AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Comunidade Sul catarinense terá time profissional de vôlei para torcer

Comunidade Sul catarinense terá time profissional de vôlei para torcer
Mais imagens

O Sul de Santa Catarina terá um time feminino profissional de vôlei a partir de março de 2021. O projeto Vôlei Mampituba está prestes a sair do papel com 23 atletas confirmadas no plantel, sendo oito da região. A equipe conta com o apoio da Unesc e Colégio Unesc, Vigilância Radar, Cantinho da Massa, Librelato, Construtora Locks, Urc Diagnósticos por Imagem, Trenare - Centro de Condicionamento e Clínica de Fisioterapia, Hotel Bormon, Rede Med Sul e FME (Fundação Municipal de Esportes) de Criciúma.

A participação já está confirmada em competições regionais, estaduais e nacionais: ao disputar o Jucs (Jogos Universitários Catarinenses) e Jubs (Jogos Universitários Brasileiros) - necessária a classificação -, a equipe levará o nome da Unesc. Ao entrar em quadra pelo CBI (Campeonato Brasileiro  Interclubes de Voleibol), nas categorias sub 18 e 20, Série C da Superliga Brasileira de Voleibol, Estadual de vôlei e Taça Paraná as cores representadas serão do Mampituba. Já na Olesc (Olimpíada Estudantil Catarinense) e Jogos Abertos de Santa Catarina as cores representadas serão de Criciúma. Diante destes cenários, a nomenclatura oficial para registros de competições e representatividades será Mampituba/Radar/ Unesc/ FME Criciúma.

“O Volêi Mampituba nasceu com o intuito de desenvolver o esporte no Sul de Santa Catarina, oportunizando que os talentos da região venham ser valorizados por meio de conquistas e oportunidades de crescimento. O foco inicial é a categoria feminina, com investimento em atletas do sub 18 e sub 20 que também disputarão as competições adultas e neste espaço cresceram com o clube”, destacou o técnico  Luciano Iribarrem Carvalho.

Os eventos e treinos do Vôlei Mampituba serão realizados na Sociedade Recreativa Mampituba, e as competições serão definidas previamente, com o objetivo de aproximar a comunidade local do seu time de vôlei.

Datas e informações adicionais

A próxima semana já será de trabalhos para o início das atividades. A partir de segunda-feira (22/2) serão realizados os procedimentos de saúde, como testes físicos. No primeiro dia de março iniciam os trabalhos físicos e técnicos. Os trabalhos serão dirigidos pelo técnico  Luciano Iribarrem Carvalho, que possui o nível 4 pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) e nível 2 pela FIVB (Federation Internationale de Volleyball), experiência com as categorias de base e adulta e trabalhou em diversos clubes, universidades e fundações esportivas no Brasil.

Já comandou os times de Criciúma, Içara e Morro da Fumaça. Além disso, foi assistente técnico da Seleção Brasileira Universitária nos Jogos de Gwnag-Ju em 2015, treinador durante três temporadas em equipes nos Estados Unidos e campeão nacional na Liga do Bahrein (sub-16 e adulto) em 2019. Completam a equipe de desenvolvimento da equipe o preparador físico e auxiliar técnico Moacir Vefago e a auxiliar técnica Fabiola Volpato. 

O Vôlei Mampituba já conta com perfis nas redes sociais Instagram e Facebook: @MAMPIVOLEI

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de fevereiro de 2021 às 15:25
Compartilhar Comente

Unesc e Criciúma Esporte Clube firmam parceria e se unem em prol do desenvolvimento da cidade

Unesc e Criciúma Esporte Clube firmam parceria e se unem em prol do desenvolvimento da cidade
Universidade colocará à disposição do clube a sua expertise em diversas áreas do conhecimento Mais imagens

A Unesc acredita no Criciúma Esporte Clube e une forças com o Tigre para contribuir com o time, que é um dos orgulhos de toda a região e deve retornar novamente a um lugar  de destaque. Nesta quinta-feira (7/1), durante reunião entre a Reitoria da Universidade e a presidência do Criciúma foi consolidada importante parceria entre duas das principais marcas da cidade. A parceria vai além de estampar a marca da Instituição na camisa tricolor. Cumprindo seu papel enquanto universidade comunitária, a Unesc colocará à disposição do clube sua expertise na área da saúde e em outras áreas, e ofertará serviços de odontologia, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, educação física e medicina aos atletas das categorias de base masculino e feminino, bem como a todo o time.

“Dezenas de atletas das categorias de base, jovens e crianças, têm no Criciúma Esporte Clube uma oportunidade e um sonho. Nós, enquanto universidade comunitária, temos o dever de abraçar esses jovens e oferecer o suporte necessário para que estejam preparados  para o futuro. Trata-se de uma parceria de mão dupla: a Universidade se une ao time da cidade e, ao mesmo tempo em que aprimora a formação acadêmica, também contribui com o desenvolvimento do time do coração de Criciúma e da região”, comenta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Para a reitora, a parceria é importante tanto para a Universidade quanto para o Tigre. Os alunos terão no Criciúma uma oportunidade de aprimorar sua formação, já o clube, poderá contar com os laboratórios de especialidades nas áreas da saúde, da educação e da assistência social, além de profissionais capacitados para colaborar com a formação pessoal e profissional dos jovens das categorias de base. “Nossos cursos, como o de Educação Física, por exemplo, é referência regional e possui expertise para apoiar muito o Tigre. O time passa por um novo momento e temos muita confiança nesta nova etapa. Acreditamos que todos devem apoiar o Criciúma, pois o sucesso do time representa desenvolvimento para a cidade e para a região”, afirma.

O presidente do Criciúma Esporte Clube, Anselmo Freitas, reforça a importância da parceria entre o Tigre e a Unesc, duas instituições com forte abrangência regional e que impactam positivamente a sociedade em suas áreas de atuação. Segundo Freitas, para além da formação de atletas, o Tigre atua na formação de cidadãos, que serão beneficiados com a parceria entre o clube e a universidade. “Esta parceria entre Criciúma e Unesc terá um impacto importante, especialmente para os atletas da base. Hoje temos mais de 100 garotos e garotas no Centro de Treinamento, que agora terão acompanhamento mais de perto de profissionais especializados em áreas fundamentais para a sua formação como atleta e cidadão. Sabemos que muitos destes garotos teriam dificuldades em ter acesso a um acompanhamento destes se não fosse desta maneira”, afirma.  

Os serviços

A parceria entre as instituições deve ser formalizada ainda este mês e disponibilizará no Centro de Treinamento do Tigre, profissionais das diversas áreas da saúde e assistência social, além do atendimento nas Clínicas Integradas da Unesc e todo o suporte necessário ao desenvolvimento do time na área da saúde, da educação, do direito, da tecnologia da informação e do esporte.

A Unesc colocará à disposição do Criciúma seus laboratórios e clínicas, capazes de atender demandas diversas e realizar testes físicos. Ao todo, serão mais de 30 profissionais envolvidos com os atendimentos ao Criciúma Esporte Clube.

Leonardo Ferreira e Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de janeiro de 2021 às 16:28
Compartilhar Comente

Aluna e atleta Unesc, Kathiê Goulart Librelato disputa a semifinal do campeonato Pan-americano Universitário 2020

Aluna e atleta Unesc, Kathiê Goulart Librelato disputa a semifinal do campeonato Pan-americano Universitário 2020
Enxadrista representa a equipe ACX-Içara/FME-Içara/Unesc/Librelato (Foto: Divulgação) Mais imagens

A dedicação da enxadrista içarense e acadêmica do curso de Educação Física – Bacharelado da Unesc, Kathiê Goulart Librelato, a colocou mais uma vez em destaque. A atleta disputa na noite desta terça-feira (29/9), às 20 horas, a semifinal do FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário) American Chess, o campeonato Pan-americano Universitário 2020.

A adversária de Kathiê será Elizabeth Toro Castañeda, da Colômbia. A decisão será logo na sequência, contra a cubana Rachel Palmero Martínez ou a brasileira Julia Alboredo. Vai ser possível assistir e torcer pela enxadrista, que leva o nome da Unesc para as maiores competições do mundo. A transmissão será no Facebook e no YouTube da FISU. Clique em um dos links para assistir.

Diante do desafio, Kathiê espera bons resultados, e se preparou com empenho para o momento. Ela também está classificada para a competição mundial. "Estou feliz de ter chego até a semi e agora é dar o máximo pra estar na final. Esta semana teremos ainda o evento por equipes, onde também representarei o Brasil, e no final de outubro o 2020 FISU World University Championship Mind Sports online, competições em que espero dar meu melhor e bem representar todos os apoiadores, destaca.

Depois de passar pela classificatória com 10 pontos em 14 disputados, a içarense venceu no domingo (27/9) a partida contra a colombiana Angella Cristina Ocampo Betancur por 3x0. Enxadrista representa a equipe ACX-Içara/FME-Içara/Unesc/Librelato


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2020 às 18:10
Compartilhar Comente

Aluna da Unesc receberá o prêmio Destaques Universitários de 2019

Aluna da Unesc receberá o prêmio Destaques Universitários de 2019
Evento seria realizado em março, em Brasília, e foi adiado devido a pandemia (Foto: Divulgação) Mais imagens

A enxadrista içarense e acadêmica do curso de Educação Física – Bacharelado da Unesc, Kathiê Goulart Librelato, receberá o prêmio Melhores do Ano no dia 20 de setembro. Ela foi escolhida pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) como um dos Destaques Universitários de 2019, e o evento foi adiado devido a pandemia. A entrega estava marcada para março, em Brasília, e será virtual. Esta é a segunda indicação consecutiva da atleta. 

Para a enxadrista, a indicação é fruto dos esforços em equipe. "Estou muito feliz por mais uma vez poder estar participando do evento, que valoriza tanto o esporte universitário. Em 2019 tive a alegria de conquistar o bicampeonato dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) e espero poder seguir crescendo no meio. Muito obrigada aos apoiadores que tornam essa caminhada possível", destacou a atleta.

Kathiê Goulart Librelato é bolsista de esporte rendimento do curso de Educação Física - Bacharelado e atleta da equipe ACX-Içara/FME-Içara/Unesc /Librelato. Além de participar do evento, a içarense também está concorrendo ao troféu Craque da Galera, que segue por votação popular até o dia 18 de setembro. Para votar basta acessar www.cbdu.org.br/side/craque-da-galera-mda-2020. 

Um grande ano em 2019

  • Campeã dos Jogos Universitários Brasileiros – Brasília/DF.
  • Vice-campeã da Final do 58º Campeonato Brasileiro Feminino – Rio de Janeiro/RJ.
  • Campeã Feminina do 1º Niterói Chess Open – Niterói/RJ.
  • Campeã Feminina do 5º Open Master SESC Caiobá – Caiobá/PR.
  • Campeã Feminina do 7º Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina – Teresina/PI.
  • Campeã Feminina do 5º Internacional de Xadrez de Concórdia – Concórdia/SC.
  • Campeã Feminina do Aberto do Brasil FBX TERRAVIVA – Brasília/DF.
  • Duas medalhas de ouro (xadrez pensado e blitz) e uma de prata (xadrez rápido) nos 59º Jogos Abertos de Santa Catarina – Timbó/SC.
  • Vice-campeã dos Jogos Universitários Catarinenses – Joinville/SC.
  • Campeã geral da 1ª Copa META de Xadrez – Orleans/SC.
  • Campeã da 1ª Etapa do 7º Circuito ACX-Içara de Xadrez Rápido – Criciúma/SC.
  • Campeã da 2ª Etapa do 7º Circuito ACX-Içara de Xadrez Rápido – Criciúma/SC.
  • Campeã da 3ª Etapa do 7º Circuito ACX-Içara de Xadrez Rápido – Criciúma/SC.
  • Vice-campeã da 4ª Etapa do 7º Circuito ACX-Içara de Xadrez Rápido – Criciúma/SC.Campeã geral da Divisão Principal do 7º Circuito ACX-Içara de Xadrez Rápido: Taça Nações Shopping 2019 – Criciúma/SC.


Em 2018, a atleta também teve grande destaque conquistando competições como o Campeonato Estadual e os Jogos Universitários Brasileiros, além da prata individual e bronze por equipes no Mundial Universitário.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de setembro de 2020 às 16:18
Compartilhar Comente

Unesc é parceira do handebol feminino de Criciúma

Unesc é parceira do handebol feminino de Criciúma
Equipe foi apresentada para a temporada de 2020 (Fotos: Fabrício Júnior) Mais imagens

A Unesc estará junto ao time de handebol feminino de Criciúma para a temporada 2020. A apresentação do elenco, realizada na Universidade nesta quinta-feira (5/3), deu início as atividades da equipe, que representará a Instituição no JUCs (Jogos Universitários Catarinenses) e levará os nomes da Acrihf (Associação Criciumense de Handebol Feminino) e FME (Federação Municipal de Esportes) em outros compromissos durante o ano. A equipe criciumense conta com aproximadamente 50 atletas de rendimento, nas categorias mirim, cadete, juvenil e adulto.

Em treinamento desde fevereiro, o time já tem metas bem definidas para os próximos meses. “Estamos organizando isso para que as pessoas conheçam ainda mais o nosso trabalho e tenham noção do nosso calendário de 2020, que será cheio de competições. Trabalhamos com crianças, adolescentes e adultos, então é necessário que as coisas sejam passadas de forma transparente”, frisa a presidente da Acrihf, Camila Souza.

Ao todo, em 2020, o handebol feminino de Criciúma participará de mais de dez competições estaduais e regionais. Para auxiliar na preparação, a Unesc disponibilizará sua estrutura para treinos e jogos da equipe do Sul do estado.

Informações – Fabricio Júnior/assessoria da FME (Federação Municipal de Esportes)
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de março de 2020 às 18:31
Compartilhar Comente