Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Escola de Inverno: Estudantes buscam conhecimento em inovação, pesquisa e extensão

Escola de Inverno: Estudantes buscam conhecimento em inovação, pesquisa e extensão
Evento ocorre até esta quinta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc proporciona momentos de aprendizado até nas férias. A Escola de Inverno em Pesquisa, Extensão e Inovação é um exemplo disso. Com mais de 130 pessoas pré-inscritas, as trocas de conhecimentos iniciaram na manhã desta terça-feira (25/7) e ocorrem até quinta-feira (27/7), com palestras sobre os mais diversos assuntos.

O evento proporciona aos alunos, funcionários, professores e a comunidade, encontros com professores e pesquisadores, mestres e doutores capacitados para debater temas como a Reforma do Ensino Médio, Diversidade Étnico Racial, Diversidade Sexual, Reforma Trabalhista e outros assuntos.

Aprimorar a formação

A aluna de Ciências Biológicas, Juliana Borghezan, veio explorar novos conhecimentos e agregar ainda mais conhecimento a sua formação acadêmica na Escola de Inverno. “Eu participo de projetos de extensão e sei o quão importante é buscar novos conhecimentos, principalmente para pessoas como eu, que gostam de aprender e explorar novas áreas, e isso a Escola oferece”, destacou.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, momentos como este devem ser aproveitados ao máximo pelos acadêmicos. “Os encontros oferecem um leque de temas importantes na vida pessoal e acadêmica. Desejo que cada um saia daqui mais preparado e com novos aprendizados, aproveitando cada conhecimento oferecido”, comentou.

A abertura da Escola de Inverno teve ainda a participação do diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit e da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim.

A Escola de Inverno é um programa desenvolvido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e está na sua segunda edição. Ela busca ampliar a compreensão sobre as possibilidades da pesquisa, extensão e inovação.

A inscrição para participar é gratuita e pode ser no link

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2017 às 19:07
Compartilhar Comente

Pós oferece palestra com gerente de operações do Porto de Imbituba

Pós oferece palestra com gerente de operações do Porto de Imbituba
Escoamento da produção para o exterior será um dos assuntos abordados (Foto: Divulgação) Mais imagens

O gerente de operações do Porto de Imbituba, Pablo de Almeida Fonseca, estará na Unesc para uma palestra gratuita e aberta ao público em geral com o tema “Porto de Imbituba e o Comércio Exterior”. O evento ocorre no dia 3 de agosto, às 19h30, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Universidade e marca a Aula Inaugural do MBA Comércio Exterior e Negócios Internacionais da Unesc. Para confirmar presença basta enviar e-mail para pos@unesc.net.

Graduado em Administração – ênfase em Comércio Exterior, com MBA em Logística Empresarial, Fonseca é especialista em Acessibilidade Náutica e Gerenciamento do Transporte Marítimo pela Autoridade Portuária de Antuérpia (Bélgica) e mestre avançado em Transporte Marítimo e Planejamento Portuário pela Universidade de Antuérpia (Bélgica). O palestrante já foi coordenador de projetos portuários da Ebei (Empresa Brasileira de Infraestrutura), analista de operações portuárias no Laboratório de Transporte e Logística da UFSC e assistente comercial no Porto de Itapoá, além da publicação de artigos em revistas internacionais sobre atividades portuárias e comércio exterior.

O curso

Voltado para profissionais graduados em cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, o MBA Comércio Exterior e Negócios Internacionais da Unesc tem como objetivo apresentar uma visão ampla do comércio exterior brasileiro e desenvolver em seus alunos competências e estratégias para a tomada de decisão perante negociações internacionais em diversos setores da economia.

Com duração de 18 meses e aulas quinzenais às sextas-feiras das 19 às 22 horas e aos sábados das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, o MBA traz disciplinas como Negociações e Acordos Internacionais, Internacionalização de Empresas e Contratos Internacionais, Marketing e Estratégias Internacionais, Gestão de Operações de Exportação e Importação, Gestão Inteligente de Pessoas em Ambientes Multiculturais e Plano de Negócio para Mercado Internacional.

As aulas da nova turma do MBA iniciam no segundo semestre de 2017 e os interessados em participar podem se inscrever no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no térreo do Bloco P, pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2017 às 21:35
Compartilhar Comente

Solidariedade: Alunos de Direito concluem mais de 3 mil horas de trabalho voluntário

Solidariedade: Alunos de Direito concluem mais de 3 mil horas de trabalho voluntário
Projeto de extensão desenvolveu atividades em instituições da região (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um mergulho na extensão fez o olhar da estudante Érica Dal Ponte Pinto se transformar. Ela descobriu o valor da empatia e do preenchimento que se expande no peito ao ajudar o próximo ao entrar em contato com a comunidade. Érica fez parte do grupo de 206 estudantes das primeiras fases do curso de Direito da Unesc que atuaram em 39 instituições, de 11 cidades da região, por meio do Projeto Solidariedade da Universidade. Foram mais de 3 mil horas de trabalho voluntário, que se dissolveram em novas formas de enxergar o mundo.

O projeto ensinou Érica novos valores de vida. “A experiência me fez repensar em como estamos apegados em coisas materiais e banais. Me tornei uma pessoa melhor e tenho imensa gratidão por ter participado deste projeto maravilhoso, que levarei para sempre no meu coração e na minha memória como uma lição de vida”, comentou.

Já a estudante Rauane Ramos Elias, aprendeu que estudar Direito vai muito além de ler livros e interpretar normas. “Envolve a sociedade, as pessoas, principalmente aquelas que precisam de nossa ajuda. O projeto nos permitiu ter uma visão mais ampla das necessidades que o Brasil enfrenta hoje, fazendo com que a gente enxergue os problemas do pais mais de perto”, afirmou a aluna.

Além da sala de aula

As ações envolvem pesquisa, estudo, elaboração e apresentação de palestras, cursos ou oficinas sobre Política, Direitos Humanos e Cidadania. As intervenções são feitas de forma prática, lúdica e recreativa, como organização de biblioteca, construção de horta e jardins, limpeza, entre outras atividades.

O diretor Edson Bortolotto, da Escola Ministro Jarbas Passarinho, de Criciúma, comentou que os acadêmicos fizeram a diferença nos espaços da escola. “Nossa biblioteca estava sem uso havia três anos e se encontrava bastante desorganizada e desatualizada. A ação dos estudantes foi fundamental para acelerar a revisão e separação dos livros a serem doados e retirados do sistema”, ressaltou.

Além de Criciúma, o projeto atendeu instituições localizadas em Araranguá, Cocal do Sul, Içara, Maracajá, Meleiro, Nova Veneza, Siderópolis, Sombrio, Turvo e Urussanga. O projeto é orientado pela professora Janete Triches, que ministra a disciplina de Ciência Política.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 24 de julho de 2017 às 13:28
Compartilhar Comente

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores
Portaria foi entregue na tarde desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A comissão para elaborar a proposta de alteração do estatuto e do regimento da Unesc foi empossada na tarde desta terça-feira (18/7) pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice-reitor Daniel Preve.

Os membros nomeados foram:

Indianara Becker – pró-reitora de Ensino de Graduação (presidente da comissão);
Oscar Montedo – pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
Thiago Fabris – pró-reitor de Administração e Finanças;
Miguelângelo Gianezzini – diretor da UNA CSA;
Mira Dagostim – diretora da UNA SAU;
Evânio Nicoleit – diretor da UNA CET;
Marcelo Feldhaus – diretor da UNA HCE;
João Carlos Medeiros Júnior – procurador jurídico da Universidade e
Professores: Amauri Porto Júnior, Graziela Amboni, Márcio Vito, Michel Alisson da Silva e Ricardo de Bittencourt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2017 às 21:14
Compartilhar Comente

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada
Professor doutor Pedro de Melo foi o palestrante da noite (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Debates e reflexões sobre “O Papel do Docente na Gestão Universitária” marcaram o início das atividades da Formação Continuada para professores da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/7). A palestra foi proferida pelo professor doutor da UFSC, Pedro Antônio de Melo e abordou o cenário em que as Instituições de Ensino Superior estão incluídas e como o professor pode atuar na gestão, especialmente no caso da Universidade Comunitária.

Diretor do Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária), membro da OUI (Organização Universitária Interamericana) e coordenador do Iglu (Instituto de Gestão e Liderança Universitária) Região Brasil, Melo comentou que a Unesc vem se destacando no cenário das Universidades Comunitárias e que em pouco tempo deve despontar nos cenários nacional e internacional. “Digo que no Sul do Estado temos uma pequena notável que vem se destacando e sendo referência”.

A palestra de Melo foi mediada pelo professor Thiago Francisco.

Abertura

A reitora Luciane Ceretta agradeceu pela presença dos docentes e lembrou que ser professor em uma Universidade Comunitária como a Unesc também é atuar na gestão universitária. “Nosso trabalho vai além da sala de aula. É dialogar com a pesquisa e a extensão, conhecer os indicativos do seu curso, dialogar com a questão pedagógica envolvendo também o egresso. Ser docente é sentir motivado a se reinventar e saber que se é responsável pela formação acadêmica e humana mas também pela sustentabilidade da Instituição”.

Para o vice-reitor Daniel Preve, o cenário atual coloca vários questionamentos e pede uma reflexão sobre a postura que se deve ter para utilizar melhor recursos, e potencializar as forças para vencer os desafios.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, deus as boas-vindas aos professores em nome dos pró-reitores da Universidade e falou sobre a importância de se ter um espaço como o programa de Formação Continuada para se refletir o ser e o fazer do professor. “Temos que refletir, avaliar e voltar a refletir a nossa prática docente. Especialmente nós, que fazemos parte de uma Universidade Comunitária”.

O diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, falou em nome das quatro UNAs e chamou a atenção para a oportunidade oferecida de diálogos e reflexões e aproximação dos docentes.

A coordenadora da Escola de Gestores da Unesc, Maria Aparecida Mello, também deu as boas-vindas aos professores e falou sobre o programa de Formação Continuada.

A abertura do evento teve ainda a participação dos pró-reitores de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo e de Administração e Finanças, Thiago Fabris e dos diretores das UNAs: CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini; SAU (Ciências da Saúde), Mira Dagostim e CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit.

Evento

Há duas semanas do início do segundo semestre letivo, os docentes da Universidade estarão reunidos até esta quarta-feira(19/7) Palestras, oficinas e debates serão desenvolvidas durante três dias de encontro, a partir de três eixos centrais: “Gestão Universitária”, “Currículo no Ensino Superior” e “Práticas Pedagógicas”.

A Formação Continuada de Docentes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, juntamente com o Núcleo de Assessoria Pedagógica, organizada pela Escola de Gestores da Unesc.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2017 às 22:38
Compartilhar Comente