AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Parque Científico da Unesc faz parceria com a iniciativa Sebraetec

Parque Científico da Unesc faz parceria com a iniciativa Sebraetec
Pequenas empresas e agricultores familiares terão subsídios para realização de ensaios nos laboratórios do Iparque (Foto: Arquivo) Mais imagens

As pequenas empresas e os produtores rurais de 10 municípios da região carbonífera já podem contar com subsídios para a realização de ensaios de qualidade de seus produtos. O Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque), se credenciou recentemente ao Sebraetec, um serviço realizado pelo Sebrae para conectar os pequenos negócios a uma rede de prestadores de serviço. O objetivo é promover a melhoria de processos, produtos e serviços e colaborar com a introdução de inovações nos negócios e mercados.

Por meio deste credenciamento, os agricultores familiares e proprietários de pequenas empresas irão receber do Sebraetec um subsídio de 60% para a realização de ensaios nos laboratórios do Instituto de Alimentos (Iali) e Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat), vinculados ao Iparque Unesc. Os outros 40% serão custeados pelo solicitante dos ensaios.

A coordenadora dos laboratórios do Ipat e Instituto de Alimentos (Iali), Josiane Ferreira Nagel, afirma que o foco dos testes será em alimentos. “Na região carbonífera temos várias atividades envolvendo alimentos como carnes, pescados, ovos, mel e produtos coloniais e por meio do Sebraetec, conseguiremos ampliar a contribuição dos laboratórios do Ipat e do Iali em auxiliar no controle de qualidade. Esses ensaios e análises com certeza irão colaborar para que tenhamos no comércio alimentos cada vez mais controlados do ponto de vista das questões de boas práticas de higiene e manipulação e com mais qualidade, dando maior segurança ao consumidor”, afirma.

Josiane chama a atenção ainda ao fato de que os ensaios e as análises serão importantes para o desenvolvimento de novos produtos, além de contribuírem com o trabalho de orientação e fiscalização dos órgãos responsáveis, como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável em cada município por fiscalizar o setor de alimentos. Cada SIM, vinculado à respectiva prefeitura, está integrado ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Carbonífera (CIM-Amrec), que procura dar suporte aos serviços e articular as demandas de análises na região carbonífera.

Na região, o credenciamento ao Sebraetec vai beneficiar estabelecimentos de Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis e Urussanga. Neste trabalho, o Iparque Unesc contará com a parceria da Epagri, que identificou 37 iniciativas que podem usufruir do subsídio para a realização de testes e análises.


A Epagri, que desenvolve o apoio técnico na assessoria das agroindústrias familiares, foi a responsável pela aproximação do Sebrae e da Unesc nesta parceria via Sebraetec, para que os empreendedores pudessem receber subsídios de 60% para a realização de análises microbiológicas dos produtos de origem animal.

Segundo o médico veterinário e coordenador do Programa de Gestão de Negócios e Mercados pela Epagri no Sul catarinense, Marcelo Silva Pedroso, a Epagri, que desenvolve o apoio técnico na assessoria das agroindústrias familiares, articulou a parceria entre Sebrae e Unesc para o Sebratec. Ele salienta que todo o trabalho é realizado em conjunto com a Associação dos Municípios da Região Carbonífera, por meio do CIM-Amrec e que foi estabelecida uma parceria entre Unesc e Senai Chapecó para a realização das análise físico-química dos produtos.

“Estes subsídios via Sebraetec são imprescindíveis para a manutenção e desenvolvimento das agroindústrias familiares de produtos de origem animal, pois são fundamentais para a adesão do Consórcio Regional ao Sistema Brasileiro de Inspeção, o que garantirá comércio destes produtos em todo o Território Nacional”, comenta Pedroso.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de novembro de 2020 às 08:00
Compartilhar Comente

Unesc colabora na recuperação ambiental de mais de 140 hectares em Treviso e Siderópolis

Unesc colabora na recuperação ambiental de mais de 140 hectares em Treviso e Siderópolis
Estudos para recuperação e apoio a fiscalização das obras foram realizadas por equipe multidisciplinar (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Sul de Santa Catarina teve recentemente, a conclusão das obras de recuperação ambiental de duas áreas degradadas pela mineração que juntas somam mais de 140 hectares. As obras nos espaços, localizados em Treviso e Siderópolis, foram realizadas a partir de estudos e do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) elaborados pelo Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat) do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque). Os técnicos do Ipat ainda auxiliaram a equipe de Criciúma do Serviço Geológico do Brasil/Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB/CPRM) apoio à fiscalização das obras.

 A maior área, com 120 hectares, fica em Treviso. O terreno, localizado no interior do município, começou a receber as obras em 2016. A conclusão se deu no fim de 2019. Já em Siderópolis, a área de 20 hectares localizada em um espaço mais urbanizado, as obras ocorreram em duas etapas: de 2014 a 2016 e de 2019 a setembro de 2020.

O técnico do SGB/CPRM e engenheiro civil, Geovani de Costa, explica que as áreas em Treviso e Siderópolis foram mineradas pela Carbonífera Treviso S/A, e que como se trata de uma massa falida, uma ação civil pública determinou que a União realizasse a execução e fiscalização das obras de recuperação ambiental, uma vez que ela deveria ter fiscalizado a atividade no passado. Por ser área minerada, a ação foi para o Ministério de Minas e Energia (MME) e como o SGB/CPRM já atua na região, o MME entendeu que a gerência da recuperação ficasse conosco”, explica.

A concepção do projeto

O coordenador do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) do Ipat, Jóri Ramos, conta que a equipe multidisciplinar envolvida na elaboração do estudo, desenvolvimento do projeto e no assessoramento técnico para a fiscalização das obras é composta por profissionais das engenharias Civil, de Agrimensura, Ambiental e Química, além de Agronomia, Biologia e Geologia.

O Prad elaborado pelo Ipat indicou a utilização de técnicas de bioengenharia para a recuperação das áreas degradadas. Também deu a preferência para utilização de plantas nativas da região, com um mix de espécies de verão e de inverno, para que a área tenha cobertura vegetal o ano todo.

Ramos reforça a importância da entrega destas duas obras para a região Sul de Santa Catarina, uma vez que estas, trazem benefícios socioambientais. “Eram áreas inutilizadas e com potencial degradante muito forte. Com as medidas implementadas, o ambiente se tornou melhor. O cenário da região começa a ser modificado e a Unesc como universidade comunitária, tem também o papel de contribuir nesta reconstrução”, afirma.

O processo indicado pelo Prad foi o de cobertura seca. O coordenador do Cegeo explica que nesta técnica, o estéril que está em contato com as áreas de preservação permanente (APP), como margens dos rios é totalmente retirado. Já no interior do terreno, com a impossibilidade de tirar toda essa camada de resíduos, é realizado o nivelamento da camada de estéril, posteriormente coberto com uma camada de argila para que assim, evite o acesso da água ao material estéril. “Isso impede que o estéril reaja com a água e assim, ela se torne ácida, contaminado as águas subsuperficiais. Na região, a drenagem ácida é o maior problema que temos relacionado ao passivo ambiental da mineração”, explica Ramos

Os estudos indicaram ainda a remodelagem topográfica do terreno permite o disciplinamento das águas de chuvas para os sistemas de drenagem pluvial, contribuindo com a minimização da infiltração da água no sistema. “O desafio em uma área tão grande é fazer com que a água da chuva vá até os cursos hídricos sem ter contato com a camada poluente”.

Técnicas modernizadas  

O técnico do SGB/CPRM e engenheiro civil, Geovani de Costa, conta que o processo de recuperação ambiental de áreas degradadas no Sul de Santa Catarina iniciou há 20 anos e ao longo do tempo, as técnicas utilizadas foram melhorando e se modernizando. Segundo ele, as águas subterrâneas são a maior preocupação, uma vez que a drenagem ácida inviabiliza a vida aquática e o uso da água para diversas atividades. “Todo o trabalho é realizado com o objetivo de trazer benefício para a sociedade. Ao falar de recuperação ambiental estamos nos referindo também à qualidade de vida da população que mora no entorno destas áreas”, salienta.

Costa explica que o passo seguinte à conclusão das obras é realizar o monitoramento de cada área por cinco anos, com coletas e análise de água superficial e subterrânea, verificação da regeneração natural da vegetação, e análise do retorno da fauna e flora. Ao final deste período, os resultados das análises das amostras e demais informações serão encaminhadas ao Instituto de Meio Ambiente de Criciúma (IMA-SC) para avaliação. É o órgão quem dá o parecer final sobre a eficácia da recuperação ambiental e a liberação da área para ser devolvida à sociedade. “A modificação do ambiente já é perceptível ainda durante as obras de recuperação. Durante o processo na área do Rio Pio (em Treviso), já conseguimos perceber a melhora na qualidade da água. As análises demonstraram que o pH da água já estava menos ácido que anteriormente”, revela.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de novembro de 2020 às 15:49
Compartilhar Comente

Iparque Unesc entrega plano de recuperação ambiental de área degradada pela mineração em Urussanga

Iparque Unesc entrega plano de recuperação ambiental de área degradada pela mineração em Urussanga
Execução e fiscalização do plano serão realizadas pelo Serviço Geológico do Brasil SGB/CPRM (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) entregaram, no dia 1º de outubro, um importante Plano de Recuperação Ambiental (Prad) para a região. Realizado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat) do Iparque, o plano traz um estudo para a recuperação de uma área de 77 hectares na localidade de Santana, em Urussanga, degradada pela mineração. O documento final foi entregue para a equipe de Criciúma do Serviço Geológico do Brasil/Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB/CPRM), contratante do estudo. 

O geólogo do Ipat e coordenador do estudo, Gustavo Simão, explica que o trabalho original foi concluído em 2012 e neste período, ocorreram mudanças de diretrizes e com isso, a necessidade de atualização do estudo. “A nossa equipe multidisciplinar buscou as melhores alternativas para que se atinja a finalidade de um plano que efetivamente traga melhoras ambientais dentro do que é factível para a área degradada pela mineração. Em casos como a desta área é muito difícil reverter a totalidade do dano ambiental e toda a avaliação, estudo e concepção do plano tem o objetivo de melhorar o máximo possível a qualidade da água”, afirma.

Segundo Simão, a finalidade principal do Iparque é conciliar o atendimento à comunidade, a melhoria ambiental da região e a realização de pesquisa e desenvolvimento, assim, a equipe inseriu no plano novas técnicas e visões para esta atualização. “Temos acadêmicos, professores, pesquisadores, mestrandos e doutorandos atuando em nossa equipe e conseguimos entregar um estudo ambiental com um viés executivo. Esta bagagem nos permitiu fazer um plano mais focado na efetividade das ações. Queremos agradecer a parceria do SGB/CPRM na cooperação técnica. Um estudo como este só foi possível por conta desta troca de conhecimento. Ele tem uma experiência muito grande e sempre escutamos muito o que dizem, pois estão no dia a dia da execução”, afirma.

O técnico do SGB/CPRM e fiscal do plano, engenheiro civil Geovani de Costa, comenta que por algumas urgências, o projeto inicial, de 2012, não foi executado e por isso houve a necessidade de atualização do mesmo. Ele explica que a área na localidade de Santana foi minerada na década de 70 pela Carbonífera Treviso, e que uma ação civil pública determinou que a União realizasse a execução e fiscalização da obra de recuperação ambiental, uma vez que ela deveria ter fiscalizado a atividade no passado.

“Como a União não fiscalizou da forma correta na época, passou a ser subsidiaria da ação e se os réus não executarem a recuperação, a União precisaria fazer. Como se trata de uma massa falida, a Justiça determinou que fosse a União a responsável. Por ser área minerada, a ação foi para o Ministério de Minas e Energia (MME) e como o SGB/CPRM já atua na região, o MME entendeu que a gerência da recuperação ficasse conosco”, conta.

O próximo passo, segundo Costa, é encaminhar o Prad para o Instituto de Meio Ambiente de Criciúma (Imasc) para avaliarem. Com a validação do Instituto, uma licitação para contratar a empresa para a execução da obra será realizada – há a possibilidade ainda do Exército Brasileiro atuar nessa parte da realização da obra. “A localidade de Santana é muito atingida pelo passivo da mineração, especialmente os rios. Queremos realmente fazer as obras e que em 10 anos tenhamos melhorias das águas superficiais, devolvendo à população uma melhor qualidade de vida”.

Para o chefe do Núcleo de Apoio do SGB/CPRM de Criciúma, Albert Teixeira Cardoso, este tipo de recuperação é relativamente novo no país e por isso a importância da parceria com uma instituição que pode dar consultoria e também fazer pesquisa. “Desta maneira vamos conversando, pesquisando e descobrindo quais as melhores técnicas para ser empregada de acordo com a realidade local. Acreditamos nisso, que a recuperação das áreas degradadas pela mineração de carvão precisa ser realizada levando em conta as especificidades de cada local”.

A entrega do plano teve ainda a presença de técnicos do Iparque, Sergio Galatto, Tiago Rosso Urbano, Jóri Ramos Pereira e Éder Costa Cechella.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2020 às 13:36
Compartilhar Comente

Iparque realiza treinamento sobre Hidrogeologia e Amostragem de Água Subterrânea

Iparque realiza treinamento sobre Hidrogeologia e Amostragem de Água Subterrânea
Parte presencial da capacitação ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), concluíram nesta sexta-feira (2/10), o treinamento sobre Hidrogeologia e Amostragem de Água Subterrânea. A capacitação, realizada pelo Iparque, ocorreu em três etapas: duas aulas mediadas por tecnologia com conteúdo teórico, realizadas em setembro, e uma presencial.

A coordenadora dos laboratórios do Ipat e Instituto de Alimentos (Iali), Josiane Ferreira Nagel, comenta que o treinamento teve intuito de reciclar o conhecimento dos técnicos que já atuam no Iparque e capacitar os novos membros da equipe. A responsável pelo Setor de Amostragem dos laboratórios do Ipat, Fernanda Cardoso Silveira, conta que o treinamento incluiu todos os técnicos que atuam em campo, na coleta de material; no laboratório, realizando as análises; os técnicos responsáveis pelo estudo ambiental e os profissionais do IMA.

O geólogo, mestre em Geoquímica e doutorando em Hidrogeologia e Hidroquímica, Gustavo Simão, foi o responsável pelo curso. Ele, que é profissional do Ipat, tem experiência em estudos ambientais incluindo a amostragem de águas subterrâneas e avaliação ambiental de passivos de águas subterrâneas. Simão explica que o curso começou com conceituação básica da temática de água e hidrogeologia, tratando dos tipos de aquífero para depois entrar na temática de poços de monitoramento e técnicas de amostragem de água subterrânea.

Para ele, a capacitação colabora com a manutenção do nível de excelência dos serviços prestados. “Iniciamos tratando do conhecimento de base para entender a água subterrânea e como fazer um poço de monitoramento para ter um resultado correto, que não tenha problema de contaminação cruzada e por último, fomos às diferentes técnicas de amostragem, para a coleta de água e destinação ao laboratório da análise”, conta.

Para o analista ambiental do IMA, Cesar Bussolo, o curso foi muito oportuno para o Instituto, uma vez que os profissionais do IMA se deparam constantemente com demandas fiscalizatórias e análises de poços de monitoramento no processo de licenciamento ambiental, principalmente relativos a processos de mineração e áreas de recuperação ambiental. “O conhecimento do comportamento hidrogeológico é extremamente importante para a melhoria continua do monitoramento ambiental de águas subterrâneas. Ademais, com a disseminação do conhecimento junto aos técnicos pode-se mais facilmente desenvolver uma sistemática para elaboração de relatórios uniformes”, afirma.

A técnica em Controle Ambiental, Nadja Zim Alexandre, afirma que para os profissionais do IMA, que analisam os relatórios, é importante ter um conhecimento mais aprofundado das técnicas de coleta de amostras. “O curso foi ótimo e o conteúdo profundo foi passado de uma maneira de fácil entendimento. Quando recebemos o laudo dos laboratórios, é importante sabermos o que pode acontecer de errado na hora da coleta da amostragem, até porque isso pode dar diferença no resultado da análise”, considera.

O curso finalizado nesta sexta-feira faz parte de um cronograma de capacitações que o Iparque oferece aos seus funcionários e a convidados de órgãos e entidades parceiras.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2020 às 17:38
Compartilhar Comente

Unesc e Casan discutem esgotamento sanitário catarinense

Unesc e Casan discutem esgotamento sanitário catarinense
Através do Iparque, universidade do Sul Catarinense oferece serviços de revisão e construção de planos de Esgotamento Sanitário (Fotos: reprodução) Mais imagens

A Unesc continua abrindo as portas do desenvolvimento para os municípios catarinenses. Desta vez, a universidade se fez presente através do seu Parque Científico e Tecnológico (Iparque). O responsável pelo setor de captação de projetos do Iparque, Tales Antunes, entregou, em reunião nesta terça-feira (17), o portfólio do Iparque para a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

O encontro abordou diversas pautas benéficas para os municípios da região e de todo o estado. “Foram listadas as necessidades de os municípios estarem realizando a revisão de seus planos de saneamento, conforme a Lei 11.445”, exemplificou Antunes. Também foram abordados os pontos deficitários em esgotamento de Santa Catarina.

Durante a reunião, o Iparque apresentou a revisão dos planos de saneamento dos municípios de Criciúma e Lages que segue desenvolvendo. “Para que os municípios continuem a receber fundos para seus conselhos de saneamento, é imperativo a revisão dos planos de maneira completa e correta”, observou Antunes.

O representante também detalhou viabilidade técnica da Unesc para a confecção de projetos em saneamento, especialmente os de esgotamento sanitário. Estiveram presentes na reunião, a diretora e presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, a engenheira sanitarista, Anigeli dal Mago e o assessor de Relações Interinstitucionais da Casan, Luiz Henrique Pellegrini.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 18 de dezembro de 2019 às 16:20
Compartilhar Comente