AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Curso de extensão na Unesc vai capacitar profissionais da saúde

Curso de extensão na Unesc vai capacitar profissionais da saúde
Troca de conhecimentos é voltada para área de análises clínicas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os profissionais das diversas áreas da saúde podem se atualizar sobre análises clínicas na Unesc. O curso “Hematologia clínica: curso prático” vai proporcionar conhecimentos sobre a interpretação dos mais variados tipos de exames. As inscrições ficam abertas até o dia 23 de maio.

A aula acontece no dia 26 deste mês, das 8 às 17 horas, e vai abordar assuntos como tecnologia na hematologia, coloração, hematopoiese, leucopoiese, megacariopoiese e microscopia.

A troca de conhecimento com o professor Adolfo Haruo Koga é voltada para farmacêuticos-bioquímicos, farmacêuticos generalistas, biomédicos e médicos.

Para realizar as inscrições os interessados podem se inscrever no e-mail sce@unesc.net ou telefone 3431-2570.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de maio de 2018 às 12:53
Compartilhar Comente

Leitura auxilia menino autista na interação social e a desenvolver novas habilidades

Leitura auxilia menino autista na interação social e a desenvolver novas habilidades
Livro de 10 anos do Museu de Zoologia da Unesc foi aliado no processo (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Embaixo de uma mesa, Lucas*, um menino autista de oito anos, descobriu um novo mundo. Ali também nasceu uma paixão, ajudou no seu desenvolvimento educacional e pessoal. Lourdes Castro, iniciou como educadora no Bairro da Juventude com a missão de cuidar do menino, e logo no seu primeiro dia um aviso a deixou curiosa. “Me alertaram que ele fugia muito para Biblioteca, quase não ficava em sala de aula. Um dia o segui e descobri o motivo: era o livro de 10 anos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc ”, conta a professora.

Quando chegou na Biblioteca, a professora percebeu algo escondido nas costas de Lucas. Após questionar o que tinha ali, uma surpresa. “Ele pegou a obra e disse ‘pro, esse é meu livro preferido’. Então abriu e começou a me falar sobre aquele mundo dos dinossauros, me ensinando muito sobre o assunto”, lembra Lourdes.

Fugas e sorrisos


As fugas, ainda recorrentes, passaram a ser controladas. Juntos, aluno e professora caminhavam até a Biblioteca e lá mergulhavam em um novo universo. A notícia do amor de Lucas* pela obra se espalhou e chegou ao Museu da Universidade, que logo enviou um exemplar ao menino. “Eu não entendi muito bem o pedido naquela época, mas mandamos o livro assim mesmo. Hoje, ficamos muito felizes em fazer parte deste pedacinho da vida do Lucas*”, conta a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

A partir da chegada do livro, a vida do menino mudou. Lourdes notou melhoras no humor, nos estudos e até na alimentação. “Na hora da comida, por exemplo, sempre foi difícil de ele se alimentar, então entravamos naquele universo e nos transforávamos em dinossauros. Em uma das vezes nos transformamos no T-Rex, para ele comer brócolis, então ele me olhou e disse, ‘mas pro, ele é carnívoro e não herbívoro’”, lembra Lourdes.

Além de novos hábitos, o exemplar também proporcionou novas amizades ao menino. “O livro nos acompanha em todo lugar, abrindo as portas aos seus colegas. Íamos para o recreio e as outras crianças vinham para ver o livro, ali já conversavam e criavam laços, em uma interação que antes não existia”, destaca a professora.

A obra

O livro “10 anos: Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski” eternizou em suas páginas a trajetória de uma década de ações em prol do meio ambiente e do respeito à vida. Fundado no ano de 2002, em parceria com o 2º Pelotão da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, o Museu busca promover programas educativos e sensibilizar o público visitante para as questões ambientais. Ao longo de 15 anos, as exposições e programas educativos receberam um público superior a 120 mil alunos e professores de 575 instituições de ensino, provenientes de 45 municípios.

O Museu possui núcleos expositivos com visitação gratuita. O agendamento de visitas orientadas pode ser feito pelo telefone (48) 3431-2573.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc desenvolveu papeis como na história de Lucas* durante sua trajetória. Como Universidade Comunitária da região ela realiza projetos de extensão que auxiliam a comunidade local nas áreas do direito, da saúde e da educação.

A Unesc possui 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, distribuídos em seus cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Além deles, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

Além de cursos de graduação, a Universidade oferece 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

*Lucas é um nome fictício

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de maio de 2018 às 15:06
Compartilhar Comente

Professores da Unesc fomentam ideias para mantes a excelência no ensino

Professores da Unesc fomentam ideias para mantes a excelência no ensino
Mapa do Possível está estimulando questionamentos sobre pontos de melhorias (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Onde é possível evoluir? Esta é a pergunta que a Diretoria de Ensino de Graduação está fazendo aos professores e coordenadores de cursos da Unesc. Ao entrar nas coordenações de seus cursos, os docentes estão encontrando, desde o início do ano, o Mapa do Possível, que fomenta iniciativas para elevar a excelência do ensino na Universidade. Nesta sexta-feira (27/4), o encontro Itinerário 2 promoveu conversas sobre os resultados apresentados pelos docentes até o momento.

A Assessora Pedagógica da Universidade, Daniela Arns Silveira, explica que conteúdo do Mapa traz dizeres culturais e artísticos para fomentar as reflexões. “Seu conteúdo provoca pensamentos sobre a prática no ensino, por meio de obras de arte, textos e até indicações de filme”, conta Daniela.

Ela esclarece ainda que as conversas têm o objetivo de entender as primeiras reações dos docentes em relação ao Mapa. “No encontro eles vão poder nos passar como foram as suas relações com este novo objeto, como foram as interações e quais novos direcionamentos passaram a ser tomados”, afirma a Assessora.

Ao fim dos Itinerários, o resultado obtido vai servir como base para o Programa de Formação Continuada da Universidade, na gestão 2018/2021.

Bons resultados

O coordenador do curso de História, Tiago da Silva Coelho, conta que nestes primeiros meses o Mapa já trouxe bons questionamentos, alguns deles vindo de acadêmicos do curso. “Uma das ideias surgiu durante uma aula, fomentada por estudantes. Eles questionaram a interdisciplinaridade da grade. Felizmente conseguimos construir um planejamento de aulas em que ao estudar uma disciplina eles não abram apenas uma caixinha na cabeça, por exemplo, mas sim integre o conhecimento”, destaca.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de abril de 2018 às 18:23
Compartilhar Comente

Unesc fomenta ideias a serem desenvolvidas na comunidade

Unesc fomenta ideias a serem desenvolvidas na comunidade
Universidade conta com diversos projetos de extensão (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc está buscando novas iniciativas para contribuir com a comunidade local e promover a prática no ensino. O Fórum de Extensão reuniu a comunidade acadêmica na tarde desta quarta-feira (25/4) para a conclusão do edital de preparação das novas ideias.

Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o primeiro encontro, realizado no início de abril, serviu como base para o Fórum de desta quarta-feira. “No primeiro dia analisamos a extensão dentro da Universidade e fomentamos novas ideias. Agora nosso objetivo é analisar as propostas e as possibilidades de colocá-las em prática, tornando a Unesc ainda mais comunitária e influenciando ainda mais na comunidade de forma positiva”, destaca.

Ela conta ainda que a ação busca desenvolver as atividades dentro da Universidade. “Vamos analisar como é feito e buscar melhorias. A extensão precisa ser feita dentro da Instituição e desse modo, no coletivo, pois reflete diretamente na comunidade”, afirma.

Durante o primeiro encontro a dinâmica do Fórum foi dividida em três partes, com a apresentação dos projetos já realizados, atividades referentes à extensão e debate de ideias. O edital está previsto para ser lançado na primeira semana de maio.

Hoje a Unesc conta com projetos de extensão que impactam diretamente a comunidade, nas áreas da saúde, do ensino, dos direitos humanos, entre outras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de abril de 2018 às 18:14
Compartilhar Comente

Pós Unesc apresenta oportunidades a quem está prestes a receber o diploma

Pós Unesc apresenta oportunidades a quem está prestes a receber o diploma
Objetivo é levar informações sobre cursos e especializações (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Ainda não sabe o que fazer depois de graduado? A Pós Unesc pode ajudar. Durante o Encontro de Concluintes está levando informações e tirando dúvidas aos acadêmicos que estão prestes a colar grau e que estão conhecendo as oportunidades para continuar estudando. Na tarde desta quarta-feira (25/4) foi a vez dos estudantes de Geografia e Pedagogia.

O encontro apresentou os diferenciais de uma pós-graduação, os cursos ofertados e as maneiras de acesso. Mas segundo a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Padoin Engel, o momento de grande importância nas conversas é quando o estudante participa. “Além de apresentar o que temos, queremos fomentar novas ideias e entender o que eles buscam para o futuro”, destaca.

Ela afirma ainda que os egressos que decidem continuar estudando alcançam o sucesso mais rapidamente no mercado de trabalho. “Hoje é muito valorizado o profissional que se adequa, se atualiza e não para de buscar uma melhor formação. E este caminho, o do sucesso, se encontra na educação”, ressalta Elenice.

Esta é a terceira ação promovida pela Pós-Graduação neste semestre. Nesta quarta e nesta quinta-feira (25 e 26/4) ocorrem mais dois encontros e em maio estão previstas atividades extras com os acadêmicos que ainda não participaram.

Pós Unesc

Com um corpo docente de excelência e uma estrutura de ponta, a Pós-Graduação da Universidade oferece 20 capacitações na modalidade a distância; seis cursos em MBA (Mestre em administração de empresas) e 39 especializações.

Conheça mais clicando aqui 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de abril de 2018 às 15:34
Compartilhar Comente