AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Última semana de inscrições no Ateliê do Cuidado em Saúde

Última semana de inscrições no Ateliê do Cuidado em Saúde
Atividade é mais uma iniciativa do Proadh (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os funcionários da Unesc vão ter um momento para aprender mais sobre autocuidado. No dia 23 de julho ocorre o Ateliê do Cuidado em Saúde, uma capacitação desenvolvida pelo Proadh (Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano), que busca alavancar o potencial dos funcionários, criar novas oportunidades de aprendizados e melhorias no bem-estar.

O encontro ocorre das 13h30 às 17h30 na Sala de Dinâmicas do Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas e as inscrições estão abertas até o dia da ação. Para participar basta acessar unesc.net/proadh.

O encontro vai ser dividido em cinco momentos: acolhimento, realizado pelos profissionais de psicologia; alongamento, ministrado pelos profissionais da fisioterapia, que também vão compartilhar seus conhecimentos sobre postura e cuidados no ambiente de trabalho; um intervalo, com a degustação de um bolo integral e funcional, produzido por nutricionistas, e a socialização da receita; aula sobre higiene oral, realizada pelos profissionais de odontologia e a dinâmica final, com atividades educativas elaboradas por profissionais de educação física, enfermagem e farmácia.

Proadh

As iniciativas do Proadh se baseiam em cursos de curta duração, que atuam em cinco eixos: o Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento de Lideranças, Desenvolvimento de Competências, Desenvolvimento de Saúde e Segurança do Trabalho e o Desenvolvimento para o Atendimento ao Público.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de julho de 2018 às 16:36
Compartilhar Comente

Atendimentos para funcionários nos serviços de Medicina e Nutrição iniciam nesta quinta-feira

Atendimentos para funcionários nos serviços de Medicina e Nutrição iniciam nesta quinta-feira
Interessados devem entrar em contato com a Central de Agendamentos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os colaboradores podem agendar atendimentos nos serviços de Medicina e Nutrição das Clinicas Integradas a partir de quinta-feira (5/7). Para marcar o atendimento basta entrar em contato com a Central de Agendamentos, com CPF e Cartão do SUS em mãos, das 7h30 às 12 horas e das 12h30 às 17 horas.

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Zilli, alerta para que os agendamentos sejam realizados de forma presencial. “Muitas vezes nossas linhas ficam congestionadas, dificultando o contato e até ocasionando a perda da vaga”, explicou Zilli.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos capacitados, com a supervisão de professores. As vagas fazem parte de um benefício aos funcionários da Universidade, que garante 10%  dos atendimentos, a partir da abertura dos agendamentos, aos colaboradores.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de julho de 2018 às 14:59
Compartilhar Comente

Escola de Inverno da Unesc vai atualizar profissionais e estudantes sobre mudanças na saúde

Escola de Inverno da Unesc vai atualizar profissionais e estudantes sobre mudanças na saúde
Evento ocorre nos dias 9 e 10 de julho (Foto: Divulgação) Mais imagens

O conhecimento continua sendo compartilhado durante as férias na Unesc. É a Escola de Inverno da Saúde, que vai atualizar profissionais e estudantes sobre as tendências na área. O evento, promovido pelo Programa de Residência Multiprofissional, vai proporcionar 12 encontros nos dias 9 e 10 de julho. A programação conta com palestras, oficinas e atrações culturais.

Nesta edição, com a temática “Práticas integrativas e complementares: Uma nova cultura de saúde”, as trocas de conhecimentos vão ser direcionadas aos novos serviços integrados ao SUS (Sistema Único de Saúde) – que passaram de 19 para 29 e incluem terapias como acupuntura.

Segundo o professor Leandro Fernandes Maffei, que faz parte da comissão organizadora do encontro e psicólogo do Programa, dez novas técnicas de cuidados com a saúde foram integradas ao SUS, tornando o assunto a ser debatido e aprendido, de grande importância. “São práticas complementares que auxiliam o profissional durante exames e tratamentos. As novidades contribuem com relaxamento, autoconhecimento e controle, tornando os procedimentos mais eficazes. Estes novos meios de cuidados vão passar a ser presentes no dia a dia do médico, do enfermeiro ou de outros trabalhadores que cuidam da saúde, tornando indispensável sua discussão”, contou Maffei.

Ele explica ainda que o participante deve realizar a inscrição conforme os horários disponíveis. “Algumas das atividades estão programadas para ocorrer no mesmo dia e horário, em locais diferentes”, explicou o organizador.

Os assuntos serão colocados em debate por especialistas, como o professor doutor Li Shih Min, da UFSC, que ministra a palestra de abertura no dia 9 de julho, das 19 às 22 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado na sala 19 do bloco P.

Para participar é necessário realizar inscrição prévia clicando aqui.

A Escola de Inverno é realizada todos os anos na Unesc e proporciona um espaço para discussão, reflexão e novos aprendizados sobre saúde, em suas diversas áreas de atuação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de junho de 2018 às 16:26
Compartilhar Comente

Unesc auxilia quem quer parar de fumar

Unesc auxilia quem quer parar de fumar
Em 2017 os números do grupo foram positivos: 21% parou de fumar e 42% diminuiu este hábito (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os malefícios do cigarro são facilmente reconhecidos, riscos de derrames, infartos, e até mal hálito compõem suas consequências. Ainda assim, a busca para largar este vício se mostra uma grande dificuldade. Na Unesc, o Programa de Combate ao Tabagismo vai auxiliar quem quer abandonar o cigarro. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio, no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Universidade, sala 13 do Bloco Administrativo.

O tabagismo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença epidêmica e pode causar mais 50 enfermidades, como problemas cardiovasculares, respiratórias, entre outros.

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Gonçalves Zilli, conta que no grupo, o tratamento se adequa a cada participante, com um diagnóstico único. “Quando se trata de saúde o prognóstico de cada pessoa pode variar. Assim, com um maior foco nas características de cada um, observamos uma maior evolução, com um acréscimo na qualidade da recuperação”, esclarece Marlon.

União contra o tabagismo

A qualidade no tratamento é reafirmada pelo coordenador da Comissão do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto. Ele explica que as atividades são realizadas em grupos, possibilitando a ajuda dos colegas, com foco na mudança de comportamento. “Não ajudamos apenas a parar de fumar, embora seja o principal foco, nosso objetivo é uma mudança completa de comportamento, buscando uma rotina mais saudável. Este modo vem se mostrando efetivo de verdade. ”, afirma Soratto.

Em 2017 a iniciativa apresentou resultados positivos, com 21% dos participantes parando de fumar e 42% diminuindo consideravelmente. A funcionário da Universidade Marlei Aparecida Américo participou do grupo e destaca que o segredo é a união. “Quem faz parte do grupo ajuda o próximo. Um cuida do outro e até pega no pé para não desistir. Quando alguém falta já recebe aquela ligação de apoio dos colegas”, destaca Marlei.

A atividade está prevista para o mês de junho, mas antes disso, os participantes vão passar por consultas com médico e psicólogo, para analisar o melhor procedimento. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde de Criciúma.

Saiba mais

Os encontros ocorrem nas Clínicas Integradas com a orientação de dois psicólogos que participam do Programa de Residência Multiprofissional. Ambos passaram por capacitação para o desenvolvimento das atividades no grupo. A iniciativa está vinculada ao Programa Nacional de Combate ao Tabagismo.

O Programa de Combate ao Tabagismo é realizado pelo Programa de Residência Multiprofissional, com apoio do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do curso de Enfermagem.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de maio de 2018 às 18:15
Compartilhar Comente

Farmácia Solidária vai disponibilizar atendimento via WhatsApp

Farmácia Solidária vai disponibilizar atendimento via WhatsApp
Iniciativa contribui com a comunidade doando medicamentos e descartando remédios inutilizados (Foto: Divulgação) Mais imagens

A partir desta segunda-feira (14/5), a Farmácia Solidária da Unesc vai disponibilizar um novo meio de comunicação para facilitar o acesso dos usuários. É o WhatsApp )048) 99644-1817, criado para sanar dúvidas sobre disponibilidade de medicamentos, horários de atendimento e procedimentos, de retirada dos medicamentos e doações.

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Gonçalves Zilli, explica que o novo meio será voltado para mensagens de texto. “Não serão atendidas as chamadas telefônicas e nem mensagens de áudio. As mensagens serão respondidas conforme a disponibilidade dos funcionários da Farmácia”.

Farmácia Solidária

A iniciativa contribui com a comunidade desde 2006 e já foi destaque no estado, eleita a melhor entre os dez Pequenos Bons Exemplos do Viver SC, uma ação do Diário Catarinense. A Farmácia atua na Unesc, nas Clinicas Integradas, e em postos de saúde como pontos de coleta, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, para a conscientização sobre o uso racional de medicamentos e para garantir que os remédios que já não podem mais ser utilizados recebam a destinação correta.

De 2006 a 2015 a Farmácia Solidária da Unesc arrecadou R$ 10,5 milhões em medicamentos, doou R$ 8 milhões, realizou 85 mil atendimentos e encaminhou para o descarte correto cerca de 8 toneladas de remédios.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de maio de 2018 às 18:54
Compartilhar Comente