AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pós-graduação e curso de Pedagogia da Unesc promovem experiência de musicalização no Conteiner Food Park

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de janeiro de 2024 às 09:12
Compartilhar Comente

Pós-Graduação Unesc é referência em inovação no Ensino Superior

Pós-Graduação Unesc é referência em inovação no Ensino Superior
A Universidade oferece 80 cursos de especialização nas mais diversas áreas Mais imagens

Sempre de olho nas tendências do mercado e necessidades da comunidade, a Pós-Graduação Unesc possui uma ampla gama de cursos para os profissionais que buscam uma maior qualificação em suas áreas de atuação. Ao todo, a Instituição oferece 80 cursos de especialização nas mais diversas áreas, sendo 51 deles nas modalidades presencial e semipresencial e 29 na modalidade EAD.

E uma das temáticas mais presentes na Pós-Graduação Unesc, reconhecida em todo o Brasil, é a inovação. Atualmente, a Unesc oferece cursos de pós-graduação com temas relevantes para o profissional do século XXI em diversos campos do conhecimento, como Educação 5.0, Ciências Forenses, Transporte e Atendimento Aeromédico e o novo curso de Web3, Metaverso e Transformação Digital, primeira pós-graduação presencial com essa temática no Brasil.

A escolha dessas temáticas, conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, foi feita de forma estratégica de modo a ofertar aquilo que o mundo do trabalho precisa no que diz respeito a especializações. “A Universidade tem o compromisso de desenvolver talentos na região, com competências para responder às necessidades que o mundo do trabalho precisa. Os tempos atuais solicitam um profissional mais preparado e conectado com as tendências mundiais com foco na transformação do contexto regional. É preciso se atualizar sempre e a busca pelo conhecimento é uma habilidade muito requerida no momento e nos novos tempos que se avizinham”, avalia.

A chegada de novas opções, para Gisele, corresponde ao compromisso da Unesc, que há 55 anos está à frente do seu tempo. “Mais uma vez lançamos formações alinhadas às necessidades do contexto e que levam a marca de excelência da Universidade que se compromete intensamente em tudo aquilo que oferece”, pontua ainda a pró-reitora.

O futuro já chegou

Uma das grandes apostas do momento, o MBA em Metaverso e Transformação Digital, conforme um dos coordenadores da especialização, Jonathan Becker, é fruto de uma pesquisa profunda sobre o assunto. “Juntamente com o professor Marcelo Silva Barcelos, realizamos uma análise abrangente sobre as demandas atuais e futuras do mercado do metaverso, da inteligência artificial e outras tecnologias”, afirma o docente.

O público-alvo da pós-graduação abrange diversas áreas do conhecimento, e é recomendada para profissionais graduados em Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Design, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Arquitetura, Gestão e correlatos. “Entendemos que, dada a amplitude das aplicações do Metaverso, é possível e mesmo desejável que os discentes do curso tenham um background formativo diversificado, compreendendo todas as áreas do conhecimento”, explica Jonathan.

As aulas presenciais, de acordo com o coordenador, terão um enfoque prático para que os estudantes possam aplicar os conhecimentos aprendidos de forma direta. “Ao longo das disciplinas, os alunos aprenderão como repensar a linguagem audiovisual do futuro, prototipar produtos para ambientes imersivos, pensar estratégias de publicidade digital programática e recomendação de conteúdo, produzir infográficos interativos, dentre várias outras habilidades necessárias para o profissional do futuro”, declara.

O docente destaca ainda a importância de uma pós-graduação sobre o assunto em um mercado em expansão. “O Sul catarinense se consolidou como um importante polo de tecnologia e inovação e temos na região empresas entre as maiores do Brasil na área de software, além de um ecossistema que demanda profissionais em quantidade e qualidade”, afirma Jonathan, explicando o objetivo da especialização. “Com este curso, pretendemos formar agentes de futuro para atuação protagonista e marcante em contexto de Web3, Metaverso e Transformação Digital na construção de experiências de marca, negócios inovativos, disruptivos e produtos interativos de alta conversão”, conclui.

Ensino completo que transforma

Além da inovação, marca característica da Universidade, a Pós-Graduação Unesc se destaca pelos professores qualificados e com expertise na área, que buscam sempre trabalhar com experiências práticas, auxiliando no processo de aprendizagem dos pós-graduandos. “Temos diversos laboratórios disponíveis para aulas práticas em todas as áreas do conhecimento”, destaca a coordenadora do Setor de Pós-Graduação Lato Sensu da Unesc, Mágada Tessmann.

A docente ressalta ainda as colaborações com empresas e organizações da região, o que auxilia o estudante na vivência profissional. “A Pós-Graduação Unesc destaca-se também pelas parcerias com instituições empresariais, de educação e de saúde, com as quais a Universidade desenvolve os cursos ajustados às demandas e necessidades do mundo do trabalho”, completou.

Um curso que exemplifica bem os diferenciais da Pós-Graduação Unesc é a especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, coordenado pela professora Gislene Camargo. O objetivo do curso é formar especialistas em Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional, por meio de uma postura crítica e interdisciplinar, buscando a relação teoria-prática na construção de alternativas de superação das dificuldades de aprendizagem.

De acordo com a coordenadora, o curso formará ainda em 2023 a sua décima turma, formando psicopedagogos que atuam tanto em clínicas quanto em instituições da região. “O currículo do curso foi pensado com uma carga horária que oferece aos estudantes o embasamento teórico necessário à uma formação de qualidade, além de um total significativo para a prática em dois estágios supervisionados”, destacou a docente, explicando que todos os estágios são supervisionados por uma professora da Instituição.

Gislene afirma ainda que, ao longo dos anos, o curso se consolidou na região e no estado. “Hoje, recebemos estudantes de diversos municípios de Santa Catarina e de fora do estado, além de termos egressos atuando em clínicas, escolas, ONGs e instituições diversas”, comenta a professora, frisando ainda o dinamismo da especialização. “O projeto do curso passa por constantes atualizações, sempre atendendo as demandas regionais e nacionais”, completa.

Portas abertas

A Pós-Graduação Unesc está com matrículas abertas em todos os cursos de especialização, nas modalidades presenciais, semipresenciais e EAD, em parceria com o UOL. Os cursos possuem duração de 10 a 18 meses.

Interessados podem obter maiores informações pelo telefone (48) 3431-2626, ou pelo site oficial da Universidade, que também lista todos os cursos de pós-graduação oferecidos pela Unesc.

Confira todos os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2023 às 13:08
Compartilhar Comente

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc
Evento reuniu pesquisadores, professores e acadêmicos nesta quarta-feira (24/05) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O universo da pesquisa e suas oportunidades na Unesc foram esmiuçados na tarde desta quarta-feira (24/05) em encontro com pesquisadores, professores e estudantes da Universidade no Fórum de Pesquisa da Instituição. O evento oportunizou o debate em torno da temática, assim como a elaboração de propostas de aprimoramento das políticas da Instituição.

O objetivo do convite aos colegas, de reestabelecer um diálogo presencial após dois anos de contatos majoritariamente feito de maneira remota, conforme a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, foi de extrema valia. “Temos na Pesquisa um caminho desafiador que traz muita experiência e aprendizado. É um longo caminho a ser percorrido”, comentou.

A atenção da Diretoria, de acordo com a professora, tem se voltado ao aprimoramento dos processos de pesquisa, ciente das mudanças e consequentes desafios trazidos pela Graduação Multi. “Temos trabalhado intensamente nesse sentido especialmente neste ano tendo em vista a necessidade de integrar ainda mais a pesquisa de forma orgânica e sistemática nos cursos a partir da nova proposta de ensino-aprendizagem. O Fórum de hoje tem esse objetivo: unir forças e conhecimentos neste trabalho”, aponta Patrícia.

O resultado mais importante do encontro, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é o diálogo aberto com o grupo. “Dialogar com a comunidade acadêmica, seja com estudantes que estão iniciando ou pesquisadores que já estão em nível de complexidade maior, se torna absolutamente necessário. O encontro de hoje nos convoca a refletir sobre todas as nossas políticas institucionais, estabelecendo os novos caminhos que temos que assumir diante do cenário que nos envolve especialmente pós-pandemia”, salientou.

A produção de ciência em discussão no Fórum, de acordo com a reitora, se faz todos os dias em diferentes lugares, na sala de aula, nos laboratórios e no dia a dia dos trabalhos dos pesquisadores em diferentes dimensões. “Todos os envolvidos, portanto, tem papel fundamental no processo de produção científica e, desta forma, devem participar da reflexão sobre quais caminhos devemos tomar”, acrescentou.

Ao longo do encontro, dividido em três momentos, comandados por Patrícia e pelas assessoras da Diretoria, Merisandra Cortes de Matos Garcia e Giovana Salvaro, os participantes puderam registrar perguntas e sugestões para a gestão universitária e diretoria.

Nesta quinta-feira (26/05) a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação reúne os professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação para mais uma tarde de discussões, desta vez voltado à detalhamentos sobre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), qualificação de publicações, publicação de resultados, mais detalhes sobre questões de internacionalização dos Programas, entre outros assuntos, também com espaço para questionamentos e sugestões. O encontro acontecerá no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P,  a partir das 13h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 18:39
Compartilhar Comente

Pós-Graduação In Company será ofertada pela Unesc

Pós-Graduação In Company será ofertada pela Unesc
Daniela Savi Mais imagens

Mais um avanço no sentido da educação empreendedora é levado adiante pela Unesc. A instituição investe cada vez mais na transformação do conhecimento por intermédio do apoio à capacitação. É o que vai permitir a parceria lançada nesta quinta-feira (14/10) entre a Universidade, a Plasson do Brasil e a Produttare Consultoria, que capacita empresas através de treinamentos e projetos de consultorias. Essa união de esforços vai proporcionar a chamada pós-graduação in company para os funcionários da Plasson. A Unesc participa com a oferta da infraestrutura durante os dois anos de curso.

A capacitação tecnológica terá ênfase em Engenharia de Produção e começará em 12 de novembro. O modelo foi exposto em uma reunião no auditório da Plasson. Representando a Unesc no ato, o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira, salientou que o curso atende de forma significativa as necessidades da Plasson, que se destaca por oferecer no mercado da América Latina soluções em equipamentos e serviços para a avicultura e suinocultura. Esse tipo de investimento, para ele, aumenta não apenas o engajamento do colaborador, mas consequentemente sua produtividade no ambiente profissional. “A Universidade vai oferecer toda a sua estrutura e, ao final, o certificado de conclusão da pós-graduação”, contou.

O diretor da Produttare Consultoria, Junico Antunes, destacou que a característica teórico-prática tem grande impacto econômico, financeiro, social e ambiental. “Essa parceria vai ampliar e melhorar o conhecimento dos funcionários da Plasson com os métodos de trabalho aplicados e, consequentemente, vai aprimorar e melhorar o desempenho da empresa, o que é importante na cadeia de produção brasileira”, ressaltou.

Para o diretor da Plasson, Franke Hobold, esse aprimoramento é um dos investimentos feitos pela empresa na busca e no incentivo do conhecimento do quadro de colaboradores. “Entre muitas iniciativas, ofertar essa pós-graduação em uma parceria com a Unesc e a Produttare é uma oportunidade de crescimento profissional, que se leva para a vida toda”, comentou, salientando ainda que a região precisa investir no aprimoramento dos seus profissionais.

Segundo o representante da Plasson, essa parceria é muito importante, pois vai unir a expertise que a Unesc tem. “E potencializando a Plasson, que tem um grande laboratório que é a própria empresa, onde as pessoas podem aprender mais”, apontou Hobold.

A pós-graduação contará com encontros mensais, em um sistema híbrido, com método de ensino remoto e presencial. Serão 24 módulos divididos entre sala de aula e prática. Os cursos de pós-graduação in company têm o objetivo de atender à necessidade específica de uma empresa ou organização, e novos parceiros deverão ser alcançados em futuras edições.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de outubro de 2021 às 18:35
Compartilhar Comente

Pós Unesc forma segunda turma de especialização em Ortodontia

Pós Unesc forma segunda turma de especialização em Ortodontia
Curso teve duração de três anos (Foto: Divulgação) Mais imagens

A segunda turma do curso de especialização em Ortodontia da Unesc, participou da cerimônia de formatura no último sábado (14/8). Em um encontro presencial seguindo os protocolos de biossegurança, oito cirurgiões dentistas receberam o certificado de conclusão.

A solenidade contou com a presença do coordenador adjunto do curso de Odontologia da Unesc, Renan Antonio Ceretta, da coordenadora da Clínica de Odontologia, Patrícia Pires, da supervisora da Pós-Graduação, Joice Batista Felipe, do coordenador da especialização em Ortodontia, Rodrigo Matos e dos professores do curso, Carolina Mazon Miranda e Ricardo Meneguzzi.  

A agora especialista em Ortodontia, Samara Teixeira, conta que a especialização me proporcionou uma experiência além de sua expectativa. “A Universidade oportuniza um aprendizado amplo. Durante as aulas, tivemos contato com vários pacientes para aprender a tratar diferentes problemas. O curso da Unesc é diferenciado e tenho certeza de que eu e os demais colegas temos orgulho em ter feito esta especialização”.

O coordenador da pós-graduação em Ordotontia salienta que ela é diferenciada devido à carga horária e às técnicas ensinadas. “Um dos pontos fortes também é que por meio do curso, ajudamos a comunidade, atendendo as pessoas mais carentes com o intuito de devolver a função e a estética”.  

O curso, realizado em parceria com a Tema, é voltado para cirurgiões dentistas e possui 36 meses de duração, com encontros mensais com aulas de quarta-feira a sábado. A especialização é credenciada pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Odontologia.

Milena Nandi - Agência de Comunicação Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de agosto de 2021 às 19:15
Compartilhar Comente