Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Programa de Extensão em Gestão Contábil e Bairro da Juventude firmam parceria

Programa de Extensão em Gestão Contábil e Bairro da Juventude firmam parceria
Comissão foi criada nesta terça-feira na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Mais uma vez a Unesc se engaja em uma ação que vida o bem da comunidade. Na tarde desta terça-feira (19/4), integrantes do PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil) e representantes do Bairro da Juventude e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Criciúma, firmaram parceria para elaboração de tutorial sobre doações ao FIA (Fundo da Infância e do Adolescente).

Uma comissão composta por representantes das três instituições foi criada para a elaboração do conteúdo da cartilha/tutorial.

Participaram da reunião o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Dourival Giassi, a coordenadora do PEGC, Andréia Cittadin e o diretor do Bairro da Juventude, Anezio Souza.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de abril de 2017 às 16:16
Compartilhar Comente

Um auxílio para o aperfeiçoamento dos estudos em fases iniciais

Um auxílio para o aperfeiçoamento dos estudos em fases iniciais
Programa de Nivelamento oferece disciplinas de Matemática e Leitura (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos das fases iniciais de diversos cursos da Unesc podem contar com um auxílio para suprir defasagens de conteúdos. Por meio do Programa Institucional de Acompanhamento e Nivelamento de Estudos, os acadêmicos podem participar de aulas em um período fora do horário de sua graduação para aprimorar os conhecimentos em áreas relevantes para a sua aprendizagem.

Para o primeiro semestre de 2017 estão sendo ofertadas gratuitamente as disciplinas de Matemática Básica e de Leitura e Produção Textual, com carga de 30 horas. As aulas iniciaram nesta segunda-feira (17/04), com a disciplina de Leitura e Produção Textual​​, ministrada pelo professor Richarles Souza de Carvalho. Já nas terças-feiras os estudantes participarão das aulas de Matemática Básica, com a professora Ledina Lentz Pereira.

Participam do programa, os acadêmicos que apresentam dificuldade nas áreas descritas e estão matriculados entre a primeira e quarta fase (exceto nos casos de acadêmicos indicados pelos coordenadores de curso ou pelo Sama - Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem).

O Programa Institucional de Acompanhamento e Nivelamento de Estudos é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de abril de 2017 às 20:52
Compartilhar Comente

Cursos da Unesc têm qualidade reconhecida pelo MEC

Cursos da Unesc têm qualidade reconhecida pelo MEC
Mais graduações receberam conceitos 4 e 5 (Foto: Arquivo) Mais imagens

Poucos meses após o início do primeiro semestre de 2017, a Unesc já recebeu uma boa notícia relacionada à qualidade de seus cursos. A avaliação do MEC (Ministério da Educação) resultou em mais seis cursos considerados de referência, com notas 4 e 5 – de um máximo possível de 5 – no CC (Conceito de Curso). O conceito é a nota final dada pelo MEC aos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior no país. Ele é feito a partir de uma avaliação presencial e leva em consideração diversos pontos, como processo de aprendizagem, infraestrutura e qualificação dos professores.

Conforme a avaliação do MEC, o curso de Engenharia Química teve conceito 5 e os de Tecnologia em Cerâmica e Vidro, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física – Bacharelado e Licenciatura, CC 4.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, a avaliação do MEC é um importante instrumento para aferir a qualidade dos cursos de graduação ofertados.

O reitor Gildo Volpato chama a atenção para os resultados positivos que a Universidade vem apresentando quando o assunto é ensino e lembra que isso é fruto de um trabalho coletivo. “Cada um de nós é responsável por fazer uma Instituição cada vez melhor. E nós temos professores, alunos e funcionários comprometidos com a qualidade. Além disso, o trabalho indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão tem contribuído para o destaque da Universidade no âmbito nacional e internacional”, afirma Volpato.

Avaliações positivas

Desde 2016 o MEC vem divulgando resultados positivos de diversos cursos de graduação da Unesc que também tiveram sua qualidade reconhecida com CC 4 e 5.

No ano passado, receberam CC 5 os cursos de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado, Processos Gerenciais a distância (que recebeu autorização para ser implantado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Contábeis, Design de Moda (Unesc/Senai), Engenharia de Materiais, Gestão Comercial e Gestão em Segurança no Trânsito.

Com CC 4 estão os cursos de Administração – linha de formação Geral, Administração – linha de formação em Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Econômicas, Design – ênfase em Projeto de Produtos, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Gestão Comercial a distância, Gestão Financeira, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Processos Gerenciais, Psicologia, Secretariado Executivo e Física.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de abril de 2017 às 15:33
Compartilhar Comente

Comunidade tira dúvidas sobre o Imposto de Renda

Comunidade tira dúvidas sobre o Imposto de Renda
A revendedora Giana conseguiu entender a declaração (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Giana Maria trabalha como revendedora de cosméticos, logo, é autônoma. Mas qual o caminho que ela deve tomar para declarar o Imposto de Renda? Após consultar mais de 10 contadores, a criciumense ainda não havia encontrado a saída para o seu problema, já que os profissionais traziam alternativas fora de alcance. Foi quando ela soube do Imposto de Renda na Praça, encontro desenvolvido pelos professores e alunos do curso de Ciências Contábeis na Unesc. Neste sábado (8/4), Giana encontrou a solução.

“Eles me explicaram de forma muito clara o que eu precisava fazer. Foi uma grande oportunidade, assim que chegar em casa já vou entrar no site da Receita Federal e iniciar o caminho que eles me passaram”, comentou Giana.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, são ações como essa que fortalecem cada vez mais a missão da Unesc. “Esses encontros com a comunidade identificam nossa natureza como Universidade Comunitária. Tudo que a gente faz é com a intenção de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Professores e alunos de cada curso trabalham para descobrir a melhor forma de se relacionar com a população, e o resultado é esse”, comentou.

Contato com a profissão

Um dos alunos a participar desta edição do encontro foi o Eduardo Tramontin. Ele está na sexta fase do curso de Ciências Contábeis e acredita que esse contato deixa os estudantes mais seguros. “Para conseguir tirar as dúvidas da comunidade nós nos aprofundamos ainda mais em sala da aula. Essa é uma oportunidade de colocar em prática toda a teoria que aprendemos, isso nos auxilia a adquirir uma segurança maior como profissionais”, ressaltou.

A ação ocorre por meio do programa de extensão em Gestão Contábil. Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, o contato com a comunidade é essencial para a formação. “Nossos alunos foram devidamente instruídos para esse momento. Em sala de aula, eles pesquisaram as principais dúvidas da população sobre o Imposto de Renda e vieram preparados. Nossos professores são extremamente qualificados e souberam orientar nossos alunos, que se qualificam ao ter o contato direto com a profissão”, ressaltou.

Saiba mais

Não é preciso esperar por mais uma edição do Imposto de Renda na Praça para tirar as suas dúvidas. Professores e alunos da Unesc estão todas as tardes no Centro de Práticas Contábeis para receber a comunidade. Ele está localizado no Bloco do Estudante da Unesc, na sala 11. Informações pelo telefone 3431.2678.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 08 de abril de 2017 às 13:35
Compartilhar Comente

Unibave é o novo polo da pós a distância Unesc

Unibave é o novo polo da pós a distância Unesc
Região de Orleans ganhou uma nova possibilidade de capacitação profissional (Foto: Arquivo) Mais imagens

A pós-graduação a distância da Unesc ampliou o número de parceiros. O Unibave (Centro Universitário Barriga Verde) é o novo polo credenciado para os cursos de especialização EAD (Ensino a Distância) da Universidade. A parceria visa trazer mais comodidade aos profissionais que moram na região das encostas da Serra Geral, que agora poderão utilizar a estrutura do Unibave para dar continuidade aos estudos e investir em sua carreira.

Segundo a coordenadora de pós-graduação do Unibave, Adriana Zomer, as aulas serão virtuais e no Centro Universitário os alunos dos cursos de pós a distância da Unesc realizarão as avaliações presenciais, a apresentação e defesa do trabalho de conclusão e receberão as orientações que necessitarem.

Os profissionais têm 19 opções de cursos nas áreas:

Empresarial:

- Gestão Empresarial
- Recursos Humanos
- Gestão de Marketing
- Logística Empresarial
- Gestão Jurídica Empresarial

Educação:
- Docência na Educação a Distância
- Docência Universitária
- Alfabetização e Letramento
- Gestão Escolar

Saúde:
- Atenção a Saúde Integral em Nefrologia
- Atenção a Saúde Integral em Neurologia
- Atenção Integral em Saúde Mental e Psicossocial
- Atenção a Saúde Integral em Oncologia
- Gestão em Saúde
- Saúde Integral em Cardiologia

Engenharias e Tecnologias
- Inovação Tecnológica na Construção Civil
- Inovação Tecnológica em Engenharia da Produção,
- Inovação e Tecnologia Ambiental
- Gestão de Processos de Desenvolvimento de Software

Inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 06 de abril de 2017 às 16:30
Compartilhar Comente