Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores
Portaria foi entregue na tarde desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A comissão para elaborar a proposta de alteração do estatuto e do regimento da Unesc foi empossada na tarde desta terça-feira (18/7) pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice-reitor Daniel Preve.

Os membros nomeados foram:

Indianara Becker – pró-reitora de Ensino de Graduação (presidente da comissão);
Oscar Montedo – pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
Thiago Fabris – pró-reitor de Administração e Finanças;
Miguelângelo Gianezzini – diretor da UNA CSA;
Mira Dagostim – diretora da UNA SAU;
Evânio Nicoleit – diretor da UNA CET;
Marcelo Feldhaus – diretor da UNA HCE;
João Carlos Medeiros Júnior – procurador jurídico da Universidade e
Professores: Amauri Porto Júnior, Graziela Amboni, Márcio Vito, Michel Alisson da Silva e Ricardo de Bittencourt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2017 às 21:14
Compartilhar Comente

Unesc faz parte do grupo que avalia mestrados e doutorados brasileiros

Unesc faz parte do grupo que avalia mestrados e doutorados brasileiros
Pesquisadora do PPGCS faz parte da comissão da Capes (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc faz parte do grupo de IES (Instituições de Ensino Superior) com professores participantes da avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) do Brasil. A professora doutora e pesquisadora Vanessa Moraes de Andrade, do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) está em Brasília esta semana (17 a 21/7) para colaborar com as avaliações dos mestrados e doutorados em Medicina.

O processo é realizado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a avaliação tem validade de quatro anos. Os cursos recebem conceitos que variam de 1 a 7. Pontos como proposta do programa, professores, alunos, produção intelectual e inserção social do programa são analisados. Em todo o país, serão avaliados de 3 de julho a 4 de agosto, 4.178 Programas de Pós-Graduação nas mais diversas áreas do conhecimento.

Vanessa faz parte da comissão de 26 pesquisadores convidados pela Capes para avaliar os mestrados e doutorados na área Medicina 1, onde se enquadra também o PPGCS da Unesc. “É uma grande honra poder participar de um grupo tão seleto. É um reconhecimento para mim e para a Unesc”, comenta Vanessa. “Esta avaliação é muito esperada por todos os pesquisadores do Brasil, pois é a partir dela que sabemos a nota do programa e o resultado do trabalho desenvolvido por toda a equipe dos PPGs”, afirma.

PPG de excelência


A Unesc é a única universidade não estatal de Santa Catarina a ter um PPG (Programa de Pós-Graduação) na área da saúde a aparecer no catálogo da Capes de 2016 na lista dos programas considerados como de excelência em todo o Brasil.

Só os programas considerados de excelência (notas 6 e 7) foram listados, por região do país e por área do conhecimento. O PPGCS da Unesc foi indicado por possuir nota 6.

No Sul do Brasil, o catálogo citou dez Instituições de Ensino Superior, sendo seis no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina e duas no Paraná. No Estado, apenas a UFSC e a Unesc apareceram na publicação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2017 às 18:18
Compartilhar Comente

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada

Debate sobre papel do docente na gestão universitária abre Formação Continuada
Professor doutor Pedro de Melo foi o palestrante da noite (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Debates e reflexões sobre “O Papel do Docente na Gestão Universitária” marcaram o início das atividades da Formação Continuada para professores da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/7). A palestra foi proferida pelo professor doutor da UFSC, Pedro Antônio de Melo e abordou o cenário em que as Instituições de Ensino Superior estão incluídas e como o professor pode atuar na gestão, especialmente no caso da Universidade Comunitária.

Diretor do Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária), membro da OUI (Organização Universitária Interamericana) e coordenador do Iglu (Instituto de Gestão e Liderança Universitária) Região Brasil, Melo comentou que a Unesc vem se destacando no cenário das Universidades Comunitárias e que em pouco tempo deve despontar nos cenários nacional e internacional. “Digo que no Sul do Estado temos uma pequena notável que vem se destacando e sendo referência”.

A palestra de Melo foi mediada pelo professor Thiago Francisco.

Abertura

A reitora Luciane Ceretta agradeceu pela presença dos docentes e lembrou que ser professor em uma Universidade Comunitária como a Unesc também é atuar na gestão universitária. “Nosso trabalho vai além da sala de aula. É dialogar com a pesquisa e a extensão, conhecer os indicativos do seu curso, dialogar com a questão pedagógica envolvendo também o egresso. Ser docente é sentir motivado a se reinventar e saber que se é responsável pela formação acadêmica e humana mas também pela sustentabilidade da Instituição”.

Para o vice-reitor Daniel Preve, o cenário atual coloca vários questionamentos e pede uma reflexão sobre a postura que se deve ter para utilizar melhor recursos, e potencializar as forças para vencer os desafios.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, deus as boas-vindas aos professores em nome dos pró-reitores da Universidade e falou sobre a importância de se ter um espaço como o programa de Formação Continuada para se refletir o ser e o fazer do professor. “Temos que refletir, avaliar e voltar a refletir a nossa prática docente. Especialmente nós, que fazemos parte de uma Universidade Comunitária”.

O diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, falou em nome das quatro UNAs e chamou a atenção para a oportunidade oferecida de diálogos e reflexões e aproximação dos docentes.

A coordenadora da Escola de Gestores da Unesc, Maria Aparecida Mello, também deu as boas-vindas aos professores e falou sobre o programa de Formação Continuada.

A abertura do evento teve ainda a participação dos pró-reitores de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo e de Administração e Finanças, Thiago Fabris e dos diretores das UNAs: CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini; SAU (Ciências da Saúde), Mira Dagostim e CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit.

Evento

Há duas semanas do início do segundo semestre letivo, os docentes da Universidade estarão reunidos até esta quarta-feira(19/7) Palestras, oficinas e debates serão desenvolvidas durante três dias de encontro, a partir de três eixos centrais: “Gestão Universitária”, “Currículo no Ensino Superior” e “Práticas Pedagógicas”.

A Formação Continuada de Docentes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, juntamente com o Núcleo de Assessoria Pedagógica, organizada pela Escola de Gestores da Unesc.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2017 às 22:38
Compartilhar Comente

Sabor e saúde no mesmo prato

Sabor e saúde no mesmo prato
Participantes aprenderão receitas de bolos doces e torta salgada (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Escola de Gastronomia Unesc vai trazer sabor ao prato sem deixar a saúde de lado. No dia 7 de agosto, ela oferece o curso “Bolos e Torta sem Glúten e Lactose”, ministrado pela chef do Café e Mistura, Raquel Bunn. A aula ocorre das 18h30 às 22h30 no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade.

Durante o curso, os participantes vão aprender técnicas para elaboração de cincos receitas, como os bolos de chocolate e de banana, cuca de goiabada e torta salgada de frango.

Para realizar a inscrição o interessado deve solicitar a ficha pelo e-mail sce@unesc.net ou no telefone (48) 3431-2570.

Mais sabor

A Escola de Gastronomia Unesc oferece cursos para todos os gostos. Entre as opções do cardápio, estão o curso de Cozinha Contemporânea, curso de Pizzas, curso de Sopas, Cremes e Caldos. Para conhecer mais da Escola acesse o site.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2017 às 10:00
Compartilhar Comente

Universidade tem mais uma doutora em seu quadro de professores

Universidade tem mais uma doutora em seu quadro de professores
Karina Zimmermman defendeu sua tese nesta segunda-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc conta com uma nova doutora em seu quadro de docentes. A professora do curso de Enfermagem, Karina Gulbis Zimmermann, defendeu sua tese para obtenção do título de doutora em Ciências da Saúde pela Unesc nesta segunda-feira (10/7). O trabalho de Karina desenvolvido no PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) teve o tema “Caracterização sociodemográfica e de saúde, associadas à incontinência urinaria e fecal, em idosos longevos do Sul de Santa Catarina”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 11 de julho de 2017 às 19:30
Compartilhar Comente