AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Projeto Tigrinhos reúne professores dos núcleos municipais em Clínica de Formação

Projeto Tigrinhos reúne professores dos núcleos municipais em Clínica de Formação
Encontro ocorreu sábado na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores do projeto Tigrinhos estiveram reunidos na Unesc sábado (14/7) para uma Clínica de Formação. Representantes dos núcleos de Criciúma, Içara, Forquilhinha, Morro da Fumaça, Siderópolis, Treviso, Lauro Müller, Cocal do Sul, Urussanga, Garopaba, Praia Grande, São João do Sul, Timbé do Sul, Meleiro, Grão Pará e Jacinto Machado participaram do encontro, que teve o objetivo de colaborar, por meio de espaços de formação dos professores, com a qualificação do aprendizado das crianças e adolescentes do projeto.

O encontro foi ministrado pelos professores das categorias de base do Criciúma Esporte Clube, Breno Basso e Gustavo Teixeira. Ambos apresentaram os princípios metodológicos de trabalho das categorias que compreendem o Tigrinhos, de dez a 14 anos. Também estiveram presentes o coordenador das categorias de base do Tigre Sérgio Lopes e o coordenador do projeto Tigrinhos Bruno Colombo.

O projeto “Tigrinhos, aqui começa um sonho” tem a intenção de estruturar e organizar escolinhas (núcleos) de futebol na região, com perspectiva de formação, educação, fomento e descoberta de novos talentos. Atualmente o projeto conta com 17 núcleos em municípios da Amrec, Amesc e da Amurel.

O Tigrinhos é uma parceria entre Criciúma Esporte Clube, Unesc e prefeituras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de julho de 2018 às 11:26
Compartilhar Comente

Projeto Tigrinhos renova parceria com Timbé do Sul e Grão Pará

Projeto Tigrinhos renova parceria com Timbé do Sul e Grão Pará
Convênio foi assinado nesta quinta-feira (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc entrou novamente em campo e marcou mais um gol em prol da educação e do fomento ao esporte. A Universidade renovou, na tarde desta quinta-feira (5/7), os convênios do projeto Tigrinhos com as prefeituras de Timbé do Sul e de Grão Pará.

O projeto “Tigrinhos, aqui começa um sonho” tem a intenção de estruturar e organizar escolinhas (núcleos) de futebol na região, com perspectiva de formação, educação, fomento e descoberta de novos talentos. De acordo com o coordenador do projeto na Unesc, Bruno Dandolini Colombo, o Tigrinhos tem o intuito de formar melhores cidadãos. “Queremos dar acesso e oportunidade para as crianças e promover a educação através do esporte. No final, tanto a Universidade, quanto os municípios e o Criciúma saem ganhando”, comenta.

Para o representante do setor de esportes da prefeitura de Timbé do Sul, Bruno Machado Cesário, o projeto é uma oportunidade para as crianças se relacionarem com o futebol. “Muitos têm vontade de ser jogadores de futebol e isso é uma chance de crescer na vida dentro do esporte, porém a gente sempre frisa que eles continuem estudando”.

“Já tínhamos o projeto há alguns anos e infelizmente tivemos que dar uma breve parada. Continuamos com outros investimentos para o esporte, mas a criançada queria jogar era no Tigrinhos”, contou o secretário de Esporte e Turismo de Grão Pará, Ronei Bussolo.

De acordo com a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o Tigrinhos é essencial para a Instituição. “O projeto tem feito tantas coisas boas para a Universidade e, principalmente para as crianças, então a Unesc, com o seu caráter comunitário, não poderia ficar fora desse projeto que transforma a vida de tantos jovens”, enfatiza.

Segundo o supervisor das categorias de base do Criciúma Esporte Clube, Odinar de Souza, alguns participantes dos núcleos acabam ingressando nas categorias do clube. “Os próprios professores dos núcleos das cidades encaminham para nós esses participantes”. Apesar do fomento ao esporte, o incentivo à educação é essencial. “Sempre falamos para os meninos que primeiro vem o estudo, depois o futebol”, acrescenta o supervisor.

O coordenador do curso de Eduação Física, Joel Modesto Casagrande, também participou do encontro. Com a renovação destes convênios, o projeto Tigrinhos amplia a sua atuação para 19 núcleos divididos em 16 municípios da Amurel, da Amrec e da Amesc.

Convite


O coordenador do projeto na Unesc aproveitou a ocasião para convidar os representantes do município para uma Clínica, ou seja, uma formação para os professores dos núcleos, que será realizada no dia 14 de julho às 9 horas na Unesc, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre os municípios, a Universidade e o Clube, e discutir as formas de trabalho realizadas por cada núcleo. O convite também será encaminhado para todos os municípios participantes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de julho de 2018 às 18:18
Compartilhar Comente

Acadêmica da Unesc é vice-campeã do Pan-americano de Xadrez

Acadêmica da Unesc é vice-campeã do Pan-americano de Xadrez
No retorno para casa, Kathiê Librelato foi recepcionada com festa (Fotos: Prefeitura de Içara) Mais imagens

A acadêmica de Educação Física (Bacharelado) e enxadrista Kathiê Goulart Librelato, atleta da ACX/FMCE-Içara, conquistou mais uma marca importante em sua carreira. A atleta foi vice-campeã do Pan-Americano de Xadrez Sub-20, que encerrou no último fim de semana, em Guayaquil, no Equador. E para comemorar o feito, a esportista, que participa de um dos projetos esportivos da Fundação Municipal de Cultura e Esportes de Içara, foi recepcionada com festa no município, desfilando em carro aberto pela cidade nesta segunda-feira (25/6).

 Ela foi transportada desde a sede do Corpo de Bombeiros até a prefeitura de Içara, onde foi recebida por familiares, amigos, companheiros de equipe e lideranças políticas. “Foi uma importante conquista para a cidade e isso com certeza orgulha a cidade e o Brasil”, enfatizou o técnico das equipes de xadrez de Içara, Claudionor Pirola.

No Pan-americano Sub-20 Kathiê venceu cinco partidas, empatou três e teve somente uma derrota. “Foi uma competição muito difícil, mas trazer para casa a vice-liderança me faz a cada dia acreditar que assim como eu muitas outras crianças e adolescentes podem conquistar altos lugares. Agradeço a todos que me ajudaram e torceram por mim”, comenta a atleta.

Próximos compromissos

Nos últimos 60 dias, a atleta teve de conquistas importantes. Nesse período, ela conquistou o título do Campeonato Sul-americano de Xadrez Sub-20, realizado no Paraguai, e dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados em Sergipe.

A acadêmica da Unesc terá nos próximos meses outras competições importantes no cenário internacional do xadrez. Em setembro, participará do Campeonato Mundial Universitário, que ocorrerá na cidade de Aracaju, em Sergipe e entre o fim do mês de setembro e início de outubro, das Olimpíadas de Xadrez, que ocorrerão em Batumi, na Geórgia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de junho de 2018 às 10:16
Compartilhar Comente

Equipe feminina de handebol Unesc/Urussanga classificada para finais da Liga SC

Equipe feminina de handebol Unesc/Urussanga classificada para finais da Liga SC
Ana Sofia Schuster Mais imagens

Jogos da segunda etapa foram realizados sábado, na Unesc

A equipe de handebol adulto Unesc/Urussanga venceu a segunda etapa da Liga Santa Catarina e está classificada para a final estadual. Cinco equipes jogaram entre si no sábado, no ginásio da Unesc, onde a equipe Unesc/Urussanga venceu as quatro partidas disputadas e parte para as partidas finais, que serão realizadas em Balneário Camboriú, no mês de setembro.

A chave C, realizada em Criciúma foi formada pelas equipes UNESC/Urussanga, TAURA/Criciúma, ADIEE/Floripa, BLACK TRUNK/Floripa e DESTERRO/UFSC/Florianópolis. Nas finais, oito equipes seguem para a série Ouro e outras seis equipes disputarão a Série Bronze da liga SC.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 17 de junho de 2018 às 18:08
Compartilhar Comente

Acadêmica da Unesc traz título histórico para o xadrez da região

Acadêmica da Unesc traz título histórico para o xadrez da região
Kathiê é acadêmica de Educação Física e bolsista da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

A acadêmica de Educação Física (Bacharelado) e enxadrista Kathiê Goulart Librelato, atleta da ACX/FMCE-Içara, conquistou um título histórico para a região. Na última semana, Kathiê sagrou-se campeã Sul-americana Sub 20 2018 de xadrez, em competição disputada no Paraguai, de 20 a 25 de maio. 

A vitória sul-americana também outorga para a atleta Unesc o título vitalício de Mestre Internacional Feminina. Até então, apenas oito atletas haviam conseguido essa titulação para o Brasil.

Após a vitória, a estudante segue com a preparação para os JUBS (Jogos Universitários Brasileiros) orientada pelo técnico Claudionor Pirola. Ela vai representar a Unesc nos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) a partir do dia 5 de junho, em Vitória, no Espírito Santo.

A estudante afirma estar feliz com a conquista e que agora nos próximos desafios. "Represento a Unesc nos Jogos Universitários Brasileiros a partir do dia 5 e, no final do mês, também defendo o Brasil no Pan-americano Sub 20, no Equador”, comenta. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2018 às 15:54
Compartilhar Comente (1)