AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Odontologia da Unesc entrega de 1,5 tonelada de doações à AMA

Curso de Odontologia da Unesc entrega de 1,5 tonelada de doações à AMA
Associação dos Amigos dos Autistas recebeu alimentos e materiais de higiene arrecadados ao longo da Jornada Acadêmica (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O apoio do curso de Odontologia da Unesc à AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) foi além do serviço técnico prestado na instituição. Percebendo a necessidade da Associação, o curso promoveu a arrecadação de doações ao longo da Jornada Acadêmica, realizada de 21 a 24 de maio, e fez a entrega na tarde de quarta-feira (29/5). No total foram arrecadados 1,5 toneladas de mantimentos, entre alimentos e materiais de higiene.

Conforme o coordenador do curso, Renan Antônio Ceretta, o projeto foi idealizado pelos próprios alunos que prestam atendimento no local por meio da disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais. “Desta forma, estamos colaborando com a AMA de duas maneiras. Isso é reflexo do perfil dos nossos alunos, que veem além do básico e procuram fazer a diferença”, salientou.

O grupo foi recebido para a entrega das doações pela diretora pedagógica da instituição, Sandra Henrique, e demais professoras da Associação. Participaram da visita o coordenador e professores do curso, além de membros do Centro Acadêmico Renan Antônio Ceretta e da Associação Atlética Acadêmica de Odontologia Dente de Sabre.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 15:39
Compartilhar Comente

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente

Unesc promove atividades no Verão Mais do Balneário Rincão

A Unesc iniciou neste sábado as atividades do Verão Mais, projeto realizado em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão e Jornal A Tribuna. O projeto iniciou às 7h30 deste sábado (05/01), na estrutura montada à beira-mar, próximo ao Verdão. O tempo nublado não afastou os veranistas que foram participar de atividades como circuito funcional, zumba, cabo de guerra, atendimentos de saúde, vôlei, distribuição de brindes, entre outras ações.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, com atividades das 7h30 às 12h, e das 15h às 19h. Quem circulou pela estrutura montada na beira da praia, elogiou a iniciativa. "Nós ouvimos a propaganda e viemos aproveitar. Foi muito bom, fiz zumba, cabo de guerra e ainda ganhamos brindes", conta a veranista Adriana Pereira. Já Fabiana Felisberto Nepomuceno, que mora no Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa. "Foi muito bom. Não perdi uma atividade. Vim com a mãe, tia, e a família toda".

Além das atividades esportivas, as crianças que foram ao local puderam participar de brincadeiras na cama elástica, mesa para pinturas e recreação que foram comandadas por professores e alunos da Universidade e dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Educação Física e profissionais da prefeitura de Balneário Rincão.

A coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, afirma que o grupo de trabalho do projeto está se preparando para oportunizar uma boa experiência para quem passar pelo local. “Estamos em uma sinergia muito boa para fazer o melhor”.

Confira as atividades do primeiro final de semana: 

Programação Unesc na Praia do Rincão dias 05 e 06 de janeiro.

Período da Manhã

07h30: Caminhada orientada;

09h em diante; 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

09h30 às 10h30 : circuito funcional;

09h30, 10h30, 11h30: cabo de guerra com sorteio de brindes;

09h45, 10h45, 11h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

11h: Zumba

 Período da Tarde: 

15h em diante: 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

15h45, 16h45, 17h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

16h30 às 17h30 : circuito funcional;

17h: * Zumba (somente no sábado);

16h, 17h, 18h: cabo de guerra com sorteio de brindes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de janeiro de 2019 às 08:57
Compartilhar Comente

Exposição apresenta trabalhos realizados pela Odontologia em Caps

Exposição apresenta trabalhos realizados pela Odontologia em Caps
Trabalhos estão expostos no Hall do Bloco S (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

“Antes de sermos dentistas, temos que ser pessoas. Isso nos ensina a ‘ser humano’”. Assim afirma a acadêmica da 5ª fase do curso de Odontologia da Unesc, Ana Carolina Conti. Ela e mais a 29 estudantes participaram ao longo do semestre de uma atividade diferente. Eles tiveram contato direto com os usuários dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) III e o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), da Prefeitura de Criciúma. Para encerrar o projeto, alunos, professores e os participantes do Centro estiveram reunidos no Hall do Bloco S para a exposição Saída Terapêutica – Pacientes do Serviço CAPS Criciúma – Mostra fotográfica e apresentação.

A proposta do projeto era que os acadêmicos fossem até os Centros e desenvolvessem atividades com os usuários, afim de aumentar a visão do aluno quanto ao paciente e, ao mesmo tempo, que pudessem colaborar levando informações da área. “Nós geralmente focamos muito no tratamento e uma boca não é só uma boca, é uma pessoa. Tem uma história ali por trás daquele paciente”, explica a professora Karina Marcon.

Entre as atividades propostas estavam exercícios motores, jogos da memória, atividades sensoriais, oficinas de músicas, higienização, cuidado bucal e entre outras. “Euu propus foi que os alunos também pudessem entender como funciona a rede saúde e como é gratificante trabalhar em conjunto em prol de um lado mais humano”, acrescenta a professora.

Primeiro conhecer, depois tratar

Um dos diferenciais elencados pelos acadêmicos, está a possibilidade de “sair” do mundo da odontologia e conhecer um pouco sobre o paciente. “Na clínica se tem muito essa relação de paciente e o dentista, mas nessa atividade foi a relação de pessoa com a pessoa. Primeiro nós temos que conhecer, para depois tratar”, comenta a Ana Carolina. “Isso toca a alma, pois nós conversamos com eles, entendemos eles e no final nós também passamos informações sobre a nossa área, sobre a saúde bucal”, acrescenta.

Segundo a professora, apesar de a atividade já ter encerrado nesta edição, os acadêmicos procuraram formas de continuar a ação. “Antes de ir as pessoas tem um pré-conceito, mas depois de conhecer o local, de conhecer os pacientes e trabalhar junto com eles, não querem mais parar, querem continuar o projeto”, ressalta Karina.

O professor de música do Centro, Ivonei Pereira Velho, é o idealizador do projeto Velho Samba, realizado pelo Caps II e que era ministrado no mesmo dia em que os acadêmicos visitavam o Centro. “É difícil falarmos de nós mesmos, e eles abriram o coração para os acadêmicos o que foi muito bom”, comenta.

Exposição

A exposição foi o fechamento da atividade. No encontro, que reuniu acadêmicos, professores, visitantes e usuários do Caps, o grupo Velho Samba realizou apresentações musicais e contou, inclusive, com a apresentação da paródia feita pelos alunos sobre higiene bucal. 

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de novembro de 2018 às 14:31
Compartilhar Comente

Contabilizando o Natal arrecada mais de 500 doações

Contabilizando o Natal arrecada mais de 500 doações
Doações serão destinadas as crianças Bairro da Juventude, Abadeus e CEI Mundo Encantado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou, nesta quarta-feira (28/11), mais uma edição da ação Contabilizando Natal. O evento é realizado com intuito de arrecadar presentes de Natal para as crianças de entidades sociais. Em 2018, crianças do Bairro da Juventude, Abadeus e CEI (Centro de Educação Infantil) Mundo Encantado enviaram cartinhas para os estudantes do curso com dicas de possíveis presentes para este Natal e foram beneficiados com a campanha, que arrecadou aproximadamente 500 doações recolhidas pelos estudantes.

O evento contou com a apresentação musical do Coral da Unesc, do Coral das Crianças do Bairro da Juventude e uma dinâmica para reflexão sobre a valorização da vida e a ajuda ao próximo.

A ação teve o incentivo da coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, dos professores do curso de Ciências Contábeis, dos bolsistas, dos extensionistas, da DA (Equipe do Diretório Acadêmico), da Equipe da Atlética Caixa Forte, do DCE (Diretório Central do Estudante) e do professor Manoel Vilsonei Menegali.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 30 de novembro de 2018 às 14:04
Compartilhar Comente