Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Unesc recebe roda de conversa “O suicídio e a comunidade LGBT”

Unesc recebe roda de conversa “O suicídio e a comunidade LGBT”
Reitora Luciane Ceretta recebeu convite para participar do evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A reitora Luciane Ceretta recebeu, na tarde desta segunda-feira (18/9), o convite para a roda de conversaO suicídio e a comunidade LGBT”, que ocorre em 27 de setembro, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P. O convite foi entregue pelo presidente da UNA LGBT (União Nacional LGBT) de Criciúma, o acadêmico da Unesc Lucas Gonçalves Isidoro.

A roda de conversa é uma realização da UNA LGBT e do Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde da Unesc), com o apoio da Universidade, PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc), UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), prefeitura de Criciúma e Anarquistas contra o Racismo.

A roda de conversa faz parte das atividades do Setembro Amarelo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 19:15
Compartilhar Comente

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe
Universidade é representada por docentes e funcionários (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade participa até esta terça-feira (19/9), do 6º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe – Fiepe, que ocorre no campus da Furb, em Blumenau. O evento receberá as instituições vinculadas ao Sistema Acafe como forma de integrar estudantes e docentes destas instituições. O Fórum trará palestras com renomados professores brasileiros, além de apresentações orais e de painéis de resultados de projetos de pesquisa e extensão e de atividades de ensino.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, participará da abertura oficial do evento nesta segunda-feira (18/9). A Universidade também está sendo representada por docentes e funcionários, além da Editora Unesc, que expõe seu trabalho em um espaço destinado às editoras das instituições do Sistema Acafe.

O Fórum tem como objetivos: incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica da pesquisa e da extensão das IES participantes; socializar experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos; estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem.

A Unesc participa com a apresentação de 12 trabalhos, três de cada UNA (Unidade Acadêmica):

CET - 1 Oral (Inovação), 1 Pôster (Inovação), 1 Pôster (Pesquisa)
CSA - 1 Oral (Extensão), 1 Pôster (Extensão), 1 Pôster (Ensino)
HCE - 1 Oral (Ensino), 1 Pôster (Pesquisa), 1 Pôster (Inovação)
SAU - 1 Oral (Pesquisa), 1 Pôster (Ensino), 1 Pôster (Extensão)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Unesc e Hospital São José solidificam parceria

Unesc e Hospital São José solidificam parceria
Reitoria visitou direção do unidade hospitalar nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc e o Hospital São José solidificaram uma parceria que está beneficiando o ensino e a qualidade no atendimento à população. Na manhã desta sexta-feira (15/9) um encontro entre representantes das duas instituições ocorreu e destacou o serviço que vai oferecer atendimento de profilaxia (higiene e cuidados dentários) em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do São José. Um convênio foi firmado no fim do último mês entre o Serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital São José e do curso de Odontologia da Universidade.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, enfatizou a importância do Hospital para a região e da parceria para a qualidade no ensino dos acadêmicos. “Somos todos admiradores do São José. Não consigo ver a Unesc sem as parcerias com esta instituição, que na mesma luta que a Universidade, busca oferecer o melhor para a comunidade. É importante dar destaque ainda ao aprendizado, que ocorre também no ambiente da prática”, destacou.

Entre os objetivos do projeto está manter a rotina de atendimentos diários e em todos os pacientes, que segundo o coordenador do projeto e cirurgião Buco Maxilo Facial, Eron José Baroni, contribui na redução de contaminação da traqueia, detecta infeções e lesões e proporciona conforto e bem-estar aos pacientes.

Bem-estar que é ressaltado pela diretora geral do São José, Libera Mezzari. “Ficamos felizes e agradecemos esta parceria que faz tão bem para todos. Buscamos melhorar e oferecer o melhor, principalmente aos alunos, que nos possibilitam a passagem do conhecimento”, ressaltou.

O encontro também foi marcado pela homenagem feita pela equipe do hospital à reitoria da Universidade, que foi presenteada com flores.

Também estiveram presentes no evento o diretor de Relações Institucionais do Hospital, Altamiro Bitencourt; a diretora financeira, Irmã Terezinha Buss; o presidente e a vice da Liga Acadêmica de Odontologia hospitalar e intensiva, Tiago Galante e Ingrid Ricken; o coordenador do curso de Odontologia da Unesc, Renan Ceretta; a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim; a coordenadora adjunta de Odontologia, Fernanda Sônego, e o presidente do Centro Acadêmico do curso de Odontologia da Unesc, Gabriel Muffato.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 15 de setembro de 2017 às 13:27
Compartilhar Comente

Curso de Fisioterapia promove bazar em prol da Casa Guido

Curso de Fisioterapia promove bazar em prol da Casa Guido
Doações e procura por peças está superando as expectativas dos organizadores (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O espírito de solidariedade tomou conta do campus da Unesc. O curso de Fisioterapia está promovendo um bazar em prol da Casa Guido, onde crianças e adolescentes com câncer recebem auxilio e conforto. O espaço em que a entidade realiza suas atividades está à venda e os alunos e professores do curso da Unesc, arrecadaram roupas durante o mês de agosto e realizaram a comercialização das peças para arrecadar fundos durante toda esta quarta-feira (13/9).

A acadêmica da décima fase do curso Joice Abreu, explica que o local em que a Casa Guido atua é alugado e que a venda pode prejudicar a atuação da instituição. “Buscamos dar auxílio financeiro por meio da solidariedade. A casa está à venda e queremos ajudar para que as crianças não percam o local caso seja comprado por outras pessoas ou instituições. A resposta está sendo muito boa, superando as expectativas e chegamos a 700 peças arrecadas”.

Pela solidariedade


O valor total obtido com as vendas do bazar será destinado para a instituição. Joice destaca ainda que quem passa pelo local também está deixando doações. “Além do preço mais acessível muitas pessoas também estão vindo para ajudar. Muitas vezes quem não encontra algo do seu gosto deixa doações”, comenta.

O professor do curso de Fisioterapia da Unesc Ricardo Saibt também ressaltou a grande procura pelas peças. “O movimento é de grande sucesso. Superou nossas expectativas e as roupas e acessórios podem acabar já pela tarde”.

Segundo a organização do evento, a ideia é manter as ações, promovendo outro bazar com eletroeletrônicos. Quem passou pelo hall pode também ter mais informações da Feijoada da Casa Guido, que ocorre no dia 16 de setembro.

Nesta ação em prol da Casa Guido, o curso de Fisioterapia conta com a parceria do Lafibe (Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício da Unesc).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 13 de setembro de 2017 às 17:00
Compartilhar Comente

Atenção a pessoas com deficiência é tema de Roda de Conversa

Atenção a pessoas com deficiência é tema de Roda de Conversa
Encontro ocorre nesta quarta-feira e é promovido pelo CER (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os cuidados, a atenção e os preconceitos vividos por pessoas com deficiência vão ser assuntos de uma Roda de Conversa na Unesc. O encontro, promovido pelo CER II (Centro Especializado em Reabilitação), vai fomentar a troca de conhecimentos entre estudantes, profissionais da área de saúde, educação, assistência social e membros da comunidade. A reunião ocorrerá nesta quarta-feira (13/9), das 13 às 14 horas, na sala 17 do Bloco R1.

A segunda Roda de Conversa do semestre vai trazer assuntos como as discriminações vividas por pessoas com deficiência. Com o tema “Capacitismo: o que é, onde vive e como se reproduz?”, o encontro busca promover discussões e reflexões sobre as situações vividas pelo deficiente.

A participação é gratuita e não precisa de cadastro antecipado. O CER II atende cerca de 200 pessoas por mês na busca pela recuperação física e da autoestima do paciente.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 12 de setembro de 2017 às 15:20
Compartilhar Comente