AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Na Unesc, um universo de engenharias

Na Unesc, um universo de engenharias
Intimamente ligada com as profissões em alta para o futuro, área conta com diferentes especialidades que se mostram em ascensão no mercado Mais imagens

Quem pensa na palavra “engenharia” já logo imagina números, tecnologia e muito raciocínio técnico. Trata-se de um universo de resolução de problemas, seja por meio de projetos, de alta tecnologia, com uso de formulações e criatividade e com soluções de produtividade. A área, que é das mais tradicionais nos estudos acadêmicos desde o surgimento das universidades, se atualiza com o passar do tempo e mostra protagonismo mesmo com tantas mudanças nos cenários de mercado. A Unesc oferece sete diferentes cursos na área da Engenharia, oportunizando abordagens diferentes para aqueles que pretendem apostar nas ciências exatas.

Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Cada um em um nicho, os cursos levam a credibilidade e a experiência da Unesc somadas ao perfil inovador e tecnológico da Instituição.

A procura pelos cursos de graduação em engenharia, conforme a coordenadora da área, Angela Piccinini, assim como a empregabilidade acompanhada pela Universidade, demonstram a viabilidade da área e o potencial em todos os âmbitos. “Nossos acadêmicos têm abertura constante no mercado. Apresentando-se enquanto estudantes ou egressos da Universidade eles já têm diferenciais nas vagas que pleiteiam. Temos Engenharias nas quais chega a faltar alunos para indicar para o número de empresas que procuram indicações”, destaca Angela.

Além da qualificação dos professores mestres e doutores, e da atuação do estudante em ações de pesquisa científica e diretamente ligado à comunidade por meio da Extensão, a Universidade oferece a estrutura física do campus e do Parque Científico e Tecnológico (IParque) como grandes diferenciais no processo de aprendizagem. “Temos como aliadas a tradição dos cursos de engenharias e as possibilidades de inovação que eles nos oferecem a cada instante. Em cada uma das opções os professores estão preparados, por meio da implementação do projeto institucional Graduação Multi, a colocarem os estudantes frente a frente com a prática profissional desde as primeiras fases, proporcionando experiências formativas diferentes em cada encontro”, acrescenta a coordenadora.

Portas abertas para a transformação

Todos os cursos de engenharia da Universidade estão com vagas em aberto para início já no segundo semestre de 2022. As matrículas para estes e as mais de 50 outras opções em graduação são simples, mas é preciso garantir as vagas nas novas turmas.

Interessados em iniciar na Universidade uma nova jornada de evolução pessoal e profissional podem entrar em contato com a Instituição para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Universidade oferece ainda opção de agendamento de visitas para que o acadêmico e seus familiares conheçam os espaços nos quais poderá estudar ao longo da graduação.

Conheça mais as opções em engenharia

Entre as dúvidas mais comuns dos alunos que procuram a Universidade para conhecer mais a fundo os cursos, de acordo com Ângela, está a área de atuação e a função de cada uma das engenharias. Para isso, a Instituição aponta explicações simples sobre cada uma delas:

Engenharia Ambiental e Sanitária

A temática ambiental é transversal em todos os segmentos de negócio, inclusive vista como diferencial competitivo e agenda constante em várias empresas e organizações. Um dos cursos mais clássicos e reconhecidos quando se fala em meio ambiente é a Engenharia Ambiental e Sanitária.  Comprometido com o desenvolvimento sustentável, o profissional formado na área atua no planejamento e coordenação de projetos de preservação e desenvolvimento, tratamento de água e esgoto, descarte de resíduos, redes de distribuição de água e outras áreas. Esse profissional é fundamental para a preservação da natureza e seus recursos, altamente conectada com as demandas do futuro.

Engenharia Civil

Está área capacita profissionais para o trabalho nas áreas de construção civil, estruturas, fundações, geotecnia, hidráulica, rodovias e transportes. Além disso, o profissional pode atuar projetista, executor de obras, gerenciamento, inspeção, fiscalização, perícia, ou ainda, manutenção de obras. O curso da Unesc busca formar engenheiros civis com forte embasamento técnico, científico e prático, para que assim, possa atuar de forma a identificar e resolver problemas em variados espaços, com foco no desenvolvimento sustentável e melhoria do ambiente de vida.

Engenharia Química

Uma das grandes apostas do futuro, a profissão de engenheiro químico se volta ao desenvolvimento de processos industriais que empregam diversas transformações físicas e químicas. As oportunidades para o profissional envolvem indústrias das mais variadas áreas, incluindo a pesquisa e extensão. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, assim como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, farmacêuticos, cosméticos, papel, celulose, alimentos, fertilizantes, cerâmica, cervejarias, estações de tratamento de águas e rejeitos industriais. Além disso, é muito comum a atuação do engenheiro químico em cargos relacionados à gestão, vendas, treinamento e relacionamento de pessoas. O engenheiro químico pode utilizar suas habilidades e competências para empreender e desenvolver novos negócios.

Engenharia Mecânica

Tradição e tecnologia acompanham este Engenheiro. A Mecânica é a área das Engenharias que cuida da gestão de projetos, desenvolvimento de novos produtos, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. Além do emblemático setor automobilístico, este profissional é responsável pelo dimensionamento de sistemas de refrigeração, hidráulico, pneumático, soldagem, usinagem e ruídos. Além disso, as competências adquiridas permitem uma forte interação com a área de novos materiais e até instrumentação. Os Engenheiros Mecânicos são os responsáveis pela criação de grande parte que acompanham processos diariamente.

Engenharia de Produção

Função altamente estratégica, o engenheiro de produção é um dos cérebros das organizações. Este é o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para melhorar a qualidade e aumentar a produtividade de um sistema produtivo. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias de manufatura e prestadoras de serviços.

As descrições contam com diretrizes do Guia do Estudante, da Editora Abril.

Texto: Mayara Cardoso/ Agecom/ Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2022 às 14:47
Compartilhar Comente

Uma nova casa para o CA de Engenharia de Produção na Unesc

Uma nova casa para o CA de Engenharia de Produção na Unesc
Reitora Luciane Ceretta com estudantes do curso / Divulgação Mais imagens

Para fechar com chave de ouro a temporada do seu décimo aniversário, o curso de Engenharia de Produção comemorou mais uma conquista na Unesc nesta quarta-feira (24/11). Foi inaugurado o novo Centro Acadêmico (CA) Emílio Marcello Rossi Fermo, ao lado do Bloco XXI, em um ato no fim da tarde reunindo professores e estudantes.

“Vocês merecem um local acolhedor. E desde então nos empenhamos para que o pedido de todos vocês, nossos acadêmicos, fosse atendido”, afirmou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que prestigiou a inauguração.

A reitora lembrou que a sede permitirá momentos de integração entre os alunos. “E para nós é a oportunidade de agradecer a chance que temos de viabilizar esse espaço. Essa é uma Universidade que não tem dono, é mantida por vocês, e esse lugar foi construído para vocês, e por vocês. A Universidade não é estatal, não é pública, é mantida pelos estudantes para os estudantes”, completou Luciane.

A presidente do CA, Gabrieli Possa, lembrou o papel fundamental do setor, de servir de referência para os estudantes. “Apoiamos, facilitamos e fortalecemos a comunicação entre os estudantes e a instituição”, destacou. “O nosso combustível está intrínseco nas raízes do nosso curso, a busca incessante pela melhoria contínua”, sublinhou.

O CA está por completar dez anos. Foi fundado pelos estudantes de Engenharia de Produção em 2012. “Desde então, o CA se envolve com o melhor desempenho dos alunos, proporcionando semanas acadêmicas, trazendo conhecimento, complementando os currículos, oferecendo minicursos, seminários e visitas técnicas”, lembrou Gabrieli. “E esse espaço que agora ganhamos é um ambiente completo para tirar dúvidas e ficar por dentro de tudo que é relevante em relação ao nosso curso e à Unesc”, emendou a presidente.

O movimento estudantil também foi representado na inauguração pelo atual presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa, e pelo presidente eleito que tomará posse na próxima semana, Vittor Teixeira.

A reitora lembrou, ainda, que na última semana foi lançado o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP). “Será uma oportunidade para que vocês cursem a pós conosco, para avançar nas suas carreiras”, ressaltou. Leopoldo Pedro Guimarães Filho, coordenador do PPGSP esteve na inauguração do CA em nome dos professores do curso de Engenharia de Produção.

O curso

Oferecido desde 2011 pela Unesc, o curso de Engenharia de Produção já formou 13 turmas, com um total de 211 egressos que atuam em diversos setores, da manufatura à prestação de serviços. “O curso é atuante na oferta de projetos de extensão, com foco em atividades de sistematização, manutenção em hospitais filantrópicos, monitoria discente em matemática no ensino médio, popularização científica da Física, gestão de custos na agricultura familiar (em parceria com o curso de Ciências Contábeis) e saúde na construção civil”, contou o professor e coordenador do curso, Vilson Menegon Bristot.

“Temos também um grupo de pesquisas o NEEP, com atividades voltadas para sistemas de produção, produção enxuta, sustentabilidade e estudo da engenharia de produção”, completou o professor Vilson. O curso de Engenharia de Produção mantém, também, quatro projetos na área de serviços enxutos e um projeto de pesquisa na área de armazenamento e estoques.

Os acadêmicos de Engenharia de Produção estão engajados em uma Empresa Júnior vinculada ao curso. “Por ela, se faz um trabalho de campo com proposta de auxílio na solução de problemas relacionados à área”, finalizou o coordenador.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de novembro de 2021 às 20:37
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente