AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aprovados no Edital de Inovação da Unesc iniciam aceleração com o Programa Galápagos

Aprovados no Edital de Inovação da Unesc iniciam aceleração com o Programa Galápagos
São quatro semanas de aprendizados com a Darwin Startups, considerada e premiada como a melhor do país (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os aprovados no Edital de Inovação da Unesc iniciaram, nesta quinta-feira (6/5), a trajetória na Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in). Logo na primeira experiência, uma oportunidade única: participar do Programa Galápagos, uma aceleração de quatro semanas ministrada pela Darwin Startups, a melhor aceleradora de negócios do país por três anos consecutivos no prêmio Startup Awards.

Além de auxiliar na estruturação de cada um dos dez projetos selecionados, o Programa conecta os selecionados com outras seis propostas já incubadas na ITEC.in, proporcionando contatos e socialização de vivências. “Acreditamos que estas iniciativas terão impactos significativos no desenvolvimento  regional. Estas ideias, aqui apresentadas, e todas as suas construções produzirão, não somente para o empreendedor, mas também a contribuição para a distribuição de emprego e renda para a região, agregando valor. São soluções apresentadas para diferentes públicos, beneficiando-os de acordo com tendências de inovação e tecnologia para a pós-pandemia. Estamos muito felizes”, enfatizou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

A trajetória será composta por quatro ciclos. Cada um tem foco no desenvolvimento de uma startup, dando os insumos para os participantes entenderem o que precisa ser feito para terem sucesso. “Hoje a gente rodou o primeiro módulo, quando eles refletem sobre trajetória, reconhecem suas forças, percebem o ambiente onde estão se inserindo e, principalmente, traçam objetivos, metas e métricas para saber onde e como querem chegar. Já podemos perceber que contamos com uma turma bem diversa, desde negócios que não tem nomes e outros que já faturam. Essa troca é legal, principalmente para quem está começando não cometer os mesmos erros”, explicou Gabriel Pimenta, coordenador de Programas na Origem by Darwin, o braço de educação empreendedora.

Esta é a segunda edição do Programa Galapos, desenvolvida em uma parceria com o Sebrae e a Darwin. Conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, é parte fundamental para a Jornada Empreendedora estabelecida pela Instituição. “Este primeiro momento nos possibilita, primeiramente, um nivelamento entre as propostas incubadas. Neste modelo conseguimos fazer com que as próximas etapas tenham entregas consistentes. Os ambientes criados pela Universidade desenvolvem um conceito de rede, que precisa e está sendo expandido. A partir daqui, será possível que eles se conectem ao ecossistema de inovação de Criciúma, da região e do estado”, destacou. 

Novos públicos para expandir os horizontes da inovação 

Estudantes, professores, egressos e colaboradores da Unesc estão entre os selecionados no Edital de Inovação de 2021. Um cenário diferente e promissor, segundo o assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann. “Conseguimos tirar o pesquisador do laboratório para participar de um programa de inovação. Foi possível contagiar os alunos, que estão saindo da sala de aula para pôr ideias em prática. Colaboradores também estão aqui. Egressos, que se afastaram da Instituição, se reaproximaram. Tudo isso com o propósito de inovar, de causar impactos positivos na sociedade”, comemorou Engelmann.

Trajetória do Programa Galápagos

O start da aceleração foi dado com o Diagnóstico 360º, o momento de entender o mundo das startups e aprender sobre metas, métricas, projeções financeiras e a matriz SWOT, um mecanismo de engajamento estratégico. Na segunda semana os temas serão sobre validação de problemas, cliente, soluções e produto viável mínimo. Dentro da terceira etapa, um incremento dos temas voltados à solução e produto viável mínimo serão ministrados, passando por coleta de dados e resiliência em situações de erros e falhas. Por fim, na quarta semana, o ciclo “Go to market” trará exemplos sobre precificação e teste de mercado, treinamento de pitch, apresentação comercial e meios de abordar e realizar as primeiras vendas.  

Proteção intelectual e de desenvolvimento

Além de toda a estrutura de excelência já disponibilizada pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), os incubados contam com a colaboração do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Suas marcas, desenvolvimentos tecnológicos e até propostas já estabelecidas podem recorrer ao NIT para proteção intelectual e transferência destas expertises. “Isso faz com que elas sejam reconhecidas no mercado e tenham seu valor consolidado. A partir da propriedade intelectual, a empresa pode abrir um leque de ações que a engrandeçam”, pontuou o coordenador do Núcleo, Evanio Ramos Nicoleit.

Também contribuiu para o encontro o Chief Customer Officer (CCO) na Origem by Darwin, João Marinelli. A participação presencial contou com ações de biossegurança, garantidas pela Sala de Situação. Os presentes sentaram-se a mais de um metro e meio um do outro, tinham disponível álcool e tiveram de usar máscara o tempo todo. Após deixarem o espaço, toda a sala foi desinfectada com gás de ozônio, assim como foi antes, para a preparação do ambiente.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de maio de 2021 às 20:54
Compartilhar Comente

Unesc Virtual: Joana é uma estudante dos novos tempos

Unesc Virtual: Joana é uma estudante dos novos tempos
A rotina atarefada não a impediu de buscar qualificação profissional (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

A estudante Joana Anderle Giongo, natural de Porto Alegre e moradora de Criciúma, tem um perfil profissional consolidado. Ela é formada em Gastronomia e mestre em Alimentação, dá aulas na área e ainda trabalha em uma confeitaria. Dentro desta rotina cheia de compromissos, percebeu a necessidade de ir além e elevar ainda mais sua qualificação, mas não encontrava tempo para isso. Então, no início de 2021, a aluna conheceu a Unesc virtual e os diferenciais do Ensino a Distância (EaD), e fez sua matrícula no curso de Nutrição do campus Araranguá, com a opção pelo modelo híbrido. 

Antes mesmo de ingressar na Universidade, Joana buscou informações sobre o curso presencial no campus da Unesc em Criciúma, mas novamente não conseguiria adequar seu tempo. “Estou em um momento da vida que teria dificuldades em ir até a instituição todos os dias. Tenho, nos três turnos, muitas coisas para fazer em lugares diferentes. Foi então que conheci o ensino híbrido. Com este modelo, orientado por trilhas de conhecimentos, consigo saber o que terá em cada aula e me organizar diante de cada momento da experiência”, destacou.

A Joana e seus colegas da Unesc Virtual são exemplos de estudantes ‌dos‌ ‌novos‌ ‌tempos,  com horários controlados,‌ ‌dentro de um mercado‌ ‌de‌ ‌trabalho‌ ‌em‌ ‌rápida‌ ‌transformação‌ ‌e‌ com ‌um‌ ‌acúmulo‌ ‌de‌ ‌responsabilidades‌. Neste cenário, conforme a ‌gestora‌ ‌do‌ ‌Setor‌ ‌de‌ ‌Educação‌ ‌a‌ ‌Distância‌ ‌(Sead)‌ ‌da‌ ‌Unesc,‌ ‌Mariesa‌ ‌Toldo,‌ o EaD ofertado pela Instituição é a melhor opção para quem busca se qualificar. 

“A‌ ‌formação‌ ‌é‌ ‌direcionada‌ ‌dentro‌ ‌do‌ ‌Ambiente‌ ‌Virtual‌ ‌de‌ ‌Aprendizagem‌ ‌(AVA).‌ ‌Todo‌ ‌conteúdo‌ ‌é‌ ‌exclusivo‌ ‌e‌ ‌construído‌ ‌por‌ ‌professores‌ ‌da‌ ‌Unesc.‌ ‌Deixando‌ ‌a‌ ‌formação‌ ‌ainda‌ ‌mais‌ ‌completa,‌ ‌há‌ ‌conexão‌ ‌da‌ ‌carga‌ ‌ horária‌ ‌a‌ ‌distância‌ ‌com‌ ‌aulas‌ ‌presenciais em alguns cursos,‌ ‌garantindo‌ ‌todas‌ ‌as‌ ‌competências‌ ‌necessárias‌ ‌para‌ ‌ a‌ ‌formação‌ ‌do‌ ‌profissional‌ ‌que‌ ‌o‌ ‌mercado‌ ‌procura”, frisou Mariesa ‌


Formação acessível e de excelência


São‌ ‌33‌ ‌cursos‌ ‌de‌ ‌graduação‌ ‌alinhados‌ ‌com‌ ‌as‌ ‌tendências‌ ‌internacionais‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌superior‌, ‌construídos‌ ‌para‌ ‌suprir‌ ‌as‌ ‌necessidades‌ ‌do‌ ‌mercado‌ ‌de‌ ‌trabalho e com uma estrutura estrategicamente pensada conforme as ‌necessidade‌ ‌da‌ ‌região.‌ ‌Toda‌ ‌esta‌ ‌experiência‌ ‌ganha‌ ‌ênfase‌ ‌quando‌ ‌vivida‌ ‌em‌ ‌uma‌ ‌Instituição‌ ‌de‌ ‌Ensino‌ ‌com‌ ‌olhos‌ ‌para‌ ‌a‌ ‌excelência. ‌A‌ ‌Unesc ‌ostenta‌ ‌nota‌ ‌máxima‌ ‌na‌ ‌avaliação‌ ‌do‌ ‌Ministério‌ ‌da‌ ‌Educação (MEC)
 

Conheça‌ ‌o‌ ‌portfólio:‌ ‌

 ‌
Administração‌ ‌

Análise‌ ‌e‌ ‌Desenvolvimento‌ ‌de‌ ‌Sistemas‌ ‌

Ciências‌ ‌Contábeis‌ ‌

Comunicação‌ ‌Digital‌ ‌

Data‌ ‌Science‌ ‌e‌ ‌Big‌ ‌Data‌ ‌

Design‌ ‌de‌ ‌Aplicações‌ ‌e‌ ‌Interfaces‌ ‌Digitais‌ ‌

Design‌ ‌de‌ ‌Experiência‌ ‌e‌ ‌de‌ ‌Serviços‌ ‌

Design‌ ‌de‌ ‌Interiores‌ ‌

Gastronomia‌ ‌

Estética‌ ‌e‌ ‌Cosmética‌ ‌

Eventos‌ ‌

Gestão‌ ‌da‌ ‌Transformação‌ ‌Digital‌ ‌

Gestão‌ ‌Comercial‌ ‌

Gestão‌ ‌Ambiental‌ ‌

Gestão‌ ‌de‌ ‌Recursos‌ ‌Humanos‌ ‌

Gestão‌ ‌de‌ ‌Cloud‌ ‌Computing‌ ‌

Gestão‌ ‌de‌ ‌Mercado‌ ‌de‌ ‌Capitais‌ ‌

Gestão‌ ‌Financeira‌ ‌

Gestão‌ ‌de‌ ‌Turismo‌ ‌

Hotelaria‌ ‌

Gestão‌ ‌Hospitalar‌ ‌

Gestão‌ ‌Pública‌ ‌

Marketing‌ ‌

Jornalismo‌ ‌ ‌

Logística‌ ‌4.0‌ ‌

Processos‌ ‌Gerenciais‌ ‌

Pedagogia‌ ‌

Serviço‌ ‌Social‌ ‌

Publicidade‌ ‌e‌ ‌Propaganda‌ ‌

Redes‌ ‌de‌ ‌Computadores‌ ‌

 ‌

 ‌As‌ ‌matrículas‌ ‌para‌ ‌os‌ ‌cursos‌ ‌do‌ ‌portfólio‌ ‌Unesc‌ ‌Virtual‌ ‌estão‌ ‌abertas.‌ ‌Para‌ ‌conhecer‌ ‌mais‌ ‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto‌ ‌basta‌ ‌entrar‌ ‌no‌ ‌site‌ ‌unesc.net/ead‌ ‌ou‌ ‌chamar‌ ‌a‌ ‌Universidade‌ ‌no‌ ‌Whastapp‌ ‌ pelo‌ ‌número‌ ‌(48)‌ ‌999‌ ‌150‌ ‌433.‌


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2021 às 15:45
Compartilhar Comente

Aluna do Colégio Unesc conquista vaga momentânea para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo

Aluna do Colégio Unesc conquista vaga momentânea para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo
Seu próximo objetivo é a classificação para os Jogos Pan-Americanos (Foto: Arquivo Pessoal) Mais imagens

Atleta e aluna do Colégio Unesc, Luísa Lummertz Lopes superou seus próprios limites e está momentaneamente classificada para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo. A conquista veio no salto em altura, com a marca de 1,72 cm durante o Festival Catarinense de Atletismo. A competição foi disputada em Timbó, no Vale do Itajaí, neste final de semana (17 e 18/4). 

Em 2019, o melhor salto da atleta, registrado em competições, havia sido 1,67 cm. Agora, a estudante, que é atleta da equipe “Mampituba/FME Criciúma/DME Nova Veneza”, se prepara para duas competições em maio, com o objetivo de melhorar sua marca em dois centímetros, o que vai habilitá-la aos  Jogos Pan-Americanos. 

No momento, Luísa lidera, aos 16 anos, o ranking nacional sub-18 e tem a segunda melhor marca do sub-20. “Começar o ano com este resultado é muito gratificante e traz um grande incentivo. Quando consegui ultrapassar minha própria marca já foi uma conquista gigante, e saber que fiquei apenas dois centímetros de conquistar o índice Pan-Americano foi melhor ainda”, destacou.

As categorias do Campeonato Sul-Americano de Atletismo serão disputadas em datas e países diferentes: o sub-18 está marcado para setembro, no Paraguai. Já o sub-20 ocorre no Peru, em junho.

O Festival Catarinense de Atletismo reuniu os 10 melhores colocados no ranking estadual de cada prova. O técnico da equipe de Luísa é o profissional Roberto Carlos Bortolotto. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2021 às 16:20
Compartilhar Comente

Curso de Fisioterapia da Unesc atua no tratamento e prevenção de lesões do futebol feminino no Criciúma Esporte Clube

Curso de Fisioterapia da Unesc atua no tratamento e prevenção de lesões do futebol feminino no Criciúma Esporte Clube
Estudantes e professores realizam os atendimentos duas vezes por semana (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O desenvolvimento do estágio é um importante elemento da graduação. Colocar em prática tudo que o estudante aprendeu na Universidade, em um ambiente de alta performance, enriquece ainda mais esta experiência. Há pouco mais de um mês, estudantes do curso de Fisioterapia da Unesc estão atuando com o futebol feminino do Criciúma Esporte Clube. Em atendimentos no Estádio Heriberto Hulse, os acadêmicos desenvolvem competências e contribuem no tratamento e prevenção de lesões.

São nestes momentos que as aptidões são lapidadas e até descobertas, como no caso da Letícia Monteiro Betiol, aluna da nova fase. Ela sempre se encantou com as áreas da saúde coletiva e neurologia, mas a vivência no Criciúma trouxe novos interesses. “Estamos tendo mais do que uma experiência. É uma oportunidade incrível disponibilizada pela Universidade, curso de Fisioterapia e Criciúma Esporte Clube. Temos o estudo sobre esporte, mas trabalhar diretamente com atletas é ainda mais enriquecedor”, destacou.

Professor do curso e supervisor dos estágios, Diego Gerber explica que o ambiente permite o contato com diferentes patologias, muitas não encontradas nas práticas convencionais. “É algo novo e muito importante. Por ser voltado ao esporte, com ênfase no futebol, é possível encontrar situações vistas apenas na teoria. Quando há essa aplicação teórica e prática de forma mais incisiva, permite que o estudante tenha novos olhares sobre sua atuação”, afirmou.

Além da Fisioterapia, outros cursos da área de saúde estão sendo envolvidos no trabalho em conjunto com o Criciúma. Ao todo, mais de 50 alunos estão colocando em prática o que aprenderam em sala de aula, com ações no Clube e na Universidade. “Nas terças e sextas pela manhã temos os estudantes de Fisioterapia atuando aqui no Criciúma. São desenvolvidas atividades de pré-operatório, reabilitação, tratamento e prevenção de lesões. Nestes serviços, também estamos ofertando a auriculoterapia”, explicou a coordenadora dos estágios, Évelin Vicente.

O convênio entre o Criciúma e a Unesc foi oficializado em fevereiro. A Universidade já estampa a camisa tricolor e colocou à disposição do Clube 26 bolsas de estudos, além de toda sua expertise e estruturas voltadas ao esporte e à saúde. Também estão envolvidos neste projeto os cursos Educação Física, Farmácia, Biomedicina, Direito e Ciências da Computação. “Na construção dos 23 anos de história do curso, este é o primeiro momento que estamos dentro de um clube, que é uma marca da nossa cidade. É um projeto que traz muito crescimento para nossos estudantes, Universidade e para o futuro da Fisioterapia”, enalteceu a coordenadora do curso de Fisioterapia, Ariete Inês Minetto.

Atuação terá resultado científico 

Em paralelo às atividades desenvolvidas pelos estagiários, os professores Paulo Silveira e Lisiane Tuon, em conjunto com o médico do Criciúma, Marcelo Beirão, estão levando a atuação no clube a um novo nível, por meio da pesquisa científica. “Nosso objetivo é poder antecipar as lesões musculares dos atletas da Categoria de Base. Serão executadas avaliações e os resultados serão associados aos marcadores bioquímicos de laboratório”, explicou Silveira.

Conforme o docente, times de referência no Brasil já desenvolvem este trabalho, mas no Criciúma a iniciativa terá base em um número maior de evidências científicas. Os pesquisadores da Unesc atuam no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGCSCol).


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de abril de 2021 às 13:23
Compartilhar Comente

Unesc traz opções de pós-graduação na área do Direito para quem quer ter destaque

Unesc traz opções de pós-graduação na área do Direito para quem quer ter destaque
Quatro das cinco especializações tem com início previsto para abril (ArquivoUnesc) Mais imagens

Os lugares de destaque na área do Direito tem se afunilado a cada ano. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o número de especialistas teve um crescimento de 48,6%. Ao olhar este número, a professora Cristiane Alves, do Setor de Pós-Graduação, aponta que não basta ter uma especialidade, e sim buscar novos conhecimentos em uma Instituição prestigiada, que entregue excelência na sua formação e que tenha credibilidade.

Na Unesc, Universidade com conceito máximo na avaliação do MEC, são ofertadas cinco opções pós-graduações na área: Defesa Criminal - Estados e Garantias; Direito Civil e Processo Civil; Direito da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas; Direito Imobiliário, e Direito Previdenciário. "Estas são formações pensadas e estruturadas por professores mestres e doutores da Unesc, que visam elevar a atuação e a visão profissional do estudante. Não basta ter um diploma de pós-graduação para ter destaque no mercado, o profissional deve optar pela qualidade de uma Universidade que é referência, que permite conexões com instituições de dentro e de fora do Brasil e tem ainda, para quem desejar, a possibilidade de ingresso no mestrado e no doutorado”, enfatizou Cristiane.

Quatro das cinco opções ofertadas têm início previsto ainda para abril. Defesa Criminal - Estados e Garantias; Direito Civil e Processo Civil; Direito da Criança e do Adolecente e Políticas Públicas;, e Direito Previdenciário iniciam no dia 23 deste mês. Já o Direito Imobiliário é previsto para o dia 4 de setembro. “O mundo segue em evolução e sempre é hora de sair na frente. Quem tem uma especialização alcança melhores oportunidades, melhores rendimentos e, por consequência, tem mais qualidade de vida”, frisou a professora.

Mais do que ingressar na Pós-Graduação, o Aluno Unesc pode usufruir de toda a estrutura da Universidade. A Instituição conta com uma das maiores bibliotecas do estado, assim como sua versão virtual, laboratório específicos de aprendizagem, espaços de cocriação, laboratórios de informática e pesquisa, disponibilidade de programas específicos de aprendizagem para os estudantes, programas de incentivo ao empreendedorismo em todas as áreas do conhecimento e até materiais de organização profissional e pessoal. Quem desejar, ainda terá facilidades para uso de academia, estrutura esportiva com quadras e piscina olímpica, criação de grupos de estudos e outras possibilidades que só uma  Universidade oferece.

Toda esta experiência única está a uma decisão de alcance. O setor de Pós-graduação da Universidade atende pelos telefones (48) 99946-4295 ou 3431-2626 ou no e-mail pos@unesc.net.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de abril de 2021 às 13:09
Compartilhar Comente