educação”.

Durante o Congresso, o professor da Unesc Volmar Madeira representou o GPEAD (Grupo de Pesquisa Educação a Distância na Graduação) na apresentação de dois artigos:

“Educação a Distância em Instituições de Ensino Superior: Uma Revisão de Pesquisas acerca do Perfil do Aluno”. Autores: Michele Domingos Schneider; Rodrigo Rodolfo; Elisa Netto Zanette; Nara Cristine Thomé Palácios Cechella; Elenice Padoin Juliani Engel; Jucélia da Silva Abel e Volmar Madeira.

“Seminário Integrador na Educação a Distância: Desafios e Possibilidades como Metodologia de Aprendizagem Ativa”. Autores: Michele Domingos Schneider; Elisa Netto Zanette; Nara Cristine Thomé Palácios Cechella; Jucélia da Silva Abel; Volmar Madeira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2017 às 16:59
Compartilhar Comente

Conhecimento empreendedor: Unesc participa de Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Núcleo de Empreendedorismo da Unesc levou o nome da Universidade ao 2º Seminário de Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento promoveu debates e palestras na última semana no Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo.

O estande da Universidade contou com a participação de startups indicadas pelos projetos Mentoring e 60 Dias, e apresentou as ideias finalistas do Programa de Mentoring para o desenvolvimento e apoio na criação de novos negócios, ligado a pré-incubação.

As iniciativas Monka, Close To Me, Contratei Serviços e Styler estão entre as finalistas e seguem agora para a próxima etapa do projeto incubador, na próxima quinta-feira (21/9).

Resultados


O Núcleo de Empreendedorismo busca promover uma educação empreendedora. Durante o evento, foi identificada a necessidade de criar projetos que atendam o público-alvo, que buscam o apoio técnico, acessível e acadêmico na Universidade. As ações do Núcleo são realizadas por projetos de extensão e parcerias com outras instituições, que encontram na Unesc um espaço que estimula o investimento.

Conhecimento acadêmico

O acadêmico de Jogos Digitais Pedro Antônio Alves também socializou seus conhecimentos no encontro, com a palestra “O mercado dos Jogos Digitais”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2017 às 15:56
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica aborda empreendedorismo por meio de palestras e cases com profissionais

Semana Acadêmica aborda empreendedorismo por meio de palestras e cases com profissionais
Evento reúne cursos de Administração, Comércio Exterior e Secretariado Executivo Mais imagens

Acadêmicos de Administração, Comércio Exterior e Secretariado Executivo participam até sábado (23/9) da Semana Acadêmica dos cursos. O evento reúne profissionais das áreas, empresários e empreendedores do mercado do Sul catarinense para tratar de temas como empreendedorismo, marketing e liderança por meio de palestras, oficinas, cases e debates.

A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (18/9), às 19 horas, com a Talk “Ambiente de Inovação”.

A Semana traz assuntos como “Ambiente empreendedor”; “Recuperação judicial e o administrador”; “Seja você um protagonista do empreendedorismo”; “Organizações exponenciais”; “Relação da moeda e seu efeito inflacionário”; “Mindset e a experiência no Vale do Silício”; “Empreender com mídia digital”; “Franquia como opção de emprego”; “Branding Experiencie”; “Os desafios de viver em um futuro sem emprego” e “ Branding para negócios reais”.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2017 às 21:51
Compartilhar Comente

Unesc vai lançar cartilha de conscientização de custo

O curso de Ciências Contábeis da Unesc vai promover uma ação de conscientização na comunidade. Nesta sexta-feira (22/9), às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues será lançada a Cartilha Custo Social. A iniciativa ocorre por meio do PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil) e o projeto de extensão “Planejamento e Controle de Custos para formação do Preço Justo de vendas".

O documento tem o objetivo de orientar a realização de controles no âmbito dos empreendimentos solidários de modo a reduzir os gastos e formar o preço de venda mais justo, tornando o empreendimento sustentável.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 19 de setembro de 2017 às 21:18
Compartilhar Comente