AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Dia Mundial da Saúde prega por mais igualdade e justiça

Dia Mundial da Saúde prega por mais igualdade e justiça
Ações em meio à pandemia, projetos de Extensão, atendimentos gratuitos e formação humanizada são as contribuições da Unesc para a equidade (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Como a sociedade tem contribuído para “construir um mundo mais justo e saudável”? Esse é o tema destacado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde, celebrado neste dia 7 de abril, e que tem como o objetivo eliminar as desigualdades. A escolha pela abordagem do assunto em 2021 teve na pandemia sua inspiração, já que a crise sanitária e econômica imposta pela Covid-19 vem deixando marcas profundas e imensuráveis consequências há mais de um ano, assim como também traz lições.

Como Universidade Comunitária, a Unesc se apresentou à sociedade desde o primeiro mês de pandemia para promover saúde e auxiliar no combate à Covid-19. Desde a primeira ação, a entrega de álcool em gel 70%, foram mais de 50 iniciativas entre projetos de Pesquisa, Extensão e ações comunitárias de impacto regional e relevância mundial. Mais de 3,5 mil litros de álcool em gel e 75 mil máscaras foram entregues à comunidade. Atendimentos de auxílio psicológico gratuitos, desenvolvimento de tecnologias para o combate e prevenção ao vírus e pesquisas de notoriedade nacional e internacional foram desenvolvidas pela Unesc.

“Desde o início da pandemia a Unesc tem priorizado o cuidado com a vida e a excelência acadêmica adotando estratégias internas para preservar estas dimensões. Além do cuidado com a comunidade acadêmica, a Unesc contribui fortemente com a comunidade externa em todo esse período desafiador fortalecendo vínculos institucionais e cumprindo sua missão enquanto Universidade Comunitária”, afirmou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

A credibilidade da Instituição trouxe responsabilidades, como a liderança no projeto “Effects of Quarantine on Degree of Emotional Distress During the Covid-19 Outbreak”, intitulado no país como “Saúde Mental Brasil”. A pesquisa internacional é liderada pela Unesc e vai avaliar a saúde mental da população para destacar a importância da prevenção ao suicídio durante a pandemia de Covid-19. A reitora da Unesc, a professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, a professora doutora Samira Valvassori e o professor doutor João Quevedo estão à frente da iniciativa.

É este trabalho em prol da comunidade, acentuado em 2020, que reafirma a contribuição da Unesc para a construção de um mundo mais justo e saudável, com foco especialmente voltado a aspectos determinantes sociais de saúde: educação, renda, segurança alimentar e outros pontos que impactam a saúde e a vida das pessoas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), com mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, Cristiane Tomasi explica que a pandemia mais do que mostrou, mas, sim, escancarou, as desigualdades entre as populações, mostrando o quanto ainda há de se evoluir para construir um mundo com mais equidade.

Unesc realizou mais de 1 milhão de atendimentos gratuitos em saúde na década
 

Para além do combate à Covid 19, a Unesc vem contribuindo para “construir um mundo mais justo e saudável” há 53 anos. Na última década a Instituição superou 1 milhão e 158 mil atendimentos gratuitos à sociedade Sul catarinense. 

Os espaços de promoção à saúde estão localizados nas Clínicas Integradas da Universidade e é ali que estas milhares de pessoas, como a moradora de Criciúma Susana Geronimo, encontram cuidados e carinho. Antes de sua primeira consulta, há mais de cinco anos, a paciente esperava por um horário há meses. Foi quando conheceu os serviços da Universidade em uma matéria de jornal. 

Não demorou para se encantar e passou a usufruir recorrentemente dos serviços de saúde, trazendo também a família. “Sempre que necessito estou aqui. Gastroenterologia, Pneumologia, Odontologia, Nefrologia, encontro sempre o que preciso e os atendimentos são excelentes”, enfatizou.

Extensão evidencia o DNA comunitário da Unesc

A Extensão também é uma importante ferramenta do bem social proposto pela Universidade, que mantém, conforme seu Balanço Social, mais de 230 projetos ativos. Estes impactam a vida de milhares de pessoas nas regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Região de Saúde do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). “É por meio da Extensão que ocorrem trocas de saberes que contribuem para a formação do cidadão crítico e responsável. A prática é um importante elo entre a Instituição e a sociedade, que além de oportunizar que o acadêmico tenha conhecimento prático da realidade na comunidade onde está inserido, pode contribuir para o desenvolvimento deste espaço e para a qualidade de vida daqueles que ali estão”, destacou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

Segundo Fernanda, a extensão pode ser percebida nos arredores da Universidade nas modalidades: Universitária, que são projetos que o estudante é levado à experiência real e direta na comunidade; Prestação de serviços, as ações comunitárias de saúde, direitos e outras assistências pessoais e sociais, e Cultura, as atividades de ensino e promoção da arte. 

Além de contribuir para o desenvolvimento da região, ainda são concedidas mais de 500 bolsas de estudos para acadêmicos da Unesc por meio dos projetos de extensão.

Formação de profissionais com um olhar para a justiça

Um importante mecanismo para que se alcance um mundo mais justo e saudável, como busca a campanha da OMS, é a formação de profissionais de saúde com conhecimentos técnicos e olhar humanizado. Esta entrega à sociedade inicia na graduação, nos cursos de Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Odontologia. 

A trajetória destes profissionais pode ficar ainda mais completa com a continuidade nos estudos, na especialização, mestrado e doutorado. A Unesc conta com dois programas voltados à área:  o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCSCol). 

Em cada uma destas etapas, conforme Cristiane, o estudante vivencia uma experiência de conceito ampliado, que não se limita a um olhar biológico de ausência de doenças. “É um olhar para o bem-estar, onde estão inseridos estes determinantes sociais. Não se trata de um indivíduo isolado. Vivemos em sociedade, com relações, com necessidades. A partir da entrega de profissionais com propósito, podemos ir reduzindo as necessidades desta desigualdade. A pandemia tem nos feito pensar muito para além da saúde em si, percebendo questões sociais fundamentais e amplas em cada uma das áreas para reduzir o efeito colateral nas outras”, frisou.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de abril de 2021 às 19:54
Compartilhar Comente

Unesc marca presença na Carreta Azul

Unesc marca presença na Carreta Azul
Movimento foi proposto pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

As ruas de Criciúma ganharam cor nesta segunda-feira (5/4). A Carreta Azul, formada por mais de 40 automóveis, cruzou a cidade com balões, caixas de som e buzinaços. O objetivo das instituições participantes, entre elas a Unesc, foi lembrar do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, e da atuação da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (Ama-rec). 

O ponto de partida do comboio foi a sede da Associação, no bairro Vila Zuleima, e a chegada na Universidade. No meio do caminho, em uma parada especial no Parque das Nações, um grande coração foi desenhado com uso dos automóveis. “Este é um momento significativo. Quando chamamos a atenção para o autismo, lembramos a sociedade da importância do diagnóstico precoce. Quanto antes soubermos que a criança tem, mais ela vai evoluir com o tratamento. Precisamos conscientizar e informar”, evidenciou a diretora pedagógica da Ama, Sandra Henrique.

Esta foi a quinta edição da Carreata Azul, que no ano passado não aconteceu por conta da pandemia de coronavírus, e a primeira participação da Unesc. “Ao finalizar esta Carreata nos resta agradecer aos envolvidos que formaram esta grande equipe. Foram cerca de 20 veículos de órgãos públicos, que se somaram a outras instituições e nos possibilitaram criar este momento de reflexão”, destacou o presidente da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes, que em parceria com a Ama organizou a Carreata.

Ainda que não tenha marcado presença nas primeiras edições, a Universidade sempre contribuiu com a Associação por meio de projetos de extensão e voluntariado. “Um movimento belíssimo. A nossa Universidade, que é comunitária, é engajada com questões sociais e tem contribuído para a inclusão das pessoas. Dentro da Extensão, temos em atividade um projeto há mais de 16 anos, unindo forças para contribuir e chamar a atenção para este assunto”, afirmou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sonego. 

O projeto de Extensão lembrado por Fernanda é o “Cidadania e Saúde: cuidado compartilhado ao autista”, coordenado pelos professores Marco Antônio Silva e Mira Dagostin. A iniciativa, que foi representada na Carreata, foi lançada oficialmente em 2005, mas antes disso os docentes e seus alunos já visitaram voluntariamente a Ama. 

Em 2020, seguindo uma proposta renovada em 2016, os estudantes vão à Associação cinco vezes por semana, com o objetivo de contribuir e aprender. “Começamos estas atividades com acadêmicos de Nutrição. Posteriormente, os cursos de Enfermagem e Gastronomia também passaram a estar presentes nas atividades. Então este é um projeto de longo prazo, que acontece dentro da Ama com o objetivo de desenvolver ações de saúde e cidadania que visem a melhoria da qualidade de vida para o autista”, explicou Silva. 

Os integrantes do projeto também desenvolvem propostas de educação em saúde com os colaboradores da instituição e familiares dos matriculados. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2021 às 18:47
Compartilhar Comente

Volta às aulas na Unesc tem voz ativa de professores e estudantes para construção coletiva dos modelos de retorno

Volta às aulas na Unesc tem voz ativa de professores e estudantes para construção coletiva dos modelos de retorno
Biossegurança é um dos pontos centrais para proteção e cuidado com as pessoas (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc retoma suas aulas de Graduação, EAD (Ensino à Distância) e Cursos Técnicos com protocolos e modelos construídos coletivamente com os professores, estudantes e o respaldo de especialistas. Ao longo de janeiro, a Universidade propôs uma escuta qualificada, em encontros online e redes sociais. De acordo com votação virtual, a escolha dos alunos, um resultado de 59,41% de preferência, é pelo ensino híbrido. “A Instituição também estruturou novas normas de retorno e de biossegurança, dentro do Plano de Retorno às Atividades Presenciais. O objetivo é possibilitar um semestre tranquilo e com ensino de excelência, tendo como prioridade a proteção e o bem-estar de cada um na nossa Universidade”, afirma a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Os Plancons-Ensino Superior (Planos de Contingência) já foram protocolados junto aos Comitês Municipais de Criciúma, Balneário Rincão e Araranguá, cidades em que a Unesc possui campus e polos EAD, atendendo a legislação vigente. “É importante destacar que ainda vivemos a pandemia e todos os cuidados precisam ser mantidos. Serão no máximo 20 pessoas por sala de acordo com a capacidade pandêmica e mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 metros. Então, precisamos sempre reforçar os cuidados, e para isso a Unesc está preparada com identificação visual sensibilizando ao cumprimento das normas de biossegurança, aferição de temperatura, distanciamento, álcool em gel em todas as salas e corredores e ações de educação e consciência coletiva”, explica o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus.

O primeiro dia de aula será em 1º de março. Cada turma terá encontros virtuais na primeira semana e uma reunião com professores e a coordenação para alinhamento sobre o formato das aulas. A partir do dia 8, as aulas seguirão de forma híbrida, com alunos em rodízio, aulas práticas presenciais e aulas 100% online. O curso de Medicina terá um cronograma diferenciado, as aulas iniciarão no dia 03 de março, exceto às turmas do internato que iniciarão no dia 18. 

Possibilidade de aulas: 


Aulas híbridas - Alunos podem optar por estarem ou não na Universidade. Quem sentir-se mais seguro em casa, poderá acompanhar on-line, com transmissão ao vivo. Mesmo que a opção seja a presencialidade, serão realizados rodízios semanais para garantir a segurança de todos. “As turmas que estiverem no campus deverão respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metros, com capacidade máxima dentro do que o mapa de risco permite. Sendo necessário, as turmas poderão ser subdivididas em mais grupos. Os estudantes poderão, sempre, optar por assistir às aulas teóricas de forma on-line devendo, para tanto, informar o professor da disciplina”, esclarece o Diretor.

Aulas síncrona - 100% online, poderá ocorrer nas disciplinas em que houver acordo coletivo entre professor e estudantes com relação ao formato das aulas e quando o docente pertence ao grupo prioritário. Todas as aulas teóricas online e híbridas deverão ser gravadas e disponibilizadas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) semanalmente pelo professor. 

Aulas presenciais - As aulas presenciais serão obrigatórias nas disciplinas práticas e estágios, com exceção dos cursos com autorização do MEC (Ministério da Educação). Estudantes que não puderem comparecer poderão recorrer à coordenação para consultar a possibilidade de reposição.

Universidade trabalha para um semestre seguro e tranquilo

Assim como foi em 2020, a Unesc segue buscando proporcionar todo o suporte necessário aos estudantes, professores e funcionários. Para aqueles que necessitam, a Instituição continuará efetuando o empréstimo de computadores e modens móveis para acesso à Internet a partir de solicitação via suporteonline@unesc.net. 

Para os acadêmicos que estiverem na Universidade, novos kits de EPI (Equipamento de Proteção Individual) serão disponibilizados.  A Unesc posicionará monitores em todos os blocos e corredores, eles serão responsáveis por aferir a temperatura, controlar o fluxo para evitar aglomerações, auxiliar os professores que estarão presencialmente e orientar possíveis dúvidas relacionadas ao funcionamento das aulas. O uso da máscara é obrigatório em todos os espaços. Todas as salas de aulas, corredores e outros espaços coletivos contam com álcool gel 70%.

Quanto ao transporte municipal, a Universidade realizará contato com todas as prefeituras e empresas no intuito de orientá-los sobre as normas de cumprimento de biossegurança. Casos em que o transporte não for viabilizado, os estudantes deverão comprovar a impossibilidade de deslocamento junto à coordenação de seu curso e, a partir daí, poderão acompanhar as aulas de modo on-line; nas disciplinas práticas, a coordenação organizará plano de estudos individual para reposição, assim que o estudante tiver a condição da presencialidade.

A alimentação no campus será de acordo com os horários alternados entre as turmas, indicados pela Sala de Situação,  um local de monitoramento, de prevenção, de orientação e de acompanhamento das condições sanitárias. O setor, também é responsável pela capacitação dos professores e dos estudantes em tempos de pandemia, pela disponibilização de kits de EPI e protocolos de biossegurança. A Sala de Situação funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 20h e sábado, das 8h às 12h. Está localizada no Bloco S, na sala 114, e atende pelo telefone (48) 3431 2676  e e-mail saladesituacao@unesc.net.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2021 às 14:36
Compartilhar Comente

Sandro Ressler inicia 2021 à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Içara com metas traçadas

Sandro Ressler inicia 2021 à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Içara com metas traçadas
Professor e funcionário da Unesc, profissional buscará na Universidade o apoio para qualificar a gestão (Fotos: Arquivo Unesc) Mais imagens

Uma vida dedicada à saúde e à educação levou o professor e funcionário da Unesc, Sandro Ressler, ao desafio de liderar a Secretaria Municipal de Saúde de Içara. Com a posse oficial da prefeita Dalvania Cardoso e do vice Jandir Soratto, nesta sexta-feira (1º/1), o profissional já inicia a gestão com objetivos definidos: valorizar o profissional, elevar a qualidade no atendimento ao público e agilidade na resolução dos processos. 

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, vê com bons olhos que profissionais ligados à Universidade integrem cargos gerenciais na região. Além da expertise construída, possibilita um maior contato entre poderes municipais e Universidade. “Sandro é um egresso da Instituição que tornou-se professor. Foi meu aluno na graduação e também no mestrado. Um excelente profissional que reúne habilidades e competências para a gestão de pessoas e na organização dos serviços. Se fizer bom uso de todo o conhecimento que possui, fará uma grande administração. Tem forte interlocução com todas as áreas da Unesc na saúde, o que lhe confere a possibilidade de implantar grandes projetos no município”, destaca. 

Alinhada aos objetivos já apontados por Ressler, Luciene acredita que serão atingidos. “Ao lado da correta aplicação dos recursos, deve preocupar-se com as pessoas. Estas devem ser o foco do seu trabalho. Acredito na capacidade de trabalho do Sandro. Estamos apostando muito no seu sucesso. É funcionário de carreira de Içara e portanto conhece bem o que é preciso fazer para engajar e valorizar os trabalhadores da área da saúde. Desejamos êxito em sua nova jornada”, enfatizou.

Mestre em Saúde Coletiva, Ressler coloca à disposição do município sua experiência profissional em saúde e também a expertise obtida para a gestão de pessoas e de serviços, lapidados durante sua trajetória na Universidade. “Trago da Unesc todo o conhecimento adquirido no ensino, na pesquisa e na extensão. Também ofereço toda a formação técnica e interdisciplinar em saúde presente nos cursos da Universidade e a qualificação da gestão, obtida no convívio com os diversos agentes que formam a estrutura da Instituição, desde a gerência de pessoas aos serviços”, explica o secretário.

Ao assumir a Secretaria, o professor da Unesc será afastado de funções, podendo ser reintegrado a qualquer momento após deixar suas responsabilidades com o município ou situações similares. Ainda assim, Ressler será figura presente na Universidade, já que vislumbra parcerias e trabalhos em conjunto. “Seremos grandes parceiros da Unesc. Usaremos os conhecimentos desenvolvidos na Universidade na nossa gestão e procuraremos convênios e troca de informações entre os mais diversos serviços. Será um grande contato entre a gestão pública e Instituição de Ensino, também gerando possibilidades para a atuação dos profissionais formados”, destaca.

Serenidade e decisões assertivas para vencer o momento de pandemia

O desafio de assumir a saúde pública de um município foi potencializado pelo momento pandêmico. A resposta para superar, conforme Ressler, é um trabalho focado no cuidado às pessoas, bom senso e fé. “Temos que acreditar que as coisas vão melhorar e que a vida voltará ao normal. A nossa atuação será pautada na prevenção, na educação em saúde, tratamento precoce e adequado e uma testagem melhor organizada dos pacientes e casos suspeitos”, detalha. 

Outros pontos de atenção são: a preparação para a chegada da vacina, para realizar um processo de imunização da população seguro e ágil, e a reabilitação de pacientes curados, com serviço que deve ser implantado, junto a outros, por um comitê gestor com profissionais especialistas. 

Propostas para a gestão em saúde:

  • Pronto atendimento pediátrico no Hospital São Donato;
  • Programa Melhor em Casa, que levará mais atendimentos à pessoas em casa;
  • Extensão dos horários nas unidades de saúde em regiões afastadas do centro;
  • Valorização dos profissionais; 
  • Eficiência nas ações;
  • Ampliação de atendimento em unidades de saúde;
  • Zerar filas de consultas nas especialidades e exames;
  • Remodelagem dos serviços voltados à saúde mental;
  • Projeto Sorriso Saudável, com atendimento em Odontologia;
  • Iniciativas de promoção de saúde e prevenção de agravos nas patologias crônicas.


Formação e trajetória na educação

Graduado em Fisioterapia na Unesc em 2002, Ressler buscou a especialização na Pós-Graduação em Ciências do Esporte e da Saúde em 2007 e o mestrado profissional em Saúde Coletiva em 2017, novamente na Unesc.  Sua primeira experiência como professor foi  em 2013, ainda como substituto. Três anos depois, em 2016, passou a ser docente titular das disciplinas de Fisioterapia em Traumato Ortopedia, Reumatologia e Biomecânica e Supervisor de Estágios na Clínica Integrada da Universidade e no Hospital São Donato.

Em 2020, assumiu o desafio de liderar o Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia da Universidade.

Experiência profissional

Logo após a formatação, buscou empreender e se tornou o sócio proprietário da Fisioclinica Içara, em 2003. No mesmo ano, ingressou no Hospital São Donato, atendendo às diversas necessidades na enfermaria geral e pediatria e se tornando o responsável técnico pela Fisioterapia, responsabilidade mantida até hoje. Em 2008 se tornou o primeiro fisioterapeuta efetivo do quadro funcional da Prefeitura de Içara 2008. Entre 2007 e 2008 foi delegado regional do CREFITO 10 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região).

Atuou também, em 2015 e 2016, como coordenador  do Setor de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Içara, quando fundou o Cefito (Centro Municipal de Fisioterapia e Traumato Ortopedia). Ressler também liderou a implantação do serviço de Fisioterapia na UTI do São Donato em 2019 e a criação da UTI COVID-19 em 2020.

O novo secretário é fundador da ABRAFITO (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopedica). Hoje é membro titular e tem uma cadeira no Conselho de Ética da Associação, assim como também atua como presidente da Regional de Santa Catarina. Em Içara, foi conselheiro municipal de Saúde desde 2009, com cadeira específica para a Fisioterapia. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de janeiro de 2021 às 13:51
Compartilhar Comente

Alunas de Enfermagem da Unesc levam cuidados em saúde a pescadores de Passo de Torres

Alunas de Enfermagem da Unesc levam cuidados em saúde a pescadores de Passo de Torres
Ação contemplou orientações sobre vacinas, Covid e saúde bucal, além da entrega de kits de higiene e proteção e protetores contra o sol (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Sandro Lemos trabalha em estaleiros desde os 13 anos de idade. Natural de Laguna, aprendeu o ofício do trabalho manual relacionado à pesca com o pai, que por sua vez também recebeu o conhecimento passado por gerações. Ele foi um dos atendidos por estudantes de Enfermagem da Unesc nesta terça-feira (15/12), com serviços de saúde e orientações sobre cuidado pessoal, vacinas, com ênfase para a antitetânica, e coronavírus.

A proposição da atividade veio de uma observação realizada na Unidade Básica Central do município de Passo de Torres. A professora e orientadora das estudantes em estágio, Carine Cardoso, conta que a recorrência de cortes e lesões nos pés chamou sua atenção e das alunas Dalila de Oliveira Webber, Tainara Lentz, Julia Lopes e Isabela Oliveira. “Na disciplina de Integralidade e Saúde Coletiva temos que entender o contexto onde estamos inseridos para pensar sobre a promoção de saúde. Começamos a perceber muitos pés cortados e curativos, e fomos a campo conhecer a causa. É muito importante este olhar”, explicou.

A realidade que encontraram esclareceu a recorrência na Unidade Básica. O local de trabalho dos pescadores conta com trapiches, caminhos de pedra na beira do rio e ferros. Além do ambiente, conforme Lemos, o trabalho da pesca e da construção de barcos também exige grande esforço físico. Uma embarcação de 20 metros pode levar até um ano e meio para ficar pronta. “É muito sacrificante. As tábuas chegam aqui verdes, pesando três vezes seu peso. Depois de descarregar o caminhão, tem que gradear uma a uma para a secagem”, pontuou.

Quase que companheiros de trabalho e de convívio de quem atua nos estaleiros, os pescadores também têm uma rotina de estresses físico e mental. Independente se em terra ou no mar, a situação de saúde fica em risco. Os profissionais do barco, um mínimo de nove por embarcação, passam em média 20 dias fora, sem cuidados com a higiene e em um ambiente de exposição solar. “Imagina um dia de sol, e o pescador no convés puxando uma rede de quase 30 quilômetros. Começam pela manhã para terminar à tarde, às vezes à noite. Depois de colher, gelam e recomeçam tudo de novo. A pesca é uma das profissões mais judiadas, com poucos direitos”, retratou Lemos.

Diante deste cenário trazido pelo pescador, a equipe da Universidade percebeu a necessidade de realização de ações de cuidados e promoção da saúde. “Eles estavam pescando, a maioria sem máscara, e pensamos numa atividade que também contemplasse as questões de Covid. Conversamos com o Serviços de Enfermagem da Universidade, que disponibilizou um fôlder informativo e álcool em gel. As alunas também confeccionaram o protetor solar, para cuidados com a pele. Também fizemos um trabalho de esclarecimento sobre a vacina do Tétano e saúde bucal, está em parceria com a dentista da unidade de Passo de Torres que disponibilizou um kit com itens de higiene e informativos sobre a importância deste cuidado”, contou Carine.

O resultado foi concretizado em sorrisos e agradecimentos, como o do seu Linauro Torres de 66 anos. “Eu queria agradecer a Unesc por estar fazendo este maravilhoso trabalho aqui nas embarcações e na descarga. Uma maravilha”, enfatizou o pescador.

Os atendimentos foram individuais, com a equipe da Unesc percorrendo toda a costa de Passo de Torres. Além de promover a saúde, as envolvidas também conheceram a realidade local, desde a cultura até os processos do trabalho. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2020 às 16:20
Compartilhar Comente